Ocorrências Técnicas

OT 009/17 Definir um Limite de Crédito na venda a prazo para um cliente específico.

 
Picture of TDP Automação Comercial
OT 009/17 Definir um Limite de Crédito na venda a prazo para um cliente específico.
by TDP Automação Comercial - Tuesday, 29 August 2017, 2:44 PM
 

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 19/05/2017
Número da OT....: 000009
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Ao finalizar uma venda a prazo, se o valor que o cliente tem em aberto somado com o valor da venda atual for superior ao valor limite definido, o sistema apresentará uma mensagem de 'Pedido Recusado. O valor do débito é maior que o Valor limite do mesmo'. Após essa mensagem será aberto uma tela onde será possível inserir usuário e senha para liberar a venda, mas isso somente será possível se o usuário tiver permissão para realizar esta operação.

SOLUÇÃO
Para configurar um Valor Limite é necessário ir até o aplicativo Facilite Comércio -> Menu Cadastros -> Clientes -> Clientes -> Paleta Parâmetros (Figura 01).

 
Figura 01

1-) Nessa Paleta Parâmetros é preciso selecionar a opção 'Verifica Crédito' e definir um valor de limite de crédito que o cliente pode ter em aberto no campo 'Valor Limite' (Figura 01).

2-) Ao finalizar a venda a prazo, se o valor da venda atual somada ao valor em aberto na conta desse cliente for superior ao estipulado nesse campo 'Valor Limite', o sistema apresentará uma mensagem de 'Pedido Recusado. O valor do débito é maior que o Valor limite do mesmo'. Após essa mensagem será aberto uma tela onde será possível inserir usuário e senha para liberar a venda (Figura 02), mas isso somente será possível se o usuário tiver permissão para realizar esta operação.

 
Figura 02

Para conceder ou retirar essa permissão é necessário ir até o Menu Utilitários –> Manutenção de Usuários. Selecione o usuário que deseja retirar ou conceder a permissão e vá até a paleta Operações. Nessa paleta encontre o seguinte nível 'Permite venda p/ cliente acima do limite' (Figura 03). Se estiver com a opção 'Ativo' selecionado o usuário terá permissão para finalizar a venda mesmo ultrapassando o limite, se tiver desmarcado a venda será abortada.

 
Figura 03

3-) Se no Cadastro do Cliente -> Paleta Parâmetros -> Campo Valor Limite (Figura 01) estiver com valor zerado, não haverá nenhum bloqueio. É necessário que o campo esteja preenchido com um valor diferente de zero.

4-) No Menu Utilitários -> Parâmetros do Sistema -> Parâmetros Gerais procure pelo parâmetro de código 4.18.239 - VERIFICA CRÉDITO DO CLIENTE POR:, esse parâmetro existe duas possibilidade de Status, CLIENTE e PEDIVEV (Figura 04).

 
Figura 04

4.1) Quando o Status do parâmetro estiver CLIENTE. Essa opção é utilizada quando se trabalha com carga e descarga de arquivos. Um PDV de supermercado seria um exemplo, pois as contas não são pagas no PDV, por isso as vendas do cliente ficam centralizadas no servidor. E o saldo em aberto do cliente, que o sistema valida antes de uma venda, pode ser consultado no seguinte caminho: Facilite Comércio -> Menu Cadastros -> Clientes -> Clientes -> Paleta Movimento -> Campo 'Total Dupl. Abertas'  (Figura 05).

 
Figura 05

4.2) Quando o Status do parâmetro estiver PEDIVEV. Essa opção é utilizada quando se trabalha com a base de dados online, ou seja, sem carga e descarga de arquivos. Sendo assim, para se ter conhecimento do valor em aberto do cliente consulte no módulo do 'Contas a Receber'.