Ocorrências Técnicas

OT 010/17 Definir período de carência para vendas com clientes que estejam com as contas vencidas.

 
Picture of TDP Automação Comercial
OT 010/17 Definir período de carência para vendas com clientes que estejam com as contas vencidas.
by TDP Automação Comercial - Tuesday, 29 August 2017, 2:48 PM
 

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 22/05/2017
Número da OT....: 000010
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Supondo que o cliente tem contas em aberto e que estão vencidas. Há uma configuração que permite definir uma quantidade de dias em que ainda é possível fazer vendas para esses clientes. Mas a partir do momento que ultrapassar os dias de carência, o sistema bloqueará as vendas exibindo a seguinte mensagem 'Pedido Recusado! Débitos vencidos maior que a carência!' E a venda só será liberada se o usuário tiver permissão para efetuar vendas com carência ultrapassada.

SOLUÇÃO
1-) No aplicativo Facilite Comércio -> Menu Cadastros -> Clientes -> Clientes -> Paleta Parâmetros, marque a opção 'Verifica Carência' (Figura 01).

 
Figura 01

2-) No aplicativo Facilite Comércio -> Menu Cadastros -> Empresas -> Paleta Parâmetros -> Campo 'Carência de venda' (Figura 02). Esse campo define a quantidade de dias que ainda será possível fazer vendas para os clientes que tem contas vencidas. O sistema vai verificar a data da conta vencida e somar a quantidade de dias que esta preenchida nesse campo 'Carência de venda', se a data atual for maior que a carência, o sistema bloqueará as vendas exibindo a seguinte mensagem 'Pedido Recusado! Débitos vencidos maior que a carência!' Após essa mensagem será aberto uma tela onde será possível inserir usuário e senha para liberar a venda (Figura 03), mas isso somente será possível se o usuário tiver permissão para realizar esta operação.

 
Figura 02

 
Figura 03

3-) É possível conceder ou retirar a permissão de um usuário para poder efetuar vendas com a carência ultrapassada. Para realizar essa configuração abra o aplicativo Facilite Comércio e vá até o Menu Utilitários –> Manutenção de Usuários. Selecione o usuário que deseja retirar ou conceder a permissão e vá até a paleta Operações. Nessa paleta encontre o seguinte nível 'Permite venda com Carência Ultrapassada' (Figura 04). Se estiver com a opção 'Ativo' selecionado o usuário terá permissão para finalizar a venda mesmo ultrapassando a carência, se estiver desmarcado a venda será abortada.

 
Figura 04