Ocorrências Técnicas

OT 010/18 Referenciar Cupom Fiscal NFe - REJEIÇÃO: Não informado Nota Fiscal referenciada (Lançamento relativo a Cupom Fiscal)

 
Picture of TDP Automação Comercial
OT 010/18 Referenciar Cupom Fiscal NFe - REJEIÇÃO: Não informado Nota Fiscal referenciada (Lançamento relativo a Cupom Fiscal)
by TDP Automação Comercial - Friday, 22 February 2019, 9:45 AM
 


Setor.........................: Departamento de Suporte
Data.........................: 22/01/2019
Número da OT........: 000010
Documentação.......: Maicon Douglas Ribeiro Pauro
Homologação........: Bruno Moreira da Silva


OCORRÊNCIA:

Erro na emissão de NF-e (modelo 55): "REJEIÇÃO: Não informado Nota Fiscal referenciada (Lançamento relativo a Cupom Fiscal) [nItem: 1] CStat: 701." (Figura1).


Figura 1


 Figura 1

 

 

SOLUÇÃO:

As CFOP’s (Código Fiscal de Operações e Prestações) 5929 e 6929 são designadas para lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo à operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF, SAT e NFC-e, portanto o referenciamento do cupom de venda é obrigatório.

Para configurar o FACILITE – Sistemas Comerciais são necessários alguns passos:

Em Utilitários -> Parâmetros do Sistema > aba Pedido de Vendas, a CFOP padrão deve estar 5929 e 6929 (Figura 2), caso não estejam cadastradas, realize o cadastro no menu Cadastros -> Tabelas -> Tabelas Genéricas -> aba CFOP (Figura 3).


Figura 2

Figura 3

No cadastro da CFOP deve estar marcado o campo Não Utiliza CFOP no Produto (Figura 4).


Figura 4

Ainda no cadastro da CFOP, deve ser marcado também o campo Relacionar Documento Fiscal (Figura 5).


Figura 5


Pelo tipo de geração de NFe Nota Fiscal – Fechamento do Cliente (Marcar), o sistema busca e referencia automaticamente os cupons relacionados nas vendas utilizadas para gerar a nota fiscal, mediante configuração do parâmetro 4.18.502 - ADICIONA NÚMERO DO CUPOM NOS ADICIONAIS DA NF CLIENTE MARCAR, o valor do mesmo precisa estar igual a ‘Sim’.

O parâmetro 4.18.568 - UTILIZA CFOP PADRÃO NA EMISSÃO DE NFE RELACIONADA À SAT, também deve estar com o valor 'Sim'.

Se o tipo de geração for outro e já estiver marcada a opção no cadastro da CFOP Relacionar Documento Fiscal (Figura 5), caso o operador deixe de relacionar o documento fiscal, o sistema retornará a mensagem a seguir (Figura 6).

Figura 6

Para fazer a referência manual do cupom fiscal, acesse o módulo de Notas Fiscais e na aba Notas Fiscais Geradas, clique com o botão direito do mouse sobre os dados do destinatário que o sistema irá trazer a opção Referenciar Documento Fiscal (Figura 7).




Figura 7


O sistema irá trazer a tela a seguir (Figura 8), repare que existe  duas abas, a sublinhada em azul é para referenciamento de NFCe e SAT e a sublinhada em vermelho para ECF (Impressora Fiscal), insira os dados do cupom e grave as informações.


Figura 8