Notas Técnicas

NT 0189-2018 - Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0189-2018 - Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa
by TDP Automação Comercial - Friday, 15 February 2019, 3:21 PM
 

Resumo da Nota

Foi desenvolvido novo relatório FastReport "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa".

Descrição

Foi desenvolvido o relatório "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa", esse relatório tem os

lançamentos do contas a receber, com as seguintes informações: Cliente, razão social do cliente, pedido, documento,

duplicata, data vencimento, data lançamento, valor, cobrança, portador, recebimento, data baixa e valor da baixa,

abaixo de cada item é impresso a observação do lançamento caso preenchido.


Os lançamentos podem ser agrupados de 4 formas diferentes, sendo elas:

- Data de Vencimento: Caso seja inserido os filtros de data de vencimentos, os lançamentos serão agrupados por dia de vencimento.

- Data de Baixa: Caso seja inserido os filtros de data de baixa, os lançamentos serão agrupados por dia de baixa.

- Data de Lançamento: Caso seja inserido os filtros de data de Lançamento, os lançamentos serão agrupados por dia de Lançamento.

- Nenhum Agrupamento: Caso nenhum dos filtros citados acima sejam preenchidos, não serão agrupados os lançamentos.


Após serem impressos todos os lançamentos do agrupamento, é feito uma totalização dos valores "Valor" e "Vlr. Baixa" impressos no agrupamento.


O mesmo é feito ao serem impressos todos os agrupamentos, totalizando com todos os lançamentos impressos no relatório.


O relatório conta com os seguintes filtro obrigatórios: Empresa e situação. E conta com os seguintes filtros não obrigatórios: Cliente, cobrança, portador, data de vencimento, data de baixa, data de lançamento, zona de atuação, tipo de cliente e tipo de pessoa.


O relatório pode ser impresso pelo caminho "Relatórios Fast / Financeiro / Contas a Receber / Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa".


Caso o relatório não esteja configurado, a sua configuração é bem simples, e pode ser feita da seguinte forma, em Utilitários / Gerenciamento de Relatórios:


Siga até o final dos relatórios de contas a receber, selecione ele e clique no botão com um "+" escrito "Item", na tela que aparecer coloque a seguinte descrição : "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa", em caminho procure o arquivo do relatório, normalmente localizado em "<PASTA DE INSTALAÇÃO>\Integrado\RELATORIOS\", o arquivo é "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3", após selecionar o arquivo clique no botão gravar, e ao aparecer a mensagem, clique em "Sim", selecione todos os usuários que vão ter acesso ao relatório, clique em gravar novamente, e será aberta a tela de filtros, nessa tela não precisa alterar muita coisa, pois normalmente já vem configurado, a única coisa que é necessário, é trocar algumas coisas do filtro "TIPOCGC", altere a descrição apenas para "Tipo Pessoa ( J - Jurídica / P - Pessoa)", o tipo de parâmetro troque para "Texto", em "Obrigatório?" coloque "Não", é necessário verificar todos os campos se estão como obrigatórios, pois somente a situação e a empresa são obrigatórios, o resto não são, clique em próximo, e na tela seguinte, não é necessário alterar nada, clique em próximo, e estará na tela onde é configurado os campos relacionados, não é necessário alterar nada, mas caso apareça alguma mensagem, só será necessário preencher o que for pedido, assim que preenchido, clique em próximo, e em próximo novamente, e estará na tela final de teste, onde só é necessário clicar em "Testar Relatório" e então será aberta a tela de impressão do relatório, é só fazer um teste, e após o teste já estará configurado o relatório, só sendo necessário clicar em "Concluir".


Obs.: O relatório desconsidera o consumidor padrão do sistema, não imprimindo os lançamentos do cliente.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.