Notas Técnicas

NT 0192-2018 - Melhorias na tela de [1202] - FACILITE - Comandos SQL do Util

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0192-2018 - Melhorias na tela de [1202] - FACILITE - Comandos SQL do Util
by TDP Automação Comercial - Friday, 15 February 2019, 3:23 PM
 

Resumo da Nota

Foram implementadas melhorias no layout e operação da tela [1202] - FACILITE - Comandos SQL que é aberta pelo aplicativo Util --> SQL.


Descrição

Após essa versão, na tela "[1202] FACILITE - Comandos SQL" haverá o nível de acesso [7.29.01 - Permite executar comandos SQL] para executar comandos SQL, quando o mesmo for diferente de "SELECT". O usuário "Master" sempre terá o nível de acesso liberado por padrão, caso seja necessário executar algum SQL com comandos "INSERT", "DELETE", "UPDATE" ou qualquer outro diferente de "SELECT", o sistema irá solicitar um Usuário autorizado para isso, e após liberar o acesso o usuário poderá executar os comandos quantas vezes for necessário, caso ele feche a tela e abra novamente o sistema irá pedir novamente a liberação. Para liberar o nível de acesso para outros usuários, acesse Integrado, menu Utilitários, menu Manutenção de Usuários, selecione o Usuário, pesquise o nível 7.29.01 e libere o nível.


Quando o comando é executado o sistema irá salvar um Log de Operação, com o SQL executado. Utilize o Integrado --> Utilitários --> Manutenção de Usuários --> Impressão para que seja visualizado os comandos executados.


Foi implementado também um botão para salvar o script e um campo para definir o local para importar um script salvo. A pasta padrão dos scripts será: "[Unidade] \Sinco\Integrado\ScriptsSQL".


Para melhorar a usabilidade, foram adicionados alguns atalhos na tela que serão descritos abaixo:


Para executar o comando SQL, poderá clicar no botão "[F9] Executar Comando" ou teclar [F9], para salvar um script poderá clicar no botão "[F10] Salvar Scripts" ou teclar [F10], para exportar os dados para excel, poderá clicar no botão "[F11] Exportar para Excel" ou teclar [F11], para abrir um script, poderá clicar no campo "[F2] Caminho do Scripts SQL", teclar [F2] em qualquer lugar da tela.


Outro detalhe, é que agora essa tela irá iniciar maximizada, não permitindo minimizar ou diminuir, ela poderá ser movimentada segurando com o mouse na barra de título.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários:

Liberar o nível de acesso: 7.29.01 - Permite executar comandos SQL.