Notas Técnicas

NT 0210-2018 - Correção da Geração dos Números de NF-e

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0210-2018 - Correção da Geração dos Números de NF-e
by TDP Automação Comercial - Monday, 18 February 2019, 12:03 PM
 

Resumo da Nota

Em versões anteriores, ao gerar uma NF-e através da aba "Nota Fiscal" da tela de "Pedido de Vendas - ([0008] FACILITE - Pedido de Vendas)" o sistema sempre gerava o próximo número levando em consideração a última nota fiscal gerada incrementando 1 (um). Por exemplo: última NF-e encontrada na base de dados '000100'. O sistema então incrementava 1 gerando assim a próxima '000101', ignorando o número informado no Cadastro de Empresas. A partir desta versão, o sistema passa a considerar o número informado no Cadastro de Empresa como base para geração de novos números, porém seguindo determinadas regras que serão descritas abaixo.


Descrição

Foi corrigida nessa versão do sistema, a geração das numerações das NF-e através da aba "Nota Fiscal" da tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas", pois estava ocorrendo o caso de ao implantar o sistema de emissão da NF-e o cliente emitia algumas NF-e(s) em modo de homologação, iniciando pela numeração '000001' até a '000015' por exemplo. Porém, em modo de produção a numeração da última NF-e emitida no SEFAZ pelo cliente era a '000120'. Para fazer isso no sistema, o cliente deveria alterar na tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresa", selecionando a empresa e no campo "NTFiscal" da aba "Parâmetros" informar o número '000120'. Porém este processo não estava mais funcionando. Devido a isso, os devidos tratamentos foram feitos, seguindo as regras abaixo.


Nesta versão, o sistema está utilizando as seguintes regras para gerar o próximo número de NF-e.


Caso o sistema não possua Notas Fiscais cadastradas na base de dados, o mesmo levará em consideração o número informado no campo "NTFiscal" da aba "Parâmetros" da tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresa", como base para geração do próximo número de NF-e. Por exemplo: número informado no campo "NTFiscal" igual a '000100', assim o sistema irá gerar o número '000101' como sendo o próximo número de NF-e.


Caso o sistema já possua Notas Fiscais cadastradas na base de dados ou importadas de outros sistemas e o número informado no campo "NTFiscal" na aba "Parâmetros" da tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresa", seja menor que o último número registrado para uma NF-e na base de dados, o sistema irá ignorar esse número informado no campo "NTFiscal" e irá levar em consideração como base para geração do próximo número de NF-e, o último número de NF-e registrado na base de dados, incrementando 1 (um). Por exemplo: número informado no campo "NTFiscal" é igual a '000100' e a última NF-e registrada ou importada na base de dados é igual a '000200', assim o sistema irá considerar no número "000200", gerando a próxima NF-e "000201", isso ocorrerá para evitar problemas com NF-e já geradas e transmitidas para o SEFAZ, seja através de nosso sistema ou de importações efetuadas de outros sistemas.


Caso o sistema já possua Notas Fiscais cadastradas na base de dados ou importadas de outros sistemas, e o número informado no campo "NTFiscal" na aba "Parâmetros" da tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresa" seja maior que o último número de NF-e registrada na base de dados, o sistema então irá levar em consideração para a geração do próximo número de NF-e o número informado no campo "NTFiscal" incrementando mais 1 (um).


Obs. 1: Essas mesmas regras de geração de números da NF-e também serão seguidas pela geração de NF-e através da tela "[0063] FACILITE - Geração de Notas Fiscais".


Obs. 2: No caso de uma geração de NFC-e, o sistema irá levar em consideração sempre o número informado no campo "Nº NFC-e" como base para o próximo número a ser gerado, e caso o próximo número gerado da NFC-e seja igual a algum número já gerado na base de dados, o sistema irá retornar uma mensagem para o usuário informando o motivo do erro. Segue, um exemplo da mensagem.


"Atenção! Já existe um outro pedido vinculado a numeração de NFC-e: 000701. Valide a numeração da NFC-e no cadastro de empresa. Operação será cancelada."


Com isso será necessário efetuar a correção do número da NFC-e no cadastro de Empresa, através da tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresa" na aba "Parâmetros" campo "Nº NFC-e".


Obs. 3: Pode existir o caso em que o número da NF-e em PRODUÇÃO esteja menor que a última NF-e emitida pelo sistema em modo HOMOLOGAÇÃO. Para isso será necessário uma intervenção do Suporte, para corrigir o TIPO da NF em HOMOLOGAÇÃO, efetuando uma manutenção no banco de dados, alterando o tipo das NF-e em homologação.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Empresas, aba Parâmetros.

Campo "NTFiscal", informar o último número de NF-e emitida.
Campo "Nº NFC-e", informar o último número da NFC-e emitida.