Notas Técnicas

NT 0215-2018 - Melhoria no processo de geração do Tipo de Frete

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0215-2018 - Melhoria no processo de geração do Tipo de Frete
by TDP Automação Comercial - Monday, 18 February 2019, 12:11 PM
 

Resumo da Nota

Foi desenvolvido uma melhoria no módulo de "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresas", referente a geração de registros dos Tipos de Frete na tabela "TIPOFRETE", com relação a inserção de uma nova Empresa, ou na edição de uma empresa já existente. Ao inserir uma nova Empresa no sistema, anteriormente a essa versão o mesmo não gerava essa tabela. Agora também ao atualizar o sistema passando o Util - Atualização de Tabelas o sistema irá criar os registros desta tabela nas empresas que não tiverem esses dados. Devido a isso, ao gerar a NF-e, o campo tipo de frete ficava vazio.


Descrição

Em versões anteriores, ao cadastrar ou editar uma empresa, não havendo relação da empresa com a tabela "TIPOFRETE", a empresa ficava sem relação de tipos de frete. Com isso, ao efetuar uma venda ou emissão de uma nota fiscal, não era possível indicar o tipo de frete desejado para a venda ou emissão da nota fiscal. Uma vez que não havia tipos de frete cadastrados e relacionados a empresa carregada no sistema. Então se fazia necessário efetuar o cadastro dos tipos de frete para a empresa logada no sistema, no qual pode ser feito através do aplicativo Integrado, menu Cadastros - Tabelas - Tipo de Frete, tela "[1583] FACILITE - Cadastro de Tipo de Frete", sendo necessário estar liberado o nível de acesso "1.77 - Cadastro de Tipo de Frete".


A partir desta versão do sistema, ao se efetuar um cadastro de uma nova empresa ou edição de dados de uma empresa já existente, caso o sistema não encontre os tipos de frete relacionados à empresa que está sendo manipulada no momento, o sistema irá efetuar o cadastramento automático dos tipos de frete padrões conforme estipulado pelo SEFAZ. Isto pode ser feito através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Empresas, tela "[0034] FACILITE - Cadastro de Empresas".


Obs. 1: O cadastro de frete será automático caso a empresa que está sendo inserida ou editada não possua nenhum Tipo de Frete já relacionado a ela, na tabela de "TIPOFRETE". Caso o sistema encontre na tabela "TIPOFRETE" algum registro com relação a empresa que está sendo editada ou inserida, o sistema não efetuará nenhuma ação, sendo necessário a manipulação direta do usuário com relação ao cadastro do Tipo de Frete, que pode ser feito através dos passos já descritos acima, para cadastramento de Tipos de Frete.


Obs. 2: Com relação ao "Util.exe", atualização de tabelas, em versões anteriores, caso a tabela "TIPOFRETE" já existisse e na base houvesse mais de uma empresa cadastrada, ao se efetuar as atualizações de tabelas o sistema deveria verificar se as empresas já cadastradas na base tinham alguma relação com os tipos de fretes. Caso não houvesse relação o sistema deveria efetuar o cadastro automático dos tipos de frete para a empresa que não tivesse relação. Porém isso não estava acontecendo, uma vez que a tabela de "TIPOFRETE" já estava criada. A partir desta versão, isso foi corrigido e caso a empresa já cadastrada não possua relação com algum registro na tabela "TIPOFRETE", o sistema irá efetuar o cadastramento automático dos tipos de frete para a empresa em questão. Isso será feito através do aplicativo Util, botão Atualização de Tabelas.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Manutenção de Usuários, aba Níveis Usuário.

1.77 - Cadastro de Tipo de Frete, deverá estar selecionado para que o usuário tenha acesso à tela de cadastro de tipos de frete "[1583] FACILITE - Cadastro de Tipo de Frete".