Notas Técnicas

NT 0227-2018 - Estorno de lançamentos na consignação filha

 
Imagem de TDP Automação Comercial
NT 0227-2018 - Estorno de lançamentos na consignação filha
por TDP Automação Comercial - segunda, 18 Fev 2019, 16:48
 

Resumo da Nota

Para que haja rastreabilidade dos itens de uma consignação pai e suas filhas, foram criados dois novos processos de estorno na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos". Na consignação filha, caso seja feito algum lançamento equivocado da quantidade consignada ou da quantidade devolvida, é possível realizar seu estorno. Assim sendo, os valores consignados ou devolvidos podem ser ajustados, conforme a necessidade. Também foi adicionada uma nova guia na consignação pai para que seja possível rastrear todos os lançamentos realizados para cada produto.


Descrição

Pelo aplicativo Integrado, menu Operações / Consignação de Produtos, tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos" são realizadas as consignações dos produtos. Se o parâmetro "4.18.591 - TRATA BLOQUEIOS NA CONSIGNAÇÃO PAI/FILHA" estiver configurado com valor "Sim", é possível criar diversas consignações filhas a partir de uma consignação pai.


Foram criados dois novos tipos de lançamentos para a consignação filha: estorno de consignação e estorno de devolução. Na guia "Lançamentos" haverá um novo grupo "Estorno de Lançamentos" com as opções "Consignação" e "Devolução". Este novo grupo estará habilitado somente nas consignações filhas.


Caso tenha sido feito algum lançamento equivocado de consignação, não será permitido editá-lo ou excluí-lo. Ao tentar fazê-lo, o sistema emitirá uma mensagem, informando que, para ajustar o lançamento, é necessário incluir um lançamento de estorno. Por exemplo: foi incluído um lançamento de consignação do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" com 52 unidades. Este valor foi digitado equivocadamente, na realidade, somente 42 unidades do produto foram consignadas. O registro de consignação, com 52 unidades, não poderá ser alterado ou excluído. Para que o mesmo possua 42 unidades, o usuário deverá lançar um estorno de consignação, selecionando o tipo "Consignação" do grupo "Estorno de Lançamentos", com 10 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA".


Se houver algum equívoco no lançamento da devolução, deverá ser feito um processo semelhante. Por exemplo: o usuário lançou um registro de devolução do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" com 32 unidades. Porém, na realidade, foram devolvidas 22 unidades. O usuário não conseguirá alterar ou excluir o registro da devolução. Será necessário realizar um estorno da devolução. O usuário deverá lançar um estorno de devolução, selecionando o tipo "Devolução" do grupo "Estorno de Lançamentos", com 10 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA".


Para determinar o saldo do produto na consignação filha, o sistema realizará o seguinte cálculo: quantidade consignada - quantidade estorno consignação - quantidade devolução + quantidade estorno devolução (52 - 10 - 32 + 10 = 20). É possível verificar o saldo de todos os produtos na guia "Lançamentos", na tabela da parte inferior da tela. Por conta dos novos tipos de lançamento, a coluna "TP.", da tabela localizada no centro da tela, apresentará as seguintes siglas: "EC" para os registros de estorno de consignação e "ED" para os registros de estorno de devolução. As legendas da coluna "TP." estão apresentadas na tela, entre uma tabela e outra.


Para uma consignação filha, foram adicionadas novas colunas na tabela localizada na parte inferior da tela: "Qtd. Est. Consig." que apresenta a quantidade estornada da consignação e "Qtd. Est. Devol." que apresenta a quantidade estornada da devolução. Para uma consignação pai, foram adicionadas as colunas "Qtd. Est. Consig.", que apresenta a quantidade estornada de uma devolução, realizada uma consignação filha e "Qtd. Venda Devol.", que apresenta a quantidade estornada de uma consignação, realizada uma consignação filha.


A coluna "TP." apresenta os tipos de lançamentos. Em uma consignação filha, o estorno de consignação é apresentado como "EC" e o estorno de devolução é apresentado como "ED". Já na consignação pai, o estorno de consignação, realizado na consignação filha, é apresentado como "CEC" (crédito estorno consignação) e o estorno de devolução, realizado na consignação filha, é apresentado como "DED" (débito estorno devolução).


Não é possível realizar nenhum lançamento de estorno em uma consignação pai, porém, a guia "Rastreamento de Produtos" estará visível somente em uma consignação pai. Esta é uma guia nova que auxilia no entendimento de todos os casos que aconteceram com um produto. Todos os produtos da consignação estarão listados na tabela central da tela e, na tabela localizada na parte inferior, serão apresentados todos os lançamentos do produto selecionado.


A tabela central da tela apresenta todos os produtos incluídos na consignação pai e possui as seguintes colunas:


* Produto - indica qual é o código do produto;

* Código de Barras - indica qual é o código de barras do produto;

* Descrição - contém a descrição do produto.


Acima desta tabela, é possível filtrar os registros, para facilitar a apuração dos dados de um produto em específico. É possível filtrar os registros pelos campos "Produto", "Cód. Barras" ou "Descrição". Ao selecionar o campo no grupo "Filtros", digitar o valor desejado na caixa de texto e clicar a tecla ENTER, o sistema apresentará somente os registros pertinentes ao filtro.


A tabela localizada na parte inferior apresenta todos os lançamentos realizados para o produto selecionado na tabela central da tela. Ele possui as seguintes colunas:


* Data: data do lançamento realizado;

* Hora: horário do lançamento realizado;

* Consig. Filha: número da consignação filha, onde foi feito o lançamento. Caso o lançamento tenha sido feito na consignação pai, esta coluna apresentará "------";

* Cliente Consignação Filha: nome do cliente da consignação filha. Caso o lançamento tenha sido feito na consignação pai, esta coluna apresentará "*LANÇADO PELA CONSIGNAÇÃO PAI*";

* Tipo do Lançamento: existem alguns tipos de lançamento, que podem ser realizados na consignação pai ou na consignação filha. Para cada tipo, será feita a adição ou subtração da quantidade no saldo acumulado:


- CONSIGNAÇÃO - lançamento da consignação pai com o tipo "Consignação" - valor adicionado ao saldo (+)

- VENDAS - lançamento da consignação filha com o tipo "Consignação" - valor subtraído do saldo (-)

- DEVOLUÇÃO - lançamento da consignação pai com o tipo "Devolução" - valor subtraído do saldo (-)

- ESTORNO DE CONSIGNAÇÃO - lançamento da consignação filha com o tipo "Estorno da Devolução" - valor subtraído do saldo (-)

- ESTORNO DE VENDA - lançamento da consignação filha com o tipo "Estorno da Consignação" - valor adicionado ao saldo (+)


* Quantidade: quantidade do produto informada no lançamento;

* Saldo Acumulado: é a quantidade de saldo restante do produto. Esta quantidade é calculada a cada quantidade de cada lançamento, dependendo do tipo do mesmo.


Por exemplo: foram adicionadas 100 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" na consignação pai com o tipo de lançamento "Consignação". Foi criada a consignação filha número 000010 e foram incluídas 30 unidades do mesmo produto, com o tipo de lançamento "Consignação". Na mesma consignação filha, foi feito um lançamento do tipo "Estorno de Consignação" com 10 unidades. Depois, foi realizado um lançamento do tipo "Devolução" com 15 unidades. Logo após, foi realizado um lançamento do tipo "Estorno de Devolução" com 5 unidades. Na consignação pai, por fim, foi realizado um lançamento do tipo "Devolução" com 15 unidades. Os registros de rastreabilidade deste produto apresentarão os seguintes dados na guia "Rastreamento de Produtos" da consignação pai:


CONSIGNAÇÃO -> quantidade 50 (+) -> saldo 50

VENDA -> quantidade 30 (-) -> saldo 20

ESTORNO DE VENDA -> quantidade 10 (+) -> saldo 30

CONSIGNAÇÃO -> quantidade 15 (-) -> saldo 45

ESTORNO DE CONSIGNAÇÃO -> quantidade 5 (-) -> saldo 40

DEVOLUÇÃO -> quantidade 15 (-) -> saldo 25


Ainda na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", guia 'Lançamentos", caso não haja nenhum produto com grade cadastrado, os campos "Cor" e "Grade" e suas colunas correspondentes, na tabela apresentada na parte central da tela, ficarão ocultos.


O relatório padrão de consignação foi alterado. Para que ele possa ser gerado, é necessário que o arquivo REL_CONSIGNACAOPRODUTOSPADRAO.fr3 esteja em uma pasta chamada "RelatoriosConsignado", que deverá estar na pasta dos aplicativos. O relatório é gerado na guia "Lançamentos", botão "Imprimir Consignação". O campo "Tipo" apresentará os tipos "EC" (estorno de consignação) e "ED" (estorno de devolução).


Os relatórios gerados na aba "Impressão" foram ajustados, para que os valores de estorno sejam impressos. No campo "Tipos de Relatórios" é possível escolher os relatórios "Consignações Resumidas no Período" ou "Consignações Detalhadas no Período". Foram incluídos os grupos "Estorno de Consig." e "Estorno de Devol.". Cada grupo apresenta um campo com a quantidade informada no lançamento e o valor total. Estes valores serão considerados no saldo do produto, apresentado no grupo "Aberto". Os valores apresentados nos relatórios, bem como suas regras de adição e subtração ao saldo, são idênticos aos valores apresentados nas tabelas da guia "Lançamentos".


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:


4.18.591 - TRATA BLOQUEIOS NA CONSIGNAÇÃO PAI/FILHA

Este parâmetro indica se a consignação será trabalhada com pai e filhas. Este parâmetro pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para que possa ser realizado o estorno da consignação ou da devolução, através da tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim".


No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabado, guia "Grade" é possível cadastrar a grade do produto. Caso exista algum produto em grade cadastrado, na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", na guia "Lançamentos" serão apresentadas as colunas e os campos referentes à "Grade" e "Cor". Se nenhum produto possuir grade, os campos e colunas referentes à "Grade" e "Cor" ficarão ocultos. O mesmo é válido para o cadastro de Matéria-Prima, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Matéria Prima.