Ocorrências Técnicas

OT 001/17 - Rejeição de código de barras ao transmitir NFe, NFCe ou SAT

 
Picture of TDP Automação Comercial
OT 001/17 - Rejeição de código de barras ao transmitir NFe, NFCe ou SAT
by TDP Automação Comercial - Tuesday, 29 August 2017, 2:21 PM
 

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 03/04/2017
Número da OT....: 000001
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Ao transmitir uma Nota Fiscal Eletrônica ou uma Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor ou gerar um cupom SAT, se o código de barras do produto for inválido, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
REJEIÇÃO AO TRANSMITIR NFE OU CFe SAT: O CÓDIGO DE BARRAS (EAN) do Produto: 0000001 - PRODUTO TESTE é INVÁLIDO!

CAUSA
Acontece quando é informado no cadastro de produtos um código de barras fora do padrão EAN. Esse código de barras deve conter 13 dígitos, mas pode acontecer de o cliente querer trabalhar com códigos curtos de até 4 dígitos, nesse caso é necessário marcar a opção Pesável no cadastro de produtos.

SOLUÇÃO
No aplicativo Integrado, o campo com o código de barras do produto se encontra no seguinte caminho:
Menu Cadastros - Produtos - Acabado - Paleta Produtos (Figura 01).

 

 (Figura 01)

1-) Se o código de barras do produto conter 13 dígitos:
Primeiro: é necessário verificar se o código de barras que foi cadastrado no sistema é o mesmo que esta na embalagem do produto.
Segundo: se o produto não tiver um código de barras, o sistema pode criar um código. Para realizar esse procedimento é preciso ir ao cadastro do produto e quando estiver no campo código de barras, tecle <Enter>. Quando fizer isso o sistema vai apresentar uma mensagem: 'Você Deseja criar um Código de Barras para este Produto?', nesse momento clique em <YES> (Figura2) e o sistema criará automaticamente um código de barras válido.

 

 (Figura 02)

2-) Se o código de barras do produto for diferente de 13 dígitos:
No cadastro de produtos, na paleta Produtos é necessário marcar a opção Pesável e depois clicar em Gravar (Figura 03).

 

 (Figura 03)

Quando clicar em Gravar será aberto uma tela de nome 'Balanças'. Essa tela é utilizada para configurar produtos que serão enviados para as balanças, nesse caso pode ser desconsiderada, sendo necessário apenas clicar no botão Sair (Figura 04).

 

 (Figura 04)

Quando se utiliza um código curto de código de barras, não contendo portanto os 13 dígitos, é necessário marcar a opção Pesável, pois assim o sistema vai complementar o código de barras para que se torne válido ao transmitir uma NFe, NFCe ou CFe SAT.

IMPORTANTE
Se estiver fazendo uma Nota Fiscal Eletrônica, depois de corrigir o código de barras do produto é necessário excluí-lo da nota e incluir novamente para que as alterações feitas no cadastro sejam gravadas na Nota Fiscal.