Notas Técnicas

NT 0041-2019 - Otimização do processo de venda com orçamento no Venda Balcão

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0041-2019 - Otimização do processo de venda com orçamento no Venda Balcão
by TDP Automação Comercial - Monday, 13 May 2019, 4:05 PM
 

Resumo da Nota

O aplicativo Venda Balcão estava apresentando uma inconsistência. Estava sendo realizada uma venda com um mesmo produto, infinitas vezes, até haver a intervenção do usuário para parar esta venda circular. Foi realizada uma análise minuciosa sobre este caso, a inconsistência foi encontrada e corrigida.

Descrição

Através do aplicativo Orçamento é possível criar um orçamento para que, posteriormente, seja efetivada sua venda no aplicativo Venda Balcão. Logo após a finalização do orçamento, no aplicativo Orçamento, o mesmo estará disponível para a realização da venda.

No aplicativo Venda Balcão, ao apertar as teclas Ctrl + O, o campo localizado do lado esquerdo superior da tela mudará seu nome para "Venda de Orçamento". Neste momento, é possível digitar o número de algum orçamento realizado anteriormente ou apertar a tecla F2, para que a tela de pesquisa de orçamentos apareça.

Para facilitar este processo, não sendo necessário apertar as teclas Ctrl + O, o parâmetro 4.18.689 - VENDA COM ORÇAMENTO COMO PADRÃO NO BALCÃO pode ser configurado como "Sim". Desta maneira, o campo é apresentado como "Venda de Orçamento".

Logo após a digitação do número do orçamento, são listados todos os itens. Neste momento, o sistema cria um novo pedido de vendas, com um número diferente do orçamento. Por exemplo: o orçamento realizado tem o número 000015. Após sua leitura no Venda Balcão, é criado o pedido de vendas 000016.

Se, após a digitação do número do orçamento (000015), equivocadamente, o usuário digitasse o número do pedido de vendas criado (000016) no campo "Venda de Orçamento", o sistema realizava uma venda infinita, do produto já inserido no pedido de vendas 000016. Esta venda só era interrompida mediante intervenção do usuário.

Após análise realizada no processo e o motivo da venda circular acontecer, foram realizados os devidos tratamentos para que este problema não ocorra mais. O sistema apresentará a mensagem: "Atenção! Este número de orçamento é o mesmo número do pedido que está sendo vendido no momento, não será possível utilizá-lo.", impedindo que a venda circular aconteça.

Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", o seguinte parâmetro pode ser configurado:

4.18.689 - VENDA COM ORÇAMENTO COMO PADRÃO NO BALCÃO

Este parâmetro indica se o aplicativo Venda Balcão apresentará o campo "Venda de Orçamento" como padrão, ao invés do campo "Produto". Pode ter os valores "Não" ou "Sim". Para facilitar o processo de venda com orçamento, este parâmetro deverá estar com o valor "Sim".