Notas Técnicas

NT 0050-2019 - Validação de crédito do cliente na consignação

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0050-2019 - Validação de crédito do cliente na consignação
by TDP Automação Comercial - Friday, 17 May 2019, 11:34 AM
 

Resumo da Nota

Foi criado um novo parâmetro para que seja validado o saldo do crédito do cliente na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos". Este cálculo leva em conta o valor de crédito no cadastro do cliente e o total de contas a receber em aberto.

Descrição

Para que esta melhoria possa ser utilizada, é necessário que o parâmetro "4.18.698 - VALIDA CONTAS A RECEBER NO LIMITE DE CRÉDITO DA CONSIGNAÇÃO" esteja configurado com o valor "Sim".

Através da tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", ao inserir um novo item na consignação, será verificado o saldo de crédito do cliente. Este cálculo é realizado com o valor de crédito no cadastro do cliente menos o valor total de contas a receber em aberto. Ao incluir um novo item na consignação, será verificado se o valor total da consignação mais o valor do novo item ultrapassar o saldo, e se o usuário não possuir o nível de acesso "4.28.01.011 - Permite Consignar produtos acima do Valor Limite" liberado, será solicitado o usuário e senha de supervisor, para liberar a gravação do item.

Por exemplo: o cliente "001258 - JOSÉ" possui 50,00 de limite de crédito em seu cadastro. O total de contas a receber em aberto deste cliente é 20,00. Portanto, o saldo do limite de crédito é 30,00 (50,00 - 20,00). Ao criar uma nova consignação e inserir um item de 10,00, o sistema realizará o cálculo e o item será inserido, pois o valor do item é inferior ao valor do saldo de crédito do cliente. O próximo item a ser inserido na consignação tem valor de 40,00. Então, será realizado o seguinte cálculo: 30,00 (saldo de crédito do cliente) - 10,00 (item já inserido na consignação) - 40,00 (novo item da consignação) = -20,00. Ou seja, o valor total dos itens da consignação ultrapassou o valor de saldo de crédito do cliente.

Se o usuário não possuir o nível de acesso "4.28.01.011 - Permite Consignar produtos acima do Valor Limite" será aberta uma tela, solicitando usuário e senha para a liberação, pois o valor total da consignação ultrapassará o valor total do saldo de limite de crédito do cliente. Se o usuário possuir o nível de acesso, o produto será gravado sem emitir nenhum aviso.

Se o cliente possuir crédito no valor 0,00 (zero) não será realizada a verificação, conforme regra aplicada na tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas".

Para que nenhum usuário possa alterar o Limite de Crédito diretamente pela tela de Consignação de Produtos, o nível de usuário "4.28.01.010 - Altera limite de crédito na consignação" deverá estar desmarcado para os usuários do sistema, desta forma o limite ficará o padrão definido no Cadastro de Cliente. É necessário entender corretamente o processo de cada cliente e configurar conforme necessário, fique atento a esse nível pois se estiver liberar os usuários poderão alterá-lo diretamente na tela, causando conflitos de valores.

Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários, os níveis de usuário:

"4.28.01.010 - Altera limite de crédito na consignação" deverá ser liberado, caso o usuário possa alterar o limite de crédito do cliente pela tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos".

"4.28.01.011 - Permite Consignar produtos acima do Valor Limite" deverá ser liberado, caso o usuário possa incluir produtos na consignação, que ultrapasse o valor de saldo de crédito do cliente.

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.698 - VALIDA CONTAS A RECEBER NO LIMITE DE CRÉDITO DA CONSIGNAÇÃO

Este parâmetro indica se, ao inserir um novo produto na consignação (tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos"), será validado se há saldo de crédito para o cliente. Ele pode assumir os valores "Não" ou "Sim". Para que esta melhoria possa ser utilizada, é necessário que seu valor seja "Sim".