Notas Técnicas

NT 0066-2019 - Integração do Facilite com a plataforma Facilite Serviços Móveis

 
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NT 0066-2019 - Integração do Facilite com a plataforma Facilite Serviços Móveis
by TDP Automação Comercial - Monday, 20 May 2019, 11:38 AM
 

Resumo da Nota

Agora é possível agilizar o processo de vendas através do aplicativo de força de vendas do Projeto Facilite Serviços Móveis e os sistemas Facilite. Foi criada a integração do Facilite com o aplicativo uMov.Me. Come sta integração, é possível enviar alguns dados cadastrais para a plataforma uMov.Me e realizar os pedidos de venda através do celular, integrando-os automaticamente com os sistemas Facilite.

Descrição

uMov.Me é uma plataforma que permite a criação de aplicativos móveis para força de vendas.

O aplicativo "[1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis" é o responsável pela integração com o uMov.Me: exporta dados básicos de cadastros e importa cadastro de clientes e pedidos de venda para o Facilite Comércio.

A tela inicial do aplicativo apresenta a guia "Monitor de Projetos Móveis". Nesta guia, serão apresentadas as informações referentes à importação de pedidos de venda e cadastro de cliente. Para que a importação seja realizada corretamente, é necessário que o ambiente esteja configurado e que sejam exportados os dados base, no mínimo.

Para isto, deverão ser seguidos os seguintes passos, descritos abaixo.

1) Configuração da comunicação com a Plataforma uMov.Me

Inicialmente, é necessário realizar a configuração do Monitor de Projetos Móveis com o ambiente do uMov.Me, para que a importação e exportação de dados aconteçam. Os dados de configuração são fornecidos pela TDP. Através do botão "[F4] Configuração" é acessada a guia "Configurações". Os seguintes campos devem ser preenchidos:

Empresa - código da empresa cujos cadastros serão exportados e para qual empresa serão importados os pedidos de vendas e clientes;

Negociação Padrão - negociação que será utilizada na importação do pedido de vendas para o Facilite;

Grupo "Dados do ambiente externo":
* Nome do Ambiente - nome do ambiente uMov.Me;
* Usuário - nome do usuário uMov.Me;
* Senha - senha do ambiente uMov.Me;

Grupo "Configurações para acessar o ambiente externo":
* Endereço da API - deverá ser informado "https://api.umov.me/". Por padrão, este campo já vem preenchido com esta informação;
* Caminho complementar da API - deverá ser informado "CenterWeb/api/". Por padrão, este campo já vem preenchido com esta informação;
* Token - token do ambiente uMov.Me;
* Botão "Recuperar Token" - utilizado para recuperar o token, caso o mesmo seja apagado.

Na parte inferior da tela, existem os seguintes botões:
[F8] Salvar Dados - grava os dados de configuração;
[F9] Excluir Dados - apaga os dados configurados;
[F10] Comunicação - realiza um teste de comunicação com o ambiente externo. Se todos os dados foram preenchidos corretamente, será apresentada a mensagem "Conexão realizada com sucesso!". Caso contrário, será apresentada a mensagem "Não foi possível conectar no servidor do uMov.me. Verifique se os campos Nome do Ambiente, Usuário e Senha estão preenchidos corretamente e tente novamente."
[ESC] Voltar - volta para a guia "Monitor de Projetos Móveis".

2) Exportação dos dados do Facilite para o uMov.Me

Através do botão "[F7] Exportar", é aberta a guia "Exportar cadastros". No meio da tela há um quadro que mostrará ao usário todo o histórico da configuração do template e da exportação de dados. Qualquer mensagem de alerta ou de êxito do processo será adicionada a este quadro.

Na parte superior da tela é apresentado o campo "Templates Padrões". O template padrão que existe hoje é o "Template de Vendas". Este template possui todas as tabelas de cadastros padrões que serão utilizados no aplicativo de força de vendas. A configuração deste template deve ser feito antes da primeira exportação de dados. Caso esta configuração não seja feita, será exibida uma mensagem de alerta. Para configurá-lo, é necessário selecionar o valor "Template de Vendas" e clicar no botão "[F11] Configurar Template".

Este template de vendas possui as seguintes tabelas padronizadas como cadastro base, com os seguintes campos:

Tabela CLIENTE:
* Código do cliente (CLI_CODIGO)
* Razão Social/Nome (CLI_RAZAO)
* Nome fantasia (CLI_FANTASIA)
* Endereço (CLI_ENDERECO)
* Complemento do endereço (CLI_COMPLEMENDER)
* Número do endereço (CLI_NUMERO)
* Bairro (CLI_BAIRRO)
* Cidade (CLI_CIDADE)
* CEP (CLI_CEP)
* Estado (CLI_ESTADO)
* Número do telefone (CLI_TELEFONE)
* Número do celular (CLI_CELULAR)
* E-mail (CLI_EMAIL)
* Número do documento CPF ou CNPJ (CLI_CGCCPF)
* Tipo de cliente: pessoa física ou pessoa jurídica (CLI_TIPOCGCCPF)
* Número do RG ou IE (CLI_IE)
* Cliente ativo (CLI_ATIVO)

Tabela GRUPO:
* Código do grupo (GRU_CODIGO)
* Descrição (GRU_DESCRICAO)

Tabela PRODUTO:
* Código do produto (PRO_CODIGO)
* Descrição (PRO_DESCRICAO)
* Grupo (PRO_GRUPO)
* Subgrupo (PRO_SUBGRUPO)
* Valor a vista (PRO_VALORVISTA)
* Desconto máximo (PRO_DESCONTOMAXIMO)
* Produto inativo (PRO_INATIVO)

Tabela SGRUPO:
* Código do grupo ao qual o subgrupo pertence (SGRU_GRUPO)
* Código do subgrupo (SGRU_CODIGO)
* Descrição (SGRU_DESCRICAO)

Também já existem alguns cadastros padrões para o aplicativo de força de vendas que estão configurados como outros cadastros. São as seguintes tabelas com os seguintes campos:

Tabela TIPOFRETE
* Código do tipo do frete (TIPF_CODIGO)
* Descrição (TIPF_DESCRICAO)

Tabela TPRECOS
* Descrição do tipo de preço (PRE_DESCRICAO)

Tabela TRANSP
* Código da transportadora (TRA_CODIGO)
* Razão social da transportadora (TRA_RAZAO)

Caso seja necessário, é possível incluir mais alguma tabela. Para isso, o botão "[F12] Config. Campos" deve ser clicado e a guia "Configuração de Campos" aparecerá.

Do lado esquerdo da tela estão listadas todas as tabelas disponíveis nos sistemas Facilite. Ao selecionar algum dos registros, serão mostrados todos os campos da tabela selecionada do lado direito da tela.

Porém, todos os cadastros necessários para a integração com o aplicativo de força de vendas já estão configurados com o template de vendas.

Para que os dados do cliente sejam exportados corretamente, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes, seu cadastro deve ter, no mínimo, o código e o nome/razão social. Caso exista mais de um cliente com o mesmo nome, a exportação de dados não acontecerá e será exibida uma mensagem no log, alertando sobre o nome duplicado.

Para que os dados do grupo e subgrupo sejam exportados corretamente, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas, guias "Grupo" e "SubGrupo", seus cadastros deverão ter o código e a descrição cadastrados. Caso exista mais de um grupo ou subgrupo com a mesma descrição, a exportação de dados não acontecerá e será exibida uma mensagem no log, alertando sobre a descrição duplicada.

Para que os dados do produto sejam exportados corretamente, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabado, o mesmo deve ser cadastrado com o sistema logado na empresa configurada no "[1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis", ter o código e a descrição informadas no cadastro, possuir um grupo e subgrupo válidos e o campo "Sincroniza no Mobile" marcado. Caso exista mais de um produto com a mesma empresa, mesma descrição, com grupo e subgrupo válidos e o campo "Sincroniza no Mobile" marcado, a exportação de dados não acontecerá e será exibida uma mensagem no log, alertando sobre a descrição duplicada.

Para que os dados da transportadora sejam exportados corretamente, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Transportadoras, seu cadastro deve ter, no mínimo, o código e a razão social. Caso exista mais de uma transportadora com a mesma razão social, a exportação de dados não acontecerá e será exibida uma mensagem no log, alertando sobre a razão social duplicada.

Através do botão "[F7] Exportar dados" será aberta a tela "[1629] FACILITE - Exportar Dados" para que seja selecionada a exportação desejada. Os tipos de cadastros disponíveis são:

* Todos - os dados de todos os cadastros (base e outros cadastros) serão exportados;
* Bases - na lista aparecerão as tabelas dos cadastros bases (CLIENTE, GRUPO, PRODUTO e SUBGRUPO). Poderá ser selecionada alguma tabela específica ou "TODAS". Se for selecionada a tabela PRODUTO, as tabelas GRUPO e SUBGRUPO serão exportadas antes, pois estes cadastros são dependentes.
* Outros - nesta lista aparecerão todos os outros cadastros que foram configurados. Por padrão do template de vendas, as tabelas de outros cadastros são TIPOFRETE, TPRECOS e TRANSP. Porém, se mais alguma tabela tenha sido configurada para exportação, ela aparecerá nesta lista.

Assim sendo, o usuário poderá escolher se todas as tabelas serão exportadas ou alguma específica.

Antes de iniciar a exportação de qualquer tabela, o sistema verificará se há algum cadastro de cliente ou produto que estejam duplicados. Caso exista, é apresentada a mensagem referente aos registros duplicados e nenhum dado é exportado até que as duplicidades sejam corrigidas.

Se não houver duplicidade nos cadastros, é iniciada a exportação. Para verificar os dados na plataforma do uMov.Me, é necessário acessar o site https://center.umov.me/CenterWeb/#__main__ e realizar o login, mediante usuário e senha fornecidos pela TDP.

3) Importação dos pedidos de venda
Após realizar a exportação, através do aplicativo uMov.Me, no celular, o agente de vendas realizará os pedidos de venda. Para que estes possam ser importados para a base de dados Facilite, o aplicativo "[1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis" deve permanecer executando no servidor, de preferência. Ao abrir o executável, após todas as configurações terem sido realizadas, o sistema automaticamente liga o processo de espera dos pedidos de venda. Caso seja necessário, este processo pode ser interrompido, clicando no botão "[F6] Parar". Esta ação pausa a integração e, para retomá-la, é necessário clicar no botão "[F6] Continuar".

Na guia principal "Monitor de Projetos Móveis", o sistema ficará esperando algum pedido de vendas. Para isso, ao verificar que existe um novo pedido de vendas, ele será importado. No campo "Dados da Integração" serão apresentados os dados referentes à importação dos pedidos de venda. O monitor busca por novos pedidos a cada 3 segundos. Ao receber um pedido de vendas, será apresentada uma mensagem de recebimento no campo "Dados de Envio".

Caso aconteça algum problema de comunicação com a plataforma uMov.Me ou algum erro na importação dos pedidos de venda, serão exibidas as mensagens referente aos erros no campo "Logs de Alerta e Erros". Após a importação do pedido de vendas, o mesmo fica disponível no aplicativo Integrado, menu Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedidos, para que o mesmo seja revisado e finalizado.

4) Importação de cadastro do cliente
Através do aplicativo do uMov.Me no celular, é possível cadastrar um novo cliente. O novo cliente não pode ter o mesmo nome nem o mesmo número de CPF/CNPJ para que seu cadastro seja efetivado no aplicativo do celular. Após concluir o cadastro do novo cliente, da mesma maneira que o aplicativo "[1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis" verifica os dados de pedidos de venda a cada 3 segundos, também verificará se há cadastro de novos clientes.

Caso seja encontrado um novo cadastro de cliente, o mesmo será importado para o banco de dados Facilite e poderá ser encontrado no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes.

Para executar o aplicativo no mobile é necessário que o aparelho possua a especificação mínima recomendada para cada plataforma, conforme vemos abaixo:

Android:
* Processador: 1.2 GHz Dual Core
* Memória: 8GB
* AM: 2GB
* GPS
* Android 4.4

iOS: versão 8.

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos neste processo.