Notas Técnicas

NT 0068-2019 - TDP Balança Inteligente

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0068-2019 - TDP Balança Inteligente
by TDP Automação Comercial - Monday, 20 May 2019, 12:21 PM
 

Resumo da Nota

Este aplicativo visa ajudar no processo de pesagem de refeições. O processo consiste em: o cliente se aproxima da balança, coloca o prato com a refeição sobre a balança e após ser pesado é impresso o cupom, o cliente irá retirar o prato e o cupom. Assim o sistema ficará pronto para o próximo cliente realizar a pesagem, na tela do sistema de Comanda será apresentado os lançamentos das pesagens. Este processo dispensa que tenha um funcionário destinado à função de pesar e anotar o valor.

Descrição

Este aplicativo foi desenvolvido para auxiliar estabelecimentos que comercializam um determinado produto por quilo, por exemplo, restaurantes de Self Service ou por quilo.

Ele simplifica o processo de pesagem, que consiste nos seguintes passos: o cliente se serve, se aproxima da balança, coloca o prato sobre a balança, aguarda o sistema realizar a pesagem e imprimir o cupom, retira o prato da balança e o cupom da impressora, o sistema já está pronto para realizar a pesagem do próximo prato. Se o estabelecimento trabalha com quilo e Self Service, pode ser usada a configuração para que quando atingir um determinado valor, o sistema não use o produto padrão com o peso, mas use outro produto configurado como "à vontade".

Para fazer uso do aplicativo "TDPBalancaInteligente.exe" é necessário seguir os passos abaixo:

Toda configuração dos parâmetros deste aplicativo é feita manualmente através do arquivo "BalancaPesadora.ini". Este arquivo será encontrado no caminho "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado". Se não encontrar o arquivo no caminho citado ou não exista o arquivo, basta executar o aplicativo "TDPBalancaInteligente.exe" que o arquivo será criado, assim poderá usá-lo para configurar os parâmetros.

O arquivo é separado por sessões: [DadosComanda], [ConfigBalanca], [ConfigImpressão], [Observação], [Cardapio] e [ConfDisplay].

A sessão [DadosComanda] está relacionada aos dados do sistema para a impressão do cupom, e é configurada da seguinte forma:

- Empresa: inserir o código da empresa, que é usada para receber a pesagem. Ex.: "01". Observando que o código é composto de 2 dígitos e pode ser encontrado no aplicativo Facilite Comércio no caminho Cadastros - Empresas;

- Vendedor: informar o código do vendedor/Representante que vai ser vinculado à pesagem. Ex.: "0001". O código do vendedor é composto de 4 dígitos e pode ser encontrado no aplicativo Facilite Comércio no caminho Cadastros - Representantes;

- Produto: informar o código do produto que vai ser utilizado para gerar a pesagem. Ex.: "0000001". Observando que este código é composto de 7 dígitos e pode ser encontrado no aplicativo Facilite Comércio no caminho Cadastros - Produtos - Acabado.

- Tipo da Comanda: informar o código do tipo da comanda que será usado para gerar o cupom. Ex.: "01". Observando que este código é composto de 2 dígitos e pode ser encontrado no aplicativo Facilite Comércio no caminho Cadastros - Tabelas - Comanda - Tipos de Comanda. Para funcionar corretamente a Comanda, com o parâmetro "Informa o
número da comanda automaticamente" deverá estar marcado, na aba "Integração Touch" no grupo "Nº da Comanda/Mesa..." os campos "inicial:" e "Final:" deverão estar informado valores maiores que "0".

- ProdutoLivre: informar o código do produto que será usado quando ultrapassar o valor estipulado como máximo, assim o sistema não usará o código do produto usado anteriormente e o valor dele, e sim, usará o valor fixo informado neste campo, tanto a descrição do produto quanto o valor. Observar que este código é composto de 7 dígitos e será encontrado no aplicativo Facilite Comércio no caminho Cadastros - Produtos - Acabado. Ex.: "0000002".

- PesoMaximo: neste campo informe o valor do peso máximo que o sistema irá considerar para pesagem, caso ultrapasse este valor, o sistema irá considerar o produto do campo ProdutoLivre. Caso deixe o valor 0, o sistema só irá considerar o produto do campo "Produto". A formatação deste campo deverá seguir o padrão conforme exemplo: 0,500. Três casas decimais após a vírgula e não deverá ter separação por ponto de milhar. 1,500 ou 0,850 ou 0,755.

Os campos "ProdutoLivre" e "PesoMaximo" são utilizados quando o restaurante trabalha com Refeição por Kilo ou Self Service. Desta forma o sistema de balança conseguirá identificar quando irá cobrar a refeição por kilo ou por Self Service. Quando o sistema identificar o "ProdutoLivre" o mesmo será lançado com a quantidade 1 e o valor que estiver cadastrado neste produto.

A sessão [ConfigBalanca] é referente as configurações da balança que é configurada da seguinte forma:

- Modelo da Balança: neste campo será inserido o modelo da balança que será usada para pesar o produto. Os modelos homologados são: Toledo Prix 3 Plus e Urano POP.

- Porta: informar qual será a porta usada para balança se comunicar com o sistema. Ex.: COM1.

- Peso mínimo para pesagem: neste campo vai inserir um valor que será o de oscilação da balança, acima deste valor o sistema vai executar a leitura do peso e efetuar a impressão do cupom. Lembrando que este valor não está relacionado a "Tara" da balança. O valor informado deve estar no padrão de peso, ex.: "0,050". Lembrando que as casas decimais tem que ser separas por vírgula e não por ponto.

- Bits de Dados: informar qual é o tamanho do dado que a balança se comunica com o sistema. Por padrão o valor é 8, mas pode variar dependendo da balança;

- Baud Rate: informar a velocidade em que a balança se comunica com o sistema. O valor padrão é 9600, mas pode variar dependendo da balança.

A sessão [ConfigImpressao] é relacionada aos dados para impressão do cupom e é configurada da seguinte forma:

- Caminho e Nome do Relatório em FastReport: inserir, corretamente, o caminho onde se encontra o relatório, para impressão do cupom, e o nome do arquivo. O arquivo a ser usado é "REL_CUPOMBALANCAAUTOMATICA.fr3". Ex.: "C:\Sinco\Integrado\Relatorios\REL_CUPOMBALANCAAUTOMATICA.fr3;

- Modelo da Impressora: inserir o modelo da impressora que vai ser usada para imprimir o cupom. Ex.: Epson.

- Caminho da Impressora no Windows: deve ser inserido o caminho da impressora da forma que o Windows exibe para impressão. Ex.: "EPSONT20", este caminho é o nome que, na instalação do driver da impressora, o Windows gerou. Se não for informado corretamente o sistema não efetuará a impressão.

- Aciona Guilhotina: Colocar o valor "Sim" para que seja acionada a guilhotina ou "Não" para que não seja acionado.

- Caminho da Impressora Rede: colocar o caminho da impressora para que seja acionada a guilhotina. Ex.: "\\Servidor\Impressora"

As impressoras usadas para a homologação do sistema foram: Epson TM-T20, CIS PR 3000 e Elgin i9;

Na sessão [Observacao] é informada a mensagem que vai ser impressa no final do cupom. Ex. "Agradecemos a preferência. Volte sempre.". Deve ser preenchida esta informação na frente do campo chamado "Texto=".

A sessão [Cardapio] pode ser usado para imprimir itens avulsos, por exemplo: refrigerante, agua, Etc. Esta informação pode ser inserida para ajudar o garçom e não ter que usar outro papel ou cupom. Deve ser preenchida esta informação na frente do campo chamado "Produtos=". Se este campo estiver com o valor vazio não será apresentada esta informação.

Exemplo de preenchimento: "ÁGUA COM GÁS |__| |__| |__| |__|;COCA-COLA |__| |__| |__| |__|;FANTA |__| |__| |__| |__|;SPRITE |__| |__| |__| |__|;"

Na sessão [ConfDisplay] é usada para alterar o tamanho da fonte que é exibida as mensagens:
- TamFonteMensagem1: inserir o tamanho que deseja que a primeira mensagem seja exibida, o padrão vem com o valor 42, mas pode ser alterado conforme a resolução do monitor. Se o valor não for preenchido o sistema vai usar o tamanho padrão citado anteriormente.

- TamFonteMensagem2: inserir o tamanho que deseja que a segunda mensagem seja exibida, o padrão vem com o valor242, mas pode ser alterado conforme a resolução do monitor. Se o valor não for preenchido o sistema vai usar o tamanho padrão citado anteriormente.

Obs.: Quando usar a balança da Urano e for o modelo POP, na configuração do arquivo "BalancaPesadora.ini" na sessão "[ConfigBalanca]" no campo "Modelo da Balança" tem que estar o valor "UranoPOP", não colocando este valor a pesagem não ocorrerá corretamente.

Se estiver usando balança que utiliza a comunicação com o computador via BlueTooth quando for entrar no aplicativo "TDPBalancaInteligente.exe" a impressora deve estar ligada, pois se ligar depois de entrar no aplicativo vai haver problemas com a pesagem por se tratar de uma comunicação indireta com a balança.

Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, na aba Parâmetros Gerais:

4.18.090 - CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, na aba Config. Gerais, no grupo Valor Produto o campo Casas Decimais.