Notas Técnicas

NT 0069-2019 - Facilite Garçom Digital

 
Picture of TDP Automação Comercial
NT 0069-2019 - Facilite Garçom Digital
by TDP Automação Comercial - Monday, 20 May 2019, 12:33 PM
 

Resumo da Nota

Nesta versão do sistema foi desenvolvido a integração como WAbiz Garçom Digital. Desta forma o próprio cliente pode efetuar o pedido e através da leitura do QrCode que estará disposto na mesa, automatizar o atendimento em um restaurante. As vantagens deste tipo de autoatendimento não são apenas para o cliente, que recebe um atendimento bem mais satisfatório por não precisar ficar chamando e acenando para que os garçons cheguem até a mesa. Também evita que tenham que levantar e ir até o caixa para realizar seus pedidos. Além da comodidade para o cliente, também há grande satisfação para os funcionários e donos de estabelecimentos. Isto porque o garçom digital priva de reclamações por demora de atendimento e mesmo reclamações por serem mal atendidos.

Mais que isso, os donos de bares e restaurantes também saem ganhando porque não precisam mais gastar dinheiro com cardápios impressos, tendo que fazer reimpressões a cada vez que um item entra e sai do cardápio ou muda de precificação. Ou mesmo tendo que gastar tempo e dinheiro para trabalhar em panfletos anunciando promoções especiais, a exemplo de locais que fazem eventos em datas comemorativas.

Descrição

Para fazer uso dessa melhoria, será necessário seguir os passos abaixo:

O aplicativo "MonitorWABiz" é responsável por receber os pedidos e integrá-los ao sistema de Comanda, também controla a impressão do cupom de produção ou o sistema de KDS, e ele irá seguir a mesma lógica de configuração do aplicativo Comanda.

Para configurar a impressão da produção ou KDS, acesse o aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba Localização. O campo "Ignorar impressão de Produção" deverá estar desmarcado em todas as localizações que se deseja que saia impresso o cupom de produção. Caso o usuário deseja utilizar o KDS, bastar marcar a opção nas localizações escolhidas.

Também deverá haver um tipo de comanda cadastrado com a integração "Wabiz Garçom Digital", que deverá ser feito através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Comanda, Tipo de Comandas, campo "Integração", selecionar o valor "WABIZ - GARÇOM DIGITAL".

CONFIGURAÇÃO DO MONITOR WABIZ

Através do aplicativo "MonitorWABiz", encontrado na pasta de instalação do sistema, que por padrão deve ser "UNIDADE\Sinco\Integrado\Monitor_WABIZ.exe", clicar no primeiro botão da barra de botões, localizada ao lado direito da tela do monitor, na aba "Configuração do Usuário" procure por "Garçom Digital" e no campo "Texto para integração com Garçom Digital" informar o texto chave. Este texto serve para identificar que a Comanda que foi realizada pelo cliente é válida e pertence ao restaurante em questão, por questão de segurança somente os administradores do negócio deverão conhecer esta chave. Este texto estará relacionado ao QrCode que será lido pelo cliente. No campo "Tipo de Comanda", selecione o tipo da comanda que foi configurado como "WABIZ - GARÇOM DIGITAL".

Cada estabelecimento que adquirir este serviço, irá possuir um aplicativo personalizado que será fornecido pela WAbiz. Desta forma, o cliente do restaurante deverá efetuar o download e instalação deste App em seu dispositivo e através dele efetuar o pedido.

Estando o sistema devidamente configurado conforme descritos nos passos acima, ao efetuar um pedido através deste aplicativo móvel, o cliente no momento da finalização deverá selecionar a opção "Estou no local/mesa" e fazer a leitura do QrCode que estará disposto na mesa. Desta forma será gerado uma comanda com o número da mesa que estará aberta no sistema Comanda. Com isso o MonitorWABIZ irá imprimir o cupom de produção automaticamente ou lançar no KDS dependendo da configuração, retornando assim uma mensagem para o celular do cliente de que o pedido está em produção.

Para configurar o cardápio do restaurante, este aplicativo utiliza a mesma plataforma do WAbiz Delivery, consulte a NT deste projeto para maiores informações.

Obs: Para que a impressão da produção funcione corretamente, o aplicativo "VerificaImpressoraFast.exe" deverá estar aberto no micro onde o "Monitor_Wabiz" estiver sendo utilizado. Mas não se preocupe, o próprio aplicativo irá cuidar de abrir ele.

Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba Localização.

Campo "Ignorar impressão de Produção", deve estar desmarcado caso queira imprimir a produção ou marcar caso não deseje imprimir a produção.

Campo "Utiliza KDS", deve estar marcado caso queira utilizar o sistema de controle KDS.

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tipos de Comanda.

Campo "Integração", deverá estar com o valor igual a "Wabiz Garçom Digital".