Ocorrências Técnicas

OT 007/19 Configurar o FACILITE para impressão de carnê

 
Picture of TDP Automação Comercial
OT 007/19 Configurar o FACILITE para impressão de carnê
by TDP Automação Comercial - Monday, 30 September 2019, 11:09 AM
 

Setor.......................: Departamento de Suporte
Data........................: 03/09/2019
Número da OT....: 000007
Documentação...: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva


OCORRÊNCIA

Demonstrar as configurações que precisam ser realizadas no FACILITE para que seja possível a impressão do Carnê de Pagamento.

SOLUÇÃO

1-) PARÂMETROS PARA IMPRIMIR CARNÊ 

No aplicativo Facilite Comércio -> Menu Utilitários -> Parâmetros do Sistema -> Aba Parâmetros Gerais (Figura 01). Os seguintes Parâmetros estão relacionados com a impressão do Carnê.

01

Figura 01

1.1-) PARÂMETRO - 4.18.145 - IMPRIME CARNÊ JUNTO COM PEDIDO: Esse parâmetro obrigatoriamente precisa esta com o status igual a Sim.

1.2-) PARÂMETRO - 4.18.160 - NÚMERO DE VIAS DO CARNÊ: Esse parâmetro da à possibilidade de escolher quantas vias serão impressão de cada parcela do carnê. A quantidade máxima de vias que podem ser impressas são de 5. Então supondo que uma venda tenha sido finalizada em 3 parcelas. Se esse parâmetro estiver com a quantidade 2, será impresso 2 vias de cada parcela.  Esse parâmetro só irá funcionar corretamente se o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ estiver com o status Express, ExpressBematech e ExpressBemaBold.

1.3-) PARÂMETRO - 4.18.205 - MODELO CARNÊ: O sistema disponibiliza alguns modelos de Carnê. Nesse parâmetro os seguintes status podem ser selecionados: Express, Completo, Completo sem capa, ExpressBematech, ExpressBemaBold e FastReport.

IMPORTANTE:
O modelo 'Completo sem capa' não funciona no aplicativo Balcão.


2-) COMO IMPRIMIR CARNÊ PELO FACILITE COMÉRCIO E/OU PELO BALCÃO/ORÇAMENTO

2.1) IMPRIMINDO CARNÊ PELO FACILITE COMÉRCIO:  Ao finalizar uma venda a prazo pelo aplicativo Facilite Comércio e desejar fazer a impressão do Carnê é preciso clicar no botão Outros Docmts -> Relatórios -> Carnê de Pagamento (Figura 02). Ao fazer isso será apresentada a seguinte mensagem na tela ‘Deseja Imprimir o Carnê’ (Figura 03). Nesse caso selecione a opção Sim e será impresso o Carnê de Pagamento.

1

Figura 02

3

Figura 03

2.2) IMPRIMINDO CARNÊ PELO BALCÃO/ORÇAMENTO: Ao finalizar uma venda à prazo pelo aplicativo Balcão/Orçamento será apresentado a seguinte mensagem ‘Deseja imprimir o Carnê’ (Figura 04). Nesse caso selecione a opção Sim se desejar imprimir o Carnê de Pagamento, caso contrário informe Não e a venda será finalizada sem a impressão do Carnê.

4

Figura 04


3-) MODELOS CARNÊ

Nesse tópico vamos demonstrar os modelos de Carnê disponíveis no FACILITE. Como já foi mostrado nesse documento, o layout de impressão dos Carnês são configurados de acordo com o Status do Parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ. E esse parâmetro disponibiliza as seguintes opções: Express, Completo, Completo sem capa, ExpressBematech, ExpressBemaBold e FastReportNos modelos abaixo serão demonstrados apenas a primeira parcela de um Carnê de forma a tornar o documento mais conciso e prático.

3.1) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘Express’ (Figura 05). Esse modelo é utilizado para impressora matricial.

5

Figura 05

3.2) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘Completo’. Nesse modelo é impresso uma capa para o Carnê e as parcelas (Figura 06 e Figura 07). É utilizado para impressora Laser\Deskjet.

6

Figura 06

7

Figura 07

3.3) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘Completo sem Capa’. O layout desse modelo é igual ao ‘Completo’, mas como o próprio nome diz, não será impresso a capa, apenas as parcelas (Figura 08). É utilizado para impressora Laser\Deskjet.

8

Figura 08

3.4) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘ExpressBematech’ (Figura 09). Nesse modelo algumas informações ficam em negrito, que no caso seria o número do Pedido, o número do Documento, a Parcela, o Vencimento e o Valor. É utilizado para qualquer tipo de impressora térmica.

32

Figura 09

3.5) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘ExpressBemaBold’ (Figura 10). É utilizado para qualquer tipo de impressora térmica. A diferença básica que há desse modelo ExpressBemaBold para o ExpressBema, é que no modelo ExpressBemaBold todo os dizeres estão em negrito, já no modelo ExpressBema apenas algumas informações ficam em negrito.

112

Figura 10

3.6) Modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘FastReport’. Esse modelo existe uma particularidade na configuração que será apresentada abaixo;

3.6.1) O caminho onde os arquivos do FACILITE ficam salvos no computador seguem por padrão a unidade do Windows, que pode ser por exemplo C:,D:...Depois da unidade vem a pasta Sinco e por fim Integrado. Exemplo: (C:\Sinco\Integrado). Importante saber disso porque nessa pasta Integrado tem duas pastas (Carne e Relatorios) que interferem diretamente na impressão do carnê.

3.6.2) Dentro da pasta Integrado será preciso criar a pasta Carne se a mesma não existir. Muita atenção, pois na palavra Carne não pode ter o acento circunflexo na letra e.

3.6.3) Dentro da pasta Integrado possui uma pasta chamada Relatorios. E nessa pasta contém o arquivo REL_CARNETIPOCUPOM.FR3, que é o modelo do carnê.  Então é preciso selecionar o arquivo e copia-lo para a pasta Carne.

3.6.4) O modelo do Carnê quando o parâmetro 4.18.205 - MODELO CARNÊ esta configurado com o status ‘FastReport’ e o arquivo que esta na pasta Carne é o arquivo REL_ CARNETIPOCUPOM.fr3 esta demonstrado na Figura 11. Essa impressão pode ser feita tanto em uma impressora térmica como Laser/Deskjet, porém é mais recomendado a impressora térmica.

11

Figura 11