A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual - OT 006/17Setor....................: Departamento de Suporte OCORRÊNCIA CAUSA Exceções a regras: 2-) A regra de validação não se aplica quando houver informação do ICMS-ST retido anteriormente em pelo menos um item da NF-e; 3-) A regra de validação não se aplica nas operações isentas (CST = 040-Isenta ou CSOSN = 0103-Isento), imunes ou não tributadas (CST = 041-Não tributada, ou CSOSN = 0300-Imune, ou CSOSN = 0400-Não Tributada pelo Simples Nacional). SOLUÇÃO 2-) No sistema, o campo que determina se o cliente é Contribuinte de ICMS, Contribuinte Isento ou Não Contribuinte se encontra no Cadastro de Clientes -> Paleta Parâmetros -> Campo Ind. IE. Dest.(Indicador de Inscrição Estadual do Destinatário) como mostra a Figura 01. Figura 01 |
Abertura de Comanda sem Produtos - NT 0006-2016Resumo da Nota
Através da tela de Gerenciamento de Comandas, quando for necessário, é possível alterar a COMANDA para a inclusão de Produtos conforme a necessidade do usuário.
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Abertura de Gaveta pela Comanda - NT 0011-2017Resumo da Nota
I-) Abra o aplicativo ConfigECF.exe II-) Acesse a palheta Comanda. III-) Marque a opção Abre Gaveta. IV-) Grave a configuração. A operação de abertura de gaveta só será liberada através do nível de acesso: 4.27.01.032 - Permite abrir gaveta na Comanda, passar esse nível de acesso para os usuários que terão acesso a essa operação.
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Abertura do Contas a Receber somente com os caixas abertos - NT 0028-2016Resumo da Nota
I - 4.18.505 - SOLICITA ABERTURA DE CAIXA NO RETAGUARDA - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que o processo funcione no sistema. II - 4.18.032 - FECHAMENTO DE CAIXA DEFINITIVO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo sistema INTEGRADO através da tela Monitoramento de Vendas (M. Vendas). III - 4.18.593 - TIPO DO MÓDULO DE CAIXA - Padrão. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo sistema INTEGRADO através da tela Monitoramento de Vendas (M. Vendas). IV - 4.18.481 - FECHAMENTO DE CAIXA OBRIGATÓRIO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo aplicativo Balcão Posto. |
Acentuação na impressão do Pedido pelo Orçamento - NT 0014-2015Resumo da Nota
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Acesso negado ao imprimir no Facilite Sistemas Comerciais pela rede no Windowns 7 - OT 013/17
OCORRÊNCIA CAUSA SOLUÇÃO Figura 013-) Vá até a aba 'Segurança' e clique em 'Editar' (Figura 02); Figura 02
5-) Clique em ‘Adicionar’ (Figura 03); Figura 03
6-) Clique em ‘Avançado’ (Figura 04); Figura 04
7-) Clique em ‘Localizar Agora’ e selecione o Usuário ‘Todos’. Depois clique em ‘Ok’ até voltar à tela de ‘Permissões para Printers’ (Figura 05); Figura 05
8-) Na tela de ‘Permissões para Printers’ marque todas as opções (Controle Total, Modificar, Ler & executar, Listar conteúdo da pasta, Leitura, Gravar) (Figura 06). Figura 06
9-) Depois de realizar os processos acima vá até o ‘Painel de Controle - Ferramentas Administrativas - Gerenciamento de Impressão’ (Figura 07); Figura 0710-) Na opção ‘Servidores de Impressão’ clique em expandir. Depois clique com botão direito do mouse sobre o nome do computador e selecione a opção ’Propriedades’ (Figura 08). Na sequência, acesse a aba ‘Segurança’ e realize o mesmo procedimento dos passos 3 a 8. Figura 08
OBSERVAÇÃO: A opção Gerenciamento de Impressão citada no passo 9 e 10, pode não estar disponível em todas as versões do Windows. Então se no micro que estiver realizando o procedimento citado nesse documento, não existir essa opção, realize apenas os passos 3 a 8 que irá solucionar a impressão pela rede. |
Adaptação no Vendas Balcão e Orçamento utilizando Mini-Teclado - NT 0080-2017Resumo da Nota
I.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Vendas Balcão, é necessário que o parâmetro I esteja devidamente configurado; II.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Orçamento, é necessário que o parâmetro II esteja devidamente configurado; III.) Nas telas que solicitam usuários e senhas durante uma venda, por algum motivo de liberação especiais para tais operações, os usuários poderão ser selecionados através das teclas "Seta para esquerda" e "Seta para a direita" do mini-teclado;
II.) Módulo "CONFIGECF", aba Orçamento, aba PDV, Mini-Teclado deverá estar marcado; |
Adequação na verificação de impressoras na Comanda - NT 0168-2018Resumo da NotaA partir dessa versão foi melhorada a forma de verificação de impressoras no aplicativo [1598] FACILITE - Verifica Impressoras Fast Report. Esse aplicativo é utilizado quando o aplicativo FACILITE - Comanda está parâmetrizado com gerenciador de relatórios FastReport. DescriçãoPara fazer uso da correção documentada nessa nota técnica, é necessário que o parâmetro "4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA" esteja configurado como "FASTREPORT".
Parâmetros EnvolvidosAtravés do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.
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Adicionado Filtro ao Relatório de Pedido Resumido - NT 0141-2018Resumo da NotaFoi adicionado novo filtro de representante Interno, ao relatório Pedido Resumido em Fast Report. DescriçãoNo relatório de Pedido Resumido que está localizado no INTEGRADO no menu "Relatórios Fast / Operações / Pedido de Vendas / Pedido Resumido", foi adicionado um novo filtro de representante interno, este campo é preenchido pelo módulo de Pedido de Vendas / Representante Interno sendo necessário configurar o parâmetro 4.18.044 - CAPTURA REPRESENTANTE INTERNO - "Sim", com suas opções sendo definidas com base na tabela de representantes, sendo um filtro não obrigatório, não é necessário preencher para que seja impresso o relatório, porém, ao ser preenchido com qualquer opção disponível ele apresentará apenas informações relativas aquele filtro.
Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:
Este parâmetro irá habilitar a captura do representante interno no Pedido de Vendas. |
Agregação de Produto na Comanda (Touch e Convencional) - NT 0027-2017Resumo da Nota
1) No aplicativo "Integrado" em "Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas - aba Grupo" selecionar ou cadastrar um novo grupo e marcar a opção "Permite vender Produtos Fracionados na Comanda Touch/Mobile". *** COMANDA CONVENCIONAL *** 2) Para habilitar a agregação na comanda convencional, na tela "[1113] FACILITE - Gerenciador de Comanda", no campo "Produto" digitar o valor "0 (Zero)" e teclar [ENTER]. 3) Abrirá a tela "[1503] FACILITE - Agrega produtos para venda modo touch", nessa tela poderá ser inserido até 4 itens para agregação, junto com esses itens poderá também ser inserido complementos, que podem ser cadastrados em: "Cadastros - Tabelas - Comanda - Complemento do Ítem da Comanda", deverá ser colocado a Descrição, o Valor do Complemento e o Grupo que ele pertencerá, caso o parâmetro VIII esteja com o valor igual a "SIM". 4) Após incluir os devidos itens e seus complementos, clicar no botão "[F4] Aplicar". *** COMANDA TOUCH *** 5) Para hablitar a agregação na comanda Touch existe duas formas: 5.1) Na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", no campo "Código" digitar o valor "0 (Zero)" e teclar [ENTER]. Seguir os mesmos passos 4 e 5 dessa nota técnica. 5.2) Na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", clicar no produto "AGREGAR". Seguir os mesmos passos 4 e 5 dessa nota técnica. 6) Para exemplificar os parâmetros I a III da seção "Parâmetros envolvidos no processo", e testar todas as variações que podem haver entre eles temos uma planilha disponível no endereço: www.tdp.com.br/Download/Utilitarios/Calcular_Valor_Pizzas.rar 7) Na tela "[1127] FACILITE - Consulta Itens Comanda" existem os botões: "Aplicar" e "Aplicar em Todos": 7.1) Botão Aplicar: Caso clique nesse botão o complemento será inserido somente no item selecionado. Obs.: Para esse exemplos, partiremos do princípio que temos 4 itens na agregação. Ex. Caso insira um complemento de R$ 4,00 e aplique somente no item, será adicionado R$ 4,00 no item escolhido. 7.2) Botão Aplicar em Todos: Caso clique nesse botão o complemento será adicionado em todos os itens que estão na agregação, dividindo o valor proporcionalmente. Obs.: Para esse exemplos, partiremos do princípio que temos 4 itens na agregação. Ex. Caso insira um complemento de R$ 4,00 e aplique em todos os itens, será adicionado R$ 1,00 em cada item.
I-) VENDE PELO MAIOR VALOR: Ii-) Caso essa opção esteja marcada, no momento do cálculo da agregação será utilizado o MAIOR valor dos respectivos itens agregados. (Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00; Iii-) Caso essa opção esteja desmarcada, no momento do cálculo da agregação será utilizado a MÉDIA de valor dos (Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00; II-) INCLUIR VALOR TOTAL DO COMPLEMENTO NO LANÇAMENTO INDIVIDUAL: IIi-) Caso essa opção esteja marcada, quando houver complemento nos itens agregados será somado o valor de todos os complementos e adicionado ao valor total que será calculado de acordo com o parâmetro I dessa seção. (Ex.: ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 5,00; IIii-) Caso essa opção esteja desmarcada, quando houver complemento nos itens agregados será somado a proporção dos valores de todos os complementos divido pelo total de itens agregados e adicionado ao valor total que será calculado de acordo com o parâmetro I dessa seção. (Partindo do principio que temos 4 itens agregados. Ex.: ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 1,25 (Valor total do acréscimo R$ 5,00 divido por 4 itens = R$ 1,25); III-) CALCULAR VALOR DOS COMPLEMENTOS APÓS CÁLCULO DO VALOR FINAL DA COMANDA: IIIi-) Caso essa opção esteja marcada, os calculos do parâmetro II dessa seção serão calculados somente quando o valor final da comanda estiver definido. Obs.: Para os exemplos do parâmetro III, partiremos do princípio que o parâmetro I esteja marcado (portanto estamos pegando o MAIOR valor dos itens). (Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00; IIIii-) Caso essa opção esteja desmarcada, os calculos do parâmetro II dessa seção serão calculados junto com o calculo do valor final da comanda . Obs.: Para os exemplos do parâmetro III, partiremos do princípio que o parâmetro I esteja marcado (portanto estamos pegando o MAIOR valor dos itens). (Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00 + ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 5,00 = R$ 35,00; No Integrado em: "Utilitários - Parâmetros do Sistema - aba Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro: IV-) 4.18.114 - ARREDONDA VALOR TOTAL NA ECF/SAT/NFC-E/NF-E = (Sim; Sim, ABNT; Não) Caso esse parâmetro esteja igual a "Sim, ABNT", todos os arredondamentos serão feitos com base nas regras da ABNT. V-) 4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN = (Sim; Não) VI-) 4.18.640 - UTILIZA TELA DE AGREGAÇÃO DE PRODUTOS TOUCH NA COMANDA NORMAL = (Sim; Não) Caso o parâmetro V esteja com o valor igual a Não e o usuário desejar utilizar os parâmetros I, II, III esse parâmetro deverá esta igual a SIM. VII-) 4.18.275 - CONSULTA QUALQUER PARTE DO NOME PRODUTO = (Sim; Não), na tela "[1127] FACILITE - Consulta Itens Comanda". VIII-) 4.18.614 - RELACIONA GRUPO DE PRODUTO AO COMPLEMENTO DO ITEM NA COMANDA = (Sim; Não) |
Agrupamento de ítens com mesmo código na Comanda - NT 0119-2017
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Ajuste na transmissão de NFC-e pelo aplicativo Integrado - NT 0115-2018Resumo da NotaAo realizar o transmissão de uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) pendente pelo aplicativo Integrado, conforme a validação da SEFAZ, existe uma tolerância de 5 minutos entre a data de criação da nota fiscal e seu envio. Porém o sistema não estava atualizando a data de envio da NFC-e, com isso a SEFAZ estava emitindo a seguinte mensagem: "NFC-e com Data-Hora de emissao atrasada Tolerancia de ate 5 minutos". Foi realizado um ajuste para este caso. DescriçãoO parâmetro 4.18.519 - EMITE NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA deve estar configurado como "Sim" para que seja possível emitir NFC-e. Se, por algum motivo, a NFC-e tenha sido gerada pelo sistema, porém, não tenha sido transmitida no mesmo momento, é possível realizar o envio posteriormente, através do aplicativo Integrado, menu Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais.
Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros: |
Ajustes no relatório de Extrato em Aberto do Cliente Fast Report - NT 0199-2018Resumo da NotaNo relatório "Extrato em Aberto do Cliente" que é utilizado no módulo de Contas a Receber do Integrado, foram ajustados alguns casos onde as baixas parciais, notas fiscais outros ou cliente marcar, saiam com a coluna "A pagar" zerada. DescriçãoO sistema deve estar configurado com o parâmetro "4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE = FastReport" para que possa ser utilizado o relatório "FExtratoAbertoCliente.fr3" e consequentemente aproveitado os ajustes que foram feitos.
Parâmetros EnvolvidosAtravés do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais. |
Alteração da Data do Pedido na Emissão do CF-e-SAT - NT 0072-2016Resumo da Nota
Com isso, caso o parâmetro esteja com o valor 'Sim', ao emitir o CF-e-SAT, a data do pedido será atualizada para a data da emissão do referido documento. Se o parâmetro estiver com o valor 'Não', a data será mantida. Por padrão, o parâmetro será criado com o valor 'Não'.
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Alteração de Alíquotas e Tributos da NFe - NT 0007-2015Resumo da Nota Descrição 1) Procedimentos para utilização no Módulo de Pedido de Vendas (Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedido): Após informar os ítens no pedido e gerar Vencimento, entre na paleta Nota Fiscal, informe os dados dessa paleta conforme necessidade e clique em Gravar NF. Na sequência, será habilitado o botão Alterar Tributos. Caso deseje alterar os tributos de algum produto, clique nesse botão. Será aberta uma nova tela onde estarão disponíveis para alteração os seguintes dados: Situação Tributária, Classificação Fiscal (NCM), CFOP, % IPI, % ICMS, % Redução de Base de Cálculo do ICMS, % ICMS da Substituição Tributária, Modalidade de Determinação da Base de Cálculo do ICMS, Modalidade de Determinação da Base de Cálculo do ICMS-ST, CST do PIS, % PIS, Valor PIS, CST do COFINS, % COFINS, Valor COFINS, CST do IPI (Entrada e Saída). Ao entrar nessa referida tela, o sistema vai capturar automaticamente todos os impostos e tributos que estiverem relacionados ao produto ou que foram informados na inclusão do ítem. Você poderá alterar as informações que forem necessárias, lembrando sempre em clicar no botão Salvar para cada ítem alterado; 2) Procedimentos para utilização no Módulo de Manutenção de Notas Fiscais (Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais): Após gravar a Nota Fiscal e informar os ítens desejados nela, estando na paleta Notas Fiscais Geradas, clique no botão Alterar Tributos. Será aberta a mesma tela do ítem anterior, com as mesmas regras aplicadas acima. Altere o que for necessário, lembrando de salvar a cada ítem alterado; Parâmetros Envolvidos |
Alteração de filtro do relatório Pedido Resumido - NT 0172-2018Resumo da NotaFoi feita uma alteração no relatório Pedido Resumido, alterando o funcionamento do filtro de Pedidos Cancelados DescriçãoNo relatório Pedido Resumido foi alterado o filtro de pedidos cancelados, seguindo a nova regra, com as seguintes opções:
"Não", caso seja digitada essa opção será impresso APENAS pedidos NÃO cancelados. "Ambos", caso seja digitada essa opção será impresso todos os pedidos, inclusive os cancelados. Caso o campo seja deixado em branco, será assumida a opção "Não" como padrão.
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos. |
Alteração de Fornecedor do produto por entrada de XML - NT 0027-2016
Através da importação de XML de entrada, o sistema caso configurado, irá alterar o Fornecedor relacionado ao produto para o Fornecedor que estiver no XML, neste momento é gerado um log de operação informando o Fornecedor antigo para o Fornecedor novo. Este processo também funciona pela Entrada de Produtos digitado manualmente pelo sistema, atravé do menu localizado no INTEGRADO - Operações - Entrada de Produtos.
I - 4.18.040 - ALTERA FORNECEDOR NA ENTRADA DO PRODUTO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que o processo funcione no sistema. |
Alteração de layout NF-e e NFC-e conforme nota técnica 2018.005 - NT 0065-2019Resumo da NotaFoi publicada a nota técnica 2018.005 da Nota Fiscal Eletrônica/Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e, nesta versão, DescriçãoA nota técnica 2018.005 possui alterações no layout da NF-e e NFC-e. Foram implementadas duas alterações nesta nova versão do módulo "[1138] FACILITE - Nota Fiscal Eletrônica": Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro: |
Alteração de Relatório de Comandas Detalhadas - NT 0169-2018Resumo da NotaFoi feita uma alteração no relatório de Comandas Detalhadas no Período, adicionando novos campos de totalização. DescriçãoNo relatório Comandas Detalhadas no Período foi adicionado dois novos campos de totalização do tipo de comanda: Total Comandas, que é um contador de quantas comandas foram impressas no tipo de comanda impresso. Total Comandas com Motoboy, é um contador de quantas comandas foram impressas que contém motoboy.
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos. |
Alteração de Representante com Ítens no Pedido - NT 0033-2016Resumo da Nota
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Alteração de valores da Tabela de Preço pelo Cadastro de Produtos - NT 0023-2015Resumo da Nota
Nessa nova versão, foi implementada a possibilidade de alterar esse valor de venda ou margem diretamente por essa tela, sem necessidade de abrir cada Tabela de Preço para atualizar um único produto. Obs.: Por esse processo não será atualizado outros produtos relacionados à Família de Produtos, caso haja relação.
Parâmetros Envolvidos 1. Criar a(s) Tabela(s) de Preços desejadas; 2. Conceder nível de acesso específico para essa função. Os níveis são: 'Alterar Margem(%)' e 'Alterar Vlr. Venda', ambos localizados em Utilitários / Manutenção de Usuários / Paleta Cadastros / Tabela de Preço; |
Alteração de Valores do Produto pela Entrada de Nota por XML - NT 0049-2018Resumo da Nota |
Alteração do estoque pelo cadastro de produto - NT 0016-2017Resumo da Nota
Aplicativo PEstoque.exe, precisa estar executando para que o estoque seja processado. |
Alteração do Módulo de Farmácia Popular - NT 0230-2018Resumo da NotaO Ministério da Saúde está implementando uma nova versão de DNS (WebService) do Programa Farmácia Popular e do componente de segurança (GBAS), no qual será obrigatório a substituição do mesmo. Para estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular continuarem credenciados e utilizando o serviço, será necessário a atualização do sistema e dos componentes de segurança, pois a partir do dia 10 de dezembro de 2018 conforme informado pelo Portal do MS, as liberações dos medicamentos através da Farmácia Popular só serão efetuadas através do novo DNS. DescriçãoA partir desta versão do sistema, para se fazer uso do novo DNS (WebService) será necessário seguir alguns passos. Para empresas ainda não utilizam venda para Farmácia Popular através do FACILITE e que irão passar a utilizar o Programa de Farmácia Popular, será necessário seguir os passos abaixo.
normalmente, será necessário a atualização, seguindo os passos abaixo.
executado da mesma forma como antes.
configurações de canais seguros, segue abaixo as configurações necessárias:
- Permitir que o conteúdo ativo dos CDs seja executado no Meu Computador, - Permitir que o conteúdo ativo seja executado em arquivos no Meu Computador, - Permitir que o software seja executado ou instalado mesmo que assinatura seja inválida, - Usar SSL 2.0, - Usar TLS 1.0, - Verificar revogação de certificado do servidor*, - Verificar se há assinaturas em programas baixados, - Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
- Usar SSL 3.0, - Usar TSL 1.1, - Usar TSL 1.2. Parâmetros EnvolvidosAtravés do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Config. Gerais. |
Alteração do Tipo de Licença de Full para Light ou de Light para Full - OT 022/17Setor...........: Departamento de Suporte OCORRÊNCIA SOLUÇÃO Figura 01Figura 02 |
Alteração no Controle de Lotes de Produtos - NT 0093-2018Resumo da NotaFoi desenvolvimento uma melhoria referente ao Controle de Lote de Produto, módulo de Entrada de Produtos, Vendas, Entrega de Mercadorias e Geração de NFe. DescriçãoA partir desta versão do sistema, passa a ter uma nova funcionalidade com relação a controle de Lotes nas vendas, entrega de mercadorias e entrada de produtos, e com relação a informação destes lotes na Emissão da Nota Fiscal. Foi desenvolvido também uma melhoria a respeito da geração de emissão da Nota Fiscal que agora passa a ser pela versão nova do layout da NFe 4.00. Parâmetros EnvolvidosAtravés do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos. |
Alterações no relatório de Ordem de Serviço - NT 0058/2022Resumo da Nota Técnica Detalhes da Nota TécnicaA partir dessa versão do sistema, foram implementadas duas novas informações no Relatório de Ordem de Serviço 'ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3'. Informações, essas, que são:
Esse relatório é gerado através do Módulo de Ordem de Serviço e pode ser acessado efetuando os seguintes passos:
Questões :
Parâmetros Envolvidos
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Alterando dados do Item durante a Venda pelo Balcão - NT 0143-2017Resumo da Nota |
Alterando dados do Produto durante a venda no Balcão - NT 0141-2017Clique aqui e assista ao vídeo técnico! Resumo da Nota |
Aplicação de ajustes no Monitor Inpera - NT 0097/2022Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaForam relatados alguns contratempos na importação de pedidos provenientes da plataforma Inpera. Em alguns casos o pedido estava sendo importado, mas o Monitor Inpera apresentava travamento do aplicativo, sendo necessário reiniciá-lo. Para que os pedidos sejam importados corretamente é necessário que o token de integração seja corretamente validado com a plataforma Inpera. Foi analisada a situação onde o token de integração era apresentado como inválido, não permitindo a importação dos pedidos. O Monitor Inpera envia todos os produtos cadastrados no Facilite para a plataforma Inpera, porém, ao finalizar a importação dos produtos era apresentada uma mensagem de alerta de um produto não encontrado na plataforma Web e o processo entrava em um laço infinito. Estar três situações foram avaliadas e diversos ajustes foram aplicados, anulando os problemas encontrados e melhorando o desempenho da importação de pedidos no Monitor Inpera. 1) Qual é o nome do aplicativo responsável pela importação de pedidos da plataforma Inpera? a) Monitor_Catraca; b) MonitorPDVFacilite; c) Monitor_INPERA; d) Integrado. 2) O Monitor Inpera envia diversos cadastros à plataforma Inpera, dentre eles: a) Cadastro de produtos; b) Cadastro de animais; c) Cadastro de ordem de serviço; d) Cadastro de leitura de bomba de combustível. 3) Qual é um dos componentes validados entre o Monitor e a plataforma Inpera para que ocorra a importação dos pedidos? a) Os logs de operação do aplicativo Comanda; b) O bairro do cliente; c) A quantidade de produtos cadastrada no Facilite; d) Token de integração.
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Aplicativos Balcão e Orçamento preenchendo toda tela do monitor. - OT 018/17Setor...........: Departamento de Suporte TÍTULO OCORRÊNCIA SOLUÇÃO Figura 1
Para adaptar é necessário alterar a resoluçãodo monitor para 1024x768, seguindo as instruções a seguir: 1. Com o botão direito do mouse, clique na Área de Trabalho e escolha a opção Resolução de Tela (Figura 2). Figura 2 2. Na tela Resolução de Tela demonstrada pela Figura 3, altere o campo Resoluçãopara 1024x768 e aplique as configurações clicando no botão Aplicar. Quando aplicar a resolução aparecerá a mensagem Deseja manter essas configuração de vídeo?,clique no botão Manter Alterações (Figura 4). Figura 3 Figura 4
O aplicativo irá preencher todo monitor (Figura 5), porém se o monitor for widescreen, haverá faixas pretas nas laterais do aplicativo. Figura 5 3. Para ajustar os aplicativos na tela e remover a faixa preta, com o botão direito do mouse, clique na Área de Trabalho e escolha a opção Resolução de Tela, na tela que abrirá a seguir clique na opção Configurações Avançadas(Figura 6). Figura 6 4. Neste momento irá abrir a tela com as propriedades do monitor, nesta tela acesse a aba Monitor(Figura 7), no campo Freqüência de Atualização da tela selecione o hertz para o máximo permitido e clique no botão OK. (Figura 8) Figura 7 Figura 8 DICA: Só é possível alterar o hertz para valores maiores quando a resolução da tela estiver configurada como 1024x768. |
App FACILITEc - Comanda Mobile - NT 0039-2016Resumo da Nota
I - Botões Comanda e Mesa do App FACILITEc Foi implementado no Retaguarda, no Cadastro de Tipos de Comanda (Cadastros / Tabelas / Comanda / Tipos de Comanda) um novo campo chamado Botão Mobile que permite relacionar o tipo de comanda que está sendo cadastrado ou editado com seu respectivo botão do App FACILITEc. Até então, essa relação era fixa. Com essa customização, será possível vincular corretamente o Tipo de Comanda (Mesa ou Comanda) com seu respectivo botão do App. Ainda não é possível relacionar Tipos de Comanda diferentes de Mesa e Comanda no App. II - Tratamento de Taxas de Serviço, Entrega e Couvert no App FACILITEc Foi implementado o tratamento de todas as taxas existentes na Comanda (Serviço, Entrega e Couvert). Estando configuradas corretamente no Cadastro de Tipos de Comanda (Taxa de Serviço e Couvert) ou no Cadastro do Cliente (Taxa de Entrega), o App irá destacar e imprimir corretamente essas informações. III - Tratamento do Acréscimo de Complementos do Produto Lançado no App FACILITEc Foi implementado o tratamento para acrescentar no valor unitário e valor total do Produto lançado via App os valores provenientes de Complementos que eventualmente são lançados no ítem e que possuem valores. Essa informação também será exportada para a tela de Gerenciamento de Comandas. IV - Nome do Cliente na impressão da Produção Foi implementado a impressão do nome do cliente que pode ser capturado no início do lançamento da Comanda na Ordem de Produção (Tanto pelo App FACILITEc como pelo Lançamento de Comandas via Aplicativo).
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Armazenamento do Endereço de Entrega na Impressão do Pedido FastScript - NT 0006-2017Resumo da Nota
2. No Retaguarda, em Utilitários / Parãmetros do Sistema / Config Gerais, o campo Tipo Pedido deve estar com o valor CupomFastScript; 3. Dentro da Pasta '..\Sinco\Integrado', crie uma nova pasta chamada 'RelatorioCupom', caso não exista; 4. Dentro dela, copie o arquivo .PAS que deseja utilizar para impressão do relatório, com base nos arquivos existentes na pasta '..\Sinco\Integrado\RelatoriosScript'. |
Atendimento de Pedidos de Vendas em Lote - NT 0057-2018Resumo da Nota |
Atualização da Tabela de Impostômetro - NT 0001-2016Resumo da Nota
I-) Acessar o aplicativo Importação.exe, menu "Atualização - Atualiza de Olho no Imposto", buscar a nova tabela referente a UF do Cliente, exemplo: C:\Sinco\Integrado\Impostometro\TabelaIBPTaxSP16.1.A.csv, caso o emitente de NF-e/SAT/NFC-e ou ECF for do estado de SP. Efetuar a importação do mesmo, clicando no botão atualizar. II-) O Sefaz lançou a validação dos NCMs a partir de 01/01/2016 com base na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC - TABELA NCM, caso algum NCM do item da NFe não existir nesta tabela o SEFAZ irá bloquer e dar a seguinte mensagem: " Informado NCM inexistente. nItem: 000" Onde o campo "nItem" faz referência ao sequência do item no XML. Para corrigir o problema o usuário deverá entrar em contato com o seu consultor fiscal, e pedir o novo NCM para o produto. No sistema FACILITE o mesmo deverá corrigir seu cadastro, e remover e inserir novamente o item na NF para Para baixar a tabela de NCM do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior acesse o link: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3361 Baixar os arquivos: TEC em word completa
Parâmetros Envolvidos |
Atualização da tabela de Impostômetro 2017 - NT 0109-2016Resumo da Nota
II-) Para a atualização da tabela de Impostômetro, o usuário deverá acessar o aplicativo "Importacao" depois acessar o menu "Atualizações - Atualiza Imposto - Integração de Olho no Imposto"; III-) Após o processo acima selecionar a tabela "TabelaIBPTaxSP17.1.A.csv" que está localizada na pasta "C:\Sinco\Integrado\Impostometro", ficar atento para encontrar a pasta correta pois a unidade do disco pode variar. Clicar em "Importar" e aguardar a importação finalizar.
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Atualização da Tabela de Impostômetro e explicação de erro NCM Inexistente - NT 0001-2016Resumo da Nota
I-) Acessar o aplicativo Importação.exe, menu "Atualização - Atualiza de Olho no Imposto", buscar a nova tabela referente a UF do Cliente, exemplo: C:\Sinco\Integrado\Impostometro\TabelaIBPTaxSP16.1.A.csv, caso o emitente de NF-e/SAT/NFC-e ou ECF for do estado de SP. Efetuar a importação do mesmo, clicando no botão atualizar. Esta nova tabela encontra-se na atualização do sistema que já pode ser baixada pelo link: http://www.tdpinformatica.com.br/Download/SetupAC_Fast.exe II-) O Sefaz lançou a validação dos NCMs a partir de 01/01/2016 com base na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC - TABELA NCM, caso algum NCM do item da NFe não existir nesta tabela o SEFAZ irá bloquer e dar a seguinte mensagem: " Informado NCM inexistente. nItem: 000" Onde o campo "nItem" faz referência ao sequência do item no XML. Para corrigir o problema o usuário deverá entrar em contato com o seu consultor fiscal, e pedir o novo NCM para o produto. No sistema FACILITE o mesmo deverá corrigir seu cadastro, e remover e inserir novamente o item na NF para que atualização seja reconhecida, após isso ele poderá enviar novamente a NFe sem o erro. Para baixar a tabela de NCM do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior acesse o link: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3361 Baixar os arquivos: TEC em word completa
Parâmetros Envolvidos |
Atualização dos módulos do Facilite para adequações com a SEFAZ - NT 0070-2019Resumo da NotaDevido às exigências da SEFAZ, fez-se necessária a atualização dos módulos internos dos sistemas Facilite, que são responsáveis pela validação, geração e impressão dos documentos fiscais. Houve duas mudanças significativas: o layout de impressão do cupom de CF-e-SAT (conforme Manual de Orientação - versão MO 2.17.07) e a otimização de download do XML de nota de entrada, através da tela "[1141] FACILITE - Chave de Acesso NFe". DescriçãoForam realizadas diversas melhorias nos processos de geração e envio de dados à SEFAZ, por conta da atualização dos módulos internos do sistema. Somente duas alterações merecem destaque, pois, a grande maioria das alterações realizadas possuem características técnicas e são invisíveis para quem opera os sistemas Facilite, não possuindo influência direta no visual dos sistemas. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos neste processo. |
Automatização de lançamento de Cartão - NT 0090-2017Resumo da Nota
Caso o parâmetro I) esteja com o valor igual a "Não", serão realizados lançamentos separados. Ex.: CARTÃO VISA 200,00 Caso o parâmetro I) esteja com o valor igual a "Sim", serão realizados lançamentos agrupados. Ex.: CARTÃO VISA 920,00 *** ATENÇÃO *** Só funcionará corretamente se estiver configurado os tipos de cartões. Para configurar acesse: Aplicativo Integrado / Tabelas / Tipo de Operação com Cartão (Usuário deverá ter nível de acesso). Campo Nome: Deverá ser inserido o nome EXATAMENTE como é retornado no TEF, para verificar o nome correto que o TEF retorna, terá que acessar o relatório de inconsistências em (Controle Bancário / Detalhar Lançamento / Cartões / Botão Incons. Import. (F12) / Coluna "Descrição do Cartão". Campo Banco: Deverá ser preenchido com o código do banco que o cartão irá ser creditado. Campo Conta: Deverá ser preenchido com o código da conta que o cartão irá ser creditado. Campo Doc. Padrão: Documento que será inserido no momento do lançamento do cartão. Desconto: Taxa administrativa cobrada pela operadora. Dias Acrésc. Deverá ser preenchido com a quantidade de dias que o cartão levará para ser creditado. Período de Fechamento (Quinzenal): Os lançamentos dos cartão serão creditados a cada 15 (Quinze) dias. Dia de Fechamento: Os lançamentos serão creditados toda a semana no dia que for selecionado. Obs.: Poderá ser configurado somente Período de Fechamento OU Dia de Fechamento. Parâmetros Envolvidos I-) 4.18.650 - AGRUPA LANCTOS. NA INTEGRAÇÃO BANCOS = (Sim; Não) |
Autorizado na Impressão da Comanda e Produção - NT 0011-2017Resumo da Nota
Para isso, ao selecionar o cliente na consulta de cliente, se der um duplo clique sobre o código do cliente, nome do cliente, telefone, taxa de entrega ou clicar no botão [F5] Sel. Cliente, o sistema irá criar a Comanda sem o relacionamento com um autorizado. Se der um duplo clique sobre o nome do autorizado, telefone do autorizado, parentesco ou clicar no botão [F6] Sel. Autorizado, a comanda será criada relacionando com o autorizado que foi selecionado. Para facilitar o lançamento e entendimento por parte do usuário, o nome e telefone do autorizado serão visualizados na tela de lançamento de Comanda (Touch ou Tradicional), desde que tenha sido selecionado na consulta. Na impressão da Produção e Comanda, havendo relação com Autorizado, serão impressos o nome e telefone do autorizado.
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Baixa de Produção - NT 0013-2016Resumo da Nota
- Caso o referido parâmetro possua o valor 'Sim', ao abrir uma Produção, o sistema reserva automaticamente as matérias-primas referenciadas ao Produto para a Produção. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa no estoque dessas matérias-primas. Ao estornar a produção, o sistema irá estornar a baixa dessas matérias-primas, deixando elas novamente reservadas e relacionadas ao produto que está sendo produzido; - Caso o referido parâmetro possua o valor 'Não', ao abrir uma Produção, o sistema não faz a reserva da matéria-prima. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa do estoque dessas matérias-primas diretamente. Ao estornar a produção, o sistema vai excluir as matérias-primas relacionadas ao produto que está sendo produzido. |
Baixa Rápida de Contas a Receber pela Licença Light ou Full - NT 0052-2017Resumo da Nota
I.) Licença Full; I.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes; I.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras"; I.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7; I.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já carregada com os dados do cliente escolhido na tela anterior; I.VI) Selecione os dados que se deseja baixar, dando dois clique sobre o registro desejado ou selecione o registro e tecle F2 na tabela que aparece na tela; I.VII) Clique sobre o botão "Baixar (F5)" ou tecle F5; I.VIII) Na tela de "Baixa", informe o valor a pagar no campo "Valor a Pagar", informe a data da baixa no campo "Data da Baixa", informar os juros caso tenha; I.IX) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5; I.X) Após a baixa o sistema o levará para a tela de impressão do recibo; II.) Licença Light II.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes; II.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras"; II.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7; II.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já na Guia de Baixa com o valor total da conta informado no campo "Valor a Pagar"; II.V) Caso deseje alterar o valor informado ou efetuar parte do pagamento, poderá ser feito alterando o valor informado no campo "Valor a Pagar" para o valor desejado. II.VI) Informe a "Data da Baixa", os juros caso tenha; II.VII) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5; II.VIII) Na Licença Light o recibo não será impresso.
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Barra de atalho no Integrado com a versão do FACILITE Light - NT 0228-2018Resumo da NotaA partir dessa nota técnica, na versão light do sistema, no aplicativo FACILITE - Comércio, foi incluída a barra de atalho rápida. Essa barra estava disponível apenas na versão full do sistema. DescriçãoEm versões anteriores, com o sistema liberado para utilizar a versão light, no aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado.exe) não era possível utilizar a barra de atalhos, onde a mesma ficava disponível apenas a versão full.
- Clientes - Produtos - Cons. Produto - Fornecedor - NF-e - Abrir NF-e - Abrir NFC-e - Parâmetros - Sair
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos. |
Bloquear venda de clientes sem placa no posto - NT 0100-2016Resumo da Nota
I-) No INTEGRADO - Cadastros - Clientes - Clientes, selecione o cliente que deseja habilitar essa opção de bloqueio de placa que fica na aba "Posto" e o campo "Habilita Restrição Placa". - Na aba "Parâmetros" deste mesmo módulo marque a opção "Dados do cliente no Cupom Fiscal" para que as informações adicionais do cliente sejam impressas no cupom fiscal / SAT - CFe. II-) No aplicativo BalcaoP, caso o usuário selecionar um cliente que possui a restrição de placa habilitada, ao iniciar a venda e não tenha sido preenchido o campo "Placa" o sistema irá dar mensagem ao usuário informando que a operação será bloqueada, caso o mesmo não possua nível de usuário o sistema irá abrir a tela para selecionar um usuário com permissão de venda sem placa. Se informado este usuário o sistema irá permitir a venda sem a placa.
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Bloqueia venda de produto sem estoque livre na Comanda Touch - NT 0177-2017Resumo da Nota |
Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017Resumo da Nota
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Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017Resumo da Nota
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Bloqueio de desconto para produtos que estejam configurados para bloquear desconto na venda - NT 0031-2016Resumo da Nota
No "Integrado - Cadastros - Cadastro de Produto Acabado", buscando um produto e acessando a aba "Estoque e Preços" existe um parâmetro chamado "Bloqueia Desconto na Venda", é através dele que o sistema irá validar o produto para permitir ou não a alteração do valor unitário. Segue um exemplo: Pedido número 000001, e insere o produto 0000001 que está bloqueado para desconto na venda. Ao selecionar o item e no campo "Vlr. Unitário", de algum dos aplicativos, e o usuário tentar alterar este valor, o sistema irá bloquear e só será permitido continuar a alteração se o usuário informar um Usuário e Senha válidos, caso informe o sistema irá gravar o valor digitado pelo usuário, caso não informe o sitema irá manter o preço de acordo com os parâmetros (Promoção, Tabela Preços, Atacado / Varejo .....). Também os pedidos o sistema irá calcular a base de cálculo de desconto somente dos produtos que não estiverem com este parâmetro habilitado. A seguir segue um exemplo de como será efetuado o cálculo do desconto para pedidos que possuam itens bloqueados para desconto: Pedido número 000002, com os seguintes produtos Total do pedido R$ 180,00 Então neste pedido o máximo de desconto em valor será de R$100,00. Este processo vale para todos os aplicativos listados nesta NT.
Nível de usuário localizado no Integrado - Manutenção de Usuários - Operações: |
Bloqueio de emissão de NFe por limite de valor no mês - NT 0048-2015Resumo da Nota Descrição I - No INTEGRADO - Cadastros - Empresas na aba Impostos, no campo "Vlr. Limite NF no Mês", o usuário poderá informar por empresa qual o valor limite para o mês, caso o valor esteja 0 o sistema irá desconsiderar está validação. II - No INTEGRADO - Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas - CFOP, o sistema trabalha em conjunto com a CFOP para limitar o valor de NFe emitida no mês, para isso no cadastros da CFOP deverá ser configurado o campo "Controla Valor limite Mês" para cada CFOP que gere valor, pois podem existir casos de NFe de devolução, brindes, bonûs entre outros que não entram neste valor, para isso elas devem continuar com a opção desmarcada. III - Nos módulos de Geração de NF e Pedido de Vendas, será feita a validação dos valores de NFe emitidas, o sistema irá considerar para o cálculo somente as NFe enviadas com o status I, e NFe que estiverem em digitação, que neste caso podem ocorrer de mais de um usuário estar gerando NFe, com isso deve ser validado as NFe em digitação, se o valor da soma das NFe emitidas mais o valor de NFe em digitação ultrapassar o valor configurado, o sistema irá bloquear e não irá mais permitir emitir NFe no mês. O usuário poderá aumentar o limite no cadastro caso seja necessário.
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Bloqueio de Emissão de SAT após 10 dias sem Comunicação com o SEFAZ-SPSetor...........: Departamento de Suporte OCORRÊNCIA
Para validar a data da última comunicação ou transmissão do CF-e-SAT com o SEFAZ existem duas opções; SOLUÇÃO Figura 05 Realizada a configuração do IPFIXO é necessário também validar se as seguintes portas TCP 443 e UDP 123 estão com o status de aberta. Para confirmar esse status é necessário acessar o seguinte link: Após finalizar a configuração de rede do aparelho SAT e validar se as portas estão com status de aberta, é necessário verificar se no aplicativo Balcão - F8 - Gerenciar CF-e-SAT, ou pelo software básico do SAT através da opção Consultar SAT, os campos 'Data e hora da última transmissão de CF-e-SAT para SEFAZ' e 'Última comunicação com o SEFAZ' estão com as informações atualizadas. Somente se estiver com os dados atualizados é que o processo foi executado com êxito. Se mesmo depois de realizados os procedimentos apresentados acima, o aparelho SAT não enviar os arquivos para o SEFAZ, pode-se tentar uma atualização do software básico do aparelho SAT, mas se ainda assim persistir o problema será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT.
Atenção! O equipamento CF-e-SAT não faz o envio dos arquivos XML para a Secretária da Fazendo a 10 ou mais dias. Não será possível efetuar novas vendas até a regularização e envio dos arquivos. Entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações! Apesar da mensagem, apenas feche o sistema e abra novamente, pois no momento que ocorrer essa mensagem o sistema vai forçar uma comunicação com o SAT e verificar que não há cupom pendente e vai liberar para venda. Mas se a mensagem permanecer ao abrir o Balcão, realize uma consulta do SAT pelo software básico do aparelho. Caso a mensagem ainda persista e já tenha realizado o processo descrito no documento, será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT. |