Sunday, 3 July 2022, 2:42 PM
Site: Treinamento TDP
Course: Treinamento TDP (Treinamento TDP)
Glossary: Nota Técnica
A

A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual - OT 006/17

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 02/05/2017
Número da OT....: 000006
Documentação...: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Rejeição ao transmitir a NF-e "A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual".

CAUSA
Quando for emitida uma NF-e, onde o destinatário esteja identificado como 'Contribuinte Isento' de Inscrição Estadual, em Estados que não permitem essa identificação da Inscrição Estadual em Operações Internas/Estaduais ou Operações Interestaduais, será retornado a rejeição "A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual".
Os Estados que não permitem que os destinatários tenham indicação como Contribuinte Isento são: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, RN, SE e SP.

Exceções a regras:
1-) A regra de validação não se aplica quando houver destaque do ICMS-ST em pelo menos um item na NF-e;

2-) A regra de validação não se aplica quando houver informação do ICMS-ST retido anteriormente em pelo menos um item da NF-e;

3-) A regra de validação não se aplica nas operações isentas (CST = 040-Isenta ou CSOSN = 0103-Isento), imunes ou não tributadas (CST = 041-Não tributada, ou CSOSN = 0300-Imune, ou CSOSN = 0400-Não Tributada pelo Simples Nacional).

SOLUÇÃO
1-) Deve-se informar a identificação da Inscrição Estadual do destinatário como "Contribuinte de ICMS" ou "Não Contribuinte". Se o Destinatário da NF-e for Contribuinte de ICMS, deve-se informar a Inscrição Estadual obrigatoriamente. Verifique em qual dessas identificações o destinatário da NF-e é mais bem representado e altere a indicação da Inscrição Estadual do Destinatário.

2-) No sistema, o campo que determina se o cliente é Contribuinte de ICMS, Contribuinte Isento ou Não Contribuinte se encontra no Cadastro de Clientes -> Paleta Parâmetros -> Campo Ind. IE. Dest.(Indicador de Inscrição Estadual do Destinatário) como mostra a Figura 01.

 
Figura 01

Abertura de Comanda sem Produtos - NT 0006-2016

Resumo da Nota
Customização do Aplicativo Comanda para permitir abrir uma nova Comanda sem informar produtos.


Descrição
Foi implementada nova funcionalidade no Aplicativo Comanda para que seja possível abrir uma nova Comanda sem a necessidade de incluir um Produto no momento da abertura. Para isso, estando no campo PRODUTO, basta teclar ENTER. Feito isso, será solicitado automaticamente a gravação da COMANDA, sem a necessidade de se informar o Produto.

Através da tela de Gerenciamento de Comandas, quando for necessário, é possível alterar a COMANDA para a inclusão de Produtos conforme a necessidade do usuário.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


Abertura de Gaveta pela Comanda - NT 0011-2017

Resumo da Nota
Nessa O.S. foi desenvolvido a possíbilidade de abertura de gaveta pelo aplicativo comanda.


Descrição
Para configurar a abertura de gaveta pela comanda, basta seguir os passos abaixo:

I-) Abra o aplicativo ConfigECF.exe

II-) Acesse a palheta Comanda.

III-) Marque a opção Abre Gaveta.

IV-) Grave a configuração.

A operação de abertura de gaveta só será liberada através do nível de acesso: 4.27.01.032 - Permite abrir gaveta na Comanda, passar esse nível de acesso para os usuários que terão acesso a essa operação.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


Abertura do Contas a Receber somente com os caixas abertos - NT 0028-2016

Resumo da Nota
Ao abrir a tela de Contas a Receber será listado somente os caixas que estiverem abertos no dia.


Descrição
I - Ao clicar para abrir a tela de Contas a Receber, caso exista somente 1 (um) caixa aberto no dia, automaticamente o sistema irá assumir este caixa para efetuar os lançamentos do contas a receber, pode ocorrer também no dia existir mais de 1(um) caixa aberto, desta forma ao abrir a tela de Contas a Receber será listado todos os caixa abertos no dia para que o usuário possa escolher qual o caixa ele irá utilizar para efetuar os lançamentos.


Parâmetros Envolvidos
O parâmetro envolvido no processo fica localizado no INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais:

I - 4.18.505 - SOLICITA ABERTURA DE CAIXA NO RETAGUARDA - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que o processo funcione no sistema.

II - 4.18.032 - FECHAMENTO DE CAIXA DEFINITIVO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo sistema INTEGRADO através da tela Monitoramento de Vendas (M. Vendas).

III - 4.18.593 - TIPO DO MÓDULO DE CAIXA - Padrão. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo sistema INTEGRADO através da tela Monitoramento de Vendas (M. Vendas).

IV - 4.18.481 - FECHAMENTO DE CAIXA OBRIGATÓRIO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que possa ser fechado o caixa pelo aplicativo Balcão Posto.


Acentuação na impressão do Pedido pelo Orçamento - NT 0014-2015

Resumo da Nota
Customização da Impressão concomitante do Pedido pelo módulo Orçamento para retirar a acentuação nos Dados da Empresa


Descrição
Foi customizada o cabeçalho do pedido concomitante impresso pelo módulo Orçamento para retirar a acentuação do Endereço, Bairro e Cidade da Empresa que estiver logada no sistema. Há casos de algumas impressoras não aceitarem a acentuação e, com isso, os dados da empresa eram impressos com caracteres especiais. Foi corrigida essa questão.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos


Acesso negado ao imprimir no Facilite Sistemas Comerciais pela rede no Windowns 7 - OT 013/17


Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 30/06/2017
Número da OT....: 000013
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Partindo do princípio que a impressora esta instalada corretamente no computador e esteja imprimindo página teste do Windows e que o caminho de impressão esteja configurado corretamente no aplicativo CONFIGECF, ao mandar impressão no Facilite Sistemas Comerciais pela rede apresenta mensagem de "...access denied..." ou "...caminho inválido..." ou simplesmente não imprime.

CAUSA
O Windows esta bloqueando a impressão enviada pelo sistema.

SOLUÇÃO
1-) Vá até a opção 'Meu computador' e abra a pasta 'Spool' que se encontra como padrão no seguinte caminho: C:/Windows/System32/Spool (Figura 01).
2-) Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta 'Printers' e selecione a opção 'Propriedades' (Figura 01).

 
Figura 01


3-) Vá até a aba 'Segurança' e clique em 'Editar' (Figura 02);

 
Figura 02

 

5-) Clique em ‘Adicionar’ (Figura 03);

 
Figura 03

 

6-) Clique em ‘Avançado’ (Figura 04);

 
Figura 04

 

7-) Clique em ‘Localizar Agora’ e selecione o Usuário ‘Todos’. Depois clique em ‘Ok’ até voltar à tela de ‘Permissões para Printers’ (Figura 05);

 

Figura 05

 

8-) Na tela de ‘Permissões para Printers’ marque todas as opções (Controle Total, Modificar, Ler & executar, Listar conteúdo da pasta, Leitura, Gravar) (Figura 06).

 
Figura 06

 

9-) Depois de realizar os processos acima vá até o ‘Painel de Controle - Ferramentas Administrativas - Gerenciamento de Impressão’  (Figura 07);

 
Figura 07


10-) Na opção ‘Servidores de Impressão’ clique em expandir. Depois clique com botão direito do mouse sobre o nome do computador e selecione a opção ’Propriedades’ (Figura 08). Na sequência, acesse a aba ‘Segurança’ e realize o mesmo procedimento dos passos 3 a 8.

 
Figura 08

 

OBSERVAÇÃO: A opção Gerenciamento de Impressão citada no passo 9 e 10, pode não estar disponível em todas as versões do Windows. Então se no micro que estiver realizando o procedimento citado nesse documento, não existir essa opção, realize apenas os passos 3 a 8 que irá solucionar a impressão pela rede.

Adaptação no Vendas Balcão e Orçamento utilizando Mini-Teclado - NT 0080-2017

Resumo da Nota
Foram efetuadas adaptações nos módulos de Vendas Balcão e Orçamento, nas vendas efetuadas utilizando o mini-teclado (teclado de PDV);


Descrição
As adaptações efetuadas foram:

I.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Vendas Balcão, é necessário que o parâmetro I esteja devidamente configurado;

II.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Orçamento, é necessário que o parâmetro II esteja devidamente configurado;

III.) Nas telas que solicitam usuários e senhas durante uma venda, por algum motivo de liberação especiais para tais operações, os usuários poderão ser selecionados através das teclas "Seta para esquerda" e "Seta para a direita" do mini-teclado;


Parâmetros Envolvidos
I.) Módulo "CONFIGECF", aba Balcão, aba PDV, Mini-Teclado deverá estar marcado;

II.) Módulo "CONFIGECF", aba Orçamento, aba PDV, Mini-Teclado deverá estar marcado;

 

Adequação na verificação de impressoras na Comanda - NT 0168-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão foi melhorada a forma de verificação de impressoras no aplicativo [1598] FACILITE - Verifica Impressoras Fast Report. Esse aplicativo é utilizado quando o aplicativo FACILITE - Comanda está parâmetrizado com gerenciador de relatórios FastReport.


Descrição

Para fazer uso da correção documentada nessa nota técnica, é necessário que o parâmetro "4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA" esteja configurado como "FASTREPORT".


Com toda configuração feita acima, através do aplicativo FACILITE - Comanda (Comanda.exe), após a abertura do módulo [1125] FACILITE - Gerenciador de Comandas, o sistema abre o aplicativo "VerificaImpressoraFast.exe" automaticamente.


Esse aplicativo é responsável pela verificação das impressoras configuradas para impressão da produção, onde o mesmo se comunica com a comanda informando o status de cada impressora. Ocasionalmente após algumas operações, o aplicativo retornava a mensagem "Atenção! O seguinte erro ocorreu ao tentar gravar Log: Cannot create file "...\VerificaImpressoraFast.txt". O arquivo está sendo usado por outro processo.", essa mensagem ficava aguardando a interação onde era necessário a intervenção do usuário.


A partir dessa versão foi incluído o campo de Log de Erros dentro do mesmo, onde caso o arquivo esteja sendo utilizado por alguma razão, o erro será registrado nesse campo sem intervenção do usuário, o sistema automaticamente irá tentar a verificação novamente.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.


- "4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA" permite os status "ESCPOS" e "FASTREPORT", o mesmo deve estar com o seu valor igual a "FASTREPORT".

 

Adicionado Filtro ao Relatório de Pedido Resumido - NT 0141-2018

Resumo da Nota

Foi adicionado novo filtro de representante Interno, ao relatório Pedido Resumido em Fast Report.


Descrição

No relatório de Pedido Resumido que está localizado no INTEGRADO no menu "Relatórios Fast / Operações / Pedido de Vendas / Pedido Resumido", foi adicionado um novo filtro de representante interno, este campo é preenchido pelo módulo de Pedido de Vendas / Representante Interno sendo necessário configurar o parâmetro 4.18.044 - CAPTURA REPRESENTANTE INTERNO - "Sim", com suas opções sendo definidas com base na tabela de representantes, sendo um filtro não obrigatório, não é necessário preencher para que seja impresso o relatório, porém, ao ser preenchido com qualquer opção disponível ele apresentará apenas informações relativas aquele filtro.


O nome do arquivo de relatório é "PEDIDORESUMIDO.fr3", localizado em "<PASTA DE INSTALAÇÃO>\Integrado\RELATORIOS\".


Obs.: Caso seja feita uma atualização no cliente, será necessário reconfigurar o relatório, entrando em "Utilitários / Gerenciamento de Relatórios" procurar o relatório citado em "Operações / Pedido de Vendas / Pedido Resumido" , com o relatório selecionado clique em "Editar", depois em gravar, e será aberta a tela de configuração, vá até o ultimo filtro, e coloque em "Nome do Parâmetro para o Usuário" o texto "Código do Representante Interno" e em "Tipo de Parâmetro" coloque "Campo Relacional (Consulta)" e em "Obrigatório?" coloque "Não", clique em Próximo, então terá uma tela onde se deve configurar a tabela que vai conter as informações dos representantes, no caso é REPRESE, para configurar procure o filtro Representante Interno, no campo "Tabela Relacionada" coloque "REPRESE", clique em próximo e será levado até a configuração de campos, nessa tela você irá escolher qual campo o filtro se relaciona, no caso vai ser "REP_CODIGO", então localize o filtro, e em "Campo relacionado" coloque "REP_CODIGO", no lado direito tem alguns campos relacionados à consulta da tabela representantes, só é necessário preencher "REP_CODIGO" com a descrição "COD_REPRESENTANTE", e também "REP_NOME" com a descrição "NOME", porém caso queira preencher mais algum, é liberado, clique em próximo e prossiga até o final da configuração, e estará configurado o relatório com o novo filtro.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:


4.18.044 - CAPTURA REPRESENTANTE INTERNO - "Sim"

Este parâmetro irá habilitar a captura do representante interno no Pedido de Vendas.

 

Agregação de Produto na Comanda (Touch e Convencional) - NT 0027-2017

Resumo da Nota
Foram desenvolvidas nessa OS. as funcionalidades para que seja possível agregar produtos na comanda, essas agregações consistem em adicionar vários itens em um só. Exemplo, numa pizarria pudesse realizar um pedido de uma pizza, mas com 2 sabores ou mais.


Descrição
Configurações necessárias para realizar o procedimento:

1) No aplicativo "Integrado" em "Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas - aba Grupo" selecionar ou cadastrar um novo grupo e marcar a opção "Permite vender Produtos Fracionados na Comanda Touch/Mobile".

*** COMANDA CONVENCIONAL ***

2) Para habilitar a agregação na comanda convencional, na tela "[1113] FACILITE - Gerenciador de Comanda", no campo "Produto" digitar o valor "0 (Zero)" e teclar [ENTER].

3) Abrirá a tela "[1503] FACILITE - Agrega produtos para venda modo touch", nessa tela poderá ser inserido até 4 itens para agregação, junto com esses itens poderá também ser inserido complementos, que podem ser cadastrados em: "Cadastros - Tabelas - Comanda - Complemento do Ítem da Comanda", deverá ser colocado a Descrição, o Valor do Complemento e o Grupo que ele pertencerá, caso o parâmetro VIII esteja com o valor igual a "SIM".

4) Após incluir os devidos itens e seus complementos, clicar no botão "[F4] Aplicar".

*** COMANDA TOUCH ***

5) Para hablitar a agregação na comanda Touch existe duas formas:

5.1) Na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", no campo "Código" digitar o valor "0 (Zero)" e teclar [ENTER]. Seguir os mesmos passos 4 e 5 dessa nota técnica.

5.2) Na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", clicar no produto "AGREGAR". Seguir os mesmos passos 4 e 5 dessa nota técnica.

6) Para exemplificar os parâmetros I a III da seção "Parâmetros envolvidos no processo", e testar todas as variações que podem haver entre eles temos uma planilha disponível no endereço: www.tdp.com.br/Download/Utilitarios/Calcular_Valor_Pizzas.rar

7) Na tela "[1127] FACILITE - Consulta Itens Comanda" existem os botões: "Aplicar" e "Aplicar em Todos":

7.1) Botão Aplicar: Caso clique nesse botão o complemento será inserido somente no item selecionado.

Obs.: Para esse exemplos, partiremos do princípio que temos 4 itens na agregação.

Ex. Caso insira um complemento de R$ 4,00 e aplique somente no item, será adicionado R$ 4,00 no item escolhido.

7.2) Botão Aplicar em Todos: Caso clique nesse botão o complemento será adicionado em todos os itens que estão na agregação, dividindo o valor proporcionalmente.

Obs.: Para esse exemplos, partiremos do princípio que temos 4 itens na agregação.

Ex. Caso insira um complemento de R$ 4,00 e aplique em todos os itens, será adicionado R$ 1,00 em cada item.


Parâmetros Envolvidos
No Integrado em: "Cadastros - Tabelas - Comanda - Tipos de Comanda", selecionar ou cadastrar um novo tipo e na aba "Integração Touch" e selecionar os seguintes parâmetros no grupo "Parâmetros para Agregação de Produtos (1/2 Pizza)":

I-) VENDE PELO MAIOR VALOR:

Ii-) Caso essa opção esteja marcada, no momento do cálculo da agregação será utilizado o MAIOR valor dos respectivos itens agregados.

(Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00;
PRODUTO 02 - Valor R$ 25,00;
PRODUTO 03 - Valor R$ 32,00;
PRODUTO 04 - Valor R$ 12,00;
Nesse caso seria utilizado o valor de R$ 32,00 para os cálculos).

Iii-) Caso essa opção esteja desmarcada, no momento do cálculo da agregação será utilizado a MÉDIA de valor dos
respectivos itens agregados.

(Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00;
PRODUTO 02 - Valor R$ 25,00;
PRODUTO 03 - Valor R$ 32,00;
PRODUTO 04 - Valor R$ 12,00;
Nesse caso seria utilizado o valor de R$ 24,75 para os cálculos).

II-) INCLUIR VALOR TOTAL DO COMPLEMENTO NO LANÇAMENTO INDIVIDUAL:

IIi-) Caso essa opção esteja marcada, quando houver complemento nos itens agregados será somado o valor de todos os complementos e adicionado ao valor total que será calculado de acordo com o parâmetro I dessa seção.

(Ex.: ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 5,00;
ACRÉSCIMO 02 - Valor R$ 2,50;
Nesse caso seria utilizado o valor de R$ 7,50 + o valor do produto para os cálculos).

IIii-) Caso essa opção esteja desmarcada, quando houver complemento nos itens agregados será somado a proporção dos valores de todos os complementos divido pelo total de itens agregados e adicionado ao valor total que será calculado de acordo com o parâmetro I dessa seção.

(Partindo do principio que temos 4 itens agregados.

Ex.: ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 1,25 (Valor total do acréscimo R$ 5,00 divido por 4 itens = R$ 1,25);
ACRÉSCIMO 02 - Valor R$ 0,63 (Valor total do acréscimo R$ 2,50 divido por 4 itens = R$ 0,63);
Nesse caso seria utilizado o valor de R$ 1,88 + o valor do produto para os cálculos).

III-) CALCULAR VALOR DOS COMPLEMENTOS APÓS CÁLCULO DO VALOR FINAL DA COMANDA:

IIIi-) Caso essa opção esteja marcada, os calculos do parâmetro II dessa seção serão calculados somente quando o valor final da comanda estiver definido.

Obs.: Para os exemplos do parâmetro III, partiremos do princípio que o parâmetro I esteja marcado (portanto estamos pegando o MAIOR valor dos itens).

(Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00;
PRODUTO 02 - Valor R$ 25,00;
PRODUTO 03 - Valor R$ 32,00;
PRODUTO 04 - Valor R$ 12,00;
VALOR UTILIZADO: R$ 32,00;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 5,00;
ACRÉSCIMO 02 - Valor R$ 2,50;
TOTAL DOS ACRÉSCIMOS: R$ 7,50;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
VALOR TOTAL DA AGREGAÇÃO: R$ 39,50.

IIIii-) Caso essa opção esteja desmarcada, os calculos do parâmetro II dessa seção serão calculados junto com o calculo do valor final da comanda .

Obs.: Para os exemplos do parâmetro III, partiremos do princípio que o parâmetro I esteja marcado (portanto estamos pegando o MAIOR valor dos itens).

(Ex.: PRODUTO 01 - Valor R$ 30,00 + ACRÉSCIMO 01 - Valor R$ 5,00 = R$ 35,00;
PRODUTO 02 - Valor R$ 25,00;
PRODUTO 03 - Valor R$ 32,00 + ACRÉSCIMO 02 - Valor R$ 2,50 = R$ 34,50;
PRODUTO 04 - Valor R$ 12,00;
VALOR UTILIZADO: R$ 35,00;
VALOR TOTAL DA AGREGAÇÃO: R$ 35,00;

No Integrado em: "Utilitários - Parâmetros do Sistema - aba Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

IV-) 4.18.114 - ARREDONDA VALOR TOTAL NA ECF/SAT/NFC-E/NF-E = (Sim; Sim, ABNT; Não)

Caso esse parâmetro esteja igual a "Sim, ABNT", todos os arredondamentos serão feitos com base nas regras da ABNT.

V-) 4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN = (Sim; Não)

VI-) 4.18.640 - UTILIZA TELA DE AGREGAÇÃO DE PRODUTOS TOUCH NA COMANDA NORMAL = (Sim; Não)

Caso o parâmetro V esteja com o valor igual a Não e o usuário desejar utilizar os parâmetros I, II, III esse parâmetro deverá esta igual a SIM.

VII-) 4.18.275 - CONSULTA QUALQUER PARTE DO NOME PRODUTO = (Sim; Não), na tela "[1127] FACILITE - Consulta Itens Comanda".

VIII-) 4.18.614 - RELACIONA GRUPO DE PRODUTO AO COMPLEMENTO DO ITEM NA COMANDA = (Sim; Não)


Agrupamento de ítens com mesmo código na Comanda - NT 0119-2017


Resumo da Nota

Com o sistema devidamente configurado, os itens com mesmo código serão agrupados aumentando apenas a quantidade vendida do itens lançado.


Descrição
I) Configurações

Os parâmetros envolvidos no processo precisam estar devidamente habilitados, como mostra o grupo abaixo.

II) Processo.
Através do aplicativo Comanda, no menu Monitoramento é possível incluir ou alterar comandas. Ambas funcionalidades irão acessar o módulo de Comanda Touch. Os ítens podem ser adicionados clicando no botão de Grupo de Produto ou incluido através do código de barras (Que pode ser inserido através do Leitor de Código de Barras ou Digitado).

A cada ítem inserido a quantidade lançada será somanda ao item já incluido, caso mesmo não tenha sido lançado a sua inclusão será feita normalmente. Havendo nova inclusão de um item já lançado, a quantidade será recalculada juntamente com o valor total.

Para diminuir a quantidade vendida de um item basta informar no campo de código de barras a quantidade que deseja remover.

Ex:
-2 * Código de Barras do produto.

Com o sistema configurado para agrupar a sequência de impressão sempre será 1, onde a mesma não mudará independente de quantas alterações sejam feitas em uma comanda.

III) Exceções

a) Ítens que contém Refência de Produtos não serão agrupados, pois cada ítem tem sua composição.

IV) Restrições.
Essa nova funcionalidade não foi homologada para os módulos:

a) FaciliteC - O Sistema irá bloquear o uso do aplicativo Comanda Mobile, que é o responsável pela comunicação entre o app e o Sistema.

b) Teclado WillTech - O Sistema irá bloquear o uso do Mini Teclado, que é o responsável pela comunicação entre os teclados e o Sistema.

c) No Integrado, no menu Cadastro, Tabelas, Comanda, Tipos de Comanda, aba Integração Touch é possível configurar um Tipo de Comanda para Solicitar Atendente na alteração da Comanda. Essa funcionalidade não foi homologada e também será bloqueada caso esteja ativada.

d) Ítens configurados como Kit de Produtos não poderam ser vendidos com o sistema configurado para agrupar.


Parâmetros Envolvidos
a) No Integrado, no menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais:

- "4.18.589 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN", precisa estar com seu Status igual a "Sim".

- "4.18.654 - AGRUPA ITENS COM MESMO CÓDIGO NO LANÇAMENTO DA COMANDA", precisa estar com seu valor igual a "Sim".

b) No Integrado, no menu Utilitários, Manutenção de Usuários, aba Níveis Usuário, selecione o usuário desejado. Após isso marque o Tipo de Nível de Usuário: Operações.

- Pesquise e Ative o nível com a seguinte descrição: "Permite alterar item da comanda." (Código: 4.27.01.043);

 


Ajuste na transmissão de NFC-e pelo aplicativo Integrado - NT 0115-2018

Resumo da Nota

Ao realizar o transmissão de uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) pendente pelo aplicativo Integrado, conforme a validação da SEFAZ, existe uma tolerância de 5 minutos entre a data de criação da nota fiscal e seu envio. Porém o sistema não estava atualizando a data de envio da NFC-e, com isso a SEFAZ estava emitindo a seguinte mensagem: "NFC-e com Data-Hora de emissao atrasada Tolerancia de ate 5 minutos". Foi realizado um ajuste para este caso.


Descrição

O parâmetro 4.18.519 - EMITE NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA deve estar configurado como "Sim" para que seja possível emitir NFC-e. Se, por algum motivo, a NFC-e tenha sido gerada pelo sistema, porém, não tenha sido transmitida no mesmo momento, é possível realizar o envio posteriormente, através do aplicativo Integrado, menu Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais.


Para que a tela "[1501] FACILITE - Gerenciamento de Notas Fiscais" seja aberta, é necessário que o parâmetro 4.18.624 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE NOTAS FISCAIS esteja configurado com valor "Sim". Nesta tela, serão listadas todas as NFC-e, conforme o filtro aplicado, para selecionar as pendentes basta marcar o campo "Filtrar não transmitidas" na aba de Filtro. Para transmitir uma NFC-e específica é necessário selecionar a mesma e clicar no botão "Transmitir" e "Selecionada", caso queira enviar todas as pendentes clique no botão "Transmitir" e "Todas". Caso a NFC-e estivesse pendente há mais de 5 minutos do horário da tentativa de transmissão, o sistema efetuava a tentativa de emissão, porém a SEFAZ retornava a seguinte mensagem: "NFC-e com Data-Hora de emissao atrasada Tolerancia de ate 5 minutos".


A partir desta versão todo o processo foi analisado e realizado um ajuste para que, em caso como estes, seja atualizada a data e hora da NFC-e no momento da transmissão, para que possa ser transmitida, sem exibir a mensagem descrita acima.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros:

4.18.519 - EMITE NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA
Este parâmetro indica se o cliente irá trabalhar com emissão de NFC-e. Ele pode ter valores "Não" ou "Sim". Para que este ajuste possa ser aproveitado, é necessário que o parâmetro esteja configurado com valor "Sim".

4.18.624 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE NOTAS FISCAIS
Este parâmetro indica se a tela "[1501] FACILITE - Gerenciamento de Notas Fiscais" é aberta ao acessar o aplicativo Integrado, menu Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais. Ele pode ter valores "Não" ou "Sim". Para que este ajuste possa ser aproveitado, é necessário que o parâmetro esteja configurado com valor "Sim".

 

Ajustes no relatório de Extrato em Aberto do Cliente Fast Report - NT 0199-2018

Resumo da Nota

No relatório "Extrato em Aberto do Cliente" que é utilizado no módulo de Contas a Receber do Integrado, foram ajustados alguns casos onde as baixas parciais, notas fiscais outros ou cliente marcar, saiam com a coluna "A pagar" zerada.


Descrição

O sistema deve estar configurado com o parâmetro "4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE = FastReport" para que possa ser utilizado o relatório "FExtratoAbertoCliente.fr3" e consequentemente aproveitado os ajustes que foram feitos.


Através do módulo Integrado - Financeiro - Contas a Receber - aba Impressão, selecione o relatório "Extrato em Aberto do Cliente" e informe um cliente e o período desejado, após isso o sistema irá mostrar uma tela para que seja informado um percentual de desconto, o usuário pode informar ou não, caso seja informado um valor neste campo maior que zero, ao gerar o relatório na coluna "A pagar" o sistema irá calcular o desconto sobre o campo "Valor T.", este processo foi ajustado para que todas as formas de registros do Contas a Receber considerem corretamente o valor com o desconto.


No final do relatório é impresso o valor total a pagar já considerando o desconto informado, este valor deverá bater com o que estiver mostrando no Contas a Receber do cliente.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE = FastReport", existem vários modelos que podem ser configurado, porém o que foi ajustado é o "FastReport".

 

Alteração da Data do Pedido na Emissão do CF-e-SAT - NT 0072-2016

Resumo da Nota
Implementação de Parâmetro que permite definir a data do Pedido com base na Emissão do CF-e-SAT


Descrição
Foi criado novo Parâmetro (Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais) chamado '4.18.631 - ALTERA DATA PEDIDO NA GERAÇÃO DO CF-E-SAT' com objetivo de definir se a Data do Pedido será alterada de acordo com a data de Emissão do CF-e-SAT. Isso se tornou necessário pois em determinados locais, o Pedido é emitido em uma data anterior à emissão do CF-e-SAT.

Com isso, caso o parâmetro esteja com o valor 'Sim', ao emitir o CF-e-SAT, a data do pedido será atualizada para a data da emissão do referido documento. Se o parâmetro estiver com o valor 'Não', a data será mantida.

Por padrão, o parâmetro será criado com o valor 'Não'.


Parâmetros Envolvidos
Não há outros processos envolidos além do citado acima.

 

Alteração de Alíquotas e Tributos da NFe - NT 0007-2015

Resumo da Nota
Criação de processo que permite alterar as alíquotas e tributos dos produtos antes de transmitir a NFe.

Descrição
Foi criado novo processo pelo qual, após gravar os ítens de uma venda ou os ítens de uma determinada Nota Fiscal, será possível alterar todos os tributos de um ou todos os produtos dessa NFe, antes de transmitir para o SEFAZ. Essas alterações de tributos e alíquotas não serão replicadas no cadastro do produto, sendo que terão validade apenas para a NFe que está sendo transmitida. Isso pode ser aplicado a casos onde que é necessário alterar alguma alíquota ou tributo para um determinado produto que é vendido para outra UF, outra CFOP ou mesmo para situações especiais que fogem do cadastro padrão do produto. Como dito anteriormente, esse procedimento está disponível no Pedido de Vendas e no Módulo de Notas Fiscais, confome detalhado abaixo.

1) Procedimentos para utilização no Módulo de Pedido de Vendas (Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedido): Após informar os ítens no pedido e gerar Vencimento, entre na paleta Nota Fiscal, informe os dados dessa paleta conforme necessidade e clique em Gravar NF. Na sequência, será habilitado o botão Alterar Tributos. Caso deseje alterar os tributos de algum produto, clique nesse botão. Será aberta uma nova tela onde estarão disponíveis para alteração os seguintes dados: Situação Tributária, Classificação Fiscal (NCM), CFOP, % IPI, % ICMS, % Redução de Base de Cálculo do ICMS, % ICMS da Substituição Tributária, Modalidade de Determinação da Base de Cálculo do ICMS, Modalidade de Determinação da Base de Cálculo do ICMS-ST, CST do PIS, % PIS, Valor PIS, CST do COFINS, % COFINS, Valor COFINS, CST do IPI (Entrada e Saída). Ao entrar nessa referida tela, o sistema vai capturar automaticamente todos os impostos e tributos que estiverem relacionados ao produto ou que foram informados na inclusão do ítem. Você poderá alterar as informações que forem necessárias, lembrando sempre em clicar no botão Salvar para cada ítem alterado;

2) Procedimentos para utilização no Módulo de Manutenção de Notas Fiscais (Operações / Notas Fiscais / Manutenção de Notas Fiscais): Após gravar a Nota Fiscal e informar os ítens desejados nela, estando na paleta Notas Fiscais Geradas, clique no botão Alterar Tributos. Será aberta a mesma tela do ítem anterior, com as mesmas regras aplicadas acima. Altere o que for necessário, lembrando de salvar a cada ítem alterado;

Parâmetros Envolvidos
Em ambos os Módulos, o usuário necessita de nível de acesso para que possa entrar nesse novo módulo. O nível se encontra em Utilitários / Manutenção de Usuário / Paleta Operações. Procure o nível Manutenção de Notas Fiscais e conceda ao usuário a permissão dos seguintes níveis: 'Tributos da NFe' e 'Permite editar tributos da NFe'.


Alteração de filtro do relatório Pedido Resumido - NT 0172-2018

Resumo da Nota

Foi feita uma alteração no relatório Pedido Resumido, alterando o funcionamento do filtro de Pedidos Cancelados

Descrição

No relatório Pedido Resumido foi alterado o filtro de pedidos cancelados, seguindo a nova regra, com as seguintes opções:


"Sim", caso seja digitada essa opção será impresso APENAS pedidos cancelados.

"Não", caso seja digitada essa opção será impresso APENAS pedidos NÃO cancelados.

"Ambos", caso seja digitada essa opção será impresso todos os pedidos, inclusive os cancelados.

Caso o campo seja deixado em branco, será assumida a opção "Não" como padrão.


Obs.: Caso seja feita uma atualização no cliente, será necessário reconfigurar o relatório, entrando em "Utilitários / Gerenciamento de Relatórios" procurar o relatório citado em "Operações / Pedido de Vendas / Pedido Resumido" , com o relatório selecionado clique em "Editar", depois em gravar, e será aberta a tela de configuração, vá até filtro "Visualizar Pedido Cancelados (Sim/Não)", e coloque em "Nome do Parâmetro para o Usuário" o texto "Visualizar Pedido Cancelados (Sim/Não/Ambos)" e em "Tipo de Parâmetro" coloque "Texto" e em "Obrigatório?" coloque "Não", clique em Próximo, clique em próximo, clique em próximo novamente e prossiga até o final da configuração, e estará configurado o relatório com o novo filtro.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

 

Alteração de Fornecedor do produto por entrada de XML - NT 0027-2016


Resumo da Nota

Através da importação de XML de NFe de entrada agora é possível configurar o sistema para alterar o fornecedor do produto.


Descrição
Está O.S foi desenvolvida para que o parâmetro 4.18.040 funcione no processo de Importação de XML através do menu localizado no INTEGRADO - Operações - Geração de Dados Externos - Importação NF-e.

Através da importação de XML de entrada, o sistema caso configurado, irá alterar o Fornecedor relacionado ao produto para o Fornecedor que estiver no XML, neste momento é gerado um log de operação informando o Fornecedor antigo para o Fornecedor novo.

Este processo também funciona pela Entrada de Produtos digitado manualmente pelo sistema, atravé do menu localizado no INTEGRADO - Operações - Entrada de Produtos.


Parâmetros Envolvidos
O parâmetro envolvido no processo fica localizado no INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais:

I - 4.18.040 - ALTERA FORNECEDOR NA ENTRADA DO PRODUTO - Sim. Este parâmetro deve estar "Sim" para que o processo funcione no sistema.


Alteração de layout NF-e e NFC-e conforme nota técnica 2018.005 - NT 0065-2019

Resumo da Nota

Foi publicada a nota técnica 2018.005 da Nota Fiscal Eletrônica/Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e, nesta versão,
foram inseridas as seguintes mudanças: nova TAG vICMSSubstituto e novo grupo de técnico responsável. A
obrigatoriedade deste novo layout, em produção, será em 03/06/2019, conforme nota técnica 2018.005, versão 1.30
publicada em abril de 2019.

Descrição

A nota técnica 2018.005 possui alterações no layout da NF-e e NFC-e. Foram implementadas duas alterações nesta nova versão do módulo "[1138] FACILITE - Nota Fiscal Eletrônica":

1) Criação de novos campos para apuração do Complemento/Restituição do ICMS-ST no Grupo de Repasse do ICMS-ST

De utilização a critério da UF, para possibilitar a apuração do Complemento/Restituição do ICMS-ST de operações que exijam o preenchimento do Grupo de Repasse do ICMS-ST, foi adicionado o campo vICMSSubstituto neste grupo. Os grupos de repasse do ICMS-ST se aplicam quando CST = 60, para empresas com Regime Nacional e CSOSN = 500, para empresas Simples Nacional.

Para que o sistema gere esta TAG, é necessário que o destinatário da nota fiscal seja pessoa jurídica e contribuinte de ICMS (indFinal = 0) e que o parâmetro 4.18.700 - PREENCHER TAG PST E VICMSSUBSTITUTO esteja com valor "Sim". Como este campo ainda é facultativo, o mesmo está sendo gerado com valor 0,00. Caso tenha necessidade, o valor deverá ser informado no arquivo .txt gerado, da nota fiscal, na linha iniciada com N10g, último campo. Por exemplo: N10g|0|500|0|0,00|0.00|0,00|||||15,25| - o valor do ICMS substituto será de 15,25. Esta alteração no arquivo .txt deverá ser efetuada antes da criação do arquivo XML.

2) Novo grupo ZD - Informações do Responsável Técnico

Responsável técnico é a empresa desenvolvedora ou a empresa responsável tecnicamente pelo sistema (software) de emissão de NF-e/NFC-e utilizado pelo contribuinte emitente. Essa informação será utilizada pelas Administrações Tributárias, principalmente na identificação de uso indevido do ambiente de autorização, viabilizando eventual contato das SEFAZ com os responsáveis técnicos.

Seguem as TAGs e suas descrições:

infRespTec - Informações do Responsável Técnico pela emissão do DFe - Grupo para informações do responsável técnico pelo sistema de emissão do DF-e.

CNPJ - CNPJ da pessoa jurídica responsável pelo sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico - Informar o CNPJ da pessoa jurídica responsável pelo sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico.

xContato - Nome da pessoa a ser contatada - Informar o nome da pessoa a ser contatada na empresa desenvolvedora do sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico ou o responsável técnico.

email - E-mail da pessoa jurídica a ser contatada - Informar o e-mail da pessoa a ser contatada na empresa desenvolvedora do sistema ou o responsável técnico.

fone - Telefone da pessoa jurídica/física a ser contatada - Informar o telefone da pessoa a ser contatada na empresa desenvolvedora do sistema ou o responsável técnico. Preencher com o Código DDD + número do telefone.

-x- - Sequência XML - Grupo de informações do Código de Segurança do Responsável Técnico - CSTR

idCSRT - Identificador do CSRT - Identificador do CSRT utilizado para montar o hash do CSRT hashCSRT - Hash do CSRT - O hashCSRT é o resultado da função hash (SHA-1 | Base64) do CSRT fornecido pelo fisco mais a Chave de Acesso da NFe.

A obrigatoriedade de envio deste grupo é somente nas UF de AL, AM, MS, PE, PR, SC e TO, nas quais estas regras já estão em vigor em ambiente de teste desde a data da publicação da versão 1.30 da nota técnica e entrarão em vigor em ambiente de produção no dia 03 de junho de 2019.

Para informar estes campos no módulo "[1138] FACILITE - Nota Fiscal Eletrônica" foi criada a nova subguia "Configuração do Responsável Técnico", dentro da guia "Configurações (Certificado - Danfe - Ambiente)". Cada revenda deverá preencher os dados conforme descritos na tela. Este módulo é acessado pelo aplicativo Integrado, menu Operações / Notas Fiscais / Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

O campo "Habilitar preenchimento do responsável técnico" deve estar marcado para que o grupo de dados seja gerado no arquivo XML.

Para que estes dados possam ser alterados, é necessário que o usuário possua o nível de acesso "4.32.06.001 - Incluir/Alterar Responsável Técnico" liberado.

Além destas duas alterações de layout, foi realizado um ajuste na parte de fatura da NF-e. Antes, estava sendo apresentado o valor de 0,01 de desconto na fatura. A partir desta versão, este valor de desconto foi ajustado para sair o valor 0,00 no XML e DANFE.

Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.700 - PREENCHER TAG PST E VICMSSUBSTITUTO

Este parâmetro indica se, as TAGS pST e vICMSSubstituto serão apresentadas no XML da NF-e . Ele pode assumir os valores "Não" ou "Sim". Para que esta melhoria possa ser utilizada, é necessário que seu valor seja "Sim".

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários, o nível de acesso "4.32.06.001 - Incluir/Alterar Responsável Técnico" deverá ser liberado, caso o usuário possa incluir ou alterar os dados do responsável técnico.


Alteração de Relatório de Comandas Detalhadas - NT 0169-2018

Resumo da Nota

Foi feita uma alteração no relatório de Comandas Detalhadas no Período, adicionando novos campos de totalização.


Descrição

No relatório Comandas Detalhadas no Período foi adicionado dois novos campos de totalização do tipo de comanda:

Total Comandas, que é um contador de quantas comandas foram impressas no tipo de comanda impresso.

Total Comandas com Motoboy, é um contador de quantas comandas foram impressas que contém motoboy.


Também foi adicionado dois campos na totalização do relatório, sendo os totalizadores dos campos citados anteriormente, apenas somando todos os contadores dos tipos de comandas impressos.


Para utilizar o relatório é necessário apenas atualizar o arquivo "REL_COMANDASDETALHADASNOPERIODO.fr3" do relatório, localizado em "<PASTA DE INSTALAÇÃO>\Integrado\Relatorios".


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.
 

Alteração de Representante com Ítens no Pedido - NT 0033-2016

Resumo da Nota
Customização do Pedido de Vendas (Retaguarda) para bloquear a alteração do representante com ítens no Pedido.


Descrição
Foi implementada uma nova funcionalidade no Pedido de Vendas (Retaguarda) para bloquear a alteração do Representante do Cabeçalho do Pedido caso o mesmo já possua ítens lançados.


Parâmetros Envolvidos
Para o funcionamento desse processo, é necessário alterar o valor do parâmetro '4.18.589 - BLOQUEIA ALTERAÇÃO DE REPRESENTANTE COM ÍTENS NO PEDIDO' para 'Sim'.


Alteração de valores da Tabela de Preço pelo Cadastro de Produtos - NT 0023-2015

Resumo da Nota
Implementação de processo que permite alterar os valores da Tabela de Preço pelo Cadastro de Produtos


Descrição
Através do Cadastro de Produtos (Cadastro / Produtos / Acabado), paleta Estoque e Preço, botão Tabela de Preços, o sistema informa os preços diferencidos que um determinado produto possui nas respectivas Tabelas de Preços.

Nessa nova versão, foi implementada a possibilidade de alterar esse valor de venda ou margem diretamente por essa tela, sem necessidade de abrir cada Tabela de Preço para atualizar um único produto.

Obs.: Por esse processo não será atualizado outros produtos relacionados à Família de Produtos, caso haja relação.

 

Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros diretamente envolvidos nesse processo. É necessário apenas:

1. Criar a(s) Tabela(s) de Preços desejadas;

2. Conceder nível de acesso específico para essa função. Os níveis são: 'Alterar Margem(%)' e 'Alterar Vlr. Venda', ambos localizados em Utilitários / Manutenção de Usuários / Paleta Cadastros / Tabela de Preço;


Alteração de Valores do Produto pela Entrada de Nota por XML - NT 0049-2018

Resumo da Nota
Após o processo de importação do XML de Entrada com o sistema devidamente parametrizado será possível efetuar alterações no Saldo em estoque, Valores de Atacado e Varejo dos produtos importados do XML.


Descrição
Para fazer uso desta melhoria, a partir desta versão do sistema, será necessário seguir os passos abaixo.

Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Geração de Dados Externos, Importação NF-e, após o processo de Importação da Nota Fiscal Eletrônica, com o parâmetro "4.18.682 - ALTERA VALOR COMPRA, MARGEM LUCRO, VALOR VENDA E ESTOQUE PELA IMPORTAÇÃO DE XML" habilitado, o módulo FACILITE - Gerenciamento de Valores de Produtos está disponível para manipulação de valores dos produtos importados.

O módulo está dividido em duas tabelas onde a primeira mostra os dados de identificação do produto, tais como "Código", "Descrição", "Cód. Barras" e "UM". A Segunda tabela mostra os valores de antes da importação do XML e os campos que permitem manipulação que serão descritos abaixo:

- Estoque Anterior - Informativo.

- Est. Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.013 - Editar Valor do Estoque - Importação", além disso os parâmetros "4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO" e "4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE" precisam estar desabilitado para que seja possível alterar o estoque por esse Módulo.

- Quantidade - Informativo.

- Vlr. Compra Varejo Ant. - Informativo.

- Custo Adic. Varejo Ant. - Informativo.

- Conversão Varejo Ant. - Informativo. Esse campo fica habilitado para visualização apenas se o parâmetro "4.18.306 - HABILITA CONVERSAO NO CAD. PRODUTO" estiver habilitado.

- Margem Varejo Ant. - Informativo.

- Vlr. Varejo Ant. - Informativo.

- Vlr. Compra Atacado Ant. - Informativo.

- Custo Adic. Atacado Ant. - Informativo.

- Conversão Atacado Ant. - Informativo. Esse campo fica habilitado para visualização apenas se o parâmetro "4.18.306

- HABILITA CONVERSAO NO CAD. PRODUTO" estiver habilitado.

- Margem Atacado Ant. - Informativo.

- Vlr. Atacado Ant. - Informativo.

- Vlr. Compra Varejo Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.007 - Editar Valor de Compra Varejo - Importação".

- Custo Adic. Varejo Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.015 - Editar Valor de Custo Adicional Varejo - Importação"

- Conversão Varejo Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.016 - Editar Valor de Conversão Adicional Varejo - Importação", além disso o parâmetro "4.18.306 - HABILITA CONVERSAO NO CAD. PRODUTO" precisa estar habilitado caso seja necessário a manipulação do mesmo.

- Margem Varejo Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.008 - Editar Margem de Varejo - Importação".

- Vlr. Varejo Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.009 - Editar Valor de Varejo - Importação".

- Vlr. Compra Atacado Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.014 - Editar Valor de Compra Atacado - Importação".

- Custo Adic. Atacado Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.017 - Editar Valor de Custo Adicional Atacado - Importação"

- Conversão Atacado Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.018 - Editar Valor de Conversão Adicional Atacado - Importação", além disso o parâmetro "4.18.306 - HABILITA CONVERSAO NO CAD. PRODUTO" precisa estar habilitado caso seja necessário a manipulação do mesmo.

- Margem Atacado Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.010 - Editar Margem de Atacado - Importação".

- Vlr. Atacado Atual - Mediante a liberação do nível de acesso "4.29.01.011 - Editar Valor de Atacado - Importação".

Após as alterações nos campos para confirma-las basta clicar no botão "Aplicar", onde o nível de acesso "4.29.01.012 - Aplicar alterações de valores - Importação" precisa estar liberado. Caso opte por não salvar os dados alterados, basta clicar no botão "Cancelar".

Vale lembrar que mesmo com o parâmetro "4.18.682 - ALTERA VALOR COMPRA, MARGEM LUCRO, VALOR VENDA E ESTOQUE PELA IMPORTAÇÃO DE XML" habilitado, caso o parâmetro "4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO" esteja configurado como "Personalizado" o módulo não será aberto para manipulação. O mesmo só irá funcionar com o parâmetro "4.18.215" configurado com o valor "Padrão".


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado / Utilitários / Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- 4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO
Este parâmetro pode assumir os valores "Padrão", "Personalizado". Para que funcione o procedimento supracitado o mesmo deverá estar com o valor igual a "Padrão".

- 4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim".

- 4.18.306 - HABILITA CONVERSAO NO CAD. PRODUTO
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim".

- 4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim".

- 4.18.682 - ALTERA VALOR COMPRA, MARGEM LUCRO, VALOR VENDA E ESTOQUE PELA IMPORTAÇÃO DE XML
Este parâmetro pode assumir os valores "Não", "Sim". Para que funcione o procedimento supracitado o mesmo deverá estar com o valor igual a "Sim".

No aplicativo Integrado / Utilitários / Manutenção de Usuários / Níveis Usuário/ Tipo de Nível de Usuário, liberar o seguinte nível de acesso:

- 4.29.01.007 - Editar Valor de Compra Varejo - Importação;
- 4.29.01.008 - Editar Margem de Varejo - Importação;
- 4.29.01.009 - Editar Valor de Varejo - Importação;
- 4.29.01.010 - Editar Margem de Atacado - Importação;
- 4.29.01.011 - Editar Valor de Atacado - Importação;
- 4.29.01.012 - Aplicar alterações de valores - Importação;
- 4.29.01.013 - Editar Valor do Estoque - Importação;
- 4.29.01.014 - Editar Valor de Compra Atacado - Importação;
- 4.29.01.015 - Editar Valor de Custo Adicional Varejo - Importação;
- 4.29.01.016 - Editar Valor de Conversão Adicional Varejo - Importação;
- 4.29.01.017 - Editar Valor de Custo Adicional Atacado - Importação;
- 4.29.01.018 - Editar Valor de Conversão Adicional Atacado - Importação;


Alteração do estoque pelo cadastro de produto - NT 0016-2017

Resumo da Nota
Com o sistema devidamente parametrizado o sistema irá permitir a alteração do estoque pelo campo Estoque Atual do cadastro de produto.


Descrição
Dentro do Cadastro de Produto que pode ser acesso pelo aplicativo Integrado, Balcão, Orçamento ou Comanda caso o sistema esteja devidamente parametrizado, a partir dessa nota técnica é possível capturar o valor do estoque através do campo Estoque Atual.


Parâmetros Envolvidos
4.18.444 - ALTERA ESTOQUE PELO CADASTRO DE PRODUTOS = Sim

Aplicativo PEstoque.exe, precisa estar executando para que o estoque seja processado.


Alteração do Módulo de Farmácia Popular - NT 0230-2018

Resumo da Nota

O Ministério da Saúde está implementando uma nova versão de DNS (WebService) do Programa Farmácia Popular e do componente de segurança (GBAS), no qual será obrigatório a substituição do mesmo. Para estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular continuarem credenciados e utilizando o serviço, será necessário a atualização do sistema e dos componentes de segurança, pois a partir do dia 10 de dezembro de 2018 conforme informado pelo Portal do MS, as liberações dos medicamentos através da Farmácia Popular só serão efetuadas através do novo DNS.


Descrição

A partir desta versão do sistema, para se fazer uso do novo DNS (WebService) será necessário seguir alguns passos. Para empresas ainda não utilizam venda para Farmácia Popular através do FACILITE e que irão passar a utilizar o Programa de Farmácia Popular, será necessário seguir os passos abaixo.


Acessar o Portal da Farmácia, através do endereço: https://farmaciapopular-portal.saude.gov.br/farmaciapopular-portal/login.jsf e acessar a funcionalidade “Cadastro de Vendedores” e cadastrar todos os vendedores de forma manual.


Ainda no Portal da Farmácia, através do menu “Cadastro de Computadores”, acessar a funcionalidade “Download Módulo de Segurança”, com isso o arquivo “GBASMSB_2-Client.rar”, será baixado. Copie o arquivo para o terminal/computador que faz a pré-venda, extrair o conteúdo do arquivo .rar. Após descompactar, aparecerá na pasta dois arquivos (Ofd SDK 0.2 Windows.zip e o gbad-farmaciapopular-ubuntu-0.5.zip), desconsiderar o arquivo gbad-farmaciapopular-ubuntu-0.5.zip pois o mesmo é utilizado para sistema operacional LINUX. Efetuar a descompactação do arquivo "Ofd SDK 0.2 Windows.zip" utilizado para sistemas operacionais WINDOWS, todo conteúdo descompactado desse arquivo deve ser copiado para a pasta do sistema. Ex: “C:\Sinco\Integrado”. Assim que o conteúdo tiver sido extraído e copiado para o diretório especificado, procurar pelo aplicativo "Identicacao_Terminal.exe".


Execute o aplicativo "Identificacao_Terminal.exe" e na tela você poderá verificar que o mesmo gerou um código de identificação do terminal. Selecione todo o código e copie-o. Agora, acesse o Portal da Farmácia, vá até o menu “Cadastro de Computadores”, acesse a funcionalidade “Cadastro Manual” e no campo “Nome da Estação” coloque o nome do terminal/computador no qual foi gerado o código de identificação. No campo “Código da Estação” cole o  código de identificação e clique em salvar.


Obs: Estes passos deverão ser feitos em todos os terminais/computadores que efetuarem a venda para o Programa Farmácia Popular.


O próximo passo será a configuração do acesso da Farmácia Popular no cadastro de representantes pelo Integrado. Isto deverá ser feito para cada vendedor/representante que possuir autorização para vendas na Farmácia Popular.


Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Representantes, aba Farmácia Popular, informar no campo "Login" o CPF do vendedor que foi cadastro no Portal da Farmácia Popular, e no campo "Senha" a senha que foi cadastrada no mesmo portal.


Para empresas que já utilizam o Programa de Farmácia Popular através do FACILITE e que estão efetuando venda

normalmente, será necessário a atualização, seguindo os passos abaixo.


No Portal da Farmácia, através do menu “Cadastro de Computadores”, acessar a funcionalidade “Download Módulo de Segurança”, com isso o arquivo “GBASMSB_2-Client.rar”, será baixado. Copie o arquivo para o terminal/computador que faz a pré-venda, extrair o conteúdo do arquivo .rar. Após descompactar, será necessário efetuar o mesmo procedimento para o arquivo "Ofd SDK 0.2 Windows.zip", todo conteúdo descompactado desse arquivo deve ser copiado para a pasta do sistema. Ex: “C:\Sinco\Integrado”. Assim que o conteúdo tiver sido extraído e copiado para o diretório especificado, procurar pelo aplicativo "Identicacao_Terminal.exe".


Execute o aplicativo "Identificacao_Terminal.exe" e na tela você poderá verificar que o mesmo gerou um código de identificação do terminal. Selecione todo o código e copie-o. Agora, acesse o Portal da Farmácia, vá até o menu “Cadastro de Computadores”, “Cadastro Automatizado”, localize a estação que faz ligação ao ponto de venda, após localizar exclua a mesma. Posterior a exclusão efetue o cadastro do terminal novamente, através do menu “Cadastro Manual”, no campo “Nome da Estação” coloque o nome do terminal/computador no qual foi gerado o código de identificação. No campo “Código da Estação” cole o código de identificação e clique em salvar.


Esse procedimento é necessário, pois foi alterado a chave de segurança gerada através do componente GBAS, dessa forma se faz necessário o recadastramento do terminal.


Obs: Estes passos deverão ser feitos em todos os terminais/computadores que efetuarem a venda para o Programa Farmácia Popular.


Caso exista algum representante/vendedor novo que não tenha sido cadastrado no Portal da Farmácia Popular, o mesmo deverá ser cadastrado para que possa efetuar vendas para a Farmácia Popular. Através do Portal da Farmácia Popular acessar o menu “Cadastro de Vendedores” funcionalidade "Cadastro Manual" cadastrar todos os vendedores de forma manual. Após ter sido efetuado o cadastramento no Portal da Farmácia Popular, agora se faz necessário configurar o representante/vendedor no aplicativo Integrado. Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Representantes, aba Farmácia Popular, informar no campo "Login" o CPF do vendedor que foi cadastro no Portal da Farmácia Popular, e no campo "Senha" a senha que foi cadastrada no mesmo portal.


Com o ambiente devidamente configurado, o processo de vendas de Farmácia Popular não sofrerá alteração, sendo

executado da mesma forma como antes.


Observações importantes em relação a configuração do windows:


Caso o terminal do cliente possua o Windows 7 como sistema operacional, será necessário efetuar algumas

configurações de canais seguros, segue abaixo as configurações necessárias:


Entre em "Opções da Internet", através do "Painel de Controle", na aba "Avançadas". Faça as configurações abaixo:


As seguintes opções deverão estar selecionadas:

- Permitir que o conteúdo ativo dos CDs seja executado no Meu Computador,

- Permitir que o conteúdo ativo seja executado em arquivos no Meu Computador,

- Permitir que o software seja executado ou instalado mesmo que assinatura seja inválida,

- Usar SSL 2.0,

- Usar TLS 1.0,

- Verificar revogação de certificado do servidor*,

- Verificar se há assinaturas em programas baixados,

- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.


As seguintes opções deverão estar desmarcadas:

- Usar SSL 3.0,

- Usar TSL 1.1,

- Usar TSL 1.2.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Config. Gerais.

Campo “Farmácia” deverá estar selecionado.

 


Alteração do Tipo de Licença de Full para Light ou de Light para Full - OT 022/17

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 25/10/2017
Número da OT....: 000022
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Demonstrar o processo de como alterar o Tipo de Licença do FACILITE de Full para Light ou de Light para Full.

SOLUÇÃO
O processo de alteração do Tipo de Licença é feito pelo aplicativo FACILITE Comércio -> Menu Utilitários -> Controle de Licenças -> Registrar Licença Off-line (Figura 01). O usuário terá que digitar a nova Série do ProdutoValidade e Chave de Liberação e clicar em Registrar (Figura 02). Feito esse processo é preciso fechar o sistema e abrir novamente para que a alteração seja efetuada com sucesso.
Sempre que for preciso mudar o Tipo de Licença, é necessário entrar em contato com o Departamento de Liberação da TDP Sistemas de Informação.

 1
Figura 01


 2
Figura 02

Alteração no Controle de Lotes de Produtos - NT 0093-2018

Resumo da Nota

Foi desenvolvimento uma melhoria referente ao Controle de Lote de Produto, módulo de Entrada de Produtos, Vendas, Entrega de Mercadorias e Geração de NFe.


Descrição

A partir desta versão do sistema, passa a ter uma nova funcionalidade com relação a controle de Lotes nas vendas, entrega de mercadorias e entrada de produtos, e com relação a informação destes lotes na Emissão da Nota Fiscal. Foi desenvolvido também uma melhoria a respeito da geração de emissão da Nota Fiscal que agora passa a ser pela versão nova do layout da NFe 4.00.


COM RELAÇÃO A ENTRADA DE PRODUTO:
Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Entrada de Produtos, ao efetuar um lançamento de um produto, estando este produto com o campo "Trata Lote na NFe" (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos) marcado, será obrigatório informar a descrição do lote no campo "Descrição do Lote" e a data de validade do lote através do campo "Validade". Caso o produto tenha mais de um lote será necessário efetuar um lançamento para cada lote, como já é feito antes desta versão do sistema.
Na exclusão de uma Entrada de Produtos que possua LOTE, o sistema irá validar se o Lote relacionado a ENTRADA já foi ENTREGUE em alguma venda, caso tenha sido o sistema irá bloquear a exclusão da Entrada, caso contrário o mesmo será permitido.


COM RELAÇÃO A VENDAS COM PEDIDOS EMPENHADOS:
Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas - Informar Pedidos, poderá ser efetuada vendas com Negociação do tipo de "Vendas com Empenho", onde os produtos ficam consignados para o pedido em questão não havendo o atendimento imediato deste pedido. Estando o produto com o seu campo "Trata Lote" marcado no seu cadastro (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos), o sistema no momento da venda irá verificar se há Lote com 'estoque físico' e com quantidade suficiente para o atendimento do valor informada no pedido, havendo a disponibilidade o sistema irá relacionar os Lotes iniciando do primeiro lote com quantidade disponível e seguindo para os demais lotes, caso haja necessidade de utilização dos mesmos na soma da quantidade para atender o pedido, gerando a partir desses lotes relacionados a comissão e os exibindo na aba de "Comissão" com as informações de cada lote relacionado aos produtos do pedido. Neste tipo de venda o sistema não irá verificar a disponibilidade de estoque uma vez que o mesmo terá a sua quantidade consignada (não entregue imediatamente), neste caso, não havendo lotes com quantidade disponível o sistema irá relacionar os lotes ao produto seguindo a lógica já descrista anteriormente do primeiro lote com quantidade disponível para o demais, caso não haja na soma dos lotes quantidades suficientes para o atendimento, o sistema irá gerar um lote em branco com a diferença da quantidade a ser atendida e assim aguardar uma nova Entrada de Produtos para a regularização deste lote em branco. Neste tipo de pedido é possível efetuar entrega parcial de mercadorias, que terá o seu processo descrito abaixo.


COM RELAÇÃO AS VENDAS:
Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas - Informar Pedidos, ao se efetuar uma venda de um produto que esteja configurado para tratar lote através do campo "Trata Lote" estando marcado (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos, campo "Trata Lote"), o sistema no momento da venda irá verificar se a Lote com 'estoque físico' com quantidade suficiente para o atendimento da quantidade informada no pedido, havendo a disponibilidade o sistema irá relacionar os Lotes iniciando o relacionamento do primeiro lote com quantidade disponível e seguindo para os demais lotes caso haja necessidade de utilização dos mesmos na soma da quantidade para atender o pedido, gerando a partir desses lotes relacionados a comissão e os exibindo na aba de "Comissão" com as informações de cada lote relacionado aos produtos do pedido. Caso o sistema não encontre uma quantidade de lotes que na soma de suas quantidades disponíveis não seja suficiente para o atendimento completo do produto em questão o sistema não permitirá continuar com a venda, informando ao usuário que não há Lote em Estoque suficiente para atender o pedido. Porém pode ocorrer de no momento da venda do produto em questão, o mesmo possuir 'estoque físico' mas não ter 'estoque livre', neste caso significa que o produto possui lotes relacionados a um pedido que está com a "Negociação" do tipo "Venda C/ Empenho", com isso o sistema gerará um lote em branco com a diferença da quantidade informada no pedido com relação a quantidade de 'estoque livre', por exemplo (Qtde Informada para Venda: 150, Estoque Livre: 100, Estoque Físico: 150, gerando assim uma diferença de 50 unidades), com isso a venda será efetuada normalmente. Caso o produto do pedido esteja também com o seu campo "Trata Lote na NFe" marcado (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos), o usuário não conseguirá emitir uma nota fiscal para este pedido pois o mesmo possuí um lote em branco sem as devidas informações "Descrição" e "Data de Validade" necessárias para a emissão da NFe 4.00 com produtos que controlam lotes. Neste caso o usuário poderá efetuar a troca do lote em branco nele relacionado por lotes com informações válidas, conforme descrito os passos logo abaixo.


COM RELAÇÃO A TROCA DE LOTES:
Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas - Informar Pedidos, estando em um pedido que encontra-se com Lote relacionado que esteja com as informações necessárias para a emissão de uma Nota Fiscal em branco sendo elas "Descrição" e "Data de Validade", o mesmo poderá ser trocado por um ou mais lotes que estejam com essas informações corretas e válidas. Isso poderá ser feito através da aba "Comissão" desta mesma tela, nesta aba será apresentado na tabela que nela se encontra a listagem dos lotes que estão diretamente relacionado ao pedido em questão, selecionando o Lote que encontra-se com o campo "Descrição do Lote" e "Validade do Lote" em branco, e clicando no botão na parte inferior desta tela com o nome "Alterar Lote", o sistema irá abrir uma tela trazendo nela na sua parte superior as informações do Lote selecionado para a troca sendo elas (Cód. Produto, Descrição do Produto e Qtde. do Lote), e na parte central uma tabela com todos os Lotes possíveis com quantidade disponíveis para se efetuar a troca, nesta tabela só será possível informar a "Qtde. de Venda" que será possível somente ser menor ou igual a quantidade do campo "Saldo" de cada lote, neste momento o usuário poderá optar por fazer uma redistribuição das quantidades utilizando um ou mais lotes disponíveis, não podendo informar quantidades que ao se somarem fique menor ou maior que a informada no campo "Qtde. do Lote" (o resultado da soma das quantidades vendidas de cada lote deverá ser exatamente a quantidade informada neste campo), clicando no botão com o nome "Confirmar", o sistema efetuará uma redistribuição e reorganização dos lotes selecionados na aba "Comissão". Neste momento o sistema também irá verificar todos os pedidos relacionados aos lotes escolhidos na redistribuição e irá efetuar os devidos ajustes dos lotes em cada pedido relacionado a eles (pedidos que encontram-se com o tipo de "Negociação" "Venda c/ Empenho", os pedidos já atendidos não serão afetados).


COM RELAÇÃO A ENTREGA DE MERCADORIAS (TOTAL OU PARCIAL):
Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas - Entrega de Mercadorias, nesta tela é possível efetuar entrega total ou parcial de mercadorias de um determinado pedido, caso o produto a ser entregue (total ou parcial) esteja com o campo "Trata Lote na NFe" marcado em seu cadastro (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos), no momento da gravação o sistema irá verificar se existe 'estoque físico' para o devido atendimento, havendo esta disponibilidade o sistema efetuará a entrega de mercadoria normalmente, neste momento o usuário poderá efetuar a emissão de nota fiscal pela Entrega de Mercadorias, através da aba Impressão, conforme já era feito antes desta versão, porém nesta versão o sistema irá efetuar uma validação dos dados do lote para ser informado na impressão da NF-e, com isso caso o produto que esta sendo entregue no momento esteja com o campo "Trata Lote na NFe" marcado no seu cadastro (aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos), e o mesmo possua o lote com as informações "Descrição" e "Data de Validade" em branco o sistema não irá permitir a emissão da Nota Fiscal, informando o usuário do motivo e o orientando a trocar o lote deste pedido através dos passos já descritos acima. Neste caso o usuário poderá também optar por desmarcar o campo "Trata Lote na NFe" do produto, porém os dados do lote relacionado a este produto não mais serão impressos no DANFe da Nota Fiscal e tão pouco relacionado no XML da mesma, ficando assim sem informações do lote na NFe.


COM RELAÇÃO A EMISSÃO DE NFe
Quanto a emissão de uma nota fiscal, a partir desta versão a mesma passa a ser emitida na versão 4.00 do layout conforme determinado pela SEFAZ. Seja essa nota emitida por qualquer uma das formas já contidas no sistema. No momento da geração da nota fiscal o sistema irá abrir uma tela indicando o andamento do processo de criação de Scripts de dados da Nota Fiscal que esta sendo gerada, logo em seguida o sistema irá abrir o módulo de "Transmissão de NFe" (seguir as informações deste módulo que estão descritas na NT 0066/2018).

Obs: Para que os dados dos Lotes seja informado na NF-e que esta sendo emitida para produtos que possua lote o campo "Trata Lote na NFe" deverá estar marcado, isso pode ser feito através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produto.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Produtos, aba Produtos.
- Campo: "Trata Lote na NFe" deverá estar marcado.

 

Alterações no relatório de Ordem de Serviço - NT 0058/2022

Resumo da Nota Técnica
Foram implementadas novas informações no relatório de ordem de serviço ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3.

Detalhes da Nota Técnica

A partir dessa versão do sistema, foram implementadas duas novas informações no Relatório de Ordem de Serviço 'ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3'. Informações, essas, que são:

  • Valor Total dos Itens da Ordem de Serviço.
  • Descrição da Ordem de Serviço abaixo do Valor Total.

Esse relatório é gerado através do Módulo de Ordem de Serviço e pode ser acessado efetuando os seguintes passos:

  1. ) O arquivo ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3  deve estar na pasta : [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioOS\ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3   
  2. No Aplicativo Facilite - INTEGRADO> Menu Operações > Ordem de Serviço > Ordem de Serviço > Facilite - Gerenciamento de OS > Botão Alterar OS[F4] ou Nova OS[F3] > Facilite - Ordem de Serviço > Botão Parâmetros do Formulário, ao lado direito > Alterar o Status  TIPO DO RELATÓRIO DE ORD. SERVIÇO de 'Razão' para 'FastReport'.
  3. Em Facilite - Ordem de Serviço > Crie ou Edite uma Ordem de Serviço e pressione o botão da Impressora para a impressão.  

Questões :

  1. Qual Status o parâmetro 'TIPO DO RELATÓRIO DE ORD. SERVIÇO' deve utilizar?

     a) ⬜ FastReport.

     b) ⬜ Razão.        

     c) ⬜ Quick.  

     d) ⬜ Cupom.

  2. ) Qual o nome do arquivo do Relatório?

    a) ⬜ (2 coluna de 10,4 X 3,7 cm).

    b) ⬜ (1 coluna de 10,7 X 3,7 cm).      

    c) ⬜ (1 coluna de 12,7 X 3,4 cm). 

    d) ⬜(2 coluna de 10,5 X 5,7 cm).

  3. ) Qual é o nome do arquivo usado como base no desenvolvimento da Etiqueta?

    a) ⬜ ORDSERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3

    b) ⬜ ORD_SERV_MODCUPOM_EMPORIO.FR3

    c) ⬜ ORD_SERVMODCUPOM_EMPORIO.FR3 

    d) ⬜ ORDSERV_MOD_CUPOM_EMPORIO.FR3

Parâmetros Envolvidos

  • Parâmetro INo Retaguarda, em Operações / Ordem de Serviço / Parâmetros do formulário / Gerenciamento de Parâmetros do  Módulo, o Parâmetro '1.01.002 - TIPO DO RELATÓRIO DE ORD. SERVIÇO' para utilizar essa melhoria precisa estar : "FastReport". 

Alterando dados do Item durante a Venda pelo Balcão - NT 0143-2017

Resumo da Nota
Foram implementadas as alterações nos itens durante uma venda pelo aplicativo Balcão.


Descrição
Após a digitação dos itens no aplicativo "Balcão" será possível a alteração ou exclusão dos mesmo, tanto no meio de uma venda quando após a finalização da mesma sem emissão de documento eletrônico (NFC-e, SAT ou NF-e). Os campos que poderão ser alterados na tela serão:

- Quantidade;
- Valor Unitário;
- Alíquota ICMS;
- CSOSN ou CST;
- CFOP;

Para realizar a gravação das alterações pelo botão "[F3]" o usuário deverá ter permissão do nível "4.19.09.001 - Permite gravar alteração em produto vendido", para realizar a exclusão do item pelo botão "[F4]" o usuário deverá ter permissão do nível "4.19.09.002 - Permite excluir produto vendido".

Poderá também ser aberto o cadastro de produto, para alterações em outros campos que não constam na tela pelo botão "[F5]", o usuário deverá ter permissão do nível "4.19.09.003 - Permite alterar o cadastro de produto vendido".

Obs.: Caso já existam vencimentos gerados não será possível alterar nem a quantidade nem o valor unitário do pedido.

Caso a emissão do documento fiscal apresente algum erro na sua emissão, a tela [0984] FACILITE - Consulta de Pedidos de Vendas será aberta para que possa ser corrigido o erro. Será aberta com a nota em destaque, com o erro retornado e o item que apresentou o erro.


Parâmetros Envolvidos
Para liberar os níveis de acesso ao usuário desejado acesse o aplicativo Integrado, no menu Utilitários, Manutenção de Usuário, aba Níveis de Usuário. Selecione o usuário desejado localize e libere os níveis abaixo:

I.) 4.19.09.001 - Permite gravar alteração em produto vendido

II.) 4.19.09.002 - Permite excluir produto vendido

III.) 4.19.09.003 - Permite alterar o cadastro de produto vendido

 

Alterando dados do Produto durante a venda no Balcão - NT 0141-2017

Clique aqui e assista ao vídeo técnico!


Resumo da Nota
A partir dessa versão será possível acessar o módulo de Consulta de Pedidos de Vendas do aplicativo Venda Balcão no meio de uma venda, onde poderá ser alterado alguns dados relacionados aos itens da venda em aberto. Essa melhoria foi implementada exclusivamente para o aplicativo "Balcao.exe" configurado para emissão de CF-e-SAT ou NFC-e.

Além disso será possível emitir NFC-e sem o envio do e-mail após a autorização da mesma.


Descrição
I) Consulta de Pedido de Vendas.

A partir dessa versão será possível acessar o módulo de Consulta de Pedidos de Vendas do aplicativo Venda Balcão no meio de uma Venda. O intuito é otimizar e facilitar a administração de possíveis exceções nos itens relacionados a venda em aberto.

Para isso estando no meio de uma venda, com o campo de "Produto" ativo, basta clicar no Botão "[F5] Abre Venda" ou utilizar o atalho em seu teclado "[F5]". Apenas os itens da venda em questão serão carregados na tela, onde poderá ser alterado os campos: "Quantidade", "Valor Unitário", "Alíquota de ICMS", "CST ou CSOSN" e "CFOP". Para confirmar a alteração feita basta clicar no botão "[F3]" ou utilizar em seu teclado a tecla "[F3]", para tal operação libere o nível de acesso "4.19.09.001 - Permite gravar alteração em produto vendido". Também é possível excluir algum produto indesejado da venda, para isso basta utilizar o botão "[F4]" ou utilizar em seu teclado o atalho "[F4]", também é necessário a liberação do nível "4.19.09.002 - Permite excluir produto vendido".

Ainda dentro do módulo Consulta de Pedidos de Venda, para alterar outras informações relacionada ao cadastro do produto, basta utilizar o botão de atalho "[F5]" ou utilizar em seu teclado clicando em "[F5]", que o cadastro do produto selecionado será aberto disponibilizando os campos para tais modificações. Após as alterações no cadastro do produto o item será atualizado automaticamente na venda. Para efetuar essa operação libere o nível de acesso "4.19.09.003 - Permite alterar o cadastro de produto vendido".

Para mais detalhes sobre os níveis de acesso leia o grupo de parâmetros envolvidos no processo.

II) NFC-e sem o envio do e-mail.

Para fazer uso dessa funcionalidade basta acessar o aplicativo Integrado, no menu Operações, Notas Fiscais, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). No módulo Nota Fiscal Eletrônica acesse a aba Conf. Email, abaixo do campo "Mensagem Padrão de Email", basta marcar a opção: "Não enviar email para NFC-e" e clicar em Gravar para confirmar a operação.

Após a configuração não será mais solicita ao final da transmissão o envio do e-mail. Para que essa operação possa ser solicitada basta acessar o caminho acima e desmarcar o campo já exemplificado.

A mesma configuração pode ser feita pelo aplicativo Venda Balcão, para isso basta acessar o menu "[F8] Operações", clique no botão Gerenciar NFC-e, acesse a aba Conf. Email, abaixo do campo "Mensagem Padrão de Email", basta marcar a opção: "Não enviar email para NFC-e" e clicar em Gravar para confirmar a operação.


Parâmetros Envolvidos
Para liberar os níveis de acesso ao usuário desejado acesse o aplicativo Integrado, no menu Utilitários, Manutenção de Usuário, aba Níveis de Usuário. Selecione o usuário desejado localize e libere os níveis abaixo:

I.) 4.19.09.001 - Permite gravar alteração em produto vendido

II.) 4.19.09.002 - Permite excluir produto vendido

III.) 4.19.09.003 - Permite alterar o cadastro de produto vendido

 

Aplicação de ajustes no Monitor Inpera - NT 0097/2022

Resumo da Nota Técnica


Ao receber alguns pedidos da plataforma Inpera, estava ocorrendo o travamento e perda de dados do token no Monitor Inpera. Também estava acontecendo de o Monitor Inpera não conseguir importar pedidos com produtos não sincronizados.


Detalhes da Nota Técnica

Foram relatados alguns contratempos na importação de pedidos provenientes da plataforma Inpera. Em alguns casos o pedido estava sendo importado, mas o Monitor Inpera apresentava travamento do aplicativo, sendo necessário reiniciá-lo.


Para que os pedidos sejam importados corretamente é necessário que o token de integração seja corretamente validado com a plataforma Inpera. Foi analisada a situação onde o token de integração era apresentado como inválido, não permitindo a importação dos pedidos.  


O Monitor Inpera envia todos os produtos cadastrados no Facilite para a plataforma Inpera, porém, ao finalizar a importação dos produtos era apresentada uma mensagem de alerta de um produto não encontrado na plataforma Web e o processo entrava em um laço infinito. 


Estar três situações foram avaliadas e diversos ajustes foram aplicados, anulando os problemas encontrados e melhorando o desempenho da importação de pedidos no Monitor Inpera.


1) Qual é o nome do aplicativo responsável pela importação de pedidos da plataforma Inpera?

   a) Monitor_Catraca;

   b) MonitorPDVFacilite;

   c) Monitor_INPERA;

   d) Integrado.


2) O Monitor Inpera envia diversos cadastros à plataforma Inpera, dentre eles:

   a) Cadastro de produtos;

   b) Cadastro de animais;

   c) Cadastro de ordem de serviço;

   d) Cadastro de leitura de bomba de combustível.


3) Qual é um dos componentes validados entre o Monitor e a plataforma Inpera para que ocorra a importação dos pedidos?

   a) Os logs de operação do aplicativo Comanda;

   b) O bairro do cliente;

   c) A quantidade de produtos cadastrada no Facilite;

   d) Token de integração.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos no processo.

Aplicativos Balcão e Orçamento preenchendo toda tela do monitor. - OT 018/17

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 16/08/2017
Número da OT....: 000018
Documentação....: Maicon Pauro
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

TÍTULO
Aplicativos Balcão e Orçamento preenchendo toda tela do monitor.

OCORRÊNCIA
Ajuste de resolução da tela do monitor para se adaptar aos aplicativos Balcão e Orçamento em monitores normais e widescreen.

SOLUÇÃO
Conforme a imagem demonstrada pela Figura 1, alguns monitores não se adaptam aos aplicativos Balcão e Orçamento para serem exibidos na tela inteira. 


1

Figura 1

 

Para adaptar é necessário alterar a resoluçãodo monitor para 1024x768, seguindo as instruções a seguir:

1. Com o botão direito do mouse, clique na Área de Trabalho e escolha a opção Resolução de Tela (Figura 2).

2

Figura 2

2. Na tela Resolução de Tela demonstrada pela Figura 3, altere o campo Resoluçãopara 1024x768 e aplique as configurações clicando no botão Aplicar. Quando aplicar a resolução aparecerá a mensagem Deseja manter essas configuração de vídeo?,clique no botão Manter Alterações (Figura 4).

3

Figura 3


4

Figura 4

 

O aplicativo irá preencher todo monitor (Figura 5), porém se o monitor for widescreen, haverá faixas pretas nas laterais do aplicativo.

5

Figura 5


3. Para ajustar os aplicativos na tela e remover a faixa preta, com o botão direito do mouse, clique na Área de Trabalho e escolha a opção Resolução de Tela, na tela que abrirá a seguir clique na opção Configurações Avançadas(Figura 6).

1

Figura 6


4. Neste momento irá abrir a tela com as propriedades do monitor, nesta tela acesse a aba Monitor(Figura 7), no campo Freqüência de Atualização da tela selecione o hertz para o máximo permitido e clique no botão OK. (Figura 8)

7

Figura 7


1

Figura 8


DICA: Só é possível alterar o hertz para valores maiores quando a resolução da tela estiver configurada como 1024x768.



App FACILITEc - Comanda Mobile - NT 0039-2016

Resumo da Nota
Implementação de novas funcionalidades e tratamentos no App FACILITEc (Comanda Mobile)


Descrição
Foram implementadas novas funcionalidades no App FACILITEc (Comanda Mobile) que visam melhorar a integração com nosso aplicativo de Gerenciamento de Comandas, conforme descrito abaixo:

I - Botões Comanda e Mesa do App FACILITEc

Foi implementado no Retaguarda, no Cadastro de Tipos de Comanda (Cadastros / Tabelas / Comanda / Tipos de Comanda) um novo campo chamado Botão Mobile que permite relacionar o tipo de comanda que está sendo cadastrado ou editado com seu respectivo botão do App FACILITEc. Até então, essa relação era fixa. Com essa customização, será possível vincular corretamente o Tipo de Comanda (Mesa ou Comanda) com seu respectivo botão do App. Ainda não é possível relacionar Tipos de Comanda diferentes de Mesa e Comanda no App.

II - Tratamento de Taxas de Serviço, Entrega e Couvert no App FACILITEc

Foi implementado o tratamento de todas as taxas existentes na Comanda (Serviço, Entrega e Couvert). Estando configuradas corretamente no Cadastro de Tipos de Comanda (Taxa de Serviço e Couvert) ou no Cadastro do Cliente (Taxa de Entrega), o App irá destacar e imprimir corretamente essas informações.

III - Tratamento do Acréscimo de Complementos do Produto Lançado no App FACILITEc

Foi implementado o tratamento para acrescentar no valor unitário e valor total do Produto lançado via App os valores provenientes de Complementos que eventualmente são lançados no ítem e que possuem valores. Essa informação também será exportada para a tela de Gerenciamento de Comandas.

IV - Nome do Cliente na impressão da Produção

Foi implementado a impressão do nome do cliente que pode ser capturado no início do lançamento da Comanda na Ordem de Produção (Tanto pelo App FACILITEc como pelo Lançamento de Comandas via Aplicativo).


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


Armazenamento do Endereço de Entrega na Impressão do Pedido FastScript - NT 0006-2017

Resumo da Nota
Criação de novo processo que permite o armazenamento do Endereço de Entrega digitado.


Descrição
Foi criado novo processo que permitirá o armazenamento do Endereço de Entrega que pode ser digitado antes da impressão do Pedido, estando Parametrizado o tipo 'FastScript'. Isso é necessário pois, até então, ao tentar reimprimir um pedido de dias anteriores, o Endereço de Entrega utilizado, principalmente quando era Consumidor, não ficava armazenado, dificultando a entrega.


Parâmetros Envolvidos
1. No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro '4.18.603 - CONFIRMA ENDEREÇO DE ENTREGA ANTES DE IMPRIMIR PEDIDO' precisa estar com o valor 'Sim, End. Entrega';

2. No Retaguarda, em Utilitários / Parãmetros do Sistema / Config Gerais, o campo Tipo Pedido deve estar com o valor CupomFastScript;

3. Dentro da Pasta '..\Sinco\Integrado', crie uma nova pasta chamada 'RelatorioCupom', caso não exista;

4. Dentro dela, copie o arquivo .PAS que deseja utilizar para impressão do relatório, com base nos arquivos existentes na pasta '..\Sinco\Integrado\RelatoriosScript'.


Atendimento de Pedidos de Vendas em Lote - NT 0057-2018

Resumo da Nota
Foi desenvolvido uma nova funcionalidade para que possa ser efetuado a baixa de estoque de pedidos consignados em
lote.


Descrição
A partir desta versão, com o sistema devidamente configurado conforme passos descritos abaixo, será possivel realizar atendimento de pedidos em lote.

- Parâmetro: "4.18.311 - BLOQUEIA VENDA EM ABERTO POR REPRES.", deve estar com o valor igual a "Não".
- Parâmetro: "4.18.459 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE PEDIDOS", deve estar com o valor igual a "Sim".
- Parâmetro: "4.18.469 - BAIXA LOTE DE PRODUÇÃO NA ENTREGA DE MERCADORIA", deve estar com o valor igual a "Sim" ou "Não".

- Nível Acesso: "4.60.01.015 - Atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário.
- Nível Acesso: "4.60.01.016 - Processa atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário.
- Nível Acesso: "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque".
- Nível Acesso: "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação bloqueada".

Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas, Informar Pedidos, será aberto a tela [1323] FACILITE - Gerenciamento de Pedido de Venda, o usuário deverá clicar em "Filtrar", preencher os filtros desejados e após realizar o filtro dos pedidos e clicar no botão "Outros. Op", menu "Processos", submenu "Atendimento de pedido em lote", o sistema irá abrir a tela "[1604] FACILITE - Atendimento de pedidos em lote", e então o usuário deverá escolher a negociação desejada, através do campo "Negociação" e se desejar também a impressora na qual será impresso um relatório de atendimento do pedido, esse relatório foi desenvolvido somente para impressoras com folha A4. Nesse processo o usuário poderá efetuar o atendimento de um ou mais pedidos de acordo com o filtro selecionado.

Obs.: Somente será possível escolher as negociações que forem do tipo "Crédito" e que possuirem a baixa na venda, campo "Baixa e Atendim. de Pedidos" selecionado a opção "Na Venda" no cadasto de Negociações (Aplicativo Integrado, Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba Negociação).

Ao clicar no botão "Processar" desta mesma tela (primeiro botão da barra lateral direita) o sistema irá mostrar em mensagem o número de pedidos que estão sendo atendidos no momento e iniciar o processo de atendimento, para cada pedido atendido, ele irá imprimir o relatório de atendimento, caso a impressora tenha sido informada, caso o contrário ele atende o pedido e passa imediatamente para o próximo pedido e assim sucessivamente até terminar todos os pedidos filtrados.

Caso algum pedido não possa ser atendido por falta de produto no estoque ou por algum outro motivo, o sistema irá apresentar no final do processo uma tela de mensagem indicando quais pedidos não poderam ser atendidos e por qual motivo.

Alguns possíveis bloqueios no atendimento de um pedido:
- Produto sem estoque atual suficiente e usuário sem o nível de acesso "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque".
- Produto sem estoque livre e opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre" marcada no cadastro de Produtos (Aplicativo Integrado, Cadastros, Produtos, Acabados, aba Produto).
- Produto sem estoque no lote para atender.
- Usuário sem permissão para alteração da negociação, pois a negociação escolhida está bloqueada para a zona de atuação do cliente. (Aplicativo Integrado, Clientes, Zona de Atuação, campo Negociação Bloqueada). A Zona de Atuação no cadastro do cliente fica em (Aplicativo Integrado, Cadastros, Clientes, Clientes, aba Compl., campo Zona de Atuação).
- Cliente com a negociação bloqueada, no cadastro do cliente (Aplicativo Integrado, Cadastros, Clientes, Clientes, aba Negociação Bloqueadas), caso a negociação esteja selecionada para o cliente e for utilizada para realizar o atendimento em lote, o usuário deverá ter o seguinte nível de acesso "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação bloqueada".


Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo Integrado / menu Utilitários / Parâmetros de Sistema / aba Parâmetros Gerais.

Parâmetros:
- "4.18.311 - BLOQUEIA VENDA EM ABERTO POR REPRES.", deve estar com o valor igual a "Não".
- "4.18.459 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE PEDIDOS", deve estar com o valor igual a "Sim".
- "4.18.469 - BAIXA LOTE DE PRODUÇÃO NA ENTREGA DE MERCADORIA", deve estar com o valor igual a "Sim" ou "Não".

Através do aplicativo Integrado / menu Utilitários / Manutenção de Usuários / aba Níveis Usuários.

Busque pelos níveis:
- "4.60.01.015 - Atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário.
- "4.60.01.016 - Processa atendimento de pedido em lote", deve estar liberado para o usuário.
- "4.01.11.013 - Permitir Venda sem Estoque".
- "4.01.01.010 - Permite venda para clientes com negociação bloqueada".

 

Atualização da Tabela de Impostômetro - NT 0001-2016

Resumo da Nota
Liberada novas tabelas de NCM impostômetro.


Descrição
Essa O.S está explicando o que deve ser feito para atualizar as tabelas de Impostômetro no sistema, e por que está ocorrendo erro de NCM inexistente no envio da NFe.

I-) Acessar o aplicativo Importação.exe, menu "Atualização - Atualiza de Olho no Imposto", buscar a nova tabela referente a UF do Cliente, exemplo:

C:\Sinco\Integrado\Impostometro\TabelaIBPTaxSP16.1.A.csv, caso o emitente de NF-e/SAT/NFC-e ou ECF for do estado de SP. Efetuar a importação do mesmo, clicando no botão atualizar.

II-) O Sefaz lançou a validação dos NCMs a partir de 01/01/2016 com base na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Exterior - MDIC - TABELA NCM, caso algum NCM do item da NFe não existir nesta tabela o SEFAZ irá bloquer e dar a seguinte mensagem:

" Informado NCM inexistente. nItem: 000"

Onde o campo "nItem" faz referência ao sequência do item no XML.

Para corrigir o problema o usuário deverá entrar em contato com o seu consultor fiscal, e pedir o novo NCM para o produto. No sistema FACILITE o mesmo deverá corrigir seu cadastro, e remover e inserir novamente o item na NF para
que atualização seja reconhecida, após isso ele poderá enviar novamente a NFe sem o erro.

Para baixar a tabela de NCM do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Exterior acesse o link: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3361

Baixar os arquivos:

TEC em word completa
ou
TEC em excel completa

 

Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


Atualização da tabela de Impostômetro 2017 - NT 0109-2016

Resumo da Nota
Liberação da nova tabela de Impostômetro para o primeiro semestre de 2017.


Descrição
I-) Atualizar o sistema com a última versão disponível no site da TDP Sistemas de Informação.

II-) Para a atualização da tabela de Impostômetro, o usuário deverá acessar o aplicativo "Importacao" depois acessar o menu "Atualizações - Atualiza Imposto - Integração de Olho no Imposto";

III-) Após o processo acima selecionar a tabela "TabelaIBPTaxSP17.1.A.csv" que está localizada na pasta "C:\Sinco\Integrado\Impostometro", ficar atento para encontrar a pasta correta pois a unidade do disco pode variar. Clicar em "Importar" e aguardar a importação finalizar.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Atualização da Tabela de Impostômetro e explicação de erro NCM Inexistente - NT 0001-2016

Resumo da Nota
Liberada novas tabelas de NCM impostômetro para atualização da base de dados e explicação do erro de NCM Inexistente ao enviar NFe.


Descrição
Essa O.S está explicando o que deve ser feito para atualizar as tabelas de Impostômetro no sistema, e por que está ocorrendo erro de NCM inexistente no envio da NFe.

I-) Acessar o aplicativo Importação.exe, menu "Atualização - Atualiza de Olho no Imposto", buscar a nova tabela referente a UF do Cliente, exemplo:

C:\Sinco\Integrado\Impostometro\TabelaIBPTaxSP16.1.A.csv, caso o emitente de NF-e/SAT/NFC-e ou ECF for do estado de SP. Efetuar a importação do mesmo, clicando no botão atualizar.

Esta nova tabela encontra-se na atualização do sistema que já pode ser baixada pelo link: http://www.tdpinformatica.com.br/Download/SetupAC_Fast.exe

II-) O Sefaz lançou a validação dos NCMs a partir de 01/01/2016 com base na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Exterior - MDIC - TABELA NCM, caso algum NCM do item da NFe não existir nesta tabela o SEFAZ irá bloquer e dar a seguinte mensagem:

" Informado NCM inexistente. nItem: 000"

Onde o campo "nItem" faz referência ao sequência do item no XML.

Para corrigir o problema o usuário deverá entrar em contato com o seu consultor fiscal, e pedir o novo NCM para o produto. No sistema FACILITE o mesmo deverá corrigir seu cadastro, e remover e inserir novamente o item na NF para que atualização seja reconhecida, após isso ele poderá enviar novamente a NFe sem o erro.

Para baixar a tabela de NCM do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior acesse o link:

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3361

Baixar os arquivos:

TEC em word completa
ou
TEC em excel completa

 

Parâmetros Envolvidos
I - Validar o parâmetro geral que se encontra no aplicativo INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais - de número 4.18.180 - IMPRIME CLAS. FISCAL NA NF ELETRONICA, este parâmetro apartir de agora deve estar com o valor "Sim";


Atualização dos módulos do Facilite para adequações com a SEFAZ - NT 0070-2019

Resumo da Nota

Devido às exigências da SEFAZ, fez-se necessária a atualização dos módulos internos dos sistemas Facilite, que são responsáveis pela validação, geração e impressão dos documentos fiscais. Houve duas mudanças significativas: o layout de impressão do cupom de CF-e-SAT (conforme Manual de Orientação - versão MO 2.17.07) e a otimização de download do XML de nota de entrada, através da tela "[1141] FACILITE - Chave de Acesso NFe".

Descrição

Foram realizadas diversas melhorias nos processos de geração e envio de dados à SEFAZ, por conta da atualização dos módulos internos do sistema. Somente duas alterações merecem destaque, pois, a grande maioria das alterações realizadas possuem características técnicas e são invisíveis para quem opera os sistemas Facilite, não possuindo influência direta no visual dos sistemas.

Conforme especificação da SEFAZ de São Paulo, no Manual de Orientação do CF-e-SAT, versão MO 2.17.07, o layout do cupom impresso foi alterado. Seguem as principais modificações:

* O campo de valor total está com uma fonte maior, a fim de facilitar a leitura;
* Incluído código de barras com a chave de acesso, para que a mesma possa ser lida por um leitor de código de barras;
* O QRCode está maior e foi alinhado à esquerda do cupom;
* Dados do consumidor e do equipamento SAT estão do lado direito do QRCode;

Com esta alteração da disposição das informações, a impressão do CF-e-SAT apresenta economia de papel, pois, em sua totalidade, o cupom está mais compacto.

Através do aplicativo Integrado, menu Operações / Geração de Dados Externos / Importação NF-e, tela "[1144] FACILITE - Importação NF-e", botão "Download do XML" é possível acessar a tela "[1141] FACILITE - Chave de Acesso NFe". Nesta tela é possível realizar o download do XML de alguma nota fiscal, mediante a digitação de sua chave de acesso. O tempo limite para que o sistema possa consultar e tentar realizar o download foi aumentado. Agora, são até 15 (quinze) segundos para que o sistema consiga realizar o download do XML.

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos neste processo.


Automatização de lançamento de Cartão - NT 0090-2017

Resumo da Nota
Foram implementadas novas funcionalidades para automatizar o lançamento de cartões com TEF no aplicativo BalcaoP.exe.


Descrição
Após o lançamento de uma venda com TEF, o sistema irá lançar o valor que for em cartão na tabela de conciliamento. Esse lançamento poderá ser visualizado na tela [1507] FACILITE - Conciliação de Cartão (Controle Bancário / Detalhar Lançamento / Cartões).

Caso o parâmetro I) esteja com o valor igual a "Não", serão realizados lançamentos separados.

Ex.: CARTÃO VISA 200,00
CARTÃO VISA 320,00
CARTÃO VISA 210,00
CARTÃO VISA 190,00

Caso o parâmetro I) esteja com o valor igual a "Sim", serão realizados lançamentos agrupados.

Ex.: CARTÃO VISA 920,00

*** ATENÇÃO ***

Só funcionará corretamente se estiver configurado os tipos de cartões.

Para configurar acesse: Aplicativo Integrado / Tabelas / Tipo de Operação com Cartão (Usuário deverá ter nível de acesso).

Campo Nome: Deverá ser inserido o nome EXATAMENTE como é retornado no TEF, para verificar o nome correto que o TEF retorna, terá que acessar o relatório de inconsistências em (Controle Bancário / Detalhar Lançamento / Cartões / Botão Incons. Import. (F12) / Coluna "Descrição do Cartão".

Campo Banco: Deverá ser preenchido com o código do banco que o cartão irá ser creditado.

Campo Conta: Deverá ser preenchido com o código da conta que o cartão irá ser creditado.

Campo Doc. Padrão: Documento que será inserido no momento do lançamento do cartão.

Desconto: Taxa administrativa cobrada pela operadora.

Dias Acrésc. Deverá ser preenchido com a quantidade de dias que o cartão levará para ser creditado.

Período de Fechamento (Quinzenal): Os lançamentos dos cartão serão creditados a cada 15 (Quinze) dias.

Dia de Fechamento: Os lançamentos serão creditados toda a semana no dia que for selecionado.

Obs.: Poderá ser configurado somente Período de Fechamento OU Dia de Fechamento.

Parâmetros Envolvidos
No Integrado em: "Utilitários - Parâmetros do Sistema - aba Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

I-) 4.18.650 - AGRUPA LANCTOS. NA INTEGRAÇÃO BANCOS = (Sim; Não)

 

Autorizado na Impressão da Comanda e Produção - NT 0011-2017

Resumo da Nota
Implementação de processo que permite imprimir o nome e telefone do Autorizado no Cupom de Produção e Comanda pelo aplicativo COMANDA.EXE.


Descrição
Foi implementado processo que permite imprimir o nome e telefone do Autorizado no Cupom de Produção e Comanda pelo aplicativo COMANDA.EXE, através da versão Convencional ou Touch Screen.

Para isso, ao selecionar o cliente na consulta de cliente, se der um duplo clique sobre o código do cliente, nome do cliente, telefone, taxa de entrega ou clicar no botão [F5] Sel. Cliente, o sistema irá criar a Comanda sem o relacionamento com um autorizado. Se der um duplo clique sobre o nome do autorizado, telefone do autorizado, parentesco ou clicar no botão [F6] Sel. Autorizado, a comanda será criada relacionando com o autorizado que foi selecionado.

Para facilitar o lançamento e entendimento por parte do usuário, o nome e telefone do autorizado serão visualizados na tela de lançamento de Comanda (Touch ou Tradicional), desde que tenha sido selecionado na consulta.

Na impressão da Produção e Comanda, havendo relação com Autorizado, serão impressos o nome e telefone do autorizado.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


B

Baixa de Produção - NT 0013-2016

Resumo da Nota
Customização do processo de baixa de produção.


Descrição
Foi customizado o processo de baixa de produção para que, ao estornar a mesma, o sistema exclua as matérias-primas relacionadas ao produto que está sendo estornado.


Parâmetros Envolvidos
O parâmetro '4.18.127 - ALIMENTA REQUISIÇÃO NA ABERTURA DA PRODUÇÃO' influencia diretamente nesse processo.

- Caso o referido parâmetro possua o valor 'Sim', ao abrir uma Produção, o sistema reserva automaticamente as matérias-primas referenciadas ao Produto para a Produção. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa no estoque dessas matérias-primas. Ao estornar a produção, o sistema irá estornar a baixa dessas matérias-primas, deixando elas novamente reservadas e relacionadas ao produto que está sendo produzido;

- Caso o referido parâmetro possua o valor 'Não', ao abrir uma Produção, o sistema não faz a reserva da matéria-prima. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa do estoque dessas matérias-primas diretamente. Ao estornar a produção, o sistema vai excluir as matérias-primas relacionadas ao produto que está sendo produzido.


Baixa Rápida de Contas a Receber pela Licença Light ou Full - NT 0052-2017

Resumo da Nota
Foi desenvolvida uma nova funcionalidade para efetuar baixas de contas a receber na tela de Consulta de Clientes.


Descrição
Detalhes de como trabalhar com a funcionalidade de Baixa Rápida de Contas a Receber pela tela de Consulta de Clientes:

I.) Licença Full;

  I.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes;

  I.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras";

  I.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7;

  I.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já carregada com os dados do cliente escolhido na tela anterior;

  I.VI) Selecione os dados que se deseja baixar, dando dois clique sobre o registro desejado ou selecione o registro e tecle F2 na tabela que aparece na tela;

  I.VII) Clique sobre o botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  I.VIII) Na tela de "Baixa", informe o valor a pagar no campo "Valor a Pagar", informe a data da baixa no campo "Data da Baixa", informar os juros caso tenha;

  I.IX) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  I.X) Após a baixa o sistema o levará para a tela de impressão do recibo;

II.) Licença Light

  II.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes;

  II.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras";

  II.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7;

  II.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já na Guia de Baixa com o valor total da conta informado no campo "Valor a Pagar";

  II.V) Caso deseje alterar o valor informado ou efetuar parte do pagamento, poderá ser feito alterando o valor informado no campo "Valor a Pagar" para o valor desejado.

  II.VI) Informe a "Data da Baixa", os juros caso tenha;

  II.VII) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  II.VIII) Na Licença Light o recibo não será impresso.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Barra de atalho no Integrado com a versão do FACILITE Light - NT 0228-2018

Resumo da Nota

A partir dessa nota técnica, na versão light do sistema, no aplicativo FACILITE - Comércio, foi incluída a barra de atalho rápida. Essa barra estava disponível apenas na versão full do sistema.


Descrição

Em versões anteriores, com o sistema liberado para utilizar a versão light, no aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado.exe) não era possível utilizar a barra de atalhos, onde a mesma ficava disponível apenas a versão full.


A partir de agora, na versão light a barra está disponível com os atalhos abaixo:


- Representantes

- Clientes

- Produtos

- Cons. Produto

- Fornecedor

- NF-e

- Abrir NF-e

- Abrir NFC-e

- Parâmetros

- Sair


Diferente da versão full, a barra de atalhos não é customizável, mantendo assim fixa a posição e atalhos.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

 


Bloquear venda de clientes sem placa no posto - NT 0100-2016

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio de venda de clientes sem informação de placa no aplicativo de venda balcão do posto.


Descrição
Para que o processo funcione, é necessário configurar o cadastro do cliente para habilitar a restrição da placa para isso faça:

I-) No INTEGRADO - Cadastros - Clientes - Clientes, selecione o cliente que deseja habilitar essa opção de bloqueio de placa que fica na aba "Posto" e o campo "Habilita Restrição Placa".

- Na aba "Parâmetros" deste mesmo módulo marque a opção "Dados do cliente no Cupom Fiscal" para que as informações adicionais do cliente sejam impressas no cupom fiscal / SAT - CFe.

II-) No aplicativo BalcaoP, caso o usuário selecionar um cliente que possui a restrição de placa habilitada, ao iniciar a venda e não tenha sido preenchido o campo "Placa" o sistema irá dar mensagem ao usuário informando que a operação será bloqueada, caso o mesmo não possua nível de usuário o sistema irá abrir a tela para selecionar um usuário com permissão de venda sem placa. Se informado este usuário o sistema irá permitir a venda sem a placa.


Parâmetros Envolvidos
I-) No INTEGRADO - Utilitários - Manutenção de Usuários, selecionar o usuário que irá permitir vender sem placa e na aba "Operações" selecionar o nível "Permite vender sem placa no BalcaoP" e libere para o usuário.

 

Bloqueia venda de produto sem estoque livre na Comanda Touch - NT 0177-2017

Resumo da Nota
Caso o produto possua o bloqueio venda sem estoque livre, será verificado saldo em estoque livre do produto antes de inseri-lo numa comanda na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch".


Descrição
I-) Configuração

Para que a venda do produto, que não possui saldo em estoque livre, seja bloqueada, é necessário acessar o cadastro do produto no aplicativo Integrado, menu Cadastros - Produtos - Acabado, tela "[0023] FACILITE - Cadastro de Produtos", guia "Produto". A opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre" deverá ser marcada.

II-) Processo

Ao tentar incluir um produto na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", cuja opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre" esteja marcada, será realizado um cálculo interno no sistema com o saldo do produto em estoque e a quantidade informada no item. Caso a quantidade seja maior do que o saldo em estoque livre, a venda será bloqueada e o sistema emitirá uma mensagem de alerta, especificando o saldo do produto.
Por exemplo: o produto "0000057 - Guaraná" possui 12 unidades de saldo em estoque livre. Se for incluído um item na comanda touch com até 12 unidades, o registro será gravado. Caso seja informado um número maior do que 12, a inclusão do item será bloqueada. Se for lançado um item deste produto com a quantidade 7 na comanda "000048" e, posteriormente, o usuário tentar incluir o mesmo produto, novamente, com uma quantidade maior do que 5, a venda também será bloqueada pois o sistema efetuará a soma da quantidade já registrada mais a quantidade informada no novo registro e realizar a comparação com o saldo em estoque livre.
As quantidades utilizadas no cálculo comparativo seguem as casas decimais configuradas no parâmetro "4.18.090 -
CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA".
Para que o bloqueio seja efetuado com os produtos que são kits, é necessário que o(s) produto(s) que é(são) item(ns) estejam configurados como venda bloqueada sem estoque livre.


Parâmetros Envolvidos
I-) No aplicativo Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, configurar os seguintes parâmetros:

4.18.090 - CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA
Este parâmetro pode ser configurado com os valores numéricos inteiros de 0 a 4. O valor configurado neste parâmetro representa a quantidade de casas decimais que será impressa na quantidade do produto na produção e no cupom da comanda

 

Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio para não permitir abrir mais de uma vez o aplicativo COMANDA no mesmo micro.


Descrição
Caso o usuário tente abrir o aplicativo COMANDA em um micro que já estiver aberto, o sistema irá dar uma mensagem e bloquear a abertura do mesmo.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio para não permitir abrir mais de uma vez o aplicativo COMANDA no mesmo micro.


Descrição
Caso o usuário tente abrir o aplicativo COMANDA em um micro que já estiver aberto, o sistema irá dar uma mensagem e bloquear a abertura do mesmo.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Bloqueio de desconto para produtos que estejam configurados para bloquear desconto na venda - NT 0031-2016

Resumo da Nota
O sistema irá bloquear os descontos para os produtos que estiverem para bloquear desconto na venda. O desconto só será aplicado para produtos que não estiverem bloqueados para venda. Também será bloqueada a digitação do valor unitário para estes produtos, sendo permitido a alteração somente para usuários autorizados.


Descrição
Este processo é utilizado nos aplicativos INTEGRADO (Pedido de Vendas), Balcão, Orçamento, Balcão Posto e Comanda.

No "Integrado - Cadastros - Cadastro de Produto Acabado", buscando um produto e acessando a aba "Estoque e Preços" existe um parâmetro chamado "Bloqueia Desconto na Venda", é através dele que o sistema irá validar o produto para permitir ou não a alteração do valor unitário. Segue um exemplo:

Pedido número 000001, e insere o produto 0000001 que está bloqueado para desconto na venda. Ao selecionar o item e no campo "Vlr. Unitário", de algum dos aplicativos, e o usuário tentar alterar este valor, o sistema irá bloquear e só será permitido continuar a alteração se o usuário informar um Usuário e Senha válidos, caso informe o sistema irá gravar o valor digitado pelo usuário, caso não informe o sitema irá manter o preço de acordo com os parâmetros (Promoção, Tabela Preços, Atacado / Varejo .....).

Também os pedidos o sistema irá calcular a base de cálculo de desconto somente dos produtos que não estiverem com este parâmetro habilitado.

A seguir segue um exemplo de como será efetuado o cálculo do desconto para pedidos que possuam itens bloqueados para desconto:

Pedido número 000002, com os seguintes produtos
Produto - Bloqueado - R$ Valor Total
0000001 Sim 50,00
0000002 Sim 30,00
0000003 Não 80,00
0000004 Não 20,00

Total do pedido R$ 180,00
Base de cálculo para desconto (Produto 3 e 4) = R$ 100,00.

Então neste pedido o máximo de desconto em valor será de R$100,00.

Este processo vale para todos os aplicativos listados nesta NT.


Parâmetros Envolvidos

Nível de usuário localizado no Integrado - Manutenção de Usuários - Operações:
- Permitir desconto de produtos com bloqueio de desconto na venda (Cad. Produto)
Libere este nível para um usuário autorizado a dar o desconto em produtos bloqueados.


Bloqueio de emissão de NFe por limite de valor no mês - NT 0048-2015

Resumo da Nota
Foi desenvolvida nesta O.S um parâmetro no cadastro de empresa em que será possível definir um limite de valor de NFe emitida no mês, com isso o sistema irá bloquear a emissão de NFe caso este valor seja atingido.

Descrição
Foram desenvolvidos os seguintes itens nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

I - No INTEGRADO - Cadastros - Empresas na aba Impostos, no campo "Vlr. Limite NF no Mês", o usuário poderá informar por empresa qual o valor limite para o mês, caso o valor esteja 0 o sistema irá desconsiderar está validação.

II - No INTEGRADO - Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas - CFOP, o sistema trabalha em conjunto com a CFOP para limitar o valor de NFe emitida no mês, para isso no cadastros da CFOP deverá ser configurado o campo "Controla Valor limite Mês" para cada CFOP que gere valor, pois podem existir casos de NFe de devolução, brindes, bonûs entre outros que não entram neste valor, para isso elas devem continuar com a opção desmarcada.

III - Nos módulos de Geração de NF e Pedido de Vendas, será feita a validação dos valores de NFe emitidas, o sistema irá considerar para o cálculo somente as NFe enviadas com o status I, e NFe que estiverem em digitação, que neste caso podem ocorrer de mais de um usuário estar gerando NFe, com isso deve ser validado as NFe em digitação, se o valor da soma das NFe emitidas mais o valor de NFe em digitação ultrapassar o valor configurado, o sistema irá bloquear e não irá mais permitir emitir NFe no mês. O usuário poderá aumentar o limite no cadastro caso seja necessário.


Parâmetros Envolvidos
Não há outros parâmetros além dos já descritos nos detalhes da nota técnica para o funcionamento deste processo.


Bloqueio de Emissão de SAT após 10 dias sem Comunicação com o SEFAZ-SP

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 07/04/2017
Número da OT....: 000002
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Atenção! O equipamento CF-e-SAT não faz o envio dos arquivos XML para a Secretária da Fazenda a 10 ou mais dias. Não será possível efetuar novas vendas até a regularização e envio dos arquivos. Entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações!


CAUSA
Essa mensagem é um alerta onde o sistema bloqueará a emissão de CF-e-SAT caso o Equipamento esteja sem comunicação com o SEFAZ/SP por 10 ou mais dias. Isso é necessário, pois a partir do décimo dia, os CF-e-SAT's emitidos há 10 dias anteriores tornam-se inábeis, conforme informações do próprio SEFAZ/SP. Para facilitar essa validação, será possível configurar a partir de quantos dias sem comunicação com o SEFAZ/SP o aplicativo começará a enviar mensagens ao usuário informando que o Equipamento SAT está sem comunicação. Esse parâmetro é configurado através do aplicativo ConfigECF.exe, paleta SAT-CF-e, campo 'Int. S/Envio' (Intervalo sem envio). Será possível configurar valores entre 1 a 7 dias (Figura 01). A partir do sétimo dia sem comunicação com o SEFAZ, os aplicativos Integrado, Balcão e Comanda enviarão mensagens ao usuário alertando sobre a falta de comunicação. Quando chegar ao décimo dia, bloqueará a emissão.

 
Figura01

Para validar a data da última comunicação ou transmissão do CF-e-SAT com o SEFAZ existem duas opções;
1-) Pela opção ‘Consultar SAT’, no próprio software básico do aparelho SAT. No caso as informações apresentadas nessa tela podem ser encontradas no nosso sistema seguindo as orientações do passo 2;
2-) Pelo aplicativo Balcão - F8 - Gerenciar CF-e-SAT - Existem dois campos com a seguinte informação 'Data e hora da última transmissão de CF-e-SAT para SEFAZ' e 'Última comunicação com o SEFAZ', ambas precisam estar com as informações atualizadas (Figura 02 e Figura 03).
E nessa mesma tela de Gerenciar CF-e-SAT existe outra maneira de verificar se não há cupom pendente de envio. Nos seguintes campos 'Número sequencial do primeiro CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho' e 'Número sequencial do último CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho' vão estar preenchidos com zeros (Figura 03).

 
Figura02

 
Figura03

SOLUÇÃO
Todo aparelho SAT possui um software básico para configurações. Das opções disponíveis no software existe uma chamada 'CONFIGURAÇÕES DE REDE'. Nessas configurações existem duas opções de comunicação que são: DHCP ou IPFIXO. A primeira tentativa seria mudar essa comunicação para IPFIXO, já que por padrão vem configurado o tipo DHCP.
As configurações do IP podem ser conseguidas abrindo o prompt de comando no Windows através do seguinte caminho:
Iniciar - Executar - CMD - Digite ipconfig /all
Executando esse comando serão apresentadas todas as informações que precisamos. No caso IP, Máscara, DNS e Gateway (Figura 04). Essas informações devem ser inseridas no software básico do SAT conforme o exemplo da Figura 05. Importante destacar que os campos precisam estar preenchidos com todos os caracteres. Tomemos como exemplo o campo IP: não se pode preencher da seguinte forma 192.168.2.51, se faz necessário completar os campos com zeros à esquerda, ficando da seguinte maneira 192.168.002.051. Lembrando também que é preciso mudar a última faixa no campo IP. Continuando com o nosso exemplo, onde esta 051 teria que mudar para um intervalo entre 0 e 254, não se pode deixar na mesma faixa do próprio micro ou de algum outro micro que se encontra na rede para que não se tenha conflitos de endereços.

 
Figura 04

 

Figura 05

Realizada a configuração do IPFIXO é necessário também validar se as seguintes portas TCP 443 e UDP 123 estão com o status de aberta. Para confirmar esse status é necessário acessar o seguinte link:
http://tools.testesuavelocidade.com.br/teste-porta-conexao.php
Testar as portas TCP 443 e UDP 123;
Ambas devem apresentar status de aberta, caso apresente status diferente, verificar com o provedor de internet o desbloqueio das portas.

Após finalizar a configuração de rede do aparelho SAT e validar se as portas estão com status de aberta, é necessário verificar se no aplicativo Balcão - F8 - Gerenciar CF-e-SAT, ou pelo software básico do SAT através da opção Consultar SAT, os campos 'Data e hora da última transmissão de CF-e-SAT para SEFAZ' e 'Última comunicação com o SEFAZ' estão com as informações atualizadas. Somente se estiver com os dados atualizados é que o processo foi executado com êxito.
Outra informação que existe nessa tela são os campos 'Número sequencial do primeiro CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho' e 'Número sequencial do último CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho', dependendo da quantidade de cupons pendentes podem demorar um pouco para ficarem zerados, pois os arquivos estão sendo enviados ao SEFAZ.

Se mesmo depois de realizados os procedimentos apresentados acima, o aparelho SAT não enviar os arquivos para o SEFAZ, pode-se tentar uma atualização do software básico do aparelho SAT, mas se ainda assim persistir o problema será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT.


IMPORTANTE
Pode acontecer de o cliente ficar sem vender no aparelho SAT por 10 dias ou mais por estar fechado ou de férias por exemplo. Quando abrir o aplicativo Balcão o sistema vai apresentar a seguinte mensagem:

Atenção! O equipamento CF-e-SAT não faz o envio dos arquivos XML para a Secretária da Fazendo a 10 ou mais dias. Não será possível efetuar novas vendas até a regularização e envio dos arquivos. Entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações!

Apesar da mensagem, apenas feche o sistema e abra novamente, pois no momento que ocorrer essa mensagem o sistema vai forçar uma comunicação com o SAT e verificar que não há cupom pendente e vai liberar para venda. Mas se a mensagem permanecer ao abrir o Balcão, realize uma consulta do SAT pelo software básico do aparelho. Caso a mensagem ainda persista e já tenha realizado o processo descrito no documento, será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT.