quinta, 28 Mar 2024, 21:50
Site: Treinamento TDP
Curso: Treinamento TDP (Treinamento TDP)
Glossário: Nota Técnica
E

Envio de CFe SAT por e-mail - NT 0004-2018

Resumo da Nota
Implementação de envio de CFe SAT por e-mail na venda.


Descrição
Através dos aplicativos Balcão, Comanda, Integrado, BalcãoP: Nos aplicativos citados agora é possível enviar o CFe SAT por e-mail, seguindo as seguintes configurações(as orientações a seguir é para casos onde o SAT já esteja configurado):

Para configurar o envio do CFe Sat é necessário entrar no aplicativo ConfigECF, na aba Balcão, na aba SAT CF-e, estará na primeira tela, que é onde é configurado o SAT, clique em avançar até chegar a tela de configuração de impressoras, chegando nessa tela temos as opções de Tipo de impressora, onde foi adicionado um novo tipo chamado "Sem impressão", onde não será impresso o SAT, além disso, foi colocado também a nova função de enviar o SAT por e-mail, clicando na opção "Enviar Extrato SAT por E-mail" será habilitado o botão "Conf. E-Mail"(ao clicar nele será pedido o usuário e a senha do sistema), onde será feita a configuração do E-mail do remetente (quem envia), é a mesma tela de configuração da NFe, então se já é feito o envio de NFe, não será necessário configurar, se não estiver preenchido, é só preencher os campos com as informações necessárias e clicar em gravar.

Para configurar o destinatário (quem recebe), é necessário ir ao cadastro do cliente e no campo e-mail preenche-lo mas caso esteja vazio o campo será pedido o e-mail na primeira venda e gravado no cadastro do cliente. Caso seja o cliente padrão de venda, será pedido em toda venda o e-mail do destinatário.


Obs.: Se o tipo de impressora estiver como "Sem impressão" e estiver configurado o e-mail, será enviado somente ele, agora se estiver qualquer outro tipo de impressora, será impresso normalmente e enviado o e-mail.


Parâmetros Envolvidos
Não há nenhum parâmetro envolvido no processo.


Escolha de ingredientes do produto agregado na comanda - NT 0028-2018

Resumo da Nota
Foi realizada uma melhoria para que, na tela de agregação de produto da comanda (meia-pizza), seja possível selecionar os ingredientes do produto que contenha ingredientes (referências).


Descrição
Para cadastrar os ingredientes de um produto, é necessário incluir as referências no mesmo. Com o aplicativo Integrado, no menu Cadastros / Produtos / Referências, é possível incluir os ingredientes (referências) do produto, que serão apresentados na tela de agregação de produtos na comanda.

Para que o botão referente aos ingredientes esteja habilitado, é necessário que o parâmetro 4.18.441 - ALTERA REFERÊNCIA DO PRODUTO NA COMANDA esteja com valor "Sim".

Após o fechamento da comanda, o sistema realizará a baixa de estoque dos produtos e seus ingredientes, caso haja algum produto com referências. Para que seja efetuada a baixa no estoque, o aplicativo PEstoque deverá estar em execução e os seguintes parâmetros deverão estar configurados: 4.18.158 - HABILITA PRODUÇÃO COM GRADE com valor "Não", 4.18.421 - BAIXA EST. MÁTERIA PRIMA PELO PEDIDO DE VENDA com valor "Sim" e 4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE com valor "Não".

Para que seja possível agregar produtos (meia-pizza) na comanda, é necessário que, no cadastro do grupo do produto (aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas / guia Grupo) a opção "Permite vender Produtos Fracionados na Comanda Touch/Mobile" deverá estar selecionada.

Na tela de lançamento de itens da comanda ([1477] FACILITE - Comanda Touch), guia "Lançamentos", todos os grupos de produtos estarão listados do lado esquerdo da tela. Ao selecionar um grupo cuja configuração permite vender produtos fracionados, o primeiro botão que aparecerá na listagem dos produtos é o botão "Agregar".

Ao clicar neste botão, a tela "[1503] FACILITE - Agrega produtos para venda modo touch". Nesta tela, é possível incluir até 4 (quatro) produtos. Ao incluir um produto e clicar no botão "[F6] Ingredientes" (ou apertar a tecla F6) será aberta uma nova tela, com a listagem de todos os ingredientes do produto selecionados. Caso seja necessário, qualquer ingrediente pode ser desmarcado. Se algum ingrediente for desmarcado, na impressão do cupom de produção deste produto aparecerá "PREPARAR SEM:".

Por exemplo: o produto "0000154 - PIZZA DE CALABRESA" possui os ingredientes ''0005523 - Queijo", "0001478 - Calabresa" e "0002633 - Cebola". O cliente quer uma pizza meia calabresa e meia palmito, mas a parte da calabresa, sem cebola. Ao realizar o lançamento da metade de calabresa com o produto "0000154 - PIZZA DE CALABRESA", a tela de ingredientes deve ser acessada e o ingrediente "0002633 - Cebola" deverá ser desmarcado. No cupom de produção será apresentado:

0000157 - PIZZA DE PALMITO
0000154 - PIZZA DE CALABRESA
PREPARAR SEM: CEBOLA

Para que o texto "PREPARAR SEM:" seja impresso no cupom de finalização da comanda, é necessário que o parâmetro 4.18.657 - IMPRIME COMPLEMENTOS E PREPARAR SEM DOS PRODUTOS NO FECHAMENTO E FINALIZAÇÃO DA COMANDA esteja com valor "Sim".

Após a finalização da comanda, os estoques dos produtos serão baixados, conforme configuração descrita anteriormente.


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, configurar os seguintes parâmetros:

4.18.158 - HABILITA PRODUÇÃO COM GRADE
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o estoque dos ingredientes do produto (referências) seja baixado conforme o consumo no cadastro do produto, é necessário que este parâmetro esteja com valor "Não".

4.18.421 - BAIXA EST. MÁTERIA PRIMA PELO PEDIDO DE VENDA
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o estoque dos ingredientes do produto (referências) seja baixado conforme o consumo no cadastro do produto, é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim".

4.18.441 - ALTERA REFERÊNCIA DO PRODUTO NA COMANDA
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o botão dos ingredientes esteja disponível na tela de agregação de produtos (meia-pizza), é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim".

4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o estoque dos ingredientes do produto (referências) seja baixado conforme o consumo no cadastro do produto, é necessário que este parâmetro esteja com valor "Não".

4.18.657 - IMPRIME COMPLEMENTOS E PREPARAR SEM DOS PRODUTOS NO FECHAMENTO E FINALIZAÇÃO DA COMANDA
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que os complementos e os ingredientes excluídos do produto sejam impressos no cupom da finalização da comanda, é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim".

No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas / guia Grupo - a opção "Permite vender Produtos Fracionados na Comanda Touch/Mobile" deverá estar selecionada para que seja possível incluir item agregado (meia-pizza) na comanda. Assim sendo, todos os produtos que tiverem, em seu cadastro, o grupo cuja opção esteja marcada, será possível realizar a agregação dos produtos do grupo.


Estorno de lançamentos na consignação filha - NT 0227-2018

Resumo da Nota

Para que haja rastreabilidade dos itens de uma consignação pai e suas filhas, foram criados dois novos processos de estorno na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos". Na consignação filha, caso seja feito algum lançamento equivocado da quantidade consignada ou da quantidade devolvida, é possível realizar seu estorno. Assim sendo, os valores consignados ou devolvidos podem ser ajustados, conforme a necessidade. Também foi adicionada uma nova guia na consignação pai para que seja possível rastrear todos os lançamentos realizados para cada produto.


Descrição

Pelo aplicativo Integrado, menu Operações / Consignação de Produtos, tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos" são realizadas as consignações dos produtos. Se o parâmetro "4.18.591 - TRATA BLOQUEIOS NA CONSIGNAÇÃO PAI/FILHA" estiver configurado com valor "Sim", é possível criar diversas consignações filhas a partir de uma consignação pai.


Foram criados dois novos tipos de lançamentos para a consignação filha: estorno de consignação e estorno de devolução. Na guia "Lançamentos" haverá um novo grupo "Estorno de Lançamentos" com as opções "Consignação" e "Devolução". Este novo grupo estará habilitado somente nas consignações filhas.


Caso tenha sido feito algum lançamento equivocado de consignação, não será permitido editá-lo ou excluí-lo. Ao tentar fazê-lo, o sistema emitirá uma mensagem, informando que, para ajustar o lançamento, é necessário incluir um lançamento de estorno. Por exemplo: foi incluído um lançamento de consignação do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" com 52 unidades. Este valor foi digitado equivocadamente, na realidade, somente 42 unidades do produto foram consignadas. O registro de consignação, com 52 unidades, não poderá ser alterado ou excluído. Para que o mesmo possua 42 unidades, o usuário deverá lançar um estorno de consignação, selecionando o tipo "Consignação" do grupo "Estorno de Lançamentos", com 10 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA".


Se houver algum equívoco no lançamento da devolução, deverá ser feito um processo semelhante. Por exemplo: o usuário lançou um registro de devolução do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" com 32 unidades. Porém, na realidade, foram devolvidas 22 unidades. O usuário não conseguirá alterar ou excluir o registro da devolução. Será necessário realizar um estorno da devolução. O usuário deverá lançar um estorno de devolução, selecionando o tipo "Devolução" do grupo "Estorno de Lançamentos", com 10 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA".


Para determinar o saldo do produto na consignação filha, o sistema realizará o seguinte cálculo: quantidade consignada - quantidade estorno consignação - quantidade devolução + quantidade estorno devolução (52 - 10 - 32 + 10 = 20). É possível verificar o saldo de todos os produtos na guia "Lançamentos", na tabela da parte inferior da tela. Por conta dos novos tipos de lançamento, a coluna "TP.", da tabela localizada no centro da tela, apresentará as seguintes siglas: "EC" para os registros de estorno de consignação e "ED" para os registros de estorno de devolução. As legendas da coluna "TP." estão apresentadas na tela, entre uma tabela e outra.


Para uma consignação filha, foram adicionadas novas colunas na tabela localizada na parte inferior da tela: "Qtd. Est. Consig." que apresenta a quantidade estornada da consignação e "Qtd. Est. Devol." que apresenta a quantidade estornada da devolução. Para uma consignação pai, foram adicionadas as colunas "Qtd. Est. Consig.", que apresenta a quantidade estornada de uma devolução, realizada uma consignação filha e "Qtd. Venda Devol.", que apresenta a quantidade estornada de uma consignação, realizada uma consignação filha.


A coluna "TP." apresenta os tipos de lançamentos. Em uma consignação filha, o estorno de consignação é apresentado como "EC" e o estorno de devolução é apresentado como "ED". Já na consignação pai, o estorno de consignação, realizado na consignação filha, é apresentado como "CEC" (crédito estorno consignação) e o estorno de devolução, realizado na consignação filha, é apresentado como "DED" (débito estorno devolução).


Não é possível realizar nenhum lançamento de estorno em uma consignação pai, porém, a guia "Rastreamento de Produtos" estará visível somente em uma consignação pai. Esta é uma guia nova que auxilia no entendimento de todos os casos que aconteceram com um produto. Todos os produtos da consignação estarão listados na tabela central da tela e, na tabela localizada na parte inferior, serão apresentados todos os lançamentos do produto selecionado.


A tabela central da tela apresenta todos os produtos incluídos na consignação pai e possui as seguintes colunas:


* Produto - indica qual é o código do produto;

* Código de Barras - indica qual é o código de barras do produto;

* Descrição - contém a descrição do produto.


Acima desta tabela, é possível filtrar os registros, para facilitar a apuração dos dados de um produto em específico. É possível filtrar os registros pelos campos "Produto", "Cód. Barras" ou "Descrição". Ao selecionar o campo no grupo "Filtros", digitar o valor desejado na caixa de texto e clicar a tecla ENTER, o sistema apresentará somente os registros pertinentes ao filtro.


A tabela localizada na parte inferior apresenta todos os lançamentos realizados para o produto selecionado na tabela central da tela. Ele possui as seguintes colunas:


* Data: data do lançamento realizado;

* Hora: horário do lançamento realizado;

* Consig. Filha: número da consignação filha, onde foi feito o lançamento. Caso o lançamento tenha sido feito na consignação pai, esta coluna apresentará "------";

* Cliente Consignação Filha: nome do cliente da consignação filha. Caso o lançamento tenha sido feito na consignação pai, esta coluna apresentará "*LANÇADO PELA CONSIGNAÇÃO PAI*";

* Tipo do Lançamento: existem alguns tipos de lançamento, que podem ser realizados na consignação pai ou na consignação filha. Para cada tipo, será feita a adição ou subtração da quantidade no saldo acumulado:


- CONSIGNAÇÃO - lançamento da consignação pai com o tipo "Consignação" - valor adicionado ao saldo (+)

- VENDAS - lançamento da consignação filha com o tipo "Consignação" - valor subtraído do saldo (-)

- DEVOLUÇÃO - lançamento da consignação pai com o tipo "Devolução" - valor subtraído do saldo (-)

- ESTORNO DE CONSIGNAÇÃO - lançamento da consignação filha com o tipo "Estorno da Devolução" - valor subtraído do saldo (-)

- ESTORNO DE VENDA - lançamento da consignação filha com o tipo "Estorno da Consignação" - valor adicionado ao saldo (+)


* Quantidade: quantidade do produto informada no lançamento;

* Saldo Acumulado: é a quantidade de saldo restante do produto. Esta quantidade é calculada a cada quantidade de cada lançamento, dependendo do tipo do mesmo.


Por exemplo: foram adicionadas 100 unidades do produto "0000100 - BLUSA BRANCA" na consignação pai com o tipo de lançamento "Consignação". Foi criada a consignação filha número 000010 e foram incluídas 30 unidades do mesmo produto, com o tipo de lançamento "Consignação". Na mesma consignação filha, foi feito um lançamento do tipo "Estorno de Consignação" com 10 unidades. Depois, foi realizado um lançamento do tipo "Devolução" com 15 unidades. Logo após, foi realizado um lançamento do tipo "Estorno de Devolução" com 5 unidades. Na consignação pai, por fim, foi realizado um lançamento do tipo "Devolução" com 15 unidades. Os registros de rastreabilidade deste produto apresentarão os seguintes dados na guia "Rastreamento de Produtos" da consignação pai:


CONSIGNAÇÃO -> quantidade 50 (+) -> saldo 50

VENDA -> quantidade 30 (-) -> saldo 20

ESTORNO DE VENDA -> quantidade 10 (+) -> saldo 30

CONSIGNAÇÃO -> quantidade 15 (-) -> saldo 45

ESTORNO DE CONSIGNAÇÃO -> quantidade 5 (-) -> saldo 40

DEVOLUÇÃO -> quantidade 15 (-) -> saldo 25


Ainda na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", guia 'Lançamentos", caso não haja nenhum produto com grade cadastrado, os campos "Cor" e "Grade" e suas colunas correspondentes, na tabela apresentada na parte central da tela, ficarão ocultos.


O relatório padrão de consignação foi alterado. Para que ele possa ser gerado, é necessário que o arquivo REL_CONSIGNACAOPRODUTOSPADRAO.fr3 esteja em uma pasta chamada "RelatoriosConsignado", que deverá estar na pasta dos aplicativos. O relatório é gerado na guia "Lançamentos", botão "Imprimir Consignação". O campo "Tipo" apresentará os tipos "EC" (estorno de consignação) e "ED" (estorno de devolução).


Os relatórios gerados na aba "Impressão" foram ajustados, para que os valores de estorno sejam impressos. No campo "Tipos de Relatórios" é possível escolher os relatórios "Consignações Resumidas no Período" ou "Consignações Detalhadas no Período". Foram incluídos os grupos "Estorno de Consig." e "Estorno de Devol.". Cada grupo apresenta um campo com a quantidade informada no lançamento e o valor total. Estes valores serão considerados no saldo do produto, apresentado no grupo "Aberto". Os valores apresentados nos relatórios, bem como suas regras de adição e subtração ao saldo, são idênticos aos valores apresentados nas tabelas da guia "Lançamentos".


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:


4.18.591 - TRATA BLOQUEIOS NA CONSIGNAÇÃO PAI/FILHA

Este parâmetro indica se a consignação será trabalhada com pai e filhas. Este parâmetro pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para que possa ser realizado o estorno da consignação ou da devolução, através da tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim".


No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabado, guia "Grade" é possível cadastrar a grade do produto. Caso exista algum produto em grade cadastrado, na tela "[0184] FACILITE - Consignação de Produtos", na guia "Lançamentos" serão apresentadas as colunas e os campos referentes à "Grade" e "Cor". Se nenhum produto possuir grade, os campos e colunas referentes à "Grade" e "Cor" ficarão ocultos. O mesmo é válido para o cadastro de Matéria-Prima, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Matéria Prima.

 


Etiqueta de pacientes e extrato de contas a receber - NT 0175 - 2022

Resumo da Nota Técnica

Foram aplicados alguns ajustes na impressão da etiqueta de pacientes e no extrato de contas a receber do modelo "Peo".

Detalhes da Nota Técnica

No aplicativo Integrado, menu Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedidos é aberta a tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas". No botão "Outros Docmts", menu Módulos / Etiquetas de Pacientes é aberta a tela "[0386] FACILITE - Etiquetas de Pacientes".


Nesta tela é possível filtrar os pedidos por data e selecionar os pedidos para imprimir as devidas etiquetas dos pacientes. 


O relatório é montado em fileiras, cada uma com 4 etiquetas. Se fosse selecionada a quantidade de pedidos que não fosse múltiplo de 4, as etiquetas restantes estavam repetindo os pacientes anteriores, imprimindo etiquetas a mais indevidamente.


Foi realizado um ajuste para corrigir este caso, aumentada a fonte do nome do paciente e ajustado o nome da cidade para trazer somente a primeira letra maiúscula.


No aplicativo Integrado, menu Financeiro / Contas a Receber é aberta a tela "[0032] FACILITE - Contas a Receber". Na guia "Impressão" é possível imprimir o relatório "Extrato em Aberto do Cliente". 


O modelo deste relatório é configurado no parâmetro 4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE. Quando o parâmetro está configurado com o modelo "Peo" estava sendo mostrado um saldo inicial indevido e, caso haja baixa parcial, os registros estavam sendo duplicados.


Foi realizada uma análise na geração do extrato e foram aplicadas as devidas correções.


Questões
======================================================================

1) Em qual aplicativo é possível imprimir etiquetas de pacientes?

   a) Balcão;

   b) Comanda;

   c) Integrado;

   d) ConfigECF;

2) Qual é o modelo de extrato do cliente que foi ajustado, conforme configuração do parâmetro 4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE?

   a) FastReport;

   b) Peo;

   c) Padrão;

   d) Padrão FastReport;

3) Na etiqueta do paciente qual informação teve a fonte aumentada?

   a) Nome do paciente;

   b) Cidade;

   c) Data do pedido;

   d) Telefone.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.234 - MODELO EXTRATO DO CLIENTE

Este parâmetro indica qual é o modelo impresso do extrato do cliente na tela "[0032] FACILITE - Contas a Receber". Ele pode ter os valores "Padrão", "Peo", "FastReport", "CasaValenteFR" ou "Padrão FastReport". Para que a melhoria do relatório possa ser utilizada é necessário que o parâmetro esteja com valor "Peo".


Etiqueta de Preço FastReport - NT 0045-2016

Resumo da Nota
Etiqueta de preço padrão windows, que possibilita a impressão em modelos: Pimaco e Impressoras Térmicas. (Arquivo: REL_ETIQUETAPRECO.fr3)


Descrição
Para utilizar esse novo modelo de impressão de etiqueta será necessário seguir os seguintes procedimentos:

Em Utilitários--> Parâmetros do Sistema--> Paleta Relatórios, Campo: Impressora de Etiquetas mude para FAST REPORT;

Após isso se faz necessário a configuração de novas etiquetas ou adequação das etiquetas existentes para serem impressas pelo novo modelo.

Para isso basta acessar o menu em: Utilitários--> Configurar Documentos--> Etiquetas.

Passos novo modelo:

Informe o nome do modelo, e clique em Gravar. Selecione o tipo da etiqueta (Térmica ou Pimaco)

**** Térmica: Informar a Largura e Altura da etiqueta, quantidade de colunas e o espaço entre elas.

**** Pimaco: É necessário informar as dimensões da folha utilizada (Largura e Altura). As Margens deverão ser informadas de acordo com o modelo escolhido. Também deve ser informado as dimensões da etiqueta em Etiquetas--> Largura e Altura, Colunas--> Qtde e Espaço

Após isso basta efetuar a configuração da Etiqueta na paleta Gôndola. Informando as dimensões de cada campo escolhido.

Para etiquetas já cadastradas o procedimento é o mesmo supracitado.

Após feita a configuração da etiqueta utilizar o módulo: Emissão de Etiquetas, que pode ser acessado em: Preços--> Emissão de Etiquetas.


Parâmetros Envolvidos
Utilitários--> Parâmetros do Sistema--> Paleta Relatórios, Campo: Impressora de Etiquetas mude para FAST REPORT


Etiqueta de preço modelo PROCON - NT 0110-2016

Resumo da Nota
Foi desenvolvida nessa O.S o modelo de etiqueta PROCON


Descrição
I-) No INTEGRADO acesso o menu Utilitários - Parâmetros do Sistema - Relatórios, no campo "Impressora de Etiqueta", selecione a opção "FAST REPORT" e o campo "Imp. Etiquetas" deve estar marcado.

II-) Execute o Scrit de "CRIA_ETIQUETA_PROCON.sql" através da ferramenta IBOConsole para que seja cadastrado um modelo de etiqueta chamado PROCON para rolos de etiquetas de 3 colunas.

III-) Para configurar manualmente uma etiqueta, vá no INTEGRADO acesso o menu Utilitários - Configurar Documentos - Etiquetas. Nesta tela execute os seguintes passos:

a-) Informe um nome para essa etiqueta. Exemplo : "PROCON" e depois clique em Gravar.

b-) Nos grupos "Etiquetas" e "Colunas" informe o tamanho da etiqueta que deseja configurar e clique em Gravar.

c-) Acesse a aba "Gondola" e desça o grid "Configuração dos Dados de Gondola" até o final para que seja possível ver os novos campos que foram criados para a etiqueta do tipo PROCON.

d-) Os novos campos são: "PROCON - VALOR A VISTA", "PROCON - VALOR PARCELADO", "PROCON - VALOR A PRAZO" e "PROCON - TAXA DE JUROS".

e-) "PROCON - VALOR A VISTA" - Será impresso os dizeres "À vista " + o valor do produto R$ 10,00.

f-) "PROCON - VALOR PARCELADO" - Será impresso a quantidade de parcelas informado no momento da impressão da etiqueta mais o valor do produto mais o Juro% informado na tela.

g-) "PROCON - VALOR A PRAZO" - Será impresso os dizeres "Total a prazo " mais o valor do produto mais o Juros ou menos o Desconto informado na tela.

h-) "PROCON - TAXA DE JUROS" - Será impresso os dizeres fixos "Taxa de juros" com o juros calculado mais '% a.m.'

Cálculo do Juros:
Valor Cadastro...: 400,00
Desconto aplicado: 10%
Valor a Vista....: 360,00

JUROS = ((V. CAD - V. VISTA) / V. VISTA) x 100
JUROS = ((400,00 - 360,00) / 360,00) x 100
JUROS = (40,00 / 360,00) x 100
JUROS = 0,111111 x 100
JUROS = 11,11%

Será impresso "Taxa de juros 11,11% a.m."

IV-) No INTEGRADO - Preços - Emissão de etiquetas, o usuário deverá selecionar um tipo de geração e depois um modelo de etiqueta, no caso podemos selecionar "PROCON".

- Feito isso deve ser informado os produtos que serão impressos na etiqueta.

- Nos campos "Inf. Juros/Desconto - PROCON", os campos deverão ser preenchido de acordo com a necessidade da empresa.

- Aplicar no valor de venda Juros ou Desconto: Neste campo selecione uma das opções para que seja impresso as informações de acordo com o item3.

- No campo % Desconto / % Juros, informe o valor necessário.

- Nº Parc. - Informe o número de parcelas para que seja impresso nas etiquetas.

V-) Configure o parâmetro abaixo para que o sistema possa valirdar o se o valor gerado na etiqueta está dentro dos valor mínimo informado, caso for menor o sistema não irá permitir a impressão da etiqueta o produto que estiver com o valor abaixo. Exemplo: Produto X, valor da parcela R$ 8,00. Valor configurado no parâmetro 15,00. Neste caso o sistema irá bloquear a impressão desta etiqueta.


Parâmetros Envolvidos
I-) No INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros gerais, configurar o seguinte parâmetro:
- 4.18.612 - VALOR MÍNIMO DA PARCELA PARA ETIQUETAS COM DADOS DO PROCON -

Neste campo deve ser informado o valor mínimo da parcela para impressão.

 


Etiqueta de preço para produtos com lote - NT 0021-2018

Clique aqui e assista ao vídeo técnico!


Resumo da Nota
Foi incluído o campo de código de barras com o número do lote na etiqueta de preço.


Descrição
I) Configurações
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Relatórios, no campo "Impressora de Etiqueta", a opção "FAST REPORT" deve ser selecionada e o campo "Imp. Etiquetas" deve estar marcado.
Para que o sistema trate o estoque dos produtos em lote, é necessário que os parâmetros "4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO" e "4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE" estejam configurados com valor "Sim".
O produto deverá estar configurado para tratar lote. A configuração do produto para tratar lote é feito no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabado, guia "Tabelas" e a opção "Trata estoque com lote" deverá ser marcada.
Para configurar uma nova etiqueta de preço, consultar a nota técnica nº 0045/2016.


II) Configurar de novo modelo de etiqueta
Para configurar manualmente uma etiqueta, acesse o aplicativo Integrado, menu Utilitários / Configurar Documentos / Etiquetas. Nesta tela execute os seguintes passos:

a) Informe um nome para essa etiqueta. Exemplo : "PRODUTO COM LOTE" e depois clique em Gravar.
b) Nos grupos "Etiquetas" e "Colunas" informe o tamanho da etiqueta que deseja configurar e clique em Gravar.
c) Acesse a aba "Gondola". No grid "Configuração dos Dados de Gondola" foi incluído o campo "Código de Barras Lote". Os campos "Data Validade" e "Data Fabricação", que já existiam, também são referentes ao lote do produto.
d) "Código de Barras Lote" - Será impresso o código de barras e o número do lote do produto.
e) "Data Validade" - Será impressa a data de validade do lote do produto.
f) "Data Fabricação" - Será impressa a data de fabricação do lote do produto.


III) Processo de impressão da etiqueta
No aplicativo Integrado, menu Preços / Emissão de etiquetas, o usuário deverá selecionar um tipo de geração e depois um modelo de etiqueta. No caso, podemos selecionar o modelo "PRODUTO COM LOTE".
Feito isso, deverão ser informados os produtos que serão impressos na etiqueta.
Se o produto possuir quantidade em estoque de algum lote, ao selecionar o produto nesta tela, será aberta uma nova tela para que o usuário escolha qual será o lote cuja etiqueta será impressa. Se não houver estoque do produto com algum lote, esta tela não será aberta e o número do lote aparecerá em branco.
Na parte inferior da tela há um grid que listará todos os produtos que terão sua etiqueta impressa, com o respectivo número de lote, data de validade e data de fabricação.


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, configurar os seguintes parâmetros:

4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o sistema trate o estoque dos produtos em lote, é necessário que o parâmetro esteja configurado com valor "Sim".

4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE
Este parâmetro pode assumir os valores "Sim" ou "Não". Para que o sistema trate o estoque dos produtos em lote, é necessário que o parâmetro esteja configurado com valor "Sim".

No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabado, guia "Tabelas", a opção "Trata estoque com lote" deverá estar marcada para que o sistema trate o estoque do produto em lote.


Etiqueta de Romaneio Personalizada - NT 0077-2016

Resumo da Nota
Foi criado um novo relatório em Fast, para impressão de etiqueta de romaneio personalizada.


Descrição
I-) No INTEGRADO - Relatórios Fast -> Relatórios -> Etiquetas de Cliente -> Etiqueta de Romaneio Personalizada, ao clicar o sistema irá habilitar a tela de parâmetros, onde o usuário poderá informar até 20 clientes diferentes, o número de volumes e o número da NFe.

- Caso o usuário informar mais de 1 volume, o sistema irá gerar quantas etiquetas forem informadas, por exemplo: Volume = 3, o sistema irá imprimir 3 etiquetas referente ao cliente e NFe digitadas.

II-) Este modelo de etiqueta segue um tamanho padrão que está definido desta forma:

Largura da Etiqueta.....................: 10,0 cm
Altura da Etiqueta......................: 6,0 cm
Margem Esquerda (Inicio da impressão)...: 0,6 cm
Margem Superior (Inicio da impressão)...: 1,0 cm
Margem Direita (Final da impressão).....: 2,8 cm
Margem Inferior (Final da impressão)....: 0,5 cm
Área disponível para impressão (Largura): 6,5 cm
Área disponível para impressão (Altura).: 4,5 cm

III-) Segue os campos que são impressos na etiqueta: Destinatário: Razão do Cadastro de Cliente Endereço, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado e CEP.
Número da NFe e Volume, que foi digitado na tela de filtro.
Transportadora: Nome da Transportadora.

IV-) O nome do arquivo para configuração no sistema é o : REL_ETIQUETAPERSOMROMENIOFQUEIROZ.FR3


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.

 

Exclusão de Itens do Pedido de Vendas relacionado a uma NF-e - NT 0031-2018

Resumo da Nota
Com o pedido de vendas relacionado a uma NF-e autorizada, até a versão anterior a essa NT não era possível excluir um item. A partir dessa NT o sistema permitirá a exclusão de itens do pedido de venda.


Descrição
Para fazer uso desta melhoria, a partir desta versão do sistema, será necessário seguir os passos abaixo.

Através do aplicativo Integrado, menu Operações, Pedido de Vendas, Informar Pedidos, ou através do atalho rápido Vendas, é possível acessar o módulo "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas. No mesmo após selecionar o pedido desejado, basta clicar duas (2) vezes sobre o item desejado e clicar no botão Excluir. Para tal operação é necessário que o usuário tenha acesso permitido através do nível de acesso "4.01.23 - Excluir itens do pedido mesmo com NFe gerada".

Caso o pedido de vendas selecionado faça parte de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) autorizada o sistema irá enviar o seguinte alerta "Já existe uma Nota Fiscal Eletrônica autorizada relacionada a esse Pedido. O item será excluído, pois seu usuário tem permissão para tal operação. Essa exclusão pode causar divergência entre o Pedido e a Nota Fiscal relacionada.", Após o alerta, e a confirmação da exclusão o sistema registrará log da operação, exemplo:

"Usuário com permissão para excluir produtos do pedido de venda vinculado a NFe. O mesmo foi alertado de possíveis divergências entre o Pedido: XXXXXX e a Nota Fiscal: XXXXXX"

Com o nível de acesso desativado para o usuário ativo, o sistema não permitirá efetuar a operação acima bloqueando com a seguinte mensagem:

"Não será possível Excluir o Pedido, pois mesmo já está Relacionado com uma NFe Autorizada pelo Sefaz!

Caso deseje cancelar entre em Operações>Nota Fiscal>Nota Fiscal Eletrônica. Consulte a nota desejada e efetue o processo de Cancelamento."


Parâmetros Envolvidos
I-) No aplicativo Integrado / Utilitários / Manutenção de Usuários / Níveis Usuário/ Tipo de Nível de Usuário: "Operações", liberar o seguinte nível de acesso:

4.01.23 - Excluir itens do pedido mesmo com NFe gerada.


Exclusão de Itens pelo Teclado WillTech no menu de inclusão de comanda - NT 0022-2017

Resumo da Nota
Através do aplicativo Monitor WillTech, o usuário pode incluir comandas, nesse processo através do menu de inclusão de comandas: "INFORME O PRODUTO: " utilizando a tecla BCK (Backspace) será possível fazer exclusão dos itens ou do último item inserido.


Descrição
Como foi resumido acima no menu: "INFORME O PRODUTO: " utilizando a tecla BCK (Backspace) o sistema enviará para o usuário a seguinte mensagem:

"DESEJA EXCLUIR TODOS OS PRODUTOS 1) NAO 2) SIM"

Optando por Sim todos os produtos incluídos na sequência de inclusão serão excluídos. Optando por Não a próxima pergunta será enviada para o usuário.

"DESEJA EXCLUIR O ULTIMO PRODUTO 1) NAO 2) SIM"

Optando por Sim o último produto incluído será excluído. Caso contrário nada será feito. Voltando assim para o menu principal: "INFORME O PRODUTO: "


Parâmetros Envolvidos
Nível de acesso: 4.27.01.003 - Excluir, precisa estar liberado para o usuário.


Exclusão de lançamentos bancários - NT 0091-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão no Controle Bancário novo (TDPCONTROLEBANCARIOXE8.bpl), será possível excluir lançamentos indesejáveis através do botão "Excluir (F5)" da aba Lançamentos.


Descrição

Para fazer uso da melhoria, o sistema deve estar configurado conforme descrito abaixo.
- Parâmetro: "4.18.609 - MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO", deve estar configurado com seu valor igual a "Personalizado";
- Nível de acesso: "5.17.02.011 - Excluir Lançamentos", deve estar liberado para o usuário desejado.

Através do aplicativo Integrado, menu Financeiro, Controle Bancário, após selecionar o banco desejado e clicar no botão "Detalhar Lançamentos (F6)" a aba de "Movimento de Conta" irá abrir.
Nessa aba ao selecionar o registro desejado e clicar no botão "Alterar (F4)", na aba de Lançamentos caso o usuário tenha permissão, ao clicar no botão "Excluir (F5)", o sistema irá efetuar uma pergunta se deseja realmente excluir o lançamento, clicando em "Sim" o registro será excluído.

Todos os lançamentos feitos por esse módulo que estiverem relacionados a um Cliente ou Fornecedor, o sistema irá gerar um lançamento em seu respectivo módulo (Contas a Receber ou Contas a Pagar) relacionado ao lançamento do banco, havendo essa relação, após a exclusão do lançamento bancário o sistema irá estornar este Lançamento deixando o mesmo em aberto para pagamento ou recebimento.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros de Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.609 - MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO", pode estar configurado com os valores "Personalizado" e "Padrão".

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Manutenção de Usuário, aba Níveis Usuário.

- "5.17.02.011 - Excluir Lançamentos" deve estar liberado para o usuário desejado.

 

Exportação de Dados Fiscais para Contabilidade - NT 0042-2016

Resumo da Nota
Criação de novo módulo que permitirá a exportação automática por e-mail de arquivos XML'S de NF-e e CF-e-SAT, juntamente com relatórios em formato PDF, contendo dados de Notas Fiscais Emitidas e CF-e-SAT emitidos no período selecionado.


Descrição
Foi criado um novo módulo por onde será possível enviar automaticamente por e-mail, para a Contabilidade do Cliente, os arquivos XML's referentes à NF-e e CF-e-SAT emitidos em um determinado período. Além dos XML's, serão enviados também relatórios em formato PDF por onde será possível validar e detalhar os dados que foram exportados.

Para o funcionamento correto desse processo, é necessário:

I - PARAMETRIZAÇÃO DO MÓDULO DE EXPORTAÇÃO DE DADOS FISCAIS

Siga os processos abaixo para que seja incluido o Módulo de Exportação de Dados Fiscais no Menu do Sistema:

- No Retaguarda, entre no Menu Utilitários / Gerenciamento de Módulos e clique no ítem Operações.

- Em seguida, clique no botão SubItem.

- Nesse instante, será inicializada uma nova tela com os campos Código, Descrição e Caminho.

- Tecle ENTER, deixando o campo código vazio.

- No campo 'Descrição', digite: 'Exportação de Dados Fiscais'.

- Em seguida, no campo 'Caminho', clique no botão que fica no final desse campo, no lado direito.

- Será inicializada uma tela onde você deverá localizar a BPL específica para esse processo.

- O arquivo que será relacionado chama-se 'TDPEXPDADOSFISCAISXE8.bpl'. O mesmo está localizado dentro da pasta '..\Sinco\Integrado\BPL\'. Encontre o mesmo e dê um duplo clique sobre o arquivo.

- Voltando à tela de cadastro da BPL, clique em gravar para concluir o processo. Nesse instante, o sistema perguntará para quais usuários deseja liberar essa BPL. Selecione aqueles que quiser e clique novamente em Gravar, para confirmar a operação.

- Observe que abaixo do ítem 'Operações', será adicionado um novo ítem chamado 'Exportação de Dados Fiscais'. Caso consiga visualizar esse ítem, esse processo foi concluído corretamente.

II - LIBERAÇÃO DE NÍVEL DE ACESSO

Após configurar o Módulo no Sistema e informar quais usuários estarão liberados para visualizar esse Módulo, será necessário conceder o acesso a operacionalização desse módulo, para cada usuário. Para isso, siga os processos abaixo:

- No retaguarda, entre em Utilitários / Manutenção de Usuários.

- Selecione o usuário que deseja conceder acesso ao módulo e tecle ENTER.

- Clique na paleta Utilitários.

- Do lado esquerdo dessa tela, no grupo NIVEIS DO SISTEMA, encontre o grupo '[1479] Exportação de Dados Fiscaisv para Escritórios' e jogue esse nível para direita, juntamente com todos os níveis relacionado a este (Botão Parâmetros, Botão Exportar, Botão Gravar Parâmetros, Botão Excluir Parâmetros, Editar Parâmetros, Botão Enviar Email)

- Repita esse procedimento para os demais usuários que deseja liberar o acesso à esse Módulo, concedendo as permissões conforme Política de Segurança de cada empresa.

III - CONFIGURANDO E-MAIL DO REMETENTE

Para o envio automático do e-mail, é necessário parametrizar corretamente o e-mail do Remetente. Essa parametrização é feita através do Cadastro de Representante, seguindo as etapas abaixo:

- No Retaguarda, entre no Menu Cadastros / Representantes.

- Selecione o Representante que será utilizado para exportar os dados (Ex.: 0001).

- Na parte de baixo dessa tela, no campo 'Usuário', relacione o mesmo ao usuário que foi concedido acesso ao Módulo de Exportação de Dados Fiscais.

- Mais acima, no campo '1º Email', informe o e-mail do remetente.

- Na sequência, entre na paleta 'Complementos'.

- Nessa paleta, preencha os campos 'Senha Email', 'Servidor SMTP', 'Porta' e 'Conexão Segura' conforme configuração padrão do email do cliente.

- Feito isso, clique em 'Gravar' para salvar as alterações.

IV - CADASTRANDO E-MAIL DO DESTINATÁRIO

Para enviar o email, é necessário informar para qual ou quais endereços o mesmo será enviado. Para isso, cadastre o(s) destinatário(s) seguindo os processos abaixo, através do novo Módulo configurado nessa NT:

- No Retaguarda, entre em Módulos Personalizados / Operações / Exportação de Dados Fiscais.

- Nessa tela, clique no botão Parâmetros.

- Será aberta uma nova Paleta por onde será possível cadastrar todos os endereços de destino para onde serão enviados os arquivos XML's e PDF's.

- Para isso, informe o Nome do Contato, Endereço de E-mail e Destinatário (PRINCIPAL, CÓPIA ou CÓPIA OCULTA). Esse último campo definirá a forma em que o destinatário receberá o email.

- Após preencher os campos acima, clique em Gravar para salvar os dados digitados. Insira quantos e-mails forem necessários, conforme a necessidade do Cliente.

V - ENVIANDO OS ARQUIVOS POR E-MAIL

Após realizar as configurações das etapas anteriores, que serão realizadas uma única vez na implementação desse Módulo, o sistema está preparado e configurado para enviar os arquivos por e-mail. Para isso, siga os procedimentos abaixo:

- No Retaguarda, entre no referido módulo através do Menu Módulos Personalizados / Operações / Exportação de Dados Fiscais.

- No Modulo que será inicializado, informe o Período que deseja exportar os arquivos. Por padrão, o sistema trará preenchido automaticamente com o período entre o dia inicial e final do mês anterior.

- Informe também quais os Dados (Arquivos XML's) deseja Exportar: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) / Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT). Por padrão, o aplicativo exportará os dois ítens.

- Mais abaixo, informe quais os relatório deseja enviar em anexo, junto com os Arquivos XML's. Por padrão, todos os relatórios destacados na tela serão exportado.

- Na sequência, clique no botão 'Exportar' e aguarde até que o sistema gere todos os arquivos e anexos solicitados.

- Será aberta uma nova tela onde será demonstrado automaticamente o remetente, destinatário e todos os arquivos a serem exportados, conforme parametrizações e escolhas feitas nas etapas anteriores.

- Caso queira validar o conteúdo de qualquer arquivo, basta dar um duplo clique sobre o mesmo. Estando instalado em seu computador um leitor de documentos no formato PDF e um Compactador de arquivos (Winzip, Winrar, Brazip, etc), o sistema abrirá automaticamente qualquer arquivo que se encontre nessa relação.

- Estando tudo OK, clique no botão 'Enviar E-mail' para que os dados sejam enviados.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos além daqueles já apresentados no ítem anterior.


Exportação de Representante do Pedido Venda para INPERA - NT 0152/2023

Resumo da Nota Técnica

Foi desenvolvida nesta versão do sistema a exportação dos dados do representante informado no pedido de venda, quando é efetuado uma venda através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Operações, Pedidos de Venda, Informar Pedidos. Foi adicionado também um novo campo a ser enviado para o cadastro de representante para o ambiente INPERA, este campo é o "documento" responsável por guardar a informação do CPF ou CNPJ do representante no INPERA. Quanto aos dados novos que serão exportados a partir desta versão do sistema, serão descritos no detalhamento desta NT.


Detalhes da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, o cliente estando com o parâmetro "4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD" ativado, ou seja, com o seu valor igual a "Sim". No momento da venda através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Operações, Pedidos de Venda, Informar Pedidos. Caso no pedido seja informado um representante, será efetuada a exportação dos dados do representante para a tabela "PEDIDOSREPRESENTATES" para o ambiente INPERA. Dados esses originados da tabela "PEDIVEREPRESE" do FACILITE Comércio. 


Com isso o ambiente INPERA passa a ter agora as informações referentes os representantes informados nos pedidos de venda. Esses dados serão gravados na tabela "PEDIDOSREPRESENTANTES" no portal INPERA, com os seguintes campos:


"ID_PEDIDOSREPRESENTANTES", UUID gerado pelo portal INPERA.

"PREP_PEDIDO", UUID gerado pelo portal INPERA para o Pedido em questão

"PREP_REPRESENTANTEINTERNO", UUID gerado pelo portal INPERA para o Representante no momento do seu cadastro no INPERA.

"PREP_CLIENTE", UUID gerado pelo portal INPERA para o Cliente no momento do seu cadastro no INPERA.

"createdAt", será gravado a data e hora da criação do registro no portal INPERA

"updatedAt", será gravado a data e hora da última alteração que o registro sofreu no portal INPERA.

"deletedAt", será gravado a data e hora da exclusão do registro no portal INPERA.


Para que essa nova integração de representantes internos dos pedidos seja possível, foi criada uma nova trigger (gatilho) na tabela "PEDIVEREPRESE" com o nome "PEDIVEREPRESE_EXECCLOUD", a qual será disparada durante as operações de Inserção, Alteração ou Exclusão do registro na tabela "PEDIVEREPRESE", gerando assim um registro do tipo de operação atual na tabela "IntegracaoCloud" para que o mesmo seja integralizado pelo FACILITE Monitor_Inpera, e seja enviado para o portal INPERA.


Questões:
======================================================================

1.) Qual o nome da nova trigger criada nessa versão do sistema para que a integração dos representantes internos dos pedidos de venda, funcione corretamente?

    a.) [ ] PEDIVEREPRESE

   b.) [ ] PEDIVEREPRESE_EXECCLOUD

   c.) [ ] PEDIVEREPRESE_EXEC

   d.) [ ] INTEGRACAOCLOUD

  

2.) Qual parâmetro deve estar ativado para que a integração do FACILITE com o portal INPERA funcione corretamente?

    a.) [ ] "4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD"

    b.) [ ] "4.18.720 - MONITORA INTEGRAÇÃO COM SCANTECH"

    c.) [ ] "4.18.720 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD"

    d.) [ ] "4.18.721 - MONITORA INTEGRAÇÃO COM SCANTECH"


Parâmetros Envolvidos


Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, aba Parâmetros Gerais

- "4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD", deve estar com o seu valor igual a "Sim".


Exportação uMove.me: Novos campos de Produtos - NT nº 18/2024

RESUMO DA NOTA TÉCNICA

Esta nota técnica tem como objetivo explanar sobre os novos campos inseridos na exportação dos dados de Produtos através do “Monitor_ProjetoMoveis” (uMove.me). Foi também acrescentado um novo parâmetro no “Monitor_ProjetoMoveis”, o qual possibilita a atualização completa do cadastro de clientes de dados importados do ambiente do uMove.me para o FACILITE Comércio.

DETALHAMENTO DA NOTA TÉCNICA

Foram criados nos campos para serem exportados através do “Monitor_ProjetoMoveis” para o ambiente do uMove.me. Campos esses relacionados ao cadastro de Produtos.

Esses campos atenderão a necessidade do cliente com relação a valores relacionados a venda no atacarejo, onde o produto possui valores diferenciados decorrente da venda de determinadas quantidades do mesmo, como por exemplo.

Produto1: o seu valor para varejo aqui no nosso exemplo é de R$ 5,00. Supondo que as regras para atacarejo desse produto sejam:

Regra1: Na venda de 3 unidades desse produto o seu valor passa a ser R$ 4,50

Regra2: Na venda de 4 unidades desse produto o seu valor passa a ser R$ 4,30

Regra3: Na venda de 5 unidades desse produto o seu valor passa a ser R$ 4,00

Esses campos propriamente dito são: PROT_QTDE e PROT_VALORFIXO.

OBSERVAÇÃO1: LEMBRANDO QUE ESSES DADOS A SEREM EXPORTADOS SÓ SERVIRÁ PARA REGRAS DE ATACAREJO COM CAMPOS DE VALORES FIXOS.

Para que a exportação desses campos funcione corretamente, se faz necessário a configuração correta dos campos no ambiente do uMove.me. Lá os campos devem ter o seu “Código de Integração” seguindo as regras abaixo.

Para o campo “PROT_QTDE” o código de integração deverá ser “qtd_min”. Como mostrado no exemplo abaixo.

Campo1: “Quantidade Minima”, Código Integração: qtd_min
Campo2: “Quantidade Minima2”, Código Integração: qtd_min2
Campo3: “Quantidade Minima3”, Código Integração: qtd_min3

Para o campo “PROT_VALORFIXO” o código de integração deverá ser “valor_promo”. Como mostrado no exemplo abaixo.
Campo1: “Valor Promocional”, Código Integração: valor_promo
Campo2: “Valor Promocional 2”, Código Integração: valor_promo2
Campo3: “Valor Promocional 3”, Código Integração: valor_promo3

E assim sucessivamente, para quantos campos forem necessários. Lembrando que esses campos deverão ser criados no ambiente de configuração de campos dos itens na plataforma uMove.me e a quantidade de campos a serem criados está diretamente relacionada com o número de regras para atacarejo que o produto possui, ou seja, caso o produto possua 3 regras deverão ser criados 3 campos para “Quantidade Mínima” e 3 campos para “Valor Promocional”.

Tendo sido efetuado as configurações informadas acima o sistema estará pronto para exportar os dados de Regras Atacarejo dos produtos para o ambiente do uMove.me, através do aplicativo FACILITE Monitor Projetos Móveis, o qual pode ser acessado através da pasta de instalação do sistema que por padrão é “C:\Sinco\Integrado”.

Foi também inserido no aplicativo mencionado acima um novo parâmetro com o título “Atualizar cadastro completo de cliente!”, este parâmetro será responsável por permitir que o Monitor_ProjetosMoveis efetue a atualização completa do cadastro do cliente com os dados recebidos no XML do Pedido efetuado na plataforma do uMove.me, através dos dispositivos mobile.

Este novo parâmetro pode ser acessado através do botão “[F4] Configuração” do Monitor_ProjetoMoveis.


QUESTÕES

1.) Quais são os objetivos da nota técnica mencionada?

A) Explicar a atualização dos produtos.

B) Apresentar os novos campos na exportação de dados.

C) Detalhar as regras de atacarejo.

D) Descrever a integração com o FACILITE Comércio.


2.) O que são os campos "PROT_QTDE" e "PROT_VALORFIXO"?

A) Campos de integração de valores variáveis.

B) Campos relacionados ao cadastro de clientes.

C) Campos de exportação de dados de produtos.

D) Campos para configuração do ambiente uMove.me.


3.) Qual é o propósito do novo parâmetro "Atualizar cadastro completo de cliente"?

A) Exportar dados de clientes para o FACILITE Comércio.

B) Atualizar o cadastro do cliente com dados do uMove.me.

C) Configurar regras de atacarejo para os clientes.

D) Criar novos campos de produtos no ambiente uMove.me.


4.) Como os campos devem ser configurados no ambiente do uMove.me para exportação correta?

A) Atribuindo códigos de integração específicos.

B) Criando novas categorias de produtos.

C) Definindo valores fixos para os campos.

D) Realizando a instalação do aplicativo FACILITE Monitor Projetos Móveis.

PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO

Não há parâmetros envolvidos no processo.


Extrato Detalhado do Cliente com Produtos e Paciente - NT 202/2022

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi desenvolvido um novo relatório de contas à receber "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos e Paciente".

Detalhes da Nota Técnica

A partir desta versão, com base no relatório de contas à receber "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos", foi desenvolvido um novo modelo nomeado como "Extrato Detalhado do Cliente com Produtos e Paciente". Esse novo modelo possui algumas melhorias, como:

- Nome do paciente.

- Modelo da pagina ficou paisagem.

Esse relatório é gerado pelo aplicativo INTEGRADO e deve ser configurado da seguinte forma: 

1.) O arquivo "REL_ExtratoDetalhadoClienteProdutoComPaciente.fr3" deve estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\Relatorios\Contas a Receber".

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no botão - [0032]FACILITE - Contas a Receber.

QUESTIONÁRIO :

1) O arquivo "REL_ExtratoDetalhadoClienteProdutoComPaciente.fr3" deve estar na pasta?

   a)[ ][UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\Relatorios\Contas a Pagar

   b)[ ][UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\Relatorios\Contas a Receber

   c)[ ][UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatoriosConsignado

   d)[ ][UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatoriosScript


2) De acordo com a nota técnica, o que foi implementado nessa versão? 

   a)[ ]Novos campos no Relatório "REL_ExtratoDetalhadoClienteProdutoComPaciente.fr3"

   b)[ ]Novo relatório "REL_ExtratoDetalhadoClienteProdutoComPaciente.fr3"

   c)[ ]Novos campos no Relatório "REL_ExtratoDetalhadoClienteProduto.fr3"

   d)[ ]Novo relatório de Contas a Receber "REL_ExtratoDetalhadoClienteProduto.fr3" 


3) O que foi desenvolvido no novo relatório?

   a)[ ]Nome do Cliente 

   b)[ ]Nome da Empresa

   c)[ ]Telefone do Cliente 

   d)[ ]Nome do Paciente


Parâmetros Envolvidos

Não temos parâmetros envolvidos

Extrato em Aberto do Cliente - Inclusão de Placa e Km - NT 0075-2016

Resumo da Nota
Implementação dos Campos Placa e Km Atual no Relatório de Extrato em Aberto do Cliente


Descrição
Foi implementado no Relatório de Extrato em Aberto do Cliente (Financeiro / Contas a Receber / Paleta Impressão / Extrato em Aberto do Cliente), junto com as informações da Parcela em aberto, a Placa e o Km atual do Veículo que estiver relacionado à Ordem de Serviço que originou o Pedido de Vendas.


Parâmetros Envolvidos
Para que esses dados sejam visíveis, é necessário:

1) Parâmetro '4.18.100 - HABILITA INFORMAÇÕES OFICINA MECÂNICA' estar com o valor 'Sim';

2) Ser gerada uma Ordem de Serviço, informando o veículo e o Km atual do momento da revisão;

3) Gerado um Pedido de Vendas através da Ordem de Serviço, vinculando os eventos;

4) Gerado parcela no Contas a Receber com data de vencimento futura, através do módulo de Pedido de Vendas.

 
F

FACILITE - Versão Light - NT 0012-2016

Resumo da Nota
Liberação do Módulo de Configuração de Consulta de Produto Parametrizada para a versão Light do aplicativo FACILITE.


Descrição
Foi implementada na versão Light do FACILITE a possibilidade de utilizar o Módulo de Configuração de Consulta de Produto Parametrizada.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


FACILITE Comanda Mobile - NT 0018-2016

Resumo da Nota
Criação do APP FaciliteC (Facilite Comanda Mobile) para Comandas em dispositivos móveis.

 

Descrição
Foi criado novo APP FaciliteC (Facilite Comanda Mobile) para que seja possível gerar Comandas através de dispositivos móveis, facilitando o processo de lançamento dos ítens em uma Comanda.

Esse aplicativo funcionará dentro do ambiente de rede WiFi do próprio estabelecimento, sem necessidade de conexão com Internet. No entanto, torna-se necessário uma rede WiFi disponível para o funcionamento do processo.

I - SISTEMAS OPERACIONAIS DISPONÍVEIS

O App FaciliteC está disponível para qualquer Smartphone ou Tablet com Sistema Operacional Android 4.0.3 a 6.0. Segue detalhes das versões do Android que são compatíveis com o aplicativo:

Android 4.0.3 - Ice Cream Sandwich (API Level 15)
Android 4.0.4 - Ice Cream Sandwich (API Level 15)
Android 4.1.x - Jelly Bean (API Level 16, 17 e 18)
Android 4.2.x - Jelly Bean (API Level 16, 17 e 18)
Android 4.3.x - Jelly Bean (API Level 16, 17 e 18)
Android 4.4 - KitKat (API Level 19)
Android 5 - Android L (Lollipop) (API Level 21)
Android 5.1 - Android L (Lollipop) (API Level 22)
Android 6 - Android M (Marshmallow) (API Level 23)

Obs.: Em laboratório, testamos o App com versões do Android 4.4 (KitKat) a Android 6 (Marshmallow)

 

II - HARDWARE DISPONÍVEL

O App FaciliteC está disponível para qualquer dispositivo móvel com as seguintes características:

1. Tela a partir de 5 polegadas;

2. Hardware com arquitetura ARM Cortex-A series CPU, ARMv7 Instructions, NEON Technology e GPU. O App não é aceito em celulares com arquitetura Intel ATOM;

3. Conectividade com Redes Wi-fi. Lembrando que na rede deve ter acesso à internet para que seja possível baixar e instalar o App;

4. Servidor com Aplicativo FACILITE - Sistemas Comerciais e Rede Wi-Fi.

 

II - CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DO APP

O APP FaciliteC é um aplicativo "client" (Cliente) que precisa de um aplicativo "server" (Servidor) para disponibilizar os Serviços de comunicação entre os dispositivos móveis e o Banco de Dados do FACILITE - Sistemas Comerciais.

Para isso, na pasta '..\Sinco\Integrado' do Servidor onde está instalado o FACILITE - Sistemas Comerciais, abra o aplicativo ServerFACILITEc.exe. Esse aplicativo deve ficar aberto o tempo todo para garantir a comunicação entre os dispositivos móveis e o aplicativo FACILITE.

O aplicativo iniciará o serviço automaticamente, através da porta 8688 (Default). Se necessário, pode-se mudar para outra porta.

Caso haja algum tipo de Firewall no Servidor, pode ser necessário liberar essa porta. Em testes em nosso laboratório, isso não foi necessário.

 

III - CONFIGURAÇÃO DO RETAGUARDA

Há quatro Cadastros que devem ser tratados para a utilização do App FaciliteC: Representantes, Localização, Grupos e Produtos.

1. No Cadastro de Representantes (Cadastros / Representantes), é necessário cadastrar cada atendente que utilizará o dispositivo móvel, informando o nome e uma senha, nos seus referidos campos. No App, para entrar no aplicativo, será solicitado o código de um atendente e a senha do mesmo.

2. No cadastro de Localização (Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas / Localização), cadastre todas as localizações possíveis de seu estabelelecimento (Ex.: Caixa, Cozinha, Bar, etc) e relacione o caminho de cada impressora que se encontra nesses locais. Isso será utilizado para imprimir corretamente os produtos de acordo com os locais aos quais ele pertence.

3. Os produtos serão visualizados no APP através de um agrupamento utilizando como base os Grupos de Produtos. Para isso, cadastre os Grupos (Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas / Paleta Grupo) de acordo com a necessidade do cliente. Lembrando que, quanto mais definido for os grupos, mais fácil será achar os produtos.

4. No Cadastro de Produtos (Cadastros / Produtos / Acabado), informe os dados que fazem parte do cadastro. Na paleta Tabelas, relacione a Localização e o Grupo que foi criado nos ítens anteriores

 

IV - INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO APP FaciliteC

Para utilizar o APP FaciliteC, siga os passos abaixo:

1. Instale o App em seu dispositivo móvel. Ele está disponível para download no Play Store (Google).

2. Após instalação, abra o App instalado. Será solicitado inicialmente para configurar o IP Servidor e Porta Servidor.

3. Informe o endereço IP do Computador onde está inicializado o Servidor do APP, configurado na etapa II desse processo.

4. Informe a Porta do Servidor que está informada no aplicativo Servidor do APP.

5. Clique em Gravar parâmetros.

6. Clique no botão Testar conexão para validar se a conexão foi configurada com sucesso. Caso esteja correto, o App voltará a mensagem: 'Comunicação com o servidor efetuada com sucesso!'.

7. O próximo passo é clicar no botão Sincronizar dados. Esse processo vai importar para o dispositivo móvel os Produtos e Atendentes cadastrados no FACILITE - Sistemas Comerciais. O processo de sincronização deve ser efetuado cada vez que cadastrar novo produto, alterar ou criar grupos ou criar novos complementos para itens da comanda.

8. Feito isso, o seu dispositivo está pronto e habilitado para iniciar a digitação da Comanda. Na parte de cima da tela, clique no botão (seta à esquerda) para voltar a tela de login.

V - UTILIZAÇÃO DO APP FaciliteC

Após efetuar as configurações iniciais do App, vamos inizar a utilização do mesmo, conforme instruções abaixo.
Lembrando que, para o funcionamento do ambiente, é necessário todas as etapas anteriores serem cumpridas
corretamente.

1. Na tela de login, selecione o atendente desejado, informe a Senha cadastrada no Retaguarda / Cadastro de Representante e clique no botão ENTRAR.

2. Será demonstrada uma nova tela com as opções Comanda, Consumo e Configuração. Clique no botão Comanda.

3. Será demonstrada uma nova tela com as opções Comanda e Mesa. Selecione a opção desejada.

4. Para demonstração, selecionei a opção Comanda. Obs.: Observe que na parte de cima da tela há um botão voltar. É possível utilizar também o botão voltar do dispositivo móvel, caso queira voltar à etapa anterior.

5. Digite o número da Comanda desejada (Ex.: 10).

6. Na linha de baixo, caso queira, digite o nome do cliente para que seja impersso na Comanda.

7. Mais abaixo, caso queira, digite o número da mesa onde o cliente está.

8. Na sequencia, clique no botão Lançar itens.

9. Será demonstrada uma nova tela com os grupos de produto cadastrado nas etapas anterior. Clique no Grupo desejado ou informe o código do produto na parte de cima dessa tela. Para testes, vamos selecionar um grupo.

10. Será demonstrada na parte esquerda uma lista com os produtos pertencentes ao grupo selecionado. Selecione o produto desejado, clicando sobre ele.

11. Será demonstrada uma nova tela onde teremos o nome do produto, a quantidade que será comandada (por padrão virá 1). Caso queira, aumente a quantidade clicando no botão '+'.

12. Mais abaixo, caso queira adicionar um complemento ao produto, clique no botão Observações. Ele pode ser usado para adicionar alguma informação ou dar alguma mensagem (Ex.: Sem açucar). Caso tenha entrado na tela de Observações, após informar as observações desejadas, clique em voltar para retornar à tela onde consta o nome do produto e quantidade a ser comandada.

13. Clique no botão confirmar item para finalizar o lançamento do ítem.

14. O sistema retornará para a tela onde será demonstrado os grupos de produtos. Repita essa operação de acordo com os ítens a serem inseridos na comanda.

15. Após inserir todos os itens, clique no botao Comanda, na parte de baixo da tela.

16. O sistema trará todos os produtos que foram inseridos nessa etapa. Caso deseje alterar a quantidade de algum produto, clique no botão que fica na parte de cima, do lado esquerdo. Caso queira excluir algum produto, clique no botão que fica na parte de cima, do lado direito.

17. Estando todos os produtos OK, clique no botão Finalizar. Será impresso uma ordem de Produção na impressora que foi configurada nas etapas anteriores e o App voltará para a tela inicial, informando os botões Comanda, Consumo e Configuração.

18. Continuando a demonstração, clique no botão Consumo. Essa opção servirá para demonstrar o que foi consumido em determinada mesa ou comanda e o valor total dela.

19. Selecione a opção Comanda ou Mesa, de acordo com o exemplo feito nos ítens anteriores. Como exemplo, selecionei a opção Comanda.

20. Na tela que se abrirá, informe o número da Comanda desejada para verificar o consumo e, na sequencia, clique em Buscar.

21. Será aberta uma nova tela contendo o número da comanda ou mesa, valor total da mesma e relação com todos os produtos e valores comandados.

22. Na parte de baixo, clique em Imprimir Comanda para que seja impresso o total da Comanda para iniciar o processo de recebimento.

23. Feito isso, o sistema voltará para a tela inicial, mostrando os botões Comanda, Consumo e Configuração.

24. Clique no botão Configuração. Essa opção será utilizada eventualmente para sincronizar dados, conforme já mencionado acima ou para mudar configurações do Servidor quando ouver troca de IP ou de Computador.

25. Após efetuar as alterações desejadas na tela, clique em Gravar parâmetros e clique no botão voltar para iniciar o novo processo desejado.

 

Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


FACILITE Comanda Mobile com login diferente de Empresa 01 - NT 0078-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão será possível utilizar no aplicativo FACILITE Comanda Mobile o login com empresa diferente de "01", onde será validado o usuário relacionado ao representante, e por sua vez a empresa relacionada ao usuário.


Descrição

Para poder fazer uso da melhoria descrita acima o parâmetro "4.18.231 - TRATA USUARIO POR FILIAL" deve estar habilitado, dessa forma através do aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado.exe) no menu Utilitários, Manutenção de Usuário, aba Cadastro de Usuário, é possível cadastrar ou relacionar um usuário existente a uma empresa e localização padrão.

Além da configuração acima ainda dentro do aplicativo FACILITE - Comércio, será necessário relacionar ao representante ou aos representantes um usuário do sistema. Para efetuar essa relação basta acessar o menu Cadastro, Representantes, selecionar o representante desejado e no campo "Usuário" selecionar o usuário desejado.

Obs.: Cada usuário poderá ser relacionado apenas a um representante. Não será possível relacionar um usuário do sistema para mais de um representante.

Após toda configuração acima, no aplicativo FACILITE Comanda Mobile, ao selecionar o representante será validado se o mesmo está relacionado a um usuário, caso houver relação, será verificado se o usuário está relacionado a uma empresa, havendo relação toda operação feita dentro do aplicativo será registrado na empresa relacionada usuário.

Ex:

Representante: "Maria", está cadastrada e relacionada ao usuário "1", por sua vez o usuário "1" está relacionado a empresa "01";
Representante: "José", está cadastrado e relacionado ao usuário "2", por sua vez o usuário "2" está relacionado a empresa "02";

Selecionado no aplicativo FACILITE Comanda Mobile o representante Maria, toda operação será registrada na empresa "01". Selecionando o representante "José" toda operação será registrada para empresa "02";

Caso não exista relação entre o representante e o usuário, ou entre o usuário e empresa, por padrão o aplicativo irá registrar todas as operações feitas para empresa "01". A mesma coisa se aplica quando o parâmetro "4.18.231" estiver configurado como "Não".

Vale salientar que essa funcionalidade só irá funcionar com o aplicativo "ServerFACILITEc.exe" atualizado na versão mínima "30.2.0.0". Será possível utilizar o FACILITE Comanda Mobile atualizado e o servidor desatualizado, mas sem a possibilidade de utilizar a melhoria descrita acima.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado / Utilitários / Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.231 - TRATA USUARIO POR FILIAL" - "Sim"

 

Facilite Garçom Digital - NT 0069-2019

Resumo da Nota

Nesta versão do sistema foi desenvolvido a integração como WAbiz Garçom Digital. Desta forma o próprio cliente pode efetuar o pedido e através da leitura do QrCode que estará disposto na mesa, automatizar o atendimento em um restaurante. As vantagens deste tipo de autoatendimento não são apenas para o cliente, que recebe um atendimento bem mais satisfatório por não precisar ficar chamando e acenando para que os garçons cheguem até a mesa. Também evita que tenham que levantar e ir até o caixa para realizar seus pedidos. Além da comodidade para o cliente, também há grande satisfação para os funcionários e donos de estabelecimentos. Isto porque o garçom digital priva de reclamações por demora de atendimento e mesmo reclamações por serem mal atendidos.

Mais que isso, os donos de bares e restaurantes também saem ganhando porque não precisam mais gastar dinheiro com cardápios impressos, tendo que fazer reimpressões a cada vez que um item entra e sai do cardápio ou muda de precificação. Ou mesmo tendo que gastar tempo e dinheiro para trabalhar em panfletos anunciando promoções especiais, a exemplo de locais que fazem eventos em datas comemorativas.

Descrição

Para fazer uso dessa melhoria, será necessário seguir os passos abaixo:

O aplicativo "MonitorWABiz" é responsável por receber os pedidos e integrá-los ao sistema de Comanda, também controla a impressão do cupom de produção ou o sistema de KDS, e ele irá seguir a mesma lógica de configuração do aplicativo Comanda.

Para configurar a impressão da produção ou KDS, acesse o aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba Localização. O campo "Ignorar impressão de Produção" deverá estar desmarcado em todas as localizações que se deseja que saia impresso o cupom de produção. Caso o usuário deseja utilizar o KDS, bastar marcar a opção nas localizações escolhidas.

Também deverá haver um tipo de comanda cadastrado com a integração "Wabiz Garçom Digital", que deverá ser feito através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Comanda, Tipo de Comandas, campo "Integração", selecionar o valor "WABIZ - GARÇOM DIGITAL".

CONFIGURAÇÃO DO MONITOR WABIZ

Através do aplicativo "MonitorWABiz", encontrado na pasta de instalação do sistema, que por padrão deve ser "UNIDADE\Sinco\Integrado\Monitor_WABIZ.exe", clicar no primeiro botão da barra de botões, localizada ao lado direito da tela do monitor, na aba "Configuração do Usuário" procure por "Garçom Digital" e no campo "Texto para integração com Garçom Digital" informar o texto chave. Este texto serve para identificar que a Comanda que foi realizada pelo cliente é válida e pertence ao restaurante em questão, por questão de segurança somente os administradores do negócio deverão conhecer esta chave. Este texto estará relacionado ao QrCode que será lido pelo cliente. No campo "Tipo de Comanda", selecione o tipo da comanda que foi configurado como "WABIZ - GARÇOM DIGITAL".

Cada estabelecimento que adquirir este serviço, irá possuir um aplicativo personalizado que será fornecido pela WAbiz. Desta forma, o cliente do restaurante deverá efetuar o download e instalação deste App em seu dispositivo e através dele efetuar o pedido.

Estando o sistema devidamente configurado conforme descritos nos passos acima, ao efetuar um pedido através deste aplicativo móvel, o cliente no momento da finalização deverá selecionar a opção "Estou no local/mesa" e fazer a leitura do QrCode que estará disposto na mesa. Desta forma será gerado uma comanda com o número da mesa que estará aberta no sistema Comanda. Com isso o MonitorWABIZ irá imprimir o cupom de produção automaticamente ou lançar no KDS dependendo da configuração, retornando assim uma mensagem para o celular do cliente de que o pedido está em produção.

Para configurar o cardápio do restaurante, este aplicativo utiliza a mesma plataforma do WAbiz Delivery, consulte a NT deste projeto para maiores informações.

Obs: Para que a impressão da produção funcione corretamente, o aplicativo "VerificaImpressoraFast.exe" deverá estar aberto no micro onde o "Monitor_Wabiz" estiver sendo utilizado. Mas não se preocupe, o próprio aplicativo irá cuidar de abrir ele.

Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tabelas Genéricas, aba Localização.

Campo "Ignorar impressão de Produção", deve estar desmarcado caso queira imprimir a produção ou marcar caso não deseje imprimir a produção.

Campo "Utiliza KDS", deve estar marcado caso queira utilizar o sistema de controle KDS.

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Tabelas, Tipos de Comanda.

Campo "Integração", deverá estar com o valor igual a "Wabiz Garçom Digital".


FACILITE Remail - NT 0148-2018

Resumo da Nota

Foi desenvolvido um aplicativo para enviar e-mails de Relatórios Gerenciais.


Descrição

Através do aplicativo "FACILITERemail.exe" é possível configurar alguns relatórios para que sejam enviados por e-mail,

em determinados períodos, estes relatórios são gerenciais de vendas, contas a pagar e receber e movimento de caixa.


Iniciando o aplicativo FACILITERemail, será necessário configurar os parâmetros de envio, acesse a aba "Parametrização" e no grupo "Configuração da Conta de E-mail", deverá ser cadastrado o endereço de e-mail responsável pelo envio.

- "Conexão Segura" - Selecione uma das 3 opções (Não, SSL ou TLS), verifique com o provedor do e-mail para saber qual a configuração correta.

- "Servidor SMTP" - Informe o endereço do servidor de envio de e-mail.

- "Porta" - Informe o número da porta de envio de e-mail.

- "E-mail" - Informe o endereço do e-mail responsável pelo envio.

- "Senha" - Informe a senha do e-mail.


Ainda na aba "Parametrização" é possível alterar alguns parâmetros relacionados aos relatórios que serão enviados, o grupo "Metas" irá demonstrar nos relatórios o valor configurado e quanto falta para atingir essa meta.

- "Metas de Vendas" - Informe um valor de venda mensal que seja pretendido pela empresa, e o mesmo será informado no rodapé do relatório de vendas o qual irá demonstrar informações gerenciais a respeito desta informação. O campo deve ser preenchido com a seguinte formatação: 130000 (Sem ponto, virgula ou qualquer outro caracter diferente de número).

- "Dias Úteis no Mês" - Informe a quantidade de dias médios úteis que a empresa trabalha no mês, para que possa ser feito o cálculo corretamente dos valores de metas. Exemplo: 26.

- "Metas Mensal a Pagar" - Informe um valor de pagamento mensal que seja pretendido pela empresa, e o mesmo será informado no rodapé do relatório de contas a pagar o qual irá demonstrar informações gerenciais a respeito desta informação. O campo deve ser preenchido com a seguinte formatação: 130000 (Sem ponto, virgula ou qualquer outro caracter diferente de número).


Exemplo de informações que serão enviadas junto ao relatório de vendas:

Meta Mensal..........: 130.000,00

Realizado..............: 45.307,64

% Meta Realizada.: 34,85

Dias Uteis Mês......: 26

Meta Diária............: 5.000,00

Dias Completados: 19

Realizado Diário...: 2.384,61

% Meta Diária.......: -99,93

Dias Restantes.....: 7

% Dias Restantes.: 26,92

Projeção Calculada 61.999,93

Meta D Ajustada...: 12.098,91


Configuração do grupo "Comunicações e Envolvimentos nas Metas".

- "Meta Mensal de Vendas" - Marque este campo, para que todo dia 10, 20 e 25 após as 17hrs o sistema envie um e-mail posicionando o gerente da empresa sobre o andamento das metas.

- "E-Mail do Cliente para Envio das Comunicações de Metas" - coloque o endereço de e-mail para onde será enviado o relatório acima, pode ser configurado vários e-mails separado por ponto e virgula. Exemplo: teste@teste.com.br;fulano@teste.com.br;ciclano@teste.com.br


Configuração do grupo "E-Mail do Contas a Receber"

- "Enviar E-Mail Vencido a 1 Dia" - Marque este campo para que seja enviado o relatório de Cobrança da conta vencida a mais de 1 dia do vencimento não baixado, diretamente para o e-mail do cliente que está em atraso. Para isso também é necessário que no cadastro do Cliente através do aplicativo INTEGRADO - Cadastros - Clientes - Clientes, selecionar o cliente e acessar a aba "Parâmetros" e marcar o campo "Envia SMS para Cliente" e na aba "Dados" o campo "E-mail" deve estar preenchido.


A aba "Configurações" é a aba principal do aplicativo, onde deverá ser configurado os relatórios para envio de e-mail conforme especificado abaixo.


É necessário que seja criada uma pasta chamada "RelatoriosSendMail" dentro da pasta do sistema, exemplo: "C:\Sinco\Atualizacoes\Fonte Padrao - Comercio\RelatoriosSendMail", dentro dela deverá ser inseridos os relatórios conforme necessidade do cliente, o possíveis relatórios são:


RESUMOMOVIMENTOCAIXA_HI.FR3

RELCONTASRECEBERGERENCIAL_HI.fr3

RELCONTASPAGASGERENCIAL_HI.fr3

RELCONTASPAGARGERENCIAL_HI.fr3

REL_VENDASPRODUTOCV_HI.fr3

REL_VENDASGRUPOSUBGRUPOVALORCOMPRARENTABILIDADE.FR3

REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO_HI.fr3

REL_RESUMOVENDASDATA_HI.FR3

REL_RESUMOVENDACOBRANCA_HI.fr3

REL_RESUMOGRUPOSUBGRUPO_HI.fr3

REL_MOVIMENTOCAIXA_HI.fr3


Com os relatórios inserido na devida pasta, ao abrir o aplicativo no grupo "Relatórios Disponíveis Para Envio" será listado os nomes desses arquivos. Para configurar o envio dele por e-mail, basta selecionar o relatório clicando em cima dele, e no grupo "Parametrização" que fica ao lado, configurar os campos conforme especificado abaixo:

- "Assunto" - Informe o assunto o qual será enviado no título do e-mail.

- "E-Mail para Envio" - Informe o endereço de e-mail para o qual será enviado o relatório, pode ser configurado para vários e-mails, basta separar por ponto e vírgula. Exemplo: teste@teste.com.br;fulano@teste.com.br;ciclano@teste.com.br

- "Filtro da Data" - Selecione qual será o período que será utilizado no filtro do relatório, pode ser selecionado um filtro por configuração, com as opções: "Hoje", "Ontem", "Mes_Atual", "Mes_Seguinte".

- "Hora de Envio" - Selecione qual será o horário em que será enviado o relatório.

- "Empresa" - Informe o código da Empresa que será utilizada no filtro do relatório.


Após configurado, clique em "Gravar" para que seja salva as configurações do relatório. O mesmo relatório pode ser configurado diversas vezes com opções diferentes, isso deve ser identificado com o cliente no momento da configuração, ou pode ser alterado em qualquer outro momento que seja necessário.


O relatório será enviado no horário especificado na configuração, uma vez por dia. Caso deseje que seja reenviados os relatórios configurados basta clicar no botão "Resetar" o qual irá apagar os arquivos referentes ao envio, forçando o sistema a reenvia-los.


Caso deseje parar a operção de envio, clique no botão "Parar" e para voltar a enviar clique no botão "Iniciar".


Com tudo corretamente configurado, ao abrir o aplicativo o mesmo já iniciará os envios conforme configuração, o mesmo inicia minimizado.


Configure este aplicativo de preferência no servidor e coloque ele para iniciar com o windows.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.
 

FaciliteC Mobile homologação Android 13 - NT 0132 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Homologação do FaciliteC Mobile para Android 13 e melhoria no tratamento de impressão pelo ServerFaciliteC.

Detalhes da Nota Técnica

Foi realizada a homologação do apk FaciliteC Mobile no Android 13 para garantir o correto funcionamento de todos os processos, desde a configuração até a pré-finalização da comanda.


Também foi feita uma melhoria na parte de impressão dos cupons de produção e recibo das comandas. Este tratamento foi realizado no aplicativo ServerFaciliteC.


No aplicativo Comanda, se o parâmetro 4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA estiver configurado como FASTREPORT, é aberto o executável VerificaImpressoraFast reponsável por monitorar as impressoras cadastradas nas localizações e na impressão do recibo da Comanda.


Na abertura do ServerFaciliteC e ao enviar alguma impressão do FaciliteC Mobile para o ServerFaciliteC será verificado se o aplicativo VerificaImpressoraFast está sendo executado e, caso não esteja, será aberto.

Questões
======================================================================

1) O FaciliteC Mobile foi homologado para qual sistema operacional?

   a) Android 13;

   b) Android 22;

   c) Windows Mobile;

   d) iOS 4.0;

2) Qual é o executável que, se não estiver sendo executado, é aberto ao rodar o ServerFaciliteC?

   a) ProcessosComandaXE8;

   b) Comanda;

   c) VerificaImpressoraFast;

   d) ConfigECF;

3) Qual é o parâmetro que indica que os relatórios da Comanda serão gerenciados pelo FASTREPORT?

   a) 4.18.647 - TIPO DO RELATÓRIO DE ORDEM DE SERVIÇO PARA ÓPTICA;

   b) 4.18.314 - MOD. RELAT. VENDAS POR LOCALIZACAO;

   c) 4.18.467 - DATA DO RELATÓRIO DE EXTRATO DE RECEBIMENTO;

   d) 4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.661 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS NA COMANDA

Este parâmetro indica qual é o tipo de relatório que será impresso na Comanda. Ele pode ter os valores "ESCPOS" ou "FASTREPORT". Para que esta melhoria possa ser utilizada é necessário que o parâmetro esteja com valor "FASTREPORT".


Falha ao transm. NFe pelo aplicativo FACILITE Comércio - NT. nº 0197/2022

Resumo da Nota Técnica

Em versões anteriores do sistema ao se tentar transmitir uma NFe através da tela de Gerenciamento de NFe do aplicativo FACILITE Comércio, casa a NFe não possuísse informação do campo "Indicador de Presença" o sistema abria a tela de Manutenção de Nota Fiscal para que o mesmo fosse informado, caso o usuário fechasse a tela sem informar o campo ao retornar na tela principal de gerenciamento era apresentado uma mensagem de erro referente a "Access violation at address 016f4875 in module 'INTEGRADO.exe'. Read of address 00000058". Isso foi corrigido nesta versão.

Detalhes da Nota Técnica

Conforme descrito no resumo da NT, em versões anteriores, por vezes ocorria uma mensagem de "Access Violation..."(Violação de Acesso), ao se tentar efetuar uma transmissão de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica, através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Operações, Notas Fiscais, Manutenção de Notas Fiscais, tela [1501] FACILITE - Gerenciamento de Notas Fiscais, selecionando uma Nota Fiscal desejada e clicando no botão "Transmitir", conforme mostra as imagens abaixo:

          

             

Neste momento caso a nota fiscal, não possuísse uma informação no campo "Indicador de Presença" o sistema apresenta a mensagem indicicada na imagem logo a seguir:

            


Tão logo o usuário clique em "OK" o sistema abre a tela de "Manutenção de Notas Fiscais" conforme pode ser vista na imagem a seguir:

             


Neste momento caso o usuário fechasse a tela sem ainda informar o campo "Indicador de Presença", ao retornar na tela principal o sistema retornava uma mensagem de "Access violation at address 016f4875 in module 'INTEGRADO.exe'. Read of address 00000058", conforme pode ser visto na imagem a seguir.

          


A partir desta versão do sistema isso foi corrigido e essa mensagem de erro não ocorrerá mais.



Observações:
======================================================================

Para que a tela de Gerenciamento de Notas Fiscais "[1501] FACILITE - Gerenciamento de Notas Fiscais", esteja ativa no sistema, é necessário estar com o parâmetro "4.18.624 - HABILITA TELA DE GERENCIMANTO DE NOTAS FISCAIS" com o seu valor igual a "Sim". Para isso, através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais, localize pelo mesmo e informe o valor como "Sim".

Questões:
======================================================================

1.) Em versões anteriores do sistema, era apresentado uma mensagem de erro ao tentar transmitir uma Nota Fiscal Eletrônica sem a informação do campo "Indicador de Presença". Qual era essa mensagem de erro?

   a.) [] "Atenção! Indicador de Presença não informado. Preenchimento obrigatório!"

   b.) [] "Access violation at address 016f4875 in module 'INTEGRADO.exe'. Read of address 00000058"

   c.) [] "Não foi possível efetuar a transmissão da NFe"

   d.) [] "Erro ao transmitir a NFe sem o Indicador de Presença informado"


 2.) O erro informado nesta NT ocorria quando o usuário:

   a.) [] Ao clicar sobre o botão Transmitir.

   b.) [] Ao entrar na tela de Manutenção de Notas Fiscais

   c.) [] Ao fechar a tela de Manutenção de Notas Fiscais, sem ainda ter informado um valor para o campo "Indicador de Presença"

   d.) [] Ao clicar sobre o botão Transmitir e logo em seguida sobro o botão "Ok"


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.624 - HABILITA TELA DE GERENCIMANTO DE NOTAS FISCAIS", valor deve estar igual a "Sim", para que a tela esteja ativa no sistema. Caso contrário essa tela não ira aparecer, ao invés dela, será carregado a tela de Geração de Notas Fiscais "[0063] FACILITE - Geração de Notas Fiscais".

Falha corrigida no FACILITE - DashBoard - NT 0287/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi feito algumas melhorias no 'FACILITE - DASHBOARD'. Esse aplicativo é responsável por gerar os relatórios do tipo Gráfico com alguns modelos específicos.

Detalhes da Nota Técnica

A partir desta versão, foi corrigido uma falha ao gerar o 'FACILITE - DASHBOARD' pelo aplicativo Integrado, onde ocorria uma falha ao gerar os relatórios não abria corretamente após logar no sistema.

Níveis de Acesso:

'7.30 - FACILITE-Dashboard';

'7.30.02 - Permite visualizar o Dashboard no Retaguarda';

'7.30.01 - Configurar';

'7.30.01.001 - Novo';

'7.30.01.002 - Alterar';

'7.30.01.003 - Excluir';

Parâmetros do Sistema:

'4.18.433 - TELA DE LOGIN NO SISTEMA - Status:Padrão ou Personalizado'


Informações Sobre o Aplicativo 'FACILITE - DASHBOARD' entrar na NT 76/2022

========================================================================================

Questionário:

1) Qual é o nome do Aplicativo feito a melhoria?

   a)[  ] DASH BOARD GRÁFICOS. 

   b)[  ] FACILITE - DASHBOARD

   c)[  ] DASH BOARD

   d)[  ] RELATÓRIOS DASHBOARD


2) Qual é o Nível de Acesso FACILITE - Dashboard?

   a)[  ] 7.32 - FACILITE-Dash board

   b)[  ] 7.30 - FACILITE-Dash

   c)[  ] 7.32 - FACILITE-Board 

   d)[  ] 7.30 - FACILITE-Dash board


3) Qual o Tipo do Gráfico deve ser selecionado na configuração do relatório 'Vendas por Cliente' ?

   a)[  ] Roscas 

   b)[  ] Pizza

   c)[  ] Quadros

   d)[  ] Combo

Parâmetros Envolvidos

Níveis de Acesso:

'7.30 - FACILITE-Dashboard';

'7.30.02 - Permite visualizar o Dashboard no Retaguarda';

'7.30.01 - Configurar';

'7.30.01.001 - Novo';

'7.30.01.002 - Alterar';

'7.30.01.003 - Excluir';

Parâmetros do Sistema:

'4.18.433 - TELA DE LOGIN NO SISTEMA - Status:Padrão ou Personalizado'

Fechamento de Caixa - Posto de Combutível - NT 0017-2016

Resumo da Nota
Tratamento do Valor de Abertura de Caixa no processo de Fechamento de Caixa de Postos de Combustível


Descrição
Foi criado novo processo, via parâmetro, que permite incluir ou não o valor informado na Abertura de Caixa no processo de Fechamento de Caixa utilizado em Postos de Combustível, tanto pelo retaguarda como pelo Balcao (Posto de Combustível).


Parâmetros Envolvidos
O tratamento dessa funcionalidade está relacionada ao parâmetro '4.18.599 - TRATA ABERTURA DE CAIXA NO FECHAMENTO DO POSTO DE COMBUSTÍVEL'. Caso o parâmetro esteja com o valor 'Sim', o valor da Abertura de Caixa fará parte do montante final calculado no Fechamento. Se o parâmetro estiver com o valor 'Não', o valor dessa Abertura será desconsiderado.


Fechamento de caixa na Comanda com ACBrPOSPrinter - NT 0077 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Os relatórios de fechamento de caixa do aplicativo Comanda foram adaptados para serem enviados à impressora através do componente ACBrPOSPrinter, diretamente na porta da mesma.

Detalhes da Nota Técnica

No aplicativo Comanda, o fechamento do caixa é realizado através da tela "[1135] FACILITE - Fechamento do Caixa". 


Existem diversos tipos de modelos de recibo de fechamento de caixa que podem ser impressos para que os valores sejam conferidos. Após o cálculo do fechamento do caixa é impresso um recibo, desde que a impressora esteja configurada corretamente no aplicativo ConfigECF, guia "Comanda".


Com o novo componente ACBrPOSPrinter, configurando o parâmetro 4.18.745 - UTILIZAR ACBRPOSPRINTER PARA IMPRESSÃO, GAVETA E GUILHOTINHA NA COMANDA com o valor "Sim", a impressão dos recibos é realizada diretamente na porta da impressora.


Se o parâmetro citado anteriormente estiver configurado, todos os modelos de fechamento de caixa serão impressos diretamente na porta da impressora configurada.


Questões
======================================================================

1) Qual destes tipos não é um modelo de fechamento do caixa do aplicativo Comanda?

   a) LANCHÃO;

   b) PADRÃO 2;

   c) CUSTOMIZADO;

   d) PADRÃO;

2) Qual é o nome da tela onde é realizado o fechamento do caixa do aplicativo Comanda?

   a) [1135] FACILITE - Fechamento do Caixa;

   b) [1544] FACILITE - Lançamentos de Caixa;

   c) [0457] FACILITE - Abertura de Caixa;

   d) [1121] FACILITE - Relatório de Vendas de Comandas.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros:

4.18.745 - UTILIZAR ACBRPOSPRINTER PARA IMPRESSÃO, GAVETA E GUILHOTINHA NA COMANDA

Este parâmetro indica a maneira de impressão e de acionamento da gaveta e da guilhotina no aplicativo Comanda. Ele pode ter os valores "Sim" ou "Não". Se o parâmetro estiver configurado com valor "Sim", será utilizado o componente interno ACBrPOSPrinter, presente nas impressões da BPL TDPIMPRESSAOCOMANDAXE8 do aplicativo Comanda.


4.18.397 - MODELO FECHAMENTO CAIXA COMANDA

Este parâmetro indica o modelo do relatório de fechamento de caixa no aplicativo Comanda. Ele pode ter os valores "PADRÃO", "LANCHÃO" ou "PADRÃO 2". 


4.18.691 - INFORMA VALOR POR COBRANÇA NO FECHAMENTO DE CAIXA PELA COMANDA

Este parâmetro indica se pode ser informado o valor por cobrança no fechamento de caixa no aplicativo Comanda. Ele pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para que este parâmetro possa ser utilizado, o parâmetro 4.18.397 - MODELO FECHAMENTO CAIXA COMANDA deve estar configurado com o valor "PADRÃO".


Fechamento de Caixa pela Comanda e Relatório de Resumo de Caixa - NT 0071-2016

Resumo da Nota
Desenvolvimento de novo modelo de Relatório de Fechamento de Caixa pelo Aplicativo Comanda e novo relatório de Comandas Resumidas por Atendente com Taxa;


Descrição
Foram implementadas duas novas funcionalidades relacionadas à Comandas:

I - Novo Modelo de Relatório de Fechamento de Caixa

Foi implementado um novo modelo de Fechamento de Caixa pela Comanda, o qual é uma junção dos tipos de Fechamento PADRÃO e LANCHÃO, tratados no parâmetro '4.18.397 - MODELO FECHAMENTO CAIXA COMANDA'. Esse novo modelo chama-se 'PADRÃO 2' e, por ele, são impressos as informações referentes à Cobranças no início e mais abaixo são impressos os valores e taxas agrupados por Atendente e Número da Comanda.

II - Relatório de Comandas Resumidas por Atendente com Taxa

Foi desenvolvido novo relatório de Comanda que será inicializado através do Menu Relatórios Fast / Operações / Comanda / Comandas Resumidas por Atendente com Taxa. O nome do arquivo para ser configurado é REL_COMANDASRESUMIDASCOMTAXA.FR3.

Através desse relatório, é possível visualizar as seguintes informações: Empresa, Giro de Mesa no dia, Tipo da Comanda, Número da Comanda, Valor Total dos Produtos, Valor Total da Taxa de Serviço, Valor Total da Taxa de Entrega, Valor Total do Couvert e Valor Total da Comanda.

Os seguintes filtros estão disponíveis no relatório: Código da Empresa, Código do Tipo de Comanda, Data Inicial, Data Final, Número do Caixa e Código do Atendente.


Parâmetros Envolvidos
Para configurar o relatório de fechamento de caixa pela Comanda, tratado no ítem I, conforme já mencionado, é necessário alterar o valor do parâmetro '4.18.397 - MODELO FECHAMENTO CAIXA COMANDA' para 'PADRÃO 2'.

 

Filtro de Encerrantes no Relatório de Faturamento com Margem de Rentabilidade por Produto - NT 0067-2016

Resumo da Nota
Implementação de novo Filtro de Encerrantes no Relatório de Faturamento com Margem de Rentabilidade por Produto.


Descrição
Foi implementado um novo filtro no Relatório de Faturamento com Margem de Rentabilidade por Produto (Menu Relatórios / Faturamento / Tipo de Relatórios / Faturamento com Margem de Rentabilidade por Produto) chamado 'Captura Faturamento dos Combustíveis por Encerrante' que permitirá a captura das quantidades vendidas, de produtos relacionados a bicos, diretamente das leituras provenientes do processo de Fechamento de Caixa de Postos de Combustível.



Filtros no Gerenciamento de Pedido e Ordem de Serviço - NT 0014-2016

Resumo da Nota
Desenvolvimento de filtros padrões por data nas telas de Gerenciamento de Pedidos e Ordens de Serviço


Descrição
Foram criados parâmetros para permitir abrir as telas de Gerenciamento de Pedido e Gerenciamento de Ordem de Serviço considerando uma data limite para filtro. Com isso, essas telas serão iniciadas com os filtros de Empresa e Data (Inicial e Final) já preenchidas, de acordo com a parametrização, trazendo automaticamente os Pedidos e Ordens de Serviço desse período, da empresa logada.


Parâmetros Envolvidos
Em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, foram criados parâmetros específicos para atender individuamente cada tela de Gerenciamento (Pedidos e Ordens de Serviço), conforme destacado a seguir:

1. Para a tela de Gerenciamento de Pedido, informe no parâmetro '4.18.596 - INTERVALO DE DIAS PARA CONSULTA NO MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE PEDIDO' o intervalo de dias desejado.

2. Para a tela de Gerenciamento de Ordem de Serviço, informe no parâmetro '4.18.597 - INTERVALO DE DIAS PARA CONSULTA NO MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE ORDEM DE SERVIÇO' o intervalo de dias desejado.


Finalização da Comanda - NT 0019-2016

Resumo da Nota
Customização do processo de finalização da Comanda


Descrição
Foi implementado uma nova funcionalidade na tela de lançamento de Comanda que permite, pela própria tela de lançamento, finalizar a mesma, gerar os vencimentos e emitir o Cupom Fiscal ou CF-e-SAT, se necessário.

Nessa mesma customização, foi implementado um parâmetro no Tipo de Comanda (Cadastros / Tabelas / Comanda / Tipo de Comanda) chamado 'Vias Imp. Finalização' que permite definir a quantidade de vias que serão impressas no processo de finalização da Comanda. Por padrão, será impresso uma via.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos no processo.


G

Garantia de funcionamento do botão Monitoramento na Comanda - NT 0164-2018

Resumo da Nota

Foi realizada uma melhoria com relação à disposição do botão "Monitoramento" no aplicativo Comanda, para garantir que o mesmo esteja habilitado sempre que necessário.


Descrição

Foram realizados alguns testes e constatado que o botão "Monitoramento" da tela principal da Comanda ficava desabilitado em algumas situações específicas. Para evitar este tipo de contratempo, foi aplicada uma melhoria no controle de habilitar/desabilitar o botão.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

 

Geração Automática de Vencimento na Transformação do Orçamento em Venda - NT 0155-2017

Resumo da Nota
No aplicativo Facilite - Venda Balcão através do atalho "Ctrl+O" é possível importar as vendas feitas no módulo Facilite - Orçamento. A partir dessa versão com o sistema devidamente configurado, as vendas importadas serão finalizadas da mesma forma que foi finalizada em seu orçamento, gerando automaticamente o vencimento. Essa funcionalidade está disponível apenas para o módulo Venda Balcão configurado para emitir "CF-e-SAT" ou "NFC-e".


Descrição
Para fazer uso da funcionalidade é necessário habilitar o parâmetro "4.18.630 - LANÇAMENTO AUTOMÁTICO NO BALCÃO COM CTRL + O".

Após a devida configuração, todas as vendas importadas através do atalho "Ctrl+O" serão finalizadas da mesma forma que foi finalizada originalmente. Caso o parâmetro esteja desabilitado, a funcionalidade de importação ainda continuará ativa, mas a finalização da venda terá que ser feita pelo usuário selecionando a forma de pagamento desejada.

Essa funcionalidade está disponível apenas para o módulo Venda Balcão configurado para emitir "CF-e-SAT" ou "NFC-e".


Parâmetros Envolvidos
Para efetuar alterações nos parâmetros abaixo basta acessar o aplicativo Integrado, acessar o menu Utilitários, aba Parâmetros Gerais.

1) 4.18.630 - LANÇAMENTO AUTOMÁTICO NO BALCÃO COM CTRL + O = "Sim" ou "Não", este parâmetro irá definir como será finalizada a venda quando a mesma é originada de um orçamento.

 

Geração automática do Código de Barras do Produto - NT 0005-2017

Resumo da Nota
Implementação de processo para gerar código de barras automaticamente no Cadastro de Produtos.


Descrição
Foi implementado novo processo que fará a geração automática do código de Barras no Cadastro de Produtos (Retaguarda / Balcão / Orçamento / Comanda) caso o usuário clique no botão gravar, estando o referido código em branco. Isso torna-se necessário para evitar falhas na geração de NF-e, CF--e-SAT e NFC-e.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos nesse processo.


Geração de Contrato Simplificado - NT 0064-2016

Resumo da Nota
Implementação de novas funcionalidades no Módulo de Geração de Contratos Simplificado (Operações / Pedido de Vendas / Geração de Contratos)


Descrição
Foram implementadas algumas melhorias no Módulo de Geração de Contrato Simplificado (Operações / Pedido de Vendas / Geração de Contratos) que permite ao cliente um maior controle sobre os contratos que serão gerados, conforme detalhado abaixo:

Mês/Ano de Referência: Através dessa informação, o cliente poderá determinar em qual mês será inicializado o lançamento das parcelas do Contrato;

Qtde. Parcelas: Através dessa informação, o cliente poderá determinar a quantidade de parcelas que serão geradas para o Contrato, sendo o mínimo de 1 parcela;

Dia da Geração do Contrato: No Cadastro de Clientes (Cadastros / Clientes / Clientes), na paleta Parâmetros, foi implementado o campo 'Dia Ger. Contrato'. Através desse campo, será possível informar para cada cliente qual será o dia definido para o vencimento do Contrato. O intervalo das parcelas será sempre 30 dias, pegando como data abase o campo 'Mes/Ano de Referência', informado acima.


Parâmetros Envolvidos
Para o funcionamento correto desse módulo é necessário:

I - Em Utilitários / Parâmetros do Sistema, informe o valor 'Simples' no parâmetro '4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS';

II - Em Utilitários / Parâmetros do Sisetma, informe o valor 'Sim' no parâmetro '4.18.611 - UTILIZA DATA POR CLIENTE NA GERAÇÃO DE CONTRATOS SIMPLES';

III - Através do Cadastro de Convênios (Cadastros / Clientes / Convênios), crie um novo Convênio que será a base para a geração dos contratos para determinado grupo de Clientes.

IV - Atravé do Cadastro de Clientes (Cadastros / Clientes / Clientes / Paleta Compl.), relacione o Convênio criado acima aos Clientes que farão parte do mesmo. Ainda no Cadastro do Cliente, na paleta Parâmetros, conforme já mencionado, informe o Dia da Geração do Contrato.


Geração de contratos com data do 1º vencimento - NT 0023-2018

Resumo da Nota
Foi desenvolvida uma melhoria para que, na geração dos contratos, o usuário informe a data do primeiro vencimento
das parcelas, não sendo mais necessário, calcular a data do vencimento conforme o tipo de preço selecionado.


Descrição
A geração de contratos é realizada pelo aplicativo Integrado, menu menu Operações / Pedido de Vendas / Geração de Contratos. Para que a tela de contratos personalizados ([0231] FACILITE - Geração de contratos personalizados) seja aberta, é necessário que o parâmetro "4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS" seja configurado com o valor "Personalizada Mod 1".

Foi realizada uma melhoria com relação à data base da geração das parcelas, conforme o tipo de preço selecionado. O nome do campo foi alterado de "Data Base" para "Data 1º Vencto.". O usuário deverá informar a data do vencimento da 1ª parcela neste campo.

Por exemplo: será gerado um contrato onde o tipo de preço selecionado divide o valor em 3 parcelas. O vencimento da primeira parcela será dia 10/03/2018. Ao informar esta data no campo "Data 1º Vencto.", as 3 parcelas serão geradas com os seguintes vencimentos: 10/03/2018, 10/04/2018 e 10/05/2018.

Para que o usuário tenha acesso à tela e suas funcionalidades, é necessário que os níveis de acesso sejam liberados pelo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários. Os níveis de acesso que deverão ser liberados são:

4.34 - Geração de Contrato - liberação do acesso no menu principal
4.34.01 - Gravar
4.34.02 - Excluir
4.34.03 - Gerar Duplicatas
4.34.04 - Geração de contratos personalizados
4.34.05 - Salvar contratos personalizados gerados
4.34.06 - Cancelar contratos personalizados gerados
4.34.07 - Imprimir contratos personalizados gerados

O atalho para a tela "[0231] FACILITE - Geração de contratos personalizados" foi adicionado na tela principal do aplicativo Integrado.


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, configurar o parâmetro:

4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS
Este parâmetro pode assumir os valores "Simples", "Detalhado" ou "Personalizada Mod 1". Para que a tela "[0231] FACILITE - Geração de contratos personalizados" seja aberta no aplicativo Integrado, menu Operações / Pedido de Vendas / Geração de Contratos, é necessário que este parâmetro esteja configurado com valor "Personalizada Mod 1".

Para que o usuário possa utilizar todas as funcionalidades da tela "[0231] FACILITE - Geração de contratos personalizados", é necessário que os seguintes níveis de acesso sejam liberados:

4.34 - Geração de Contrato - liberação do acesso no menu principal
4.34.01 - Gravar
4.34.02 - Excluir
4.34.03 - Gerar Duplicatas
4.34.04 - Geração de contratos personalizados
4.34.05 - Salvar contratos personalizados gerados
4.34.06 - Cancelar contratos personalizados gerados
4.34.07 - Imprimir contratos personalizados gerados

A tela de liberação ou bloqueio de níveis é acessada pelo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários


Geração de Contratos Personalizada - NT. 0252/2023

Resumo da Nota Técnica


No aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado), existe a opção de gerar contratos. Nesta modalidade, encontramos a possibilidade de gerar contratos para clientes e seus autorizados, também chamados de "dependentes", que estão associados ao seu cadastro. Para ativar essa funcionalidade, o sistema precisa estar configurado com o parâmetro "4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS" com o valor "Personalizada Mod 1". Esse modelo tem como objetivo atender a instituições como escolas, academias e outros, que necessitam gerar automaticamente mensalidades ao longo de um período.


Detalhes da Nota Técnica

No aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado), existe a opção de gerar contratos. Esta funcionalidade pode ser usada para atender modelos de negócios equivalentes a escolas particulares, academias e outros, que têm a necessidade de gerar mensalidades. No sistema, essas mensalidades podem ser geradas de forma automática, pela geração de contratos, e gerado vencimentos no Contas a Receber.

Para configurar essa opção, siga as etapas a seguir:

No aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado):

1-) Menu "Utilitários - Utilitários - Parâmetros do Sistema", na aba "Parâmetros Gerais", localize o parâmetro "4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS" e selecione o valor "Personalizada Mod 1"

2-) Menu "Utilitários - Manutenção de Usuários", na aba "Níveis Usuário", escolha o(s) usuário(s) responsável pelos cadastros.      2.1) Filtre o nível "1.07.05.100 - Paleta Autorizados" e deixe este nível Ativo (marcado),      2.2) Filtre o nível "1.07.05.110 - Ocultar grupo Cursos" e desative (desmarque) esse nível.

3-) No menu "Cadastros - Clientes - Cursos", insira os cursos disponíveis na entidade, como "Ensino Fundamental", "Inglês Básico" para escolas de idiomas, "Musculação, Natação, Funcional" para academias, entre outros.

4-) No menu "Cadastros - Clientes - Turma", adicione as turmas disponíveis, como "Fundamental 1º ano", "Turma Alessandra", "Manhã, Tarde, Noite" e assim por diante.

5-) Você também pode cadastrar tipos de Bolsa de Estudo em "Cadastros - Clientes - Tipo de Bolsa de Estudo". Insira a descrição e o desconto a ser aplicado nas mensalidades(contrato).

6-) No menu "Cadastros - Clientes", acesse "Convênio" e insira a descrição, se necessário, "Desc Vista" e a forma de Cobrança.

7-) Ainda no menu "Cadastros - Clientes", escolha "Zona de Atuação" e insira a descrição. Você pode preencher as demais informações, se necessário.

Os passos 6 e 7 serão usados como filtro para a geração de contratos para o cliente, os demais serão para gerar com base no Autorizados(dependentes).

8-) No menu "Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas", na aba "Tipo de Preço", cadastre as formas desejadas para gerar o Contas a Receber do autorizado (dependente). Insira a descrição, escolha a quantidade de parcelas, como '30.60.90.120.150', e selecione a forma de Cobrança. No campo "Nro. Parcelas", insira a quantidade correspondente às parcelas.

9-) Agora você pode ir para o Cadastro de Clientes e seus Autorizados (dependentes). Acesse o menu "Cadastros - Clientes - Clientes" e insira os dados do cliente, prestando atenção ao preenchimento dos campos "Convênio" e/ou "Zona de Atuação" na aba "Compl."

10-) Após salvar o cadastro do cliente, acesse a aba "Autorizados". Inicialmente, insira os "Dados Cadastrais" dos Autorizados (dependentes). Em seguida, escolha na primeira tabela o "dependente" ao qual deseja associar os dados relacionados ao curso. Ao inserir os dados do "Curso", lembre-se de preencher o "Ano Letivo", pois essa informação é necessária para a próxima etapa./p>

Após concluir o cadastro dos cursos, turmas, tipos de Bolsa de Estudo, Convênio, Zona de Atuação, Tipos de Preço e do Cliente e seus Dependentes (autorizados), é hora de fazer a "Geração de Contratos" ou contas a receber.

1-) Acesse o menu "Operações - Pedidos de Venda - Geração de Contratos".

2.1) Inicialmente, selecione a opção "Dependentes (autorizados)" no grupo "Filtros". Escolha o "Curso", a "Turma" e o "Ano do Curso". O campo obrigatório para filtro é apenas o "Curso".

2.2) No grupo "Parâmetros de geração personalizados", selecione a "Negociação", o "Tipo de Preço" que se houver em seu cadastro uma cobrança configurada, esta será colocada no campo "Cobrança", porém este pode ser alterado. Insira a "Data 1º Vencto" depois escolha o produto desejado. Nos campos "Quantidade" e "Valor Unitário", atentar ao seguinte exemplo: Se o valor da mensalidade for R$ 100,00 e a quantidade de parcelas informadas na opção "Tipo de Preço" sejam 10, para que os registros sejam lançados de forma correta, deve-se proceder da seguinte forma: Se colocarmos o valor "1" no campo "Quantidade", no campo valor unitário deve-se colocar "1000,00". Nesse caso, o sistema irá pegar o valor de "1000,00" e dividir pelo número de parcelas informado no "Tipo de Preço" para chegar no valor da mensalidade. Agora se colocarmos o valor "10" na "Quantidade" é preciso colocar o valor unitário "100,00". Nesse caso, o sistema irá gerar a quantidade de parcelas no valor informado.

3.1) Para a "Geração de Contratos" baseada no cliente, após escolher a opção "Clientes", você poderá selecionar apenas os campos "Convênio" e "Zona de Atuação" como filtros. Você pode preencher um dos campos ou ambos para filtrar os clientes. Se você não preencher nenhum dos campos, todos os clientes ativos e disponíveis serão listados.

3.2) Após escolher os filtros, o próximo passo é igual o ponto "2.2)" porém será relacionado ao Cliente e não seus dependentes.

Questões:

1.) Qual é o objetivo da opção de geração de contratos no aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado)?

     a-)[  ] - Gerar contratos para fornecedores.
     b.)[  ] - Gerar contratos para instituições de ensino.
     c.)[  ] - Gerar contratos para clientes.
     d.)[  ] - Gerar contratos para funcionários.

2.) Qual é o parâmetro utilizado para ativar a funcionalidade de geração de contratos no sistema?

     a-)[  ] - 4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS
     b.)[  ] - 1.07.05.100 - Paleta Autorizados
     c.)[  ] - 2.20.405 - Gerador de Contratos
     d.)[  ] - 3.15.255 - Contas a Receber Automático

3.) O que é necessário para configurar a "Geração de Contratos" no aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado)?

     a-)[  ] - Um curso e uma turma cadastrados.
     b.)[  ] - Um único parâmetro de sistema.
     c.)[  ] - Informações sobre o cliente e seus dependentes.
     d.)[  ] - Um número específico de parcelas em cada contrato.

Parâmetros Envolvidos

No aplicativo FACILITE - Comercio(Integrado), menu "Utilitários" - "Parâmetros do Sistema", aba "Parâmetros Gerais" o parâmetro:

     4.18.335 - MÓDULO DE GERAÇÃO DE CONTRATOS - (Simples/Detalhado/Personalizada Mod 1).

Mesmo aplicativo, menu "Utilitários - Manutenção de Usuários", aba "Níveis Usuário", depois de escolher o usuário filtrar os níveis:

     1.07.05.100 - Paleta Autorizados - (Marcado/Desmarcado)
     1.07.05.110 - Ocultar grupo Cursos - (Marcado/Desmarcado)
     4.34 - Geração de Contratos - (Marcado/Desmarcado)
     4.34.04 - Geração de Contratos personalizados - (Marcado/Desmarcado)
     4.34.05 - Salvar contratos personalizados gerados - (Marcado/Desmarcado)
     4.34.06 - Cancelar contratos personalizados gerados - (Marcado/Desmarcado)
     4.34.07 - Imprimir contratos personalizados gerados - (Marcado/Desmarcado)

Geração de NF-e com Grade - NT 0053-2017

Resumo da Nota
A partir dessa versão no módulo [0063] FACILITE - Geração de Notas Fiscais, será possível incluir produtos com grade na geração de notas fiscais.


Descrição
No aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado.exe) através do menu, Operações, Notas Fiscais, Manutenção de Notas Fiscais ([0063] FACILITE - Geração de Notas Fiscais) independentemente do Tipo de Nota Fiscal escolhido para geração ou manutenção, na aba Itens da Nota Fiscal através do campo Produto com Grade será possível incluir Produtos com Grade, para isso basta marcar o campo descrito anteriormente e fazer a leitura do código de barras.

A inclusão também pode ser feita através da consulta de produto (Normal ou Parametrizada conforme parâmetro detalhado nos parâmetros envolvidos), para isso basta marcar na consulta o Filtro de Produto com Grade, após a consulta basta selecionar o produto desejado e clicar em SAIR.

A inclusão e alteração dos dados não muda, continuando no mesmo padrão já conhecido por todos.


Parâmetros Envolvidos
a) No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o

Parâmetro: 4.18.049 - UTILIZA CONSULTA DE PRODUTOS PARAMETRIZAVEL.


Geração de NFe com base em Cupom Fiscal com Ítens Cancelados - NT 0012-2015

Resumo da Nota
Correção do processo de geração de NFe pelo Pedido de Vendas a partir de Cupom Fiscal com ítens Cancelados.


Descrição
Quando se gerava uma NFe com base em um Cupom Fiscal emitido pelo Balcao e que possuia ítens Cancelados, no momento da transmissão da NFe, o sistema apresentava falhas devido ao ítem Cancelado. Foi corrigido essa falha.


Parâmetros Envolvidos
Não há parãmetros envolvidos no processo;


Geração de NFe contendo Duplicatas com valor inferior - NT 0015-2015

Resumo da Nota
Customização do processo de geração de NFe para que seja possível gerar Nota Fiscal contendo Duplicatas com valor inferior ao total da NFe.


Descrição
Foram customizados os Módulos de Pedido de Vendas (Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedido) e Manutenção de Notas Fiscais (Operações / Notas Ficais / Manutenção de Notas Fiscais) para que seja permitido a geração e transmissão de uma NFe contendo Duplicatas com o valor total inferior ao valor total da NFe. Essa customização tem o objetivo de atender a necessidade de alguns clientes que possuem negociações diferenciadas onde, por diversos motivos, o valor da Duplicata é inferior ao valor total da NFe.


Parâmetros Envolvidos
Para que seja possível gerar uma NFe com esse procedimento, é necessário alterar o Parâmetro '4.18.574 - PERMITE GERAR FATURA COM VALOR MENOR QUE TOTAL DA NFE' para 'Sim' através do menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Paleta Parâmetros Gerais. Caso o valor do referido parâmetro seja 'Não', o sistema continuará fazendo o tratamento e bloqueando a geração de NFe com valor de Duplicata inferior ao seu total.


Geração de novo aplicativo AcessoTDP - NT 0050-2015

Resumo da Nota
Recompilado novo AcessoTDP para acesso remoto com novo endereço DNS.

Descrição
Foi desenvolvido o seguinte item nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

I - O aplicativo AcessoTDP foi recompilado para utilizar o novo endereço DNS do servidor TDP, e para que funcione o acesso nos cliente deverá ser atualizado o aplicativo baixando dos seguintes endereços:

www.tdpinformatica.com.br/AcessoTDP.rar

ou

www.tdpinformatica.com.br/AcessoTDP.exe

II - Na atualização posterior do sistema a versão de 18/12/2015 já irá conter a nova versão do AcessoTDP.

Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos nesta O.S.

Geração de Ponto na Comanda - NT 0021-2017

Resumo da Nota
Foi criado um procedimento para que se houver uma promoção ativa no período da venda, será gerado pontos para o cliente e logo após a finalização será impresso um recibo com os pontos.


Descrição
I-) Deverá ser copiado para a pasta "Scripts" que encontra-se no mesmo diretório do banco de dados, o arquivo "CupomPontos.pas".

II-) Deverá verificar se na pasta onde esta a instalado o sistema existem os arquivos: "ClassDB.pas" e "Funcoes.pas".

III-) Esses arquivos podem ser localizados no diretório em que o sistema esta instalado, na pasta "RelatoriosScript".

IV-) Para criar uma promoção, deverá acessar o menu (Cadastros / Clientes / Promoções) e na aba Parâmetros de Promoções configurar a promoção desejada, para isso o usuário deverá ter o nível de acesso 1.22 (Promoções Clientes) liberado.


Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, configurar o seguinte parâmetros:

I-) 4.18.097 - IMPRIME PONTUAÇÃO NO VENDA BALCÃO
Esse parâmetro deve estar com o valor igual a "SIM" para poder gerar os pontos.


Geração de vencimento simplificada com cobrança parcelada - NT 0062-2018

Resumo da Nota

Nesta OS foi desenvolvida a opção para definir um número de parcelas e intervalo de dias para a cobrança na utilização da tela de Geração de Vencimentos simplificada.


Descrição

No aplicativo INTEGRADO, acessando o menu "Cadastros, Tabelas, Cadastro de Cobranças" foram criados dois novos campos no grupo "Parâmetros de Parcelas", que são eles:

- Qtde. Parcelas - Informe neste campo o número máximo de parcelas para o tipo de cobrança que está sendo cadastrado ou editado. Exemplo: "CARTAO VISA 3X", pode ser informado 3 neste campo.
- Intervalo de dias - Informe neste campo o intervalo de dias para a geração da data de vencimento da parcela. Exemplo: "CARTAO VISA 3X", pode ser informado 30 neste campo.

Estes campos ficam a critério do usuário o preenchimento de acordo com a sua necessidade.

Para que funcione estes novos campos, o parâmetro "4.18.578 - TELA DE GERAÇÃO DE VENCIMENTOS NO PEDIDO" deve estar configurado como "Simplificado", somente nessa tela é possível utilizar estes novos parâmetros do Cadastro de Cobrança.

Com o parâmetro devidamente configurado, e com alguma cobrança configurada conforme especificado, e através dos aplicativos "Balcão", "Orçamento" e "Integrado - Pedido de Vendas", ao finalizar uma venda, selecionando uma cobrança o sistema irá dar a mensagem "Você deseja gerar Vencimentos?" caso opte por "Sim", será aberta a tela "[1463] FACILITE - Geração de Vencimentos", o sistema irá trazer já selecionada a cobrança a qual foi finalizada, e com os campos de Parcelas e Intervalo de dias preenchidos de acordo com o que foi parametrizado na cobrança.

Nesta tela o usuário poderá alterar as parcelas, informando um valor igual ou inferior ao número máximo configurado para a cobrança, o campo "Intervalo de dias" não poderá ser alterado para evitar erros no cálculo da data de vencimento, porém neste momento o usuário poderá selecionar outra cobrança caso deseje. Selecionando outra cobrança que não possuas os novos campos preenchidos, o sistema irá manter o padrão anterior, onde o usuário poderá informar livremente o número de parcelas e o intervalo de dias.

Nesta tela "[1463] FACILITE - Geração de Vencimentos", foram aplicadas alguma melhorias para o usuário, o campo "Cobrança" passa a ser o primeiro da tela, o restante continua igual.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo INTEGRADO, acessando o menu "Cadastros - Tabelas - Cadastro de Cobranças", parametrizar conforme necessário os campos do grupo "Parâmetros de Parcelas".

No aplicativo Integrado / Utilitários / Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.578 - TELA DE GERAÇÃO DE VENCIMENTOS NO PEDIDO" - Padrão ou Simplificado, para que os parâmetros do cadastro da cobrança sejam utilizados este parâmetro deve estar como "Simplificado".


Geração de Vencimentos - Pedido de Vendas - NT 0022-2016

Resumo da Nota
Customização do processo de geração de vencimentos no Pedido de Vendas (Retaguarda).


Descrição
Customização do parâmetro '4.18.016 - VENCIMENTO AUTOMÁTICO' que trata a geração de Vencimentos de forma automática no Pedido de Vendas para que, caso esteja com o valor 'Sim com Alt. Parc.', o sistema permita, quando estiver selecionado quantidade de parcelas igual a 1, alterar o valor da referida parcela. Por padrão, estando esse parâmetro com o valor mencionado acima, indepedendente da quantidade de parcelas estabelecida no tipo de preço relacionado ao Pedido, o sistema trará como padrão apenas 1 parcela, permitindo ao usuário alterar a quantidade de parcelas até o máximo estabelecido no Tipo de Preços relacionado.


Parâmetros Envolvidos
O parâmetro '4.18.016 - VENCIMENTO AUTOMÁTICO' deve estar com o valor 'Sim com Alt. Parc.' para que essa funcionalidade esteja habilitada.


Geração de Vencimentos do Pedido de Vendas - NT 0051-2015

Resumo da Nota
Implementação de nova funcionalidade na Geração de Vencimentos no Pedido de Vendas pela Paleta Vencimentos, estando o parâmetro '4.18.016 - VENCIMENTO AUTOMÁTICO' igual a 'Sim com Alt. Parc.';


Descrição
Estando o parâmetro '4.18.016 - VENCIMENTO AUTOMÁTICO' igual a 'Sim com Alt. Parc.', a partir dessa versão, o sistema irá permitir que se altere a quantidade de parcelas e o valor de cada parcela, podendo gerar, por exemplo, uma entrada com valor diferenciado à vista e o restante dividido em N parcelas com o valor restante do pedido.

Obs.: A quantidade máxima de parcelas que será permitido utilizar deve estar configurada no Cadastro de Tipos de Preços (Cadastros / Tabelas / Tabelas Genéricas / Paleta Tipo de Preços), no campo 'Nro. Parcelas'. No Pedido de Vendas, ao relacionar o pedido à um determinado Tipo de Preço, o sistema gerará de uma parcela à quantidade máxima informada nesse campo.


Parâmetros Envolvidos
O único parâmetro envolvido nesse processo é o '4.18.016 - VENCIMENTO AUTOMÁTICO', conforme já mencionado. Ele deve estar com o valor 'Sim com Alt. Parc.' para que esteja disponível essas funcionalidades.


Geração do histórico de retorno bancário - NT 0074-2016

Resumo da Nota
Nessa O.S foi desenvolvida a geração do histórico de retorno bancário pelo módulo de Cobrança Bancária.


Descrição
I-) No módulo de Cobrança Bancária, quando o usuário efetuar uma importação de retorno bancário o sistema irá gerar automaticamente uma tabela de histórico, onde ele irá relacionar as informações que foram recebidas do Banco ao Boleto gerado pelo sistema para consulta do usuário através de relatório e módulos.

II-) No módulo INTEGRADO - Financeiro - Contas a Receber, o usuário poderá selecionar o registro e clicar com o botão direito do mouse e ir na opção "Histórico de Retorno Bancários", o sistema irá exibir uma tela com as informações do retorno bancário que estão relacionadas ao registro do contas a receber.

- O usuário poderá clicar no botão Imprimir e será impresso um relatório com as informações do retorno bancário relacionado ao registro selecionado.

III-) Em Relatórios Fast - Financeiro - Contas a Receber - "Gerencial do Contas a Receber no Período", o usuário poderá habilitar o filtro "Imprimir Histórico" - Sim, o sistema irá habilitar uma banda abaixo do registro que possui relação com o histórico do retorno bancário. O nome do arquivo do relatório é: "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_NOSSONUMERO.FR3";


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetro envolvidos.


Gerador de Pedidos de Venda com Letras por Empresa - NT. 0199/2023

RESUMO DA NOTA TÉCNICA

A partir desta versão do sistema a geração do código dos Pedidos de Vendas podem receber código contendo letras controladas por Empresa. Antes a mesma coisa poderia ser feita, porém o controle era efetuado através da Negociação.

DETALHAMENTO DA NOTA TÉCNICA

Para fazer uso da nova funcionalidade, basta, através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetro Gerais, localize pelo código “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA”, e altere o seu Status para “Sim, por Empresa”.


Tendo efetuado a configuração acima, é hora de efetuar a configuração no cadastro da Empresa. Para isso através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Empresas, aba Parâmetros e nos campos “Letra” e “Últ. Pedido” informar os valores desejados.

Após ter efetuados as configurações acima, o sistema está pronto para registrar os pedidos de vendas com os códigos utilizando a composição da letra informada + o último número de pedido disponível. Ex: A00001.

Isso ocorrerá com os pedidos de vendas gerados pelos aplicativos FACILITE Comércio, FACILITE Balcão, FACILITE Orçamento, FACILITE Comanda.

Em caso em que o cliente optar em trabalhar com PDVs Offline a configuração no aplicativo CONFIGECF deverá estar com o campo “Ir para o produto após a venda” desmarcado, tanto na aba Balcão, como na aba Orçamento, caso o contrário, poderá ocorrer uma divergência de códigos entre o PDV e o Servidor.



QUESTÕES

  1. Qual é a principal novidade introduzida nesta versão do sistema em relação à geração de códigos para Pedidos de Vendas?

    a) [ ] Agora, os códigos dos Pedidos de Vendas podem conter letras controladas por Empresa.

    b) [ ] Os códigos dos Pedidos de Vendas agora são gerados automaticamente.

    c) [ ] Os códigos dos Pedidos de Vendas podem conter caracteres especiais.

    d) [ ] A geração de códigos para Pedidos de Vendas foi desativada nesta versão.

  2. Como os usuários podem ativar a funcionalidade de letras controladas por Empresa para os códigos de Pedidos de Vendas?

    a) [ ] Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Empresas.

    b) [ ] Alterando o status do código "4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA" para "Sim, por Empresa".

    c) [ ] Solicitando suporte técnico por telefone.

    d) [ ] Desinstalando e reinstalando o aplicativo FACILITE Comércio.

  3. O que os usuários devem fazer no cadastro da Empresa para configurar a nova funcionalidade?

    a) [ ] Nada, a configuração é automática.

    b) [ ] Informar os valores desejados nos campos "Letra" e "Últ. Pedido".

    c) [ ] Desativar todos os parâmetros relacionados à Empresa.

    d) [ ] Excluir o cadastro da Empresa para começar do zero.


PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

  • “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA”,

    • caso esteja com o Status igual a “Não” os pedidos serão gerados com os códigos normais contendo somente números

    • caso esteja com o Status igual a “Sim” os pedidos serão gerados com os código contendo letras e números, porém controlados por tipo de Negociação, como já era conhecido.

    • caso esteja com o Status igual a “Sim, por Empresa” os pedidos serão gerados com os código contendo letras e números, porém controlados através do cadastro de Empresa, ou seja, para cada Empresa do sistema os pedidos gerados seguirão as informações informadas no cadastro da empresa para gerar o número dos pedidos.


Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa - NT 0189-2018

Resumo da Nota

Foi desenvolvido novo relatório FastReport "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa".

Descrição

Foi desenvolvido o relatório "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa", esse relatório tem os

lançamentos do contas a receber, com as seguintes informações: Cliente, razão social do cliente, pedido, documento,

duplicata, data vencimento, data lançamento, valor, cobrança, portador, recebimento, data baixa e valor da baixa,

abaixo de cada item é impresso a observação do lançamento caso preenchido.


Os lançamentos podem ser agrupados de 4 formas diferentes, sendo elas:

- Data de Vencimento: Caso seja inserido os filtros de data de vencimentos, os lançamentos serão agrupados por dia de vencimento.

- Data de Baixa: Caso seja inserido os filtros de data de baixa, os lançamentos serão agrupados por dia de baixa.

- Data de Lançamento: Caso seja inserido os filtros de data de Lançamento, os lançamentos serão agrupados por dia de Lançamento.

- Nenhum Agrupamento: Caso nenhum dos filtros citados acima sejam preenchidos, não serão agrupados os lançamentos.


Após serem impressos todos os lançamentos do agrupamento, é feito uma totalização dos valores "Valor" e "Vlr. Baixa" impressos no agrupamento.


O mesmo é feito ao serem impressos todos os agrupamentos, totalizando com todos os lançamentos impressos no relatório.


O relatório conta com os seguintes filtro obrigatórios: Empresa e situação. E conta com os seguintes filtros não obrigatórios: Cliente, cobrança, portador, data de vencimento, data de baixa, data de lançamento, zona de atuação, tipo de cliente e tipo de pessoa.


O relatório pode ser impresso pelo caminho "Relatórios Fast / Financeiro / Contas a Receber / Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa".


Caso o relatório não esteja configurado, a sua configuração é bem simples, e pode ser feita da seguinte forma, em Utilitários / Gerenciamento de Relatórios:


Siga até o final dos relatórios de contas a receber, selecione ele e clique no botão com um "+" escrito "Item", na tela que aparecer coloque a seguinte descrição : "Gerencial do Contas a Receber no Período por Tipo Pessoa", em caminho procure o arquivo do relatório, normalmente localizado em "<PASTA DE INSTALAÇÃO>\Integrado\RELATORIOS\", o arquivo é "RELCONTASRECEBERGERENCIAL_TIPOPESSOA.FR3", após selecionar o arquivo clique no botão gravar, e ao aparecer a mensagem, clique em "Sim", selecione todos os usuários que vão ter acesso ao relatório, clique em gravar novamente, e será aberta a tela de filtros, nessa tela não precisa alterar muita coisa, pois normalmente já vem configurado, a única coisa que é necessário, é trocar algumas coisas do filtro "TIPOCGC", altere a descrição apenas para "Tipo Pessoa ( J - Jurídica / P - Pessoa)", o tipo de parâmetro troque para "Texto", em "Obrigatório?" coloque "Não", é necessário verificar todos os campos se estão como obrigatórios, pois somente a situação e a empresa são obrigatórios, o resto não são, clique em próximo, e na tela seguinte, não é necessário alterar nada, clique em próximo, e estará na tela onde é configurado os campos relacionados, não é necessário alterar nada, mas caso apareça alguma mensagem, só será necessário preencher o que for pedido, assim que preenchido, clique em próximo, e em próximo novamente, e estará na tela final de teste, onde só é necessário clicar em "Testar Relatório" e então será aberta a tela de impressão do relatório, é só fazer um teste, e após o teste já estará configurado o relatório, só sendo necessário clicar em "Concluir".


Obs.: O relatório desconsidera o consumidor padrão do sistema, não imprimindo os lançamentos do cliente.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.
 

Gerenciamento de Nota Fiscal - NT 0083-2016

Resumo da Nota
O módulo possíbilita a criação de novos documentos fiscais (NF-e, NFC-e), administração dos documentos, consultas e outras funções relacionadas a Nota Fiscal.


Descrição
Foi criado o novo módulo (Gerenciamento de Notas Fiscais) com intuíto de facilitar a geração de novas notas fiscais e possíveis alterações dos documentos existentes. Para isso foi criado as seguintes operações:

- Filtrar - Permite efetuar filtros por Número da NF, Cliente, Estado, Cidade, CPF/CNPJ, RG/IE, Transportadora, Tipo de documento (NF-e, NFC-e ou Ambas) e Período;

- Atualizar - Efetuas a atualização dos registros através dos filtros aplicados anterior;

- Novo - Geração de novos documentos (Nota Fiscal - Fechamento de Cliente (Marcar) / Nota Fiscal - Outros / Nota Fiscal - Devolução para Fornecedor / Nota Fiscal - Outros para Fornecedor / Nota Fiscal - NFC-e).

- Alterar - O módulo de manuteção de nota fiscal irá abrir com a nota fiscal selecionada possíbilitado a alteração desejada;

- Transmitir/Consultar - Possíbilita a emissão / consultas e manuteção da nota fiscal selecionada através do módulo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica;

- Estornar - Se a nota fiscal estiver recusada o estorno será efetuado;

- Cancelar - Efetua o cancelamento ou a exclusão completa do documento caso não esteja autorizado pelo SEFAZ e se o usuário estiver habilitado para tal procedimento. Mas se a nota fiscal estiver autorzada pelo SEFAZ o módulo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica irá abrir já com a opção de Cancelamento da NF-e ou NFC-e habilitado.


Parâmetros Envolvidos
Para que o módulo seja habilitado é necessário configurar os seguintes parâmetros através do Menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / (Parametrizar de acordo com a necessidade do cliente) e habilitar o parâmetro 4.18.624 - HABILITA TELA DE GERENCIAMENTO DE NOTAS FISCAIS, deixando o mesmo como 'Sim'.

Também é possivel configurar o período de dias em que a consulta de notas fiscais irá se basear para a abertura do módulo, para isso se faz necessário configurar o seguite parâmetro (Parametrizar de acordo com a necessidade do cliente) 4.18.625 - INTERVALO DE DIAS PARA CONSULTA NO MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL, Informar os dias desejados, ex: 30;

 

Gestor de Transferência de Mercadorias - NT 0008-2017

Resumo da Nota
Foram criados novos processo no módulo de Gestor de Transferência de Mercadorias, que são: Filtrar, Novo, Alterar, Cancelar, Imprimir, Efetivar, Estornar.


Descrição
No INTEGRADO, no menu Estoque - Atualizar Saldo em Estoque - Gestor de Transferência de Mercadorias, foram adicionadas as novas funcionalidades:

I-) Botão Filtrar: Ao clicar neste botão o sistema irá mostrar uma tela com os seguintes campos: "No. da Transferência", "Empresa Origem", "Empresa Destino", "Tipo de Lançamento", "Efetivado", "Período de Lançamento" e "Período de Efetivação". O usuário poderá informar nestes campos os dados necessários para filtrar os registros na tela, podendo assim ter uma visão das transferências efetuadas.

II-) Botão Novo: Clique para iniciar um novo lançamento de transferência.

III-) Botão Alterar: Clique para alterar um lançamento de transferência;

IV-) Botão Cancelar: Para efetuar o cancelamento, o usuário deverá selecionar um registro através de um duplo clique e clicar neste botão.

V-) Botão Imprimir: Ao clicar o sistema irá mostrar três opções: "Selecionado", "Detalhado" e "Resumido".

- Ao clicar em "Selecionado", o sistema irá imprimir os registro que o usuário selecionar na tela com um duplo clique;

- Ao clicar em "Detalhado", o sistema irá imprimir todos os registros que foram filtrados no processo I em um relatório detalhado;

- Ao clicar em "Resumido", o sistema irá imprimir todos os registros que foram filtrados no processo I em um relatório resumido;

VI-) Botão Efetivar: Selecione um ou mais registros através de um duplo clique, para efetivar a transferências, ao clicar o sistema irá preencher os campos: "Efetivado = Sim", "Data Efetivação" e "Hora Efetivação";

VII-) Botão Estornar: Selecione um ou mais registros através de um duplo clique, para estornar a efetivação das transferências, ao clicar o sistema irá limpar os campos "Data Efetivação" e "Hora Efetivação" e marcar o campo "Efetivado = Não";


Parâmetros Envolvidos
Em INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais:

I-) Selecione o parâmetro 4.18.215 - MODELO PALETA ESTOQUE/PREÇO DO PRODUTO - Padrão ou Personalizado;

II-) Selecione o parâmetro 4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO - Sim/Não;

III-) Selecione o parâmetro 4.18.490 - TRATA ESTOQUE POR LOTE - Sim/Não;


Gravação de complementos no FaciliteC Mobile - NT 0083 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Foi realizada uma melhoria para que os complementos dos itens registrados no FaciliteC Mobile sejam gravados na tabela e não mais somente como observação do item.

Detalhes da Nota Técnica

Ao incluir complementos dos itens no aplicativo FaciliteC Mobile, estavam sendo registradas somente as descrições dos complementos nas observações dos itens.


Para haver melhor controle dos itens e complementos na comanda, os códigos, valores e descrições do complementos serão gravados em uma tabela.


Visualmente não haverá alterações no processo. A mudança realizada é para aplicar melhorias posteriores.


Questões
======================================================================

1) A melhoria foi realizada em qual aplicativo?

   a) Integrado;

   b) Balcão;

   c) FaciliteC Mobile;

   d) Orçamento;

2) Quais dados serão gravados em tabelas?

   a) Ingredientes dos itens da comanda;

   b) Itens da comanda;

   c) Observações da comanda;

   d) Complementos dos itens da comanda.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos no processo.