Adaptação no Vendas Balcão e Orçamento utilizando Mini-Teclado - NT 0080-2017Resumo da Nota
I.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Vendas Balcão, é necessário que o parâmetro I esteja devidamente configurado; II.) Para o funcionamento correto do mini-teclado no módulo de Orçamento, é necessário que o parâmetro II esteja devidamente configurado; III.) Nas telas que solicitam usuários e senhas durante uma venda, por algum motivo de liberação especiais para tais operações, os usuários poderão ser selecionados através das teclas "Seta para esquerda" e "Seta para a direita" do mini-teclado;
II.) Módulo "CONFIGECF", aba Orçamento, aba PDV, Mini-Teclado deverá estar marcado; |
Ajuste em configuração do Venda Balcão - NT 0214 - 2022Resumo da Nota TécnicaAconteceram alguns casos onde a venda finalizada no aplicativo Balcão não estava aparecendo na relação de consulta de vendas. Foi realizada a devida análise e aplicados os ajustes necessários. Detalhes da Nota TécnicaNo ambiente configurado para o aplicativo Balcão emitir o documento fiscal SAT CF-e foram relatados alguns casos de venda não relacionada na consulta do mesmo aplicativo, botão "F5 Abre Venda", tela "[0984] FACILITE - Consulta de Pedidos de Vendas". Após análise, verificou-se que isto acontecia, pois, uma configuração não estava selecionada no aplicativo ConfigECF: guia Balcão, subguia PDV, grupo Parâmetros, campo "IF Conectada". Se o Modelo da Impressora Fiscal (ECF) estiver configurada como "SAT" ou "NFC-e", a opção "IF Conectada" deve ser selecionada para evitar o ocorrido. Para evitar conflito de configuração, ao selecionar os tipos "SAT" ou "NFC-e" no aplicativo ConfigECF, automaticamente será selecionado o campo "IF Conectada". Esta verificação também será efetuada na abertura do aplicativo Balcão.
Questões |
Ajuste em verificação de última comunicação do SAT - NT0029 - 2023Resumo da Nota TécnicaFoi realizado um ajuste para verificar qual foi a última data de comunicação do SAT com a SEFAZ/SP.Detalhes da Nota TécnicaSe o ambiente de vendas dos sistemas Facilite estiver configurado para a emissão de CF-e-SAT, nos aplicativos Balcão, Comanda e Integrado é verificada a última data de comunicação do equipamento SAT com a SEFAZ/SP. Conforme Artigo 13 da Portaria CAT 147/2012, o prazo legal para envio de cupons CF-e-SAT ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda é de 10 dias, contados da data da ocorrência da operação - mais informações na nota técnica "Bloqueio de Emissão de SAT após 10 dias sem Comunicação com o SEFAZ-SP - NT 0097-2016". Ao iniciar o aplicativo Balcão, caso o SAT esteja sem comunicação com a SEFAZ/SP há mais de 10 dias, é apresentada a seguinte mensagem: "ALERTA: SAT sem comunicação com o SEFAZ/SP há XXX dia(s)! Não será possível emitir CF-e-SAT enquanto não for reestabelecida a comunicação com o SEFAZ/SP.". Havia um equívoco na verificação da quantidade de dias da última comunicação do SAT com a SEFAZ/SP. Estava sendo levado em conta a última data do último CF-e-SAT transmitido e não da última comunicação do equipamento com a SEFAZ/SP. Todo o processo foi analisado e ajustado para que seja verificada a última comunicação do SAT com a SEFAZ/SP.
Questões |
Ajuste no cancelamento de NFC-e no Balcão - NT 0025 - 2023Resumo da Nota TécnicaAo criar um novo usuário para os sistemas Facilite e o mesmo tentar cancelar uma NFC-e era apresentada uma mensagem de erro e o processo não estava sendo concluído corretamente.Detalhes da Nota TécnicaNo aplicativo Balcão, botão "F5 Abre Venda" é aberta a tela [0984] FACILITE - Consulta de Pedidos de Vendas. Por esta tela é possível cancelar uma NFC-e emitida e o pedido de vendas correspondente, através do botão "Cancelamento". Se um novo usuário do sistema fosse criado e o mesmo tentasse realizar o cancelamento, estava sendo apresentada a seguinte mensagem de erro: "List index out of bounds (6)" e o processo não era executado corretamente. Foi realizado o devido ajuste para corrigir a mensagem e também foi aplicada uma melhoria relacionada aos níveis de acesso para o aplicativo Balcão. Para fazer o cancelamento de um pedido de vendas no aplicativo Balcão é necessário que o nível de usuário "4.19.02.022 - Permitir cancelar o Pedido de Venda" esteja liberado. No processo de cancelamento do pedido de vendas no Balcão, caso exista uma NFC-e, a mesma também é cancelada, porém estava sendo requisitado o nível de acesso "4.32.02.001 - Cancelamento NFe". O cancelamento da NFC-e, proveniente do cancelamento de um pedido de vendas no aplicativo Balcão, será liberado somente pelo nível "4.19.02.022 - Permitir cancelar o Pedido de Venda", a fim de evitar a digitação de senha do supervisor duas vezes.
Questões |
Ajustes no Balcão/Orçamento - NT 0120/2022Resumo da Nota TécnicaNessa versão, foi corrigido um problema na tela de login personalizada dos aplicativos Balcão e Orçamento que não permitia alterar o CAIXA quando o PDV selecionado fosse diferente de zero.Detalhes da Nota TécnicaFoi constatado que, nos Aplicativos Balcão e Orçamento, a opção para a alteração de caixa para a abertura não estava disponível na tela de login personalizada desses dois aplicativos. Essa falha ocorria apenas quando o PDV configurado no aplicativo CONFIGECF fosse diferente de "0". A partir dessa versão do sistema, ao iniciar a tela de login personalizada nos aplicativos Balcão ou Orçamento e o nível de acesso "4.18.060 - PERMITE ABRIR MAIS QUE 1 CAIXA NO BALCÃO/COMANDA" estiver como "SIM", será possível selecionar qualquer CAIXA, normalmente. Para acessar essa tela de login, é necessário utilizar os seguintes parâmetros: Questões :
Parâmetros Envolvidos
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Alterando dados do Item durante a Venda pelo Balcão - NT 0143-2017Resumo da Nota |
Alterando dados do Produto durante a venda no Balcão - NT 0141-2017Clique aqui e assista ao vídeo técnico! Resumo da Nota |
Aumento das casas decimais da margem no cadastro de produtos - NT 0125 - 2022Resumo da Nota TécnicaA quantidade de casas decimais da porcentagem de margem de lucro do cadastro do produto foi aumentada para 9 (nove) dígitos, fazendo com que o cálculo do valor de venda seja realizado com maior precisão. Detalhes da Nota TécnicaNo cadastro do produto é possível informar o valor de compra e a porcentagem da margem de lucro para que o valor de venda se calculado pelo sistema. A quantidade de casas decimais do campo da margem bruta estava causando diferenças de centavos nos valores de venda dos produtos. Para que o cálculo seja feito de maneira precisa, a quantidade de casas decimais do campo da porcentagem de margem de lucro foi alterada para 9 (nove) casas decimais, podendo assim serem informados valores quebrados. A alteração foi aplicada nas seguintes telas: * [0023] FACILITE - Cadastro de Produtos - Acessada pelo aplicativo Integrado; * [1495] FACILITE - Cadastro Rápido de Produtos - Acessada pelos aplicativos Balcão, Comanda e Orçamento; * [1144] FACILITE - Importação NFe - Acessada pela tela de importação de XML de entrada, dentro do aplicativo Integrado, menu Operações / Geração de Dados Externos / Importação NF-e. Questões======================================================================1) Qual é a nova quantidade de casas decimais que o campo de porcentagem de margem de lucro do produto? a) 9 (nove); b) 7 (sete); c) 12 (doze); d) 3 (três); 2) Em qual destas telas não houve o ajuste da quantidade de casas decimais do campo de porcentagem de margem de lucro do produto? a) [1495] FACILITE - Cadastro Rápido de Produtos; b) [1144] FACILITE - Importação NFe; c) [0023] FACILITE - Cadastro de Produtos; d) [1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto; 3) Qual campo do cadastro do produto foi ajustada a quantidade de casas decimais para 9 (nove)? a) Margem bruta; b) Custo adicional; c) Conversão; d) Valor de compra. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Cadastro de Classificação Fiscal (NCM) pelo Balcão e Orçamento - NT 0104-2016Resumo da Nota
II-) Estando no módulo acima, caso o usuário clique no campo "Clas. Fiscal" e tecle F2 ou clique no botão de pesquisa, o sistema irá abrir a tela [1339] FACILITE - Consulta de Classificação Fiscal, nesta tela existe um botão chamado "Cadastrar", clique nele para obter o acesso a tela [1496] FACILITE - Cadastro de Clas. de Clas. Fiscal NCM. III-) Na tela [1496] FACILITE - Cadastro de Clas. de Clas. Fiscal NCM, o usuário pode cadastrar os NCM's necessários para finalizar o cadastro do produto. Os campos "Número" e "Descrição" são obrigatórios. IV-) Caso o usuário informe um NCM e o mesmo exista na tabela de IMPOSTOMETRO, o sistema irá preencher os campos "Integração de Olho no Imposto" automaticamente, caso contrário, o usuário deverá informar os valores manualmente, porém não são obrigatórios. V-) O usuário poderá informar o campo CEST, pesquisando o mesmo através de F2 ou clicando no botão Pesquisar, após selecionar o CEST correto clique em gravar. VI-) Para editar ou excluir um registro, o usuário pode digitar o código do mesmo no campo "Cód" ou selecionar o mesmo através de um duplo clique na tabela que se encontra na tela. Após isso alterar os campos necessários e clique em gravar ou excluir.
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Cadastro de Produto Rápido Balcão e Orçamento - NT 0108-2016Resumo da Nota
2-) O processo de cadastramento é o mesmo do sistema, não houve alteração no processo. 3-) Através do botão "Parâmetros do Formulário" o usuário terá acesso aos parâmetros do módulos e suas respectivas funcionalidades.
I-) No INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, os parâmetros que interagem com o módulo são: - 1.01.007 / 4.18.185 / 4.18.242 / 4.18.294 / 4.18.329 / 4.18.403 / 4.18.452 / 4.18.465 / 4.18.543 / 4.18.544 / 4.18.577 / |
Cancelamento de NFCe ou NFe pelo Balcão - NT 0077-2017Resumo da Nota
1) Ocorrer algum erro na emissão da NFCe ou NFe: Nesse caso ao clicar no botão "Cancela Cupom", localizado na tela citada acima, o sistema irá verificar se há algum documento fiscal emitido (NFCe ou NFe) caso tenho sido, os mesmos serão primeiramente cancelados e após a conclusão correta o pedido será cancelado. Caso não tenha emitido nenhum documento fiscal, o sistema irá excluir as notas começadas, voltar a numeração correta das notas no cadastros de empresas e deixar o usuário apto a realizar outra venda. Se já houver emitido outra nota em outro PDV, o sistema irá realizar a inutilização da faixa a qual a nota pertencer. 2) Documentos Fiscais (NFCe ou NFe) emitidos com sucesso: Nesse caso ao clicar no botão "Cancela Cupom", localizado na tela citada acima, os mesmo serão primeiramente cancelados e após a conclusão correta o pedido será cancelado. Caso não tenha emitido nenhum outro documento fiscal em outro PDV, o sistema irá voltar a numeração correta das notas no cadastros de empresas e deixar o usuário apto a realizar outra venda. Se já houver emitido outra nota em outro PDV, o sistema irá realizar a inutilização da faixa a qual a nota pertencer.
I-) 4.18.637 - GERA NF-E PELO BALCAO = (Sim; Não) |
Consulta de Pedidos de Vendas no Balcão e Orçamento - NT 0232-2018Resumo da NotaFoi efetuada uma melhoria na tela de Consulta de Pedidos de Vendas que é utilizada pelos módulos Balcão e Orçamento. Referente a criação de um novo campo para informação do valor total de vendas. Antes desta versão do sistema, ao efetuar a consulta de pedidos através desses módulos, não era possível visualizar o total das vendas filtradas no momento da consulta, fazendo com que o usuário tivesse que efetuar a somatória de forma manual. DescriçãoA partir desta versão do sistema, será possível visualizar um valor total dos pedidos de vendas, consultados através das telas de Consulta de Pedido de Vendas, sendo elas “[0984] FACILITE – Consulta de Pedidos de Vendas” no módulo Balcão e a tela “[1062] FACILITE – Consulta de Pedidos de Vendas” no módulo Orçamento. Esta funcionalidade não existia em versões anteriores.
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Correção de falha no Balcão - NT 0124Resumo da Nota TécnicaA partir desta versão do sistema, foi corrigido uma falha no Balcão 'Cannot focus a disabled or invisible windows', onde que ocorria quando o cliente lançava um produto e cancelava esse produto e logo apos apertasse F5 para fazer alteração do Pedido. Detalhes da Nota TécnicaO cliente solicitou uma correção de falha no processo na venda do balcão, onde estava ocorrendo a falha quando na venda existia um item e ele era cancelado e clicava no botão F5. A partir desta versão, não ocorre mais essa falha no Balcão 'Cannot focus a disabled or invisible windows'. ======================================================================================= Questões: 1) Qual era a falha que ocorria na versão? a) [ ] Cannot disabled or invisible windows b) [ ] Cannot focus a disabled or invisible windows c) [ ] Cannot invisible windows d) [ ] Cannot focus a disabled or invisible 2) Qual era o módulo que ocorria a falha 'Cannot focus a disabled or invisible windows'? a) [ ] FACILITE - CPSQL b) [ ] FACILITE - COMANDA c) [ ] FACILITE - BALCÃO d) [ ] FACILITE - ORÇAMENTO 3) Qual é o botão que clicava e ocorria a falha? a) [ ] Botão F5 b) [ ] Botão F8 c) [ ] Botão F2 d) [ ] Botão F3 Parâmetros EnvolvidosCorreção de falha no Balcão |
Correção de problema ao vender a prazo pela tela de Pré Venda - NT 0005-2016Resumo da Nota
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Correção no processo de Carga e Descarga PDV - NT 0100/2022Resumo da Nota TécnicaEm versões anteriores do sistema durante o recebimento de carga PDV no aplicativo FACILITE Balcão ou FACILITE Orçamento, eventualmente ocorria uma mensagem de erro com a seguinte informação "...Key violation. violation of PRIMARY ou UNIQUE KEY constrait 'PRODUTO' on table 'PRODUTO'...". E eventualmente ocorria também uma mensagem de erro de "00000000 is not a valid date" esse na carga de dados do cliente. A partir desta versão do sistema isso foi corrigido. Detalhes da Nota TécnicaEm versões anteriores do sistema, ao se efetuar o processo de carga e descarga de PDV, eventualmente ocorria um erro na carga de dados dos produtos e também na carga de dados dos clientes. Na carga de dados dos produtos o erro que ocorria eventualmente era com relação a produtos com códigos repeditos na base de dados do cliente, com isso era retornado uma mensagem equivalente a essa "...Key violation. violation of PRIMARY ou UNIQUE KEY constrait 'PRODUTO' on table 'PRODUTO'...". E na carga de dados dos clientes o erro ocorria por conta de caracteres especiais de quebra de linhas que havia na base do cliente em especial no campo de nome do cliente, esses caracteres faziam com que o arquivo de carga gerado ficasse com um formato quebrado em alguns registros da seção de clientes. Com isso era retornando o seguinte erro "000000000 is invalid date". Esses problemas foram corrigidos e a partir desta versão do sistema não irá mais ocorrer. Questões |
CRTL+O no Balcão com Venda de Medicamento Controlado - NT 0184-2017Resumo da Nota |
Descontinuação de consulta do CPF do cliente - NT 0009 - 2024Resumo da Nota TécnicaA consulta do CPF dentro da tela de cadastro de cliente foi desativado pois o serviço que estava sendo utilizado foi descontinuado pela Receita Federal do Brasil.Detalhes da Nota TécnicaNos aplicativos do sistema Facilite existem alguns módulos de cadastro de clientes. Em cada um deles há um botão de consulta do documento informado (CPF ou CNPJ), junto à Receita Federal que trás alguns dados da pessoa. Houve uma modificação no serviço fornecido na consulta de CPF e, para que não haja retorno de falha, o processo de consulta ao CPF foi descontinuado. Os aplicativos que foram alterados são: Balcão, Comanda, Integrado e Orçamento. O serviço de consulta de CNPJ segue funcionando normalmente.
Questões |
Desconto Condicional nos aplicativos Balcão e Orçamento - NT 0117 - 2020Resumo da Nota TécnicaPara facilitar a aplicação de desconto na venda de diversas unidades de um produto foram criadas as regras de descontos condicionais. Através do aplicativo Integrado é possível cadastrar regras de descontos condicionais específicas para cada produto. No processo de finalização da venda nos aplicativos Balcão ou Orçamento será calculado o valor do desconto, conforme regra cadastrada.Detalhes da Nota TécnicaAgora é possível conceder um desconto quando um cliente compra diversas unidades de um produto específico. Para isto, é necessário que seja cadastrada uma regra de desconto condicional e associá-la para cada produto e o cliente selecionado na venda deve ser do tipo "Varejo". Para configurar o cliente como varejo, no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes, tela "[0027] FACILITE - Cadastro de Clientes", guia "Dados", grupo "Tipo", o campo "Varejo" deve estar marcado. Existem 3 (três) tipos de regra que podem ser cadastradas: UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE - tipo de desconto onde algumas unidades são bonificadas. Exemplo: Leve 3, pague 2. PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE - tipo de desconto aplicado na venda de uma determinada quantidade do produto. Exemplo: Ao levar 5 unidades, ganhe 10% de desconto. VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE - tipo de desconto que altera o valor unitário do produto na venda, a partir de determinada quantidade vendida. Exemplo: Ao levar 3 unidades, cada um sai por R$3,20. No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Regras de Desconto Condicional é aberta a tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional". Esta tela é responsável pelo cadastro das regras de desconto condicional e apresenta os seguintes campos: * Código - o sistema preencherá automaticamente; * Descrição da Regra - deve ser informada uma descrição para caracterizar a regra; * Regra de desconto - lista que apresenta os tipos de regra: UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE * Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional - este campo deve ser selecionado caso a regra deva ser aplicada sobre os múltiplos da quantidade promocional; * Regra Inativada - este campo deve ser marcado somente se a regra não estiver ativa. Se este campo estiver marcado, não será calculado o desconto na venda do produto cuja regra está vinculada. Após cadastrar todas as regras desejadas é necessário associá-las aos produtos. A tela responsável por relacionar o produto com a regra de desconto condicional se encontra no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Produtos / Acabados, tela "[0023] FACILITE - Cadastro de Produtos". Um produto deve ser pesquisado e o oitavo botão do lado direito da tela ficará habilitado. Ao clicar neste botão é aberta a tela "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto", com os seguintes campos: * Código - o sistema preencherá automaticamente; * Cód Regra - deverá ser preenchido com o código da regra desejado, conforme cadastro realizado na tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional". As regras cadastradas podem ser consultadas através do botão localizado ao lado deste campo; * Descrição da Regra - será preenchido automaticamente após informar o código da regra; * Regra de Desconto - será preenchido automaticamente com o tipo de desconto cadastrado para a regra na tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional"; * Qtde. para Promoção - quantidade cujo desconto condicional será aplicado; * Qtde. Bonificada - este campo estará disponível somente para regras do tipo "UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" - quantidade de unidades que serão bonificadas na aplicação do desconto, conforme quantidade informada no campo "Qtde. para Promoção"; * % Desconto na Venda - este campo estará disponível somente para regras do tipo "PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" - porcentagem de desconto que será aplicada na venda, conforme a quantidade informada no campo "Qtde. para Promoção"; * Valor de Venda - este campo estará disponível somente para regras do tipo "VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" - valor unitário que será aplicado na venda, conforme a quantidade informada no campo "Qtde. para Promoção"; * Qtde. Múltiplos - este campo só estará visível somente para regras dos tipos "PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" ou "VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" e será habilitado somente se o campo "Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional" estiver selecionado na regra cadastrada - quantidade de múltiplo, em unidades, do produto que o desconto será aplicado, conforme a quantidade informada no campo "Qtde. para Promoção". Exemplos: Na tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional" são cadastradas as seguintes regras: Código - 1; Descrição da Regra - LEVE 3 PAGUE 2 Regra de desconto - UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional - este campo é de seleção obrigatória quando o tipo de regra for "UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" Regra Inativada - campo desmarcado Código - 2; Descrição da Regra - 10% DE DESCONTO A CADA 5 UNIDADES Regra de desconto - PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional - campo marcado Regra Inativada - campo desmarcado Código - 3; Descrição da Regra - NA COMPRA DE 4 UNIDADES, CADA UMA SAI POR 5,20 Regra de desconto - VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional - campo desmarcado Regra Inativada - campo desmarcado Cada uma dessas regras é atribuída a 1 produto diferente na tela "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto": Produto 0000152 - ÁGUA SEM GÁS - valor unitário: 1,68 Código - 1 Cód Regra - 1 Descrição da Regra - LEVE 3 PAGUE 2 Regra de Desconto - UNIDADE GRÁTIS NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Qtde. para Promoção - 3 Qtde. Bonificada - 1 Produto 0000147 - REFRIGERANTE DE LIMÃO - valor unitário - 3,80 Código - 1 Cód Regra - 2 Descrição da Regra - 10% DE DESCONTO A CADA 5 UNIDADES Regra de Desconto - PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Qtde. para Promoção - 5 % Desconto na Venda - 10 Qtde. Múltiplos - 5 Produto 000235 - SUCO DE UVA - valor unitário - 5,99 Código - 1 Cód Regra - 3 Descrição da Regra - NA COMPRA DE 4 UNIDADES, CADA UMA SAI POR 5,20 Regra de Desconto - VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Qtde. para Promoção - 4 Valor de Venda - 5,20 Cada produto poderá ter diversas regras cadastradas, desde que o tipo de regra seja igual. Se houver mais de uma regra cadastrada, sempre será selecionada a regra com maior quantidade para promoção para ser calculado o desconto condicional. Ao realizar uma venda nos aplicativos Balcão ou Orçamento, o desconto condicional será apresentado no final da venda, quando o foco entrar no campo de cobrança. A simulação de vendas ficaria desta maneira: Caso sejam vendidas 3 unidades do produto 0000152 - ÁGUA SEM GÁS, o valor total da venda, sem desconto, será 3 * 1,68 = 5,40. Quando o foco entrar na cobrança, o valor do desconto será calculado e será destacada a descrição da regra e o total de economia: LEVE 3 PAGUE 2 TOTAL DE ECONOMIA 1,68 Neste caso, o total da economia é referente ao valor unitário da quantidade bonificada 1, cadastrada para o produto, na tela "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto". Caso sejam vendidas 5 unidades do produto 0000147 - REFRIGERANTE DE LIMÃO, o valor total da venda, sem desconto, será 5 * 3,80 = 19,00. Quando o foco entrar na cobrança, o valor do desconto será calculado e será destacada a descrição da regra e o total de economia: 10% DE DESCONTO A CADA 5 UNIDADES TOTAL DE ECONOMIA 1,90 Neste caso, o total da economia é referente à porcentagem de 10%, cadastrada para o produto, na tela "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto" - 10% de 19,00 = 1,90. Caso sejam vendidas 4 unidades do produto 000235 - SUCO DE UVA, o valor total da venda, sem desconto, será 4 * 5,99 = 23,96. Quando o foco entrar na cobrança, o valor do desconto será calculado e será destacada a descrição da regra e o total de economia: NA COMPRA DE 4 UNIDADES, CADA UMA SAI POR 5,20 TOTAL DE ECONOMIA 3,16 Neste caso, o total da economia é calculado da seguinte maneira: o valor unitário do produto será o cadastrado na tela "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto" - 4 * 5,20 = 20,80. Este valor total é subtraído do valor original da venda (23,96 - 20,80), obtendo o desconto de 3,16. Nos casos dos tipos de regra "PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE" e "VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE", se o campo "Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional" estiver marcado na tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional", o campo "Qtde. Múltiplos" estará habilitado na tela de cadastro da regra de desconto condicional para o produto "[1656] FACILITE - Regras de Desconto Condicional do Produto". Se o campo "Qtde. Múltiplos" estiver habilitado, o cálculo das regras serão aplicados da seguinte maneira: o valor do desconto incidirá sobre a quantidade total do produto, desde que esta quantidade seja um múltiplo do valor informado. Se a quantidade informada for inferior ao número informado no múltiplo, o valor do desconto condicional será 0,00 (zero). Se a quantidade for superior ao número informado no múltiplo, mas não for um número múltiplo, o desconto condicional será calculado com a quantidade mais próxima do valor do múltiplo. Por exemplo: Regra cadastrada na tela "[1655] FACILITE - Regras de Desconto Condicional": Código - 4 Descrição da Regra - 5% DE DESCONTO A CADA 3 UNIDADES Regra de desconto - PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Aplica desconto apenas sobre múltiplos da quantidade promocional - campo marcado Regra Inativada - campo desmarcado Regra aplicada no produto Produto 0000554 - GUARANÁ - valor unitário - 4,50 Código - 1 Cód Regra - 4 Descrição da Regra - 5% DE DESCONTO A CADA 3 UNIDADES Regra de Desconto - PORCENTAGEM DE DESCONTO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE Qtde. para Promoção - 3 % Desconto na Venda - 10 Qtde. Múltiplos - 4 Ao realizar a venda de 3 unidades do produto "0000554 - GUARANÁ", o valor do desconto condicional será 0,00 (zero). Se mais 1 unidade for adicionada, o valor do desconto será de 0,90 (4 * 4,50 = 18,00 -> 5% de 18,00 = 0,90). O valor deste desconto será recalculado somente se forem vendidas mais unidades, cuja quantidade total seja um número múltiplo de 4: 4 unidades - desconto de 0,90 5 unidades - desconto de 0,90 6 unidades - desconto de 0,90 7 unidades - desconto de 0,90 8 unidades - desconto de 1,80 Ou seja, o desconto é calculado somente quando a quantidade total da venda do produto for superior à "Qtde. para Promoção" e igual/superior à "Qtde. Múltiplos". Quando o valor do campo "Qtde. Múltiplos" é diferente do valor do campo "Qtde. para Promoção" o desconto é calculado somente quando a quantidade total do produto na venda for um múltiplo do valor informado no campo "Qtde. Múltiplos". Se houver a alteração do valor unitário do produto que possua alguma regra de desconto condicional do tipo "VALOR FIXO NA VENDA DE DETERMINADA QUANTIDADE", diretamente na venda, para um valor menor do que o cadastrado na regra, o sistema bloqueará a venda, informando que o valor informado é menor do que o cadastrado. Após o início da finalização da venda que possua ao menos 1 produto com as regras de desconto condicional, não será possível incluir ou excluir nenhum item. A impressão do total de descontos condicionais é apresentada se o parâmetro "4.18.716 - IMPRIME NA OBSERVAÇÃO DO SAT/NFC-E O RESUMO DE ECONOMIA ATACAREJO" estiver com valor "Sim" e se o tipo de impressão do pedido for "CupomFastScript" com o arquivo "Impcupom.pas" atualizado no diretório dos executáveis do sistema, na pasta "RelatorioCupom". Este parâmetro também é utilizado para descriminar o desconto condicional na impressão dos documentos fiscais NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos). Como destacado anteriormente a impressão das informações do Desconto Condicional foi aplicado apenas ao relatório "ImpCupom.pas", desta forma demais relatórios só serão adaptados perante aprovação de custos com mediação do nosso Departamento de Suporte. Parâmetros EnvolvidosCaso seja utilizado o recurso de vender com orçamento no Balcão, no aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro: 4.18.630 - LANÇAMENTO AUTOMÁTICO NO BALCÃO COM CTRL + O Este parâmetro indica se, ao informar um orçamento no aplicativo Balcão, a finalização da venda será exatamente igual à finalização do orçamento. Ele pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para utilizar este recurso no Balcão, juntamente com alguma venda com algum produto que possua alguma regra de desconto condicional, é necessário que este parâmetro esteja configurado com valor "Não". No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro: 4.18.716 - IMPRIME NA OBSERVAÇÃO DO SAT/NFC-E O RESUMO DE ECONOMIA ATACAREJO Este parâmetro indica se, o valor do desconto condicional será impresso no pedido. Ele pode ter os valores "Sim" ou "Não". Para que o desconto seja impresso é necessário que este parâmetro esteja com valor "Sim" e que o tipo de cupom cadastrado seja do tipo "CupomFastScript". A configuração do tipo de impressão do pedido é feita no aplicativo Integrado, menu Utilitários, guia "Config. Gerais", campo "Tipo Pedido". Para que seja impresso o valor do desconto condiciona este campo deve estar configurado com o valor "CupomFastScript" e o arquivo "Impcupom.pas" deve estar atualizado no diretório dos executáveis do sistema, na pasta "RelatorioCupom". O detalhamento do desconto condicional também será impresso nos documentos fiscais NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos). O cliente da venda deve ser do tipo "Varejo". Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros / Clientes / Clientes, tela "[0027] FACILITE - Cadastro de Clientes", guia "Dados", grupo "Tipo", o campo "Varejo" deve estar marcado. |
Desenvolvimento de relatório de Pedido de Venda - NT 0083/2022Resumo da Nota Técnica Detalhes da Nota TécnicaNessa versão do sistema, com base no arquivo de relatório de pedido de Venda "PedidoA4Teclar_A_2vias.fr3", foi desenvolvido um novo modelo de relatório de Pedido de vendas, nomeado como "PedidoA4_ROUTER2vias.fr3". Nesse novo modelo, foi implementado a melhoria que permite visualizar o troco nos vencimentos do respectivo pedido de Venda. Esse relatório é gerado através dos Aplicativos Facilite - Integrado, Facilite - Balcão e Facilite - Orçamento e pode ser acessado efetuando os seguintes passos:
Questões :
Parâmetros Envolvidos
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Emissão e Impressão do TEF pelo Balcão com NFC-e - NT 0136-2017Resumo da Nota |
Emissão e Impressão do TEF pelo BalcaoP.exe com CF-e-SAT - NT 0106-2016Resumo da Nota
I - CONFIGURAR O AMBIENTE SITEF Após instalação do ambiente SiTEF, que pode ser feito através do suporte dos Representantes desse serviço, é necessário parametrizar nosso aplicativo para essa comunicação. Para isso, entre no Aplicativo CONFIGECF.exe e siga as orientações abaixo: 1. Estando na Paleta Balcão / SAT-CF-e, entre na terceira paleta - TEF; 2. Marque a opção TEF Conectado; 3. No campo 'Selecionar o Gerenc. Padrão', escolha a opção gpCliSiTef; 4. No grupo 'Configuração SiTEF, marque as opções 'Auto Ativar G.P.', 'Múltiplos Cartões', 'Auto Finalizar Cupom' e 'Utiliza PinPad'; 5. No campo 'Espera', deixe o valor padrão de 250; 6. No campo 'EsperaSTS', deixe o valor padrão 7; 7. No campo 'Porta PinPad', selecione a porta 'COM' onde foi instalado ou emulado (Se for USB) seu PinPed. Caso o cliente utilize PinPad, faça a instalação do mesmo antes de prosseguir na configuração do SiTEF; 8. No campo 'Código da Loja', forneça o número que foi repassado pela Empresa onde você adquiriu o Serviço SiTEF; 9. No campo 'Mensagem Padrão do PINPAD', informe um texto padrão que será exibido no Display o PinPad (Ex.: FACILITE SiTEF); 10. No campo 'Endereço do Servidor SiTEF', informe o IP do computador onde estará instalado o aplicativo SiTEF, que fará a comunicação com as Banderias via Internet; 11.No campo 'Número do Terminal', informe o número que foi repassado pela Empresa onde você adquiriu o Serviço SiTEF; 12. No campo 'Senha do Supervisor', deverá ser informada a Senha que foi criada e parametrizada no Servidor do Serviço SiTEF; 13. No grupo 'Config. de Impressora Não Fiscal TEF', informe o caminho, linhas que deseja pular e colunas da impressora não fiscal que será utilizada para imprirmir as vias do Comprovante TEF. Essa deve ser a mesma impressora utilizada para impressão do CF-e-SAT; 14. Feito esse processo, grave as alterações realizadas e feche o aplicativo ConfigECF.exe; 15. Entre novamente no aplicativo ConfigECF.exe, e, na paleta TEF, clique no botão 'Conectar o SiTEF'. Caso a conexão ocorra com sucesso, na parte de baixo do módulo, à direita, será exibido a seguinte mensagem: 'CliSiTef inicializado...'; 16. Clique no botão Desconectar o SiTEF para fechar a conexão com o Servidor do SiTEF e feche este aplicativo; II - CONFIGURANDO COBRANÇAS Só serão geradas transações TEF com as cobranças previamente parametrizadas para essa operação. Para tal, siga os procedimentos abaixo: 1. No retaguarda, entre no Cadastro de Cobranças (Cadastros / Tabelas / Cadastro de Cobrança); 2. Selecione a Cobrança que deseja vincular com o TEF (Ex.: CARTÃO); 3. Marque a opção 'Hab. TEF'; 4. No Grupo 'Tipo de Operação', marque a opção 'Cartão'; 5. No Grupo 'Bandeira TEF', marque a opção conforme tipo de cartão que a Cobrança representa (Visa / Redicard / Amex ou TecBan) 6. Grave as alterações realizadas; 7. Repita os passos 1 a 6 para todas as demais cobranças que serão vinculadas ao CliSiTEF; III - FINALIZANDO VENDAS PELO BALCAOP.EXE COM SITEF No aplicativo BalcaoP.exe, ao realizar uma venda, no processo de finalização, ao escolher uma Cobrança que estiver previamente vinculado ao CliSiTEF, conforme etapa anterior, o sistema abrirá automaticamente uma tela para iniciar o processo de transação TEF. Ao concluir o processo, o sistema voltará para a paleta de finalização da venda e fará a impressão do comprovante TEF antes de imprimir o CF-e-SAT; Estão habilitadas nessa versão pagamentos com Múltiplos Cartões e pagamento com parte em Cartão e parte em outras cobranças (Dinheiro, Cheque, Crediario Loja, etc).
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Envio da NFC-e por e-mail no Venda Balcão - NT 0159-2017Clique aqui e assista ao vídeo técnico! Resumo da Nota |
Fechamento de Caixa - Posto de Combutível - NT 0017-2016Resumo da Nota
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Geração Automática de Vencimento na Transformação do Orçamento em Venda - NT 0155-2017Resumo da Nota |
Homologação da Balança Urano US 20-2 POP-S - NT 0091-2017Resumo da Nota
I.i.) Conecte o Adaptador Bluetooth Urano na balança, na porta RJ45 utilizada para conexão de rede; I.ii.) Caso o PC ou Notebook ainda não possui uma conexão bluetooth nativa, os mesmos terão que ser instalado adaptador de conexão bluetooth para efetuar a conexão com a balança corretamente; I.iii.) Após a instalação e configuração do adaptador bluetooth no PC ou Notebook que receberá a leitura, deverá ser efetuado o emparelhamento dos equipamentos seguindo o seguinte processo; I.iii.i) No PC ou Notebook desejado, na barra de tarefa do windows, na sua parte direita onde encontra-se o relógio do sistema, haverá um icone (Atalho) de conexão Bluetooth clicar com o botão direito do mouse sobre ele e clicar no menu "Adicionar um dispositivo Bluetooth"; I.iii.ii) Nesse momento irá aparecer o "BT-Urano", clicar sobre ele e clicar sobre Emparelhar; I.iii.iii) Nesse momento o sistema irá socilicitar uma senha, digite 1234; I.iii.iv) Em seguida, baixe o software LePeso no site da Urano: http://urano.com.br/media/wysiwyg/softwares/LePeso.zip;
II.) Configuração da Balança com o FACILITE: II.i) Através do aplicativo "CONFIGEFC"; II.i.i) Configuração do aplicativo Balcão; II.i.ii) Na aba Balcão, aba PDV, seção Balança, campo Balança escolha a balança URANO; II.i.ii.i) Ao lado do campo Porta Bal., clicar sobre o botão com o desenho da impressora, com isso abrirá uma tela de Parâmetros da balança, no qual deverá ser configurado corretamente; II.i.ii.ii) Ao efetuar o emparelhamento solicitado no item I.iii.ii desta NT o Windows disponibilizou duas portas COM que geralmente é (COM3 e COM4), mas será necessário verificar através do "Gerenciador de Dispositivo do Windows"; II.i.ii.iii) No campo "Porta", informar a primeira COM disponibilizada pelo Windows no momento do Emparelhamento Ex.COM3; II.i.ii.iv) No campo "Modelo", informar "3 - US POP"; II.i.ii.v) No campo "Modo Operação", informar "0 - Computador Requisita"; Obs: Caso o usuário trabalhe com dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo como por exemplo Balcão e Orçamento, então neste caso deverá ser marcado o campo "Utiliza a balança no Balcão, Orçamento ou Comanda no mesmo micro", para o funcionamento correto da balança, caso o campo não seja marcado, a balança não funcionará II.i.iii) Configuração do aplicativo Orçamento; II.i.iii.i) Na aba Orçamento, aba PDV, seção Balança, campo Balança escolha a balança URANO; II.i.iii.ii) Ao lado do campo Porta Bal., clicar sobre o botão com o desenho da impressora, com isso abrirá uma tela de Parâmetros da balança, no qual deverá ser configurado corretamente; II.i.iii.iii) Ao efetuar o emparelhamento solicitado no item I.iii.ii desta NT o Windows disponibilizou duas portas COM que geralmente é (COM3 e COM4), mas será necessário verificar através do "Gerenciador de Dispositivo do Windows"; II.i.iii.iv) No campo "Porta", informar a primeira COM disponibilizada pelo Windows no momento do Emparelhamento Ex.COM3; II.i.iii.v) No campo "Modelo", informar "3 - US POP"; II.i.iii.vi) No campo "Modo Operação", informar "0 - Computador Requisita"; Obs: Caso o usuário trabalhe com dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo como por exemplo Balcão e Orçamento, então neste caso deverá ser marcado o campo "Utiliza a balança no Balcão, Orçamento ou Comanda no mesmo micro", para o funcionamento correto da balança, caso o campo não seja marcado, a balança não funcionará II.i.iv) Configuração do aplicativo Comanda; II.i.iv.i) Na aba Comanda, campo Modelo da Balança escolha a balança URANO; II.i.iv.ii) Ao lado do campo Porta da balança, clicar sobre o botão com o desenho da impressora, com isso abrirá uma tela de Parâmetros da balança, no qual deverá ser configurado corretamente; II.i.iv.iii) Ao efetuar o emparelhamento solicitado no item I.iii.ii desta NT o Windows disponibilizou duas portas COM que geralmente é (COM3 e COM4), mas será necessário verificar através do "Gerenciador de Dispositivo do Windows"; II.i.iv.iv) No campo "Porta", informar a primeira COM disponibilizada pelo Windows no momento do Emparelhamento Ex.COM3; II.i.iv.v) No campo "Modelo", informar "3 - US POP"; II.i.iv.vi) No campo "Modo Operação", informar "0 - Computador Requisita"; Obs: Caso o usuário trabalhe com dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo como por exemplo Balcão e Orçamento, então neste caso deverá ser marcado o campo "Utiliza a balança no Balcão, Orçamento ou Comanda no mesmo micro", para o funcionamento correto da balança, caso o campo não seja marcado, a balança não funcionará * Obs: A dll LePeso.dll é necessário para a comunicação com a Balança;
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Homologação de impressora Epson TM-T81 para o SAT - NT 0095-2016Resumo da Nota
II-) No aplicativo Balcão, caso o usuário deseje imprimir pedidos nesse modelo de impressora, o sistema deverá ser configurado para impressão de pedido do tipo "CupomFastScript", essa configuração está localizada no INTEGRADO - Utilirários - Parâmetros do Sistema - Config. Gerais - Tipo Pedido. Após isso dentro da pasta da base de dados, na pasta "RelatorioCupom" deverá conter o arquivo "ImpCupom", atualmente somente esse modelo de impressão está homologado para essa impressora. III-) Ainda no aplicativo Balcão, em F8 - Configurações - Resumo de Vendas, é possível imprimir um relatório das movimentações no período, para que saia correto nesse modelo de impressora é necessário marcar a opção "Habilitar Condensado" antes de clicar no botão imprimir. IV-) No aplicativo Comanda, o parâmetro 4.18.345 - COLUNAS DO CUPOM NA COMANDA, deve estar configurado como "42 COLUNAS"; V-) No aplicativo Comanda, na tela de Relatórios, caso o sistema estiver configurado como SAT, o sistema irá habilitar o campo "Habilitar Condensado", para que saia correto nesse modelo de impressora é necessário marcar a opção antes de clicar no botão imprimir. VI-) No aplicativo Balcão Posto, o parâmetro do ConfigECF é o mesmo do item I. Porém para a impressão dos relatórios de fechamento de caixa, é necessário configurar com o "Condensado" para isso no BalcaoP, vá em F11 - Mov. Caixa e clique no botão "Config Impr", e depois marque a opção "Habilitar Condensado".
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Impressão de dados do cliente na NFC-e - NT 0096-2018Resumo da NotaQuando o sistema está configurado para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), a partir de uma configuração do cadastro do cliente, seus dados cadastrais (nome e endereço) serão impressos no DANFE NFC-e. DescriçãoQuando o sistema está configurado para emitir uma NFC-e, na conclusão de alguma venda, realizada pelos aplicativos Comanda, Integrado ou Venda Balcão, o DANFE da NFC-e é impresso.
Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros: |
Impressão de Farmácia Popular no Balcão com NFC-e - NT 0045-2018Resumo da Nota |
Impressão de senha no Venda Balcão e Orçamento - NT 0165-2017Resumo da Nota |
Kit de Produtos no processo de carga e descarga para PDV - NT 0033-2019Resumo da NotaEstando o sistema configurado para trabalhar com "PDV offline", utilizando os aplicativos Balcão ou Orçamento, o sistema efetua um processo de carga/descarga de dados entre Servidor/PDV. Neste processo são atualizadas as principais tabelas que cada PDV irá necessitar para efetuar vendas. Porém, em versão anteriores, a tabela "PRODUTOKIT", utilizada para venda de Kits de produtos pelo Balcão e Orçamento, não fazia a carga, sendo necessário a sua manutenção de forma manual em cada PDV. A partir desta versão, a tabela "PRODUTOKIT" passa a ser atualizada em cada PDV através do processo de carga/descarga. DescriçãoFoi implementado no processo de carga/descarga de dados entre PDV e Servidor, os dados da tabela "PRODUTOKIT". Esta tabela é utilizada para efetuar as vendas de um determinado "Kit de Produtos", como por exemplo: Kit Cesta Basíca conténdo os itens "Arroz, Feijão, Café." Parâmetros EnvolvidosAtravés do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros de Sistemas, aba Parâmetros Gerais. |
Melhoria ao Gerar SAT no Balcão - NT. 0023/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
Foi identificado, no aplicativo Balcão, que ao finalizar um pedido, estando configurado para emitir documento fiscal "SAT", ao sair do campo "Valor", caso fosse pressionado a tecla "Enter" várias vezes seguidas, o sistema não estava finalizando corretamente apresentando mensagem que não havia sido possível emitir o documento "SAT". Portanto a partir desta versão do sistema, ao finalizar o pedido pressionando várias vezes a tecla "Enter" o sistema vai emitir o documento corretamente, sem apresentar impedimentos. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo.
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Melhoria Impressão de Pedido REL_PEDIDOTIPOCUPOM.FR3 - NT. 0239/2023
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Melhoria na Consulta de Pedido de Vendas do Orçamento ou Balcão - NT 0032-2019Resumo da NotaAtravés do módulo Balcão ou Orçamento, é possível efetuar uma consulta de pedidos de vendas, através do botão F5 de cada módulo. Nesta tela de consulta no canto superior direito há um campo que informa o valor total das vendas em um período determinado. DescriçãoNo módulo Balcão existe a possibilidade de consultar as vendas efetuadas no dia ou em um determinado período, usando o botão "F5 Abre Venda" ou seu atalho através da tecla F5. Ao acessar a tela de consulta, no canto superior direito existe um campo que informa o valor total das vendas. Porém, o cálculo estava levando em conta somente o valor bruto das vendas, desconsiderando o quanto havia de desconto ou acréscimo.
valores de acréscimo ou desconto, exibindo assim o valor líquido das vendas. Será desconsiderado, também, o valor de vendas canceladas. Foi acrescentado também, aos dados do pedido na primeira tabela, uma coluna chamada "Jrs/Desc", referente aos valores de acréscimo e desconto, ficando mais fácil a conferência dos valores. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos. |
Melhoria na finalização da Venda no Balcão - NT. 0135/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
Foi identificado, no aplicativo Balcão, que em algum momento na finalização da venda, havia algum impedimento no processo, o qual, aparentava ter finalizado corretamente, porém o iniciar uma nova venda, o sistema lançava o produto no pedido já fechado em sequência, mesmo a mesma já tendo sido finalizado. A partir desta versão do sistema, foram aplicadas melhorias no processo de fechamento, visando impedir que este processo ocorra. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria na Geração de Vencimentos - NT. 0143/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
Foi identificado que, no aplicativo Balcão, ao finalizar uma venda, o qual a negociação seja a prazo, é aberta a tela "[1463] FACILITE - Geração de Vencimentos", porém foi identificado que em algum momento, não estava sendo gerado corretamente as parcelas. Portanto, a partir desta versão do sistema, foram implementadas melhorias no aplicativo, as quais, visa garantir que os vencimentos sejam criadas corretamente. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria na Geração de Vencimentos Balcão e Orçamento - NT. 0184/2022Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
Portanto, a partir desta versão do sistema, foi identificado o impedimento e efetuadas as devidas melhorias para que o processo seja finalizado corretamente ao clicar no botão "Aplicar" na tela "[1463] FACILITE - Geração de Vencimentos". Questões: 1-) Em qual tela foi aplicado a melhoria descrita nesta versão? a.)[ ] - [1461] FACILITE - Geração de Vencimentos. 2-) Quais aplicativos foram citados neste documento o qual fazem o uso da tela anteriormente citada? a.)[ ] - Comanda e Orçamento. 3-) O erro ocorria em que momento na tela anteriormente citada? a.)[ ] - Ao acessar a tela [1463] FACILITE - Geração de Vencimentos. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria na Geração SAT no Balcão - NT. 0243/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaNo aplicativo Balcão, foi identificado que, quando configurado para a emissão do documento SAT e ao acessar a opção "[F5] Abre Venda", ao gerar um documento pela tela "[0984] FACILITE - Consulta de Pedidos de Vendas", ao sair dela e fazer uma venda, o processo não estava sendo finalizado corretamente. Isso causava a impressão de que o sistema estava "travado", impedindo a conclusão da venda. Portanto, a partir desta versão, foram implementadas melhorias no processo com o objetivo de garantir a finalização correta das vendas. Questões:1.) Qual é o principal objetivo da melhoria realizada no processo de geração de SAT pelo aplicativo Balcão? a-)[ ] - Aumentar o número de vendas. 2.) O que estava acontecendo no aplicativo Balcão antes das melhorias serem aplicadas? a-)[ ] - O sistema estava "travado", impedindo a geração de SAT. 3.) Onde a melhoria foi aplicada para garantir a finalização correta das vendas? a-)[ ] - Na tela "[0984] FACILITE - Consulta de Pedidos de Vendas". Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo.
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Melhoria na Mensagem Emitida pelo Sistema - NT. 0244/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaFoi identificado que, no aplicativo Balcão e Orçamento, ao ser apresentada uma mensagem gerada pelo sistema, não era possível clicar em um arquivo e arrastá-lo para outro local no Windows. Portanto, foram realizadas melhorias, e a partir desta versão, será possível realizar o processo de arrastar arquivos após a exibição das mensagens. Questões:1.) Qual é o principal objetivo da melhoria realizada no processo de geração de SAT pelo aplicativo Balcão? a-)[ ] - A velocidade de exibição das mensagens. 2.) O que estava acontecendo nos aplicativos Balcão e Orçamento antes das melhorias serem aplicadas? a-)[ ] - Não era possível abrir arquivos. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo.
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Melhoria na multiplicação da quantidade do produto no Orçamento - NT 0080-2018Resumo da NotaForam efetuadas melhorias no processo de venda de produto quando utilizando o sinal gráfico asterisco. DescriçãoAtravés do aplicativo Orçamento é possível informar no campo de "Produto" um valor de quantidade desejada juntamente do asterisco (Sinal gráfico em forma de estrela " * "), desta forma o sistema irá lançar no campo "Quantidade" o valor digitado, após isso basta consultar ou informar o código do produto ou passar o código de barras, e o sistema irá vender o produto com a quantidade digitada. Esse processo foi revisto e melhorado. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no Balcão na Impressão do Contravale - NT. 0030/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
No aplicativo Balcão, foi identificado que ao ser usado uma cobrança configurada com o parâmetro "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" e estando com o parâmetro "Habilita Contra-vale" marcado, ao final de qualquer pedido, quando havia troco estava sendo impresso o "Contra-Vale". Portanto, a partir desta versão, foram aplicadas melhorias no aplicativo Balcão, o qual ao finalizar um pedido, e o mesmo usar uma cobrança com a configuração citada acima, quando o valor dos produtos levados for maior que os devolvidos, não será impresso o "Contra-vale", porém quando o valor dos produtos levados for menor que os devolvidos, será impresso o "Contra-vale" com a diferença do valor. Questões:1-) Quais parâmetros do cadastro da cobrança foram citados neste documento? a.)[ ] - "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" e "Habilita Impressão Contra-vale". Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu "Cadastros - Tabelas - Cadastro de Cobrança", os parâmetros "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" e "Habilita Contra-vale".
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Melhoria no Balcão usando PDV Offline - NT 0137/2022Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
1-) Qual caminho, citado acima, ocorria o impedimento ao tentar abrir as configurações da NFC-e? a.)[ ] Aplicativo Orçamento - botão "F8 Operações", opção "Gerenciar NFC-e". 2-) O que estava acontecendo, no aplicativo Balcão, ao clicar em "F8 Operações", opção "Cliente"? a.)[ ] - Não estava sendo aberto a tela de Cadastro de Clientes. 3-) Onde fica a informação do Tipo do Documento usado para fazer a NFC-e? a.)[ ] - Integrado, menu Cadastros - Empresas, na aba Parâmetros. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no Cancelamento NFC-e Balcao e Orçamento - NT. 0112/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaFoi identificado, no aplicativo Balcão, que estando configurado para emissão de NFC-e, ao efetuar um cancelamento, estando com o parâmetro "4.18.258 - GERA LANCTO CAIXA PELO BALCÃO/ORCAMENTO" com o valor "Sim", o sistema não está lançando o estorno no caixa.
No aplicativo Balcão e Orçamento, foi identificado que ao acessar a tela de Consulta de Pedido de Vendas e fazer o cancelamento de um pedido, tanto quanto SAT ou NFC-e, no Orçamento uma venda, estando configurado na cobrança o campo "Gera Lancto. Débito/Crédito no Caixa", não estava lançando corretamente os estornos. Portanto, a partir desta versão do sistema, foram implementadas melhorias nos aplicativos Balcão e Orçamento, o qual estando configurado para emissão de NFC-e, o sistema vai lançar o estorno corretamente no caixa. Tando no caminho "F8 - Operações" quanto na tela de Consulta de Pedidos de Vendas. Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado, menu Utilitários - Parâmetros do Sistema na aba Parâmetros Gerais: 4.18.258 - GERA LANCTO CAIXA PELO BALCÃO/ORCAMENTO (Sim/Não). |
Melhoria no Cancelamento no Balcão e Orçamento - NT 0093/2022Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
1-) Qual foi o impedimento sanado a partir desta versão? a.)[ ] - Ao fazer qualquer cancelamento nos aplicativos Balcão e Orçamento, as próximas vendas não eram contabilizada no caixa dos respectivos. 2-) Em quais aplicativos foram aplicadas as melhorias? a.)[ ] - Balcão e Orçamento. 3-) Qual foi outra melhoria aplicada? a.)[ ] - No aplicativo Orçamento, ao fazer o cancelamento do orçamento pelo botão "F8 Operações" o lançamento do caixa será mantido e será lançado o estorno.
Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no Contagem de Cédulas e Rel Fechamento Caixa - NT. 0202/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaEstando configurado o sistema conforme a nota técnica Nº. 0075/2023, que pode ser acessada no seguinte link: "http://www.treinamentotdp.com.br/site/mod/glossary/showentry.php?courseid=1&eid=993&displayformat=dictionary", estando configurado para contagem de cédulas e moedas, ao abrir e digitar os dados, e havendo a necessidade de voltar ao campo anterior, ao usar o atalho "Alt+TAB" no teclado, o sistema estava se comportando de forma que não era possível voltar a um campo anterior. Portanto, a partir desta versão do sistema, foram aplicadas melhorias no processo de contagem de cédulas e moedas para que o atalho "Alt+Tab" funcione corretamente. No arquivo "REL_FECHAMENTOCAIXABALCAOORCAMENTO.fr3", o qual pertence ao grupo "RESUMO DO FECHAMENTO DE CAIXA", não será impresso valor relacionado a cobrança informativa, e ao final do grupo, serão impressos em uma única linha os totais de "Valor" e "Valor Gaveta". Com esta alteração, foi adicionado logo abaixo do grupo um novo grupo chamado "RESUMO DO CX. INFORMATIVO", onde serão apresentadas as cobranças informativas, e os totais serão impressos da mesma forma que no grupo anterior. 1.) O que foi melhorado nesta versão do sistema? a-)[ ] - A contagem de cédulas e moedas. 2.) Qual problema estava ocorrendo ao usar o atalho "Alt+Tab" no teclado? a-)[ ] - Não era possível abrir o sistema. 3.) O que aconteceu com as cobranças informativas no relatório "REL_FECHAMENTOCAIXABALCAOORCAMENTO.fr3" após as melhorias? a-)[ ] - Elas foram adicionadas ao "Resumo do Fechamento". Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no fechamento de caixa do posto - NT 0055-2016Resumo da Nota
a-) Caso exista algum Pedido na data e caixa selecionados, que não possuam vencimentos gerados, o sistema irá imprimir um alerta informando ao operador de caixa que o pedido está inconsistente e o processo que deve ser realizado para a correção do mesmo. b-) Caso exista algum Pedido sem vencimentos e sem itens, o sistema irá cancelar automaticamente o pedido, pois entende-se que é um pedido inválido, evitando assim problemas no fechamento do caixa. Neste caso o sistema irá gravar um log informando o cancelamento do mesmo. II-) Através do aplicativo Balcão Posto, teclando F11 - Mov. Caixa, o usuário deverá efetuar o mesmo procedimento documentado no item I que está logo acima.
- Acessando o Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais - 4.18.489 - VALIDAR PEDIDOS E VENCIMENTOS NO FECHAMENTO DE CAIXA - Sim. |
Melhoria no Lançamento do Item no Balcão - NT. 0248/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota TécnicaFoi identificado no aplicativo Balcão que, ao abrir o sistema com o caixa aberto e todas as configurações corretas, ao lançar um item e finalizar a venda imediatamente, o sistema informava que não havia "Saldo" para concluir a venda. No entanto, se houvesse o lançamento de um segundo item, esse problema não ocorria, e o mesmo se aplicava às vendas após a abertura do aplicativo. Portanto, a partir desta versão, foram implementadas melhorias no processo, com o objetivo de evitar impedimentos no lançamento de um pedido de um único produto após a abertura do aplicativo. Questões:1.) Qual foi a melhoria efetuada no aplicativo Balcão na versão mencionada? a-)[ ] - Aumento do preço dos produtos. 2.) O que acontecia ao finalizar a venda após lançar apenas um item no aplicativo Balcão antes das melhorias serem aplicadas? a-)[ ] - A venda era finalizada corretamente. 3.) A partir de qual momento as melhorias no aplicativo Balcão permitem que a finalização de vendas com apenas um item não seja impedida? a-)[ ] - Ao lançar o primeiro item. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no módulo Mov. de Caixa Balcão e Orçamento - NT 0079/2022Resumo da Nota TécnicaEm versões anteriores do sistema caso o cliente optasse em trabalhar com o módulo de caixa personalizado no aplicativo FACILITE Comércio, o mesmo não conseguiria trabalhar com a movimentação de caixas nos módulos Balcão e Orçamento, com relação a lançamentos de Sangrias, Reforços ou até mesmo fechamento de caixa. Detalhes da Nota Técnica
Através do aplicativo FACILITE Comércio, Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais, parâmetro
"4.18.593 - TIPO DO MÓDULO DE CAIXA" pode ser configurado para se trabalhar com o módulo "Personalizado", no
aplicativo FACILITE Comércio. 1.) Qual parâmetro pode ser configurado para se trabalhar com módulo de Movimentação de Caixa Personalizado pelo aplicativo FACILITE Comércio.
a.) [ ] "4.18.593 - TIPO DO MÓDULO DE CAIXA" 2.) Quais movimentações não eram permitidas nos aplicativos FACILITE Balcão e FACILITE Orçamento, caso o parâmetro que permiti trabalhar com módulo de Movimentação de Caixa Personalizado estivesse configurado como "Personalizado".
a.) [ ] Lançamentos na Movimentação de Caixa, como "Sangrias", "Reforços", "Fechamento de Caixas" e outras
pertinentes que não fosse uma venda normal.
Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.
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Melhoria no Processo de Consulta de Pedido no Balcão - NT. 0144/2023Resumo da Nota Técnica
Detalhes da Nota Técnica
No aplicativo Balcão, ao finalizar um pedido, estando configurado para "ir para o produto após a venda", caso houvesse a necessidade de ser reimpresso um pedido, ao acessar o "F5 - Abre Venda" e fazer a reimpressão, ao sair da tela e houver a necessidade de acessá-la novamente, não estava sendo carregado os pedidos, ao sair da tela estava havendo um impedimento. Portanto, a partir desta versão, ao fazer o processo citado anteriormente, o sistema vai executar corretamente o processo, não gerando impedimentos para o usuário. Parâmetros EnvolvidosNão há parâmetros envolvidos no processo. |
Melhoria no processo de fechamento de Caixa do Posto - NT 0056-2016Resumo da Nota
II-) Com o parâmetro do item I ativado (Sim), quando é efetuada uma baixa no contas a receber o usuário seleciona qual foi a forma de pagamento, e após o sistema efetuar a baixa ele altera automaticamente a cobrança do pedido para a que foi selecionada no lançamento do caixa. III-) Com o parâmetro do item I desativado (Não), quando é efetuada uma baixa no contas a receber o usuário seleciona qual foi a forma de pagamento, e após o sistema efetuar a baixa ele NÃO altera a cobrança do pedido, somente no lançamento do caixa irá entrar com a cobrança selecionado, porém o registro do contas a receber irá manter a COBRANÇA original. Desta forma o fechamento de caixa não será alterado, mantendo as informações do dia do fechamento. IV-) Com o parâmetro do item II ativado (Sim), no módulo de Pedido de Vendas do INTEGRADO, caso seja efetuado alguma alteração do pedido como por exemplo: Inserir um novo item o sistema irá recalcular o valor do vencimento automaticamente. Este processo vale para qualquer alteração do valor do pedido. Seja exclusão de um item, alteração do item, inserir desconto, acréscimo, frete e impostos. Automaticamente será rateado o valor entre as parcelas que foram geradas para o pedido. V-) Com o parâmetro do item I desativado (Não), o sistema irá manter o padrão atual, qualquer alteração no pedido o valor dos vencimentos não será recalculado, sendo necessário a intervenção do usuário.
I-) No Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais - 4.18.620 - ALTERAR A COBRANÇA DO DOCUMENTO NA BAIXA DO CONTAS A RECEBER com as opções Sim e Não. II-) No Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais - 4.18.621 - RECALCULAR VENCIMENTOS AUTOMATICAMENTE NA ALTERAÇÃO DO PEDIDO DE VENDAS com as opções Sim e Não. |
Melhoria no processo de Venda de Orçamento no Venda Balcão - NT 0070-2018Resumo da NotaForam
realizadas duas melhorias no processo de venda de orçamento pelo
aplicativo Venda Balcão: a inclusão da coluna com o valor total do
orçamento na tela de consulta de orçamentos e a padronização de venda
com orçamento no balcão. DescriçãoPara
realizar uma venda de orçamento no aplicativo Venda Balcão, após
informar o cliente da venda, é necessário pressionar as teclas Ctrl+O
para que a venda de orçamento seja habilitada. Foi criado um novo
parâmetro para que não seja mais necessária a digitação das teclas
Ctrl+O. Para isso, é necessário que o parâmetro 4.18.689 - VENDA COM
ORÇAMENTO COMO PADRÃO NO BALCÃO esteja configurado com valor "Sim". Parâmetros EnvolvidosNo aplicativo Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, configurar o seguinte parâmetro: |