quinta, 28 Mar 2024, 16:09
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Glossário: Nota Técnica
B

Baixa de Produção - NT 0013-2016

Resumo da Nota
Customização do processo de baixa de produção.


Descrição
Foi customizado o processo de baixa de produção para que, ao estornar a mesma, o sistema exclua as matérias-primas relacionadas ao produto que está sendo estornado.


Parâmetros Envolvidos
O parâmetro '4.18.127 - ALIMENTA REQUISIÇÃO NA ABERTURA DA PRODUÇÃO' influencia diretamente nesse processo.

- Caso o referido parâmetro possua o valor 'Sim', ao abrir uma Produção, o sistema reserva automaticamente as matérias-primas referenciadas ao Produto para a Produção. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa no estoque dessas matérias-primas. Ao estornar a produção, o sistema irá estornar a baixa dessas matérias-primas, deixando elas novamente reservadas e relacionadas ao produto que está sendo produzido;

- Caso o referido parâmetro possua o valor 'Não', ao abrir uma Produção, o sistema não faz a reserva da matéria-prima. Nesse caso, ao baixar a produção, é dado baixa do estoque dessas matérias-primas diretamente. Ao estornar a produção, o sistema vai excluir as matérias-primas relacionadas ao produto que está sendo produzido.


Baixa Rápida de Contas a Receber pela Licença Light ou Full - NT 0052-2017

Resumo da Nota
Foi desenvolvida uma nova funcionalidade para efetuar baixas de contas a receber na tela de Consulta de Clientes.


Descrição
Detalhes de como trabalhar com a funcionalidade de Baixa Rápida de Contas a Receber pela tela de Consulta de Clientes:

I.) Licença Full;

  I.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes;

  I.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras";

  I.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7;

  I.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já carregada com os dados do cliente escolhido na tela anterior;

  I.VI) Selecione os dados que se deseja baixar, dando dois clique sobre o registro desejado ou selecione o registro e tecle F2 na tabela que aparece na tela;

  I.VII) Clique sobre o botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  I.VIII) Na tela de "Baixa", informe o valor a pagar no campo "Valor a Pagar", informe a data da baixa no campo "Data da Baixa", informar os juros caso tenha;

  I.IX) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  I.X) Após a baixa o sistema o levará para a tela de impressão do recibo;

II.) Licença Light

  II.I) Através do Integrado - Cadastros - Clientes: estando com o foco no campo "Código", tecle F2 ou clique no botão de pesquisa ao lado direito do campo para que possa ser aberta a tela de Consulta de Clientes;

  II.II) Estando com a tela de Consulta de Clientes aberta, efetue a pesquisa do cliente desejado, de um clique sobre os dados do mesmo na tabela abaixo do campo "Descrição" e tecle F3 ou clique sobre a Guia "F3 - Informações Financeiras";

  II.III) Estando com a Guia "F3 - Informações Financeiras" aberta clicar sobre o botão "Baixa Rápida (F7)" ou tecle F7;

  II.IV) Abrirá a tela "[1449] FACILITE - Geração de Contas a Receber", já na Guia de Baixa com o valor total da conta informado no campo "Valor a Pagar";

  II.V) Caso deseje alterar o valor informado ou efetuar parte do pagamento, poderá ser feito alterando o valor informado no campo "Valor a Pagar" para o valor desejado.

  II.VI) Informe a "Data da Baixa", os juros caso tenha;

  II.VII) Clique no botão "Baixar (F5)" ou tecle F5;

  II.VIII) Na Licença Light o recibo não será impresso.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Barra de atalho no Integrado com a versão do FACILITE Light - NT 0228-2018

Resumo da Nota

A partir dessa nota técnica, na versão light do sistema, no aplicativo FACILITE - Comércio, foi incluída a barra de atalho rápida. Essa barra estava disponível apenas na versão full do sistema.


Descrição

Em versões anteriores, com o sistema liberado para utilizar a versão light, no aplicativo FACILITE - Comércio (Integrado.exe) não era possível utilizar a barra de atalhos, onde a mesma ficava disponível apenas a versão full.


A partir de agora, na versão light a barra está disponível com os atalhos abaixo:


- Representantes

- Clientes

- Produtos

- Cons. Produto

- Fornecedor

- NF-e

- Abrir NF-e

- Abrir NFC-e

- Parâmetros

- Sair


Diferente da versão full, a barra de atalhos não é customizável, mantendo assim fixa a posição e atalhos.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

 


Beneficiário final na impressão do boleto Bradesco - NT 0035 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Foi criado um novo nível de acesso da tela "[0060] FACILITE - Geração de Duplicatas" para solicitar o beneficiário final ao criar um boleto do banco Bradesco.

Detalhes da Nota Técnica

No aplicativo Integrado, menu Financeiro / Documentos de Cobrança / Geração de Boletos é aberta a tela "[0060] FACILITE - Geração de Duplicatas".


Se uma conta do banco Bradesco estiver cadastrada, é possível gerar boletos vinculados ao banco. Caso o usuário possuir o nível de acesso "5.04.01.003 - Solicitar Beneficiário Final", ao gerar o boleto é emitida uma mensagem perguntando se deseja selecionar o beneficiário final.


Se o usuário clicar na opção "Sim", será aberta a tela de consulta de fornecedores para que um deles seja selecionado como beneficiário final do boleto.


Na impressão do boleto serão mostrados os dados do beneficiário final acima da mensagem. Caso não seja selecionado nenhum fornecedor, será impresso: "Beneficiário final: NÃO INFORMADO". 



Questões
======================================================================

1) Pode ser informado o beneficiário final no boleto de qual banco?

   a) Banco do Brasil;

   b) Bradesco;

   c) Itau;

   d) Santander;

2) Em qual tela são gerados os boletos, no aplicativo Integrado?

   a) [0243] FACILITE - Alterar Duplicatas;

   b) [0365] FACILITE - Emissão de Duplicatas;

   c) [0589] FACILITE - Boletos;

   d) [0060] FACILITE - Geração de Duplicatas;

3) O que acontece se, no cardápio do Portal iFood, o campo "Código PDV" de um produto não estiver preenchido com o código de algum produto Facilite?

   a) 5.04.01.003 - Solicitar Beneficiário Final;

   b) 5.04.03.003 - Botão Imprimir Duplicatas;

   c) 5.04.07.013 - Estornar Duplicatas;

   d) 5.04.04.004 - Paleta Geração por Lote. 


Parâmetros Envolvidos

O nível de acesso criado para informar o beneficiário final no boleto Bradesco é:

5.04.01.003 - Solicitar Beneficiário Final

e deve ser configurados no aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários, guia "Níveis Usuário".


Bloquear venda de clientes sem placa no posto - NT 0100-2016

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio de venda de clientes sem informação de placa no aplicativo de venda balcão do posto.


Descrição
Para que o processo funcione, é necessário configurar o cadastro do cliente para habilitar a restrição da placa para isso faça:

I-) No INTEGRADO - Cadastros - Clientes - Clientes, selecione o cliente que deseja habilitar essa opção de bloqueio de placa que fica na aba "Posto" e o campo "Habilita Restrição Placa".

- Na aba "Parâmetros" deste mesmo módulo marque a opção "Dados do cliente no Cupom Fiscal" para que as informações adicionais do cliente sejam impressas no cupom fiscal / SAT - CFe.

II-) No aplicativo BalcaoP, caso o usuário selecionar um cliente que possui a restrição de placa habilitada, ao iniciar a venda e não tenha sido preenchido o campo "Placa" o sistema irá dar mensagem ao usuário informando que a operação será bloqueada, caso o mesmo não possua nível de usuário o sistema irá abrir a tela para selecionar um usuário com permissão de venda sem placa. Se informado este usuário o sistema irá permitir a venda sem a placa.


Parâmetros Envolvidos
I-) No INTEGRADO - Utilitários - Manutenção de Usuários, selecionar o usuário que irá permitir vender sem placa e na aba "Operações" selecionar o nível "Permite vender sem placa no BalcaoP" e libere para o usuário.

 

Bloqueia venda de produto sem estoque livre na Comanda Touch - NT 0177-2017

Resumo da Nota
Caso o produto possua o bloqueio venda sem estoque livre, será verificado saldo em estoque livre do produto antes de inseri-lo numa comanda na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch".


Descrição
I-) Configuração

Para que a venda do produto, que não possui saldo em estoque livre, seja bloqueada, é necessário acessar o cadastro do produto no aplicativo Integrado, menu Cadastros - Produtos - Acabado, tela "[0023] FACILITE - Cadastro de Produtos", guia "Produto". A opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre" deverá ser marcada.

II-) Processo

Ao tentar incluir um produto na tela "[1477] FACILITE - Comanda Touch", cuja opção "Bloqueia Venda sem Estoque Livre" esteja marcada, será realizado um cálculo interno no sistema com o saldo do produto em estoque e a quantidade informada no item. Caso a quantidade seja maior do que o saldo em estoque livre, a venda será bloqueada e o sistema emitirá uma mensagem de alerta, especificando o saldo do produto.
Por exemplo: o produto "0000057 - Guaraná" possui 12 unidades de saldo em estoque livre. Se for incluído um item na comanda touch com até 12 unidades, o registro será gravado. Caso seja informado um número maior do que 12, a inclusão do item será bloqueada. Se for lançado um item deste produto com a quantidade 7 na comanda "000048" e, posteriormente, o usuário tentar incluir o mesmo produto, novamente, com uma quantidade maior do que 5, a venda também será bloqueada pois o sistema efetuará a soma da quantidade já registrada mais a quantidade informada no novo registro e realizar a comparação com o saldo em estoque livre.
As quantidades utilizadas no cálculo comparativo seguem as casas decimais configuradas no parâmetro "4.18.090 -
CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA".
Para que o bloqueio seja efetuado com os produtos que são kits, é necessário que o(s) produto(s) que é(são) item(ns) estejam configurados como venda bloqueada sem estoque livre.


Parâmetros Envolvidos
I-) No aplicativo Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, configurar os seguintes parâmetros:

4.18.090 - CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA
Este parâmetro pode ser configurado com os valores numéricos inteiros de 0 a 4. O valor configurado neste parâmetro representa a quantidade de casas decimais que será impressa na quantidade do produto na produção e no cupom da comanda

 

Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio para não permitir abrir mais de uma vez o aplicativo COMANDA no mesmo micro.


Descrição
Caso o usuário tente abrir o aplicativo COMANDA em um micro que já estiver aberto, o sistema irá dar uma mensagem e bloquear a abertura do mesmo.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Bloqueio de abertura de Comanda mais de uma vez no mesmo micro - NT 0015-2017

Resumo da Nota
Foi criado um bloqueio para não permitir abrir mais de uma vez o aplicativo COMANDA no mesmo micro.


Descrição
Caso o usuário tente abrir o aplicativo COMANDA em um micro que já estiver aberto, o sistema irá dar uma mensagem e bloquear a abertura do mesmo.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Bloqueio de desconto para produtos que estejam configurados para bloquear desconto na venda - NT 0031-2016

Resumo da Nota
O sistema irá bloquear os descontos para os produtos que estiverem para bloquear desconto na venda. O desconto só será aplicado para produtos que não estiverem bloqueados para venda. Também será bloqueada a digitação do valor unitário para estes produtos, sendo permitido a alteração somente para usuários autorizados.


Descrição
Este processo é utilizado nos aplicativos INTEGRADO (Pedido de Vendas), Balcão, Orçamento, Balcão Posto e Comanda.

No "Integrado - Cadastros - Cadastro de Produto Acabado", buscando um produto e acessando a aba "Estoque e Preços" existe um parâmetro chamado "Bloqueia Desconto na Venda", é através dele que o sistema irá validar o produto para permitir ou não a alteração do valor unitário. Segue um exemplo:

Pedido número 000001, e insere o produto 0000001 que está bloqueado para desconto na venda. Ao selecionar o item e no campo "Vlr. Unitário", de algum dos aplicativos, e o usuário tentar alterar este valor, o sistema irá bloquear e só será permitido continuar a alteração se o usuário informar um Usuário e Senha válidos, caso informe o sistema irá gravar o valor digitado pelo usuário, caso não informe o sitema irá manter o preço de acordo com os parâmetros (Promoção, Tabela Preços, Atacado / Varejo .....).

Também os pedidos o sistema irá calcular a base de cálculo de desconto somente dos produtos que não estiverem com este parâmetro habilitado.

A seguir segue um exemplo de como será efetuado o cálculo do desconto para pedidos que possuam itens bloqueados para desconto:

Pedido número 000002, com os seguintes produtos
Produto - Bloqueado - R$ Valor Total
0000001 Sim 50,00
0000002 Sim 30,00
0000003 Não 80,00
0000004 Não 20,00

Total do pedido R$ 180,00
Base de cálculo para desconto (Produto 3 e 4) = R$ 100,00.

Então neste pedido o máximo de desconto em valor será de R$100,00.

Este processo vale para todos os aplicativos listados nesta NT.


Parâmetros Envolvidos

Nível de usuário localizado no Integrado - Manutenção de Usuários - Operações:
- Permitir desconto de produtos com bloqueio de desconto na venda (Cad. Produto)
Libere este nível para um usuário autorizado a dar o desconto em produtos bloqueados.


Bloqueio de emissão de NFe por limite de valor no mês - NT 0048-2015

Resumo da Nota
Foi desenvolvida nesta O.S um parâmetro no cadastro de empresa em que será possível definir um limite de valor de NFe emitida no mês, com isso o sistema irá bloquear a emissão de NFe caso este valor seja atingido.

Descrição
Foram desenvolvidos os seguintes itens nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

I - No INTEGRADO - Cadastros - Empresas na aba Impostos, no campo "Vlr. Limite NF no Mês", o usuário poderá informar por empresa qual o valor limite para o mês, caso o valor esteja 0 o sistema irá desconsiderar está validação.

II - No INTEGRADO - Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas - CFOP, o sistema trabalha em conjunto com a CFOP para limitar o valor de NFe emitida no mês, para isso no cadastros da CFOP deverá ser configurado o campo "Controla Valor limite Mês" para cada CFOP que gere valor, pois podem existir casos de NFe de devolução, brindes, bonûs entre outros que não entram neste valor, para isso elas devem continuar com a opção desmarcada.

III - Nos módulos de Geração de NF e Pedido de Vendas, será feita a validação dos valores de NFe emitidas, o sistema irá considerar para o cálculo somente as NFe enviadas com o status I, e NFe que estiverem em digitação, que neste caso podem ocorrer de mais de um usuário estar gerando NFe, com isso deve ser validado as NFe em digitação, se o valor da soma das NFe emitidas mais o valor de NFe em digitação ultrapassar o valor configurado, o sistema irá bloquear e não irá mais permitir emitir NFe no mês. O usuário poderá aumentar o limite no cadastro caso seja necessário.


Parâmetros Envolvidos
Não há outros parâmetros além dos já descritos nos detalhes da nota técnica para o funcionamento deste processo.


Bloqueio de Emissão de SAT após 10 dias sem Comunicação com o SEFAZ-SP - NT 0097-2016

Resumo da Nota
Criação de novo processo que bloqueia a emissão de CF-e-SAT caso o Equipamento esteja sem comunicação com o SEFAZ/SP por 10 ou mais dias.


Descrição
Foi criado um novo tratamento que bloqueará a emissão de CF-e-SAT caso o Equipamento esteja sem comunicação com o SEFAZ/SP por 10 ou mais dias. Isso é necessário pois, a partir do décimo dia, os CF-e-SAT's emitidos há 10 dias anteriores tornam-se inábeis, conforme informações do próprio SEFAZ/SP.

Para facilitar essa validação, será possível configurar a partir de quantos dias sem comunicação com o SEFAZ/SP, o aplicativo começará a enviar mensagens ao usuário, informado o mesmo que o Equipamento SAT está sem comunicação. Esse parâmetro é configurado através do aplicativo ConfigECF.exe, paleta SAT-CF-e, campo 'Int. S/ Envio' (Intervalo sem envio). Será possível configurar valores entre 1 a 7 dias.

A partir do sétimo dia sem comunicação com o SEFAZ, os aplicativos Integrado, Balcao e Comanda enviarão mensagem ao usuário, alertando sobre a falta de comunicação. Ao chegar no décimo dia, bloqueará a emissão.

Segue abaixo informações do próprio Site do SEFAZ/SP (http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/)

ATENÇÃO - OBRIGATORIEDADE DE TRANSMISSÃO DOS CF-e-SAT À SEFAZ-SP NO PRAZO LEGAL DE 10 DIAS

Conforme Artigo 13 da Portaria CAT 147/2012, o prazo legal para envio de cupons CF-e-SAT ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda é de 10 dias, contados da data da ocorrência da operação. Cupons CF-e-SAT enviados após este prazo serão considerados inábeis.

Recomendamos conectar os equipamentos SAT à internet ao menos uma vez a cada 10 dias a fim de que os cupons CF-e-SAT sejam transmitidos automaticamente para o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT. Caso isto não seja, eventualmente, possível, existe a possibilidade de envio de cupons em contingência.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos além do processo citado acima.

 

Bloqueio de Fechamento de Caixa com Leituras de Abastecimento Pendentes - NT 0057-2016

Resumo da Nota
Criação de processo que bloqueará o Fechamento de Caixa pelo aplicativo BalcaoP em Postos de Combustíveis enquanto existirem Leituras pendentes de vendas.


Descrição
Foi criado um novo processo que bloqueará o Fechamento de Caixa enquanto existirem Leituras pendentes de vendas ou bicos em abastecimento. Só será permitido a conclusão do fechamento do caixa após encerrar todos os abastecimentos em andamento e realizar a venda dessas leituras pendentes.


Parâmetros Envolvidos
Para o funcionamento desse processo será necessário alterar para 'Sim' o valor do parâmetro '4.18.623 - BLOQUEIA FECHAMENTO DE CAIXA COM ABASTECIMENTOS PENDENTES OU EM ABASTECIMENTO'.


Bloqueio de inclusão de comanda fora do intervalo pelo Teclado Will Tech - NT 0012-2017

Resumo da Nota
Implementação de bloqueio de inclusão de comanda fora do intervalo determinado no tipo da mesma.


Descrição
Caso esteja configurado no Tipo da Comanda um Intervalo Inicial e Final. (Acesso: FACILITE - Comercio (Integrado.exe)--> Cadastro --> Tabelas--> Comanda--> Tipos de Comanda --> Palheta: Integração Touch).

Não será mais possível incluir comandas fora do intervalo determinado.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Bloqueio de Vendas para Clientes com Pré-Cobrança em Aberto - NT 0034-2016

Resumo da Nota
Criação de novo bloqueio de vendas para clientes que estiverem relacionados à pré cobrança.


Descrição
Foi implementada nova funcionalidade no Pedido de Vendas (Retaguarda), Balcão e BalcaoP (Posto de Combustível) para bloquear a venda para clientes que possuam vencimentos em aberto e em atraso relacionados ao módulo de Pré-Cobrança. Caso um cliente esteja nessas condições, o sistema bloqueará a venda para o mesmo e solicitará um Usuário e Senha que tenha permissão para continuar o processo, se necessário.


Parâmetros Envolvidos
Para que seja efetuado esse bloqueio, será necessário utilizar o módulo de Pré Cobrança (Parametrizar de acordo com a necessidade do cliente) e habilitar o parâmetro '4.18.584 - BLOQUEIA VENDA PARA CLIENTES COM PRÉ-COBRANÇAS EM ABERTO', deixando o mesmo como 'Sim'.


Bloqueio de vendas para clientes para determinadas negociações - NT 0032-2016


Resumo da Nota

O sistema irá efetuar um bloqueio de venda caso o cliente possua alguma negociação bloqueado em seu cadastro.


Descrição
No "INTEGRADO - Cadastros - Clientes - Clientes", selecionando um cliente e acessando a aba "Negociações Bloqueadas" (para exibir a aba o usuário deverá liberar o nível de usuário). Nesta aba ele poderá selecionar qual a Negociação que será bloqueada para este cliente, podendo ser 1 ou mais negociações.

Nos aplicativos INTEGRADO (Pedido de Vendas), Balcão e Orçamento, ao iniciar a venda, o usuário irá selecionar a negociação do pedido, caso o cliente estiver com a negociação bloqueada, ao tentar gravar o pedido o sistema irá bloquear e só poderá continuar caso o usuário tenha permissão para isso.


Parâmetros Envolvidos
No Integrado - Utilitários - Manutenção de usuários - selecione o usuário e na aba Operações libere o seguinte nível para permitir vendas bloqueadas:

- Permite venda para clientes com negociação bloqueada.

No Integrado - Utilitários - Manutenção de usuários - selecione o usuário e na aba Cadastros libere o seguinte nível para desabilitar a aba "Negociações Bloqueadas":

- Paleta Negociação Bloqueadas

Parâmetro necessário para habilitar a tela de negociação no aplicativo Balcão e Orçamento:

No Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais
- 4.18.313 - HABILITA PRÉ-VENDA VISTA/PRAZO - Não (Desabilitar o parâmetro)

No Integrado - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Venda Balcão
- Marcar o campo "Tela de Negociação"


Bloqueio para Comanda em Uso nos Aplicativos Comanda e Monitor_WillTech - NT 0069-2017

Resumo da Nota
A partir dessa versão os Bloqueios de Comanda em uso estaram mais efetivos, não permitindo alteração conjuntas em uma mesma comanda.


Descrição
Os Bloqueios foram feitos para os aplicativos FACILITE - Comanda e o FACILITE - Monitor WillTech. Se alguma comanda estiver em uso o outro aplicativo não conseguirá fazer uso do mesmo número até que o mesmo não esteja liberado.

No aplicativo FACILITE - Comanda, no menu Monitoramento, dentro do módulo [1125] FACILITE - Gerenciamento de Comandas, clicando no Botão [F12] Operações, pelo atalho [F5] Desbloquear Comandas em Uso, caso o usuário tenha nível de acesso que será detalhado abaixo, o mesmo poderá liberar as comandas em uso.


Parâmetros Envolvidos
1. No Retaguarda, em Utilitários, Manutenção de Usuário, selecione o usuário desejado e o tipo de nível de usuário Operações. No campo Pesquisar informe: Permite desbloquear comandas em uso, após isso clique em Filtrar. Clique duas vezes em cima do nível com o seguinte código: 4.27.01.042.