quinta, 28 Mar 2024, 18:51
Site: Treinamento TDP
Curso: Treinamento TDP (Treinamento TDP)
Glossário: Nota Técnica
P

Parametrização para não criar LogOperação por Empresa - NT 0217/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi desenvolvido uma Parametrização para não criar LogOperação por Empresa.

Detalhes da Nota Técnica

A partir desta versão, foi desenvolvido na tabela "EMPRESA" um novo campo "EMP_GERARLOGOPERACAO", onde usamos para criar uma Parametrização para não criar LogOperação por Empresa. 

Na tela [0034] FACILITE - Cadastro de Empresa -> aba, Parâmetros foi criado um novo Grupo "Gerar logOperação" dentro deste grupo foi desenvolvido um checkBox "Gerar LogOperação". 

- O campo "EMP_GERARLOGOPERACAO" estever igual a "True" ou "Null" significa que o checkBox "Gerar logOperação" deverá vir marcado, onde vai continuar criando o LogOperação por Empresa, devemos ter LogOperacação em todos os módulos - Integrado, Balcão, Comanda e Orçamento.

- Caso o campo "EMP_GERARLOGOPERACAO" esteja definido como "False" o CheckBox "Gerar logOperação" deve vir desmarcado, onde não vai criar LogOperação por Empresa, não devemos ter LogOperacação em nenhum módulo - Integrado, Balcão, Comanda e Orçamento.

Para acessar a Parametrização para não criar LogOperação por Empresa 

Na tela [0034] FACILITE - Cadastro de Empresa -> aba, Parâmetros foi criado um novo Grupo "Gerar logOperação" dentro deste grupo foi desenvolvido um CheckBox "Gerar LogOperação".

Questões:

1) Qual é o nome da Tabela que foi criado o novo campo "EMP_GERARLOGOPERACAO"?

   a)[ ] CLIENTE

   b)[ ] PRODUTO

   c)[ ] EMPRESA

   d)[ ] REPRESENTANTE


2) Qual é o nome do checkBox criado na tela [0034]FACILITE - Cadastro de Empresa?

   a)[ ] Alterar logOperação

   b)[ ] Gerar logOperação 

   c)[ ] Excluir logOperação

   d)[ ] Gravar logOperação


3) Qual é o nome do módulo feito a nova Parametrização?

   a)[ ] Comanda 

   b)[ ] Balcão

   c)[ ] Integrado

   d)[ ] Comanda, Balcão, Integrado e Orçamento 

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

Parâmetro de modelo de impressora e guilhotina no monitor Willtech NT 0043-2016 - NT 0043-2016


Resumo da Nota

Criar um parâmetro para habilitar a guilhotina para impressão de comanda e produção pelo mini teclado Willtech.


Descrição

No cadastro de terminais pelo aplicativo Monitor WillTech, no campo Impressão de Comanda na Rede, foram criados dois campos: Modelo de Impressora e Guilhotinha, ambos só serão habilitados caso a Porta de Impressão for do tipo "Rede"; Campo Modelo de Impressora deverá ser selecionado qual a marca da impressora que será utilizada para a impressão. Guilhotina deverá ser marcado caso a impressora permita o corte de papel.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetro envolvidos.


Parâmetro para demonstrar desconto ou vender com valor líquido no Balcão Posto - NT 0033-2015

Resumo da Nota
Foi implementado um parâmetro no aplicativo Balcão Posto para que o desconto/acréscimo possa ser demonstrado na tela de vendas, cupom fiscal ou SAT, ou se desabilitado o sistema irá efetuar a venda com o valor líquido, deste modo não será demonstrado o valor do desconto/acréscimo.


Descrição
Foi desenvolvido o seguinte item nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

I - Com o parâmetro igual a "Sim" do item I dos parâmetros envolvidos, o sistema irá demonstrar o valor de desconto/acréscimo que for aplicado no produto na venda pelo BalcãoP. Esses desconto podem ser os seguintes:
- Produto em promoção: Cadastros - Produtos - Acabado - Selecionar um produto e na aba "Estoque e Preços" habilitar a promoção e informar um valor menor do que o a vista;
- Clientes com preços especiais: Cadastros - Clientes, selecionar um cliente e acessar a aba "Preços Especiais", inserir os produtos que o cliente terá um preço especial, podendo ser com valor menor que o a vista (Desconto) ou um valor maior que o a vista (Acréscimo);
- Desconto de convênio - Cadastros - Clientes - Convênios cadastrar um convênio com uma % de desconto no campo "Desc. Vista", após isso acessar o cadastro de Clientes, selecionar o cliente e na aba "Compl." relacionar o convênio no campo "Convênio".

II - Com o parâmetro igual a "Não" do item I dos parâmetros envolvidos, o sistema NÃO irá desmontrar o valor de desconto na venda do Item no Balcão, porém os desconto serão aplicados mas não serão impressos.

 

Parâmetros Envolvidos
Para que o processo funcione corretamente é necessário configurar os seguintes parâmetros:

I - No INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, pesquisar o parâmetro 4.18.238 - IMPRIME DESCONTO DO ITEM NO BALCÃO - Sim ou Não.

II - No INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais, pesquisar o parâmetro 4.18.323 - HABILITA DESCONTO VLR. VAREJO - Sim/Não, com este parâmetro habilitado, através do cadastro de Produtos é possível informar uma % de desconto para o valor a vista. Ao efetuar a venda do produto o sistema irá efetuar o cálculo da porcentagem de desconto em cima do valor vista, e conforme configurado no parâmetro do item I, o sistema irá demonstrar o valor bruto menos o desconto, ou se estiver desabilitado ele irá vender com o valor líquido já aplicado o desconto. 

Parâmetro para validar a TES no cabeçalho do pedido e NFe - NT 0049-2016

Resumo da Nota
Criado um parâmetro para validar se a TES do cabeçalho está diferente da TES dos itens do pedido ou NFe.


Descrição
Está O.S foi desenvolvida para corrigir um problema na geração da NFe com o parâmetro 4.18.465 - UTILIZA TIPO DE TRIBUTAÇÃO ENTRADA/SAÍDA = "Sim";

Qualquer dúvida em relação ao parâmetro citado acima, entrar em contato com a TDP Sistemas de Informação.

Segue o processo que foi desenvolvido:

Quando o usuário informa uma TES no cabeçalho do pedido ou NFe, e caso essa TES esteja configurada com o parâmetro "Habilita imposto diretamente na TES" = "Sim", o sistema irá utilizar todos os parâmetros configurados nela para a geração dos impostos da NFe, lançando automaticamente em cada produto da NFe o mesmo imposto configurado nesta TES.

Com o parâmetro que foi criado nesta O.S 4.18.617, caso estiver ativado, o sistema irá validar se a TES que foi informada no cabeçalho, esteja com o parâmetro "Habilita imposto diretamente na TES" = "Não", e irá validar os itens da NFe, cada item possui uma TES relacionado em seu cadastro, se algum produto estiver com a TES do seu cadastro diferente da TES do cabeçalho o sistema irá bloquear e não irá permitir inserir o produto, ou inserir a TES no cabeçalho do pedido ou NFe.

Esse bloqueio é necessário para evitar que o usuário gere uma NFe com informações divergentes de impostos.


Parâmetros Envolvidos
Parâmetro Geral 4.18.617 - VALIDA TES DO CABECALHO QUE NÃO TRATA IMPOSTO DIRETAMENTE QUE DIFERE DO CADASTRO DE PRODUTO com as opções Sim e Não.


Parâmetros para impressão de Produção pela Comanda - NT 0002-2016

Resumo da Nota
Nesta O.S foi corrigida a questão de ter mais de um modelo de impressora não fiscal diferentes para impressão de Comanda e Produção de comanda. Exemplo: Usuário possui uma "Bematech" para impressão de comanda e uma "Epson" para impressão de produção.


Descrição
Foi desenvolvido os seguintes item nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

I - No aplicativo INTEGRADO, no menu Cadastros - Tabelas - Tabelas Genéricas, na aba "Localização" foi criado 2 novos campos para identificar o modelo da impressora não fiscal e se é possível ativar a guilhotina desta impressora. Estes novos parâmetros terão efeito no aplicativo "Comanda.exe", na parte de impressão de produção, ou seja, o sistema irá verificar o caminho, modelo de impressora e corte de papel que estiver parametrizados neste novos campos. Se o campo "Modelo da Impressora" estiver configurado o sistema irá assumir este modelo para impressão da produção e corte de papel, caso contrário será mantido o processo atual que busca das configurações do aplicativo "ConfigECF.exe" da aba "Comanda".


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Pausa do complemento do item no FaciliteC Mobile - NT 0209 - 2022

Resumo da Nota Técnica

Pelo aplicativo Integrado é possível configurar a pausar de venda de um complemento de produto na Comanda. Foi realizada uma melhoria para que esta configuração será enviada para o sistema FaciliteC Mobile.

Detalhes da Nota Técnica

Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas / Comanda / Complementos do Item da Comanda é feito o cadastro dos complementos dos itens da comanda.


É possível pausar a venda do complemento. Ao configurar a pausa, o complemento não aparece na lista de complementos, quando o item é vendido no aplicativo Comanda.


Uma melhoria foi aplicada nos sistemas Mobile para que a pausa da venda do complemento também seja considerada no FaciliteC Mobile.


Ao acessar a tela de complementos serão listados os complementos não pausados, da mesma maneira que o aplicativo Comanda.


Toda vez que um complemento for colocado ou tirado da pausa de vendas é necessário sincronizar os dados no FaciliteC Mobile.


Questões
======================================================================

1) O que acontece se um complemento foi configurado para pausar a venda?

   a) O complemento apresentará valor negativo na venda;

   b) O complemento não estará disponível para venda;

   c) O complemento aparecerá na cor vermelha na listagem de complementos;

   d) O complemento será lançado com a quantidade duplicada na venda;

2) Quando um complemento é colocado em pausa, o que deve ser feito no FaciliteC Mobile?

   a) Nada;

   b) Atualização do IP do servidor;

   c) Fechamento de todas as comandas pendentes;

   d) Sincronizar Dados;

3) Em qual aplicativo é feita a configuração para pausar os complementos?

   a) Integrado;

   b) Balcão;

   c) Comanda;

   d) ConfigECF.



Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos no processo.

PDV Offline com NFC-e - NT 0181-2017

Resumo da Nota
Foi desenvolvida nessa OS, o procedimento para que se possa utilizar NFC-e com PDV offline.


Descrição
Para que o procedimento de emissão de NFC-e em PDV offline funcione corretamente é necessário efetuar algumas configurações no sistema, para isso siga as parametrizações abaixo:
- Para trabalhar com o PDV Offline utilizando o aplicativo "MonitorPDVFacilite.exe" e tratar os arquivos de carga e descarga, é necessário habilitar os seguintes parâmetros gerais:"4.18.405 - TRATA ARQUIVOS DE CARGA/DESCARGA PDV ON-LINE - Sim" (Obrigatório), "4.18.563 - ENVIA PRODUTOS PELO MONITORPDV_FACILITE - Sim" (Recomendado), este parâmetro deve sempre estar "Sim" para que o sistema envie os produtos para o PDV, "4.18.417 - ENVIA INF_CLIENTE NA CARGA ON-LINE - Sim/Não" (Opcional), este parâmetro serve para que o sistema envie a tabela de configuração de parâmetros do Balcão/Orçamento para o PDV, caso esteja "Não" e seja alterada alguma configuração no SERVIDOR essa alteração não será enviada para o PDV e caso esteja "Sim" ela será enviada ao PDV e "4.18.001 - PDV' ATIVOS" neste parâmetro informar o Nº de PDVs do estabelecimento.

Após parametrizações, o usuário no SERVIDOR, deverá entrar no INTEGRADO - Cadastros - Empresas, selecionar a empresa e ir na aba "NFC-e - PDV Offline", porém antes de efetuar as operações o usuário deverá possuir as permissões liberadas desta tela e aba que são: "1.01.09 - Paleta NFC-e PDV Offline", "1.01.09.001 - Incluir Dados NFC-e Offline", "1.01.09.002 - Alterar Dados NFC-e Offline", "1.01.09.003 - Excluir Dados NFC-e Offline" e "1.01.09.004
- Imprimir Dados NFC-e Offline".
Com os níveis liberados, na aba "NFC-e - PDV Offline", será necessário informar os seguintes campos:
- "Nº PDV" - Informar o número do PDV sendo de 1 a 9.
- "Tipo Docto." - Informar o tipo de documento relacionado ao PDV, para manter o padrão e facilitar o entendimento informar N1 caso for PDV 1 e assim por diante.
- "Séries NFC-e" - Informar a série da numeração da NFC-e para o PDV que está sendo cadastrado, caso for um estabelecimento novo, seguir a lógica da mesma série para o mesmo número de PDV, ou seja, PDV1 = série 001, PDV2 = série 002. Caso a númeração da NFC-e da série já tenha ultrapassado o valor de 999999, será necessário informar uma outra série para recomeçar com o valor de 000000 que será preenchido no outro campo.
- "Última NFC-e" - Informar a numeração da última NFC-e emitida para a série informada no campo anterior. Exemplo para a série 001 a última NFC-e emitida foi a de 000450, então neste campo informar o valor 000450.
- "Nome do PDV (Computador)" - Informar o nome do PDV na rede (LAN) do estabelecimento, esse campo é necessário para o que o sistema consiga efetuar uma amarração das numerações para o PDV correto. Ao entrar neste campo o sistema irá sugerir que ele faça a pesquisa dos computadores na rede, se optar por efetuar será necessário aguardar alguns minutos para que o procedimento finalize, se optar por não fazer o usuário deverá informar o nome do PDV idêntico ao que estiver no nome do computador do PC.

Caso deseje imprimir os registros cadastrados, basta clicar no botão "Imprimir" da tela Cadastro - Empresas estando na aba "NFC-e - PDV Offline".

Repita o procedimento acima, cadastrando todos os PDVs do estabelecimento.

Após realizado o procedimento acima, será necessário enviar uma carga "Completa" para os PDVs, para isso o aplicativo "MonitorPDVFacilite" deve estar aberto e iniciado no SERVIDOR, para o envio da carga completa, acesse o INTEGRADO - Operações - Geração de Dados Externos - Exportação , selecione a opção "Comunicação PDV - Facilite", selecione os PDVs e a opção "Completa" e depois clique em "Exportar", feito isso o sistema irá enviar uma carga para os PDVs com todas as tabelas necessárias para o funcionamento do Balcão/Orçamento.

Observação: Para esse procedimento de envio de carga completa, realize somente se os PDVs estiverem sendo configurados pela primeira vez, pois ao receber a carga no PDV o procedimento pode demorar vários minutos, caso os PDVs já estejam em PRODUÇÃO utilize a carga do tipo "ALTERADA".


************************Configuração do PDV************************
Em cada PDV do estabelecimento teremos que efetuar a configuração para que os mesmos possam trabalhar Offline e possam emitir NFC-e de maneira independente. Para isso seguir os seguintes passos:

- Através do aplicativo CONFIGECF, na aba Balcão, apontar o campo "Modelo da impressora Fiscal (ECF)" para o valor "NFC-e", logo abaixo na aba PDV em "Configuração Off-Line do PDV" marcar o campo "Trabalhar Off-Line", em seguida informe o número do PDV através do campo "Identificação do PDV" de 0 a 9, logo em seguida informar o caminho dos arquivos de cargas no campo "Caminho dos Arquivos de Carga" esse campo deverá ser preenchido com o caminho do sistema no servidor como por exemplo (\\SERVIDOR\SINCO\INTEGRADO),
- As configurações da aba "NFC-e", segue o padrão.
- Após os passos acima clicar em botão "Gravar".

Obs.: Os passos descritos acima deverão ser efetuados em cada um do(s) PDV(s) existente(s) no estabelecimento e que se queira trabalhar em modo Offline.

ATENÇÃO: Caso o PDV possua NFC-e pendentes ou emitida offline, o envio dela deve ser feito no PDV em que foi feita a NFC-e (Procedimento obrigatório).


Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários - Parâmetros de Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- 4.18.001 - PDV ATIVOS o valor deverá estar entre "0" a "9 ";
- 4.18.405 - TRATA ARQUIVOS DE CARGA/DESCARGA PDV ON-LINE o valor deverá ser igual a "Sim" (Obrigatório);
- 4.18.417 - ENVIA INF_CLIENTE NA CARGA ON-LINE o valor deverá ser "Sim" ou "Não" (Opcional)
- 4.18.563 - ENVIA PRODUTOS PELO MONITORPDV_FACILITE o valor deverá ser igual a "Sim" (Recomendado);

Liberação de níveis de usuário para o procedimento de "PDV Offiline com NFC-e", através do aplicativo Integrado, menu Utilitários - Manutenção de Usuários, aba Níveis Usuário, pesquisar pelos níveis: ("1.01.09 - Paleta NFC-e PDV Offline", "1.01.09.001 - Incluir Dados NFC-e Offline", "1.01.09.002 - Alterar Dados NFC-e Offline", "1.01.09.003 - Excluir Dados NFC-e Offline", "1.01.09.004 - Imprimir Dados NFC-e Offline".

 

Pedido de Vendas simplificado - NT 0236-2018

Resumo da Nota

Criação de um processo de venda simplificada pelo módulo de pedido de vendas "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas", mediante ao parâmetro "4.18.695 - UTILIZA MÓDULO DE PEDIDO DE VENDAS SIMPLIFICADO". Esse funcionalidade visa atender as empresa que tenham vendas simplificadas, ou seja, não tenha variações de tributação e preço do produto, facilitando a venda por este módulo.


Descrição

A partir dessa versão, estando o parâmetro "4.18.695 - UTILIZA MÓDULO DE PEDIDO DE VENDAS SIMPLIFICADO" com o status igual a "Sim", na tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas" acessada pelo caminho "Aplicativo Integrado, menu Operações/ Pedido de Vendas/ Informar Pedido", poderá ser realizada uma venda simplificada apenas informando o código ou o código de barras do produto.


Serão realizadas validações nos campos: "S. Trib" e "CFOP" não deixando gravar o pedido se houver inconsistências em algum deles. Caso haja inconsistências nesses campos será necessário a correção através do módulo de cadastro de produto acessado pelo caminho "Aplicativo Integrado, menu Cadastros/ Produtos/ Acabado" ou sem sair da tela de "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas" tecle F2 e na tela "FACILITE - Consulta de Produtos" acesso o cadastro clicando no botão "Cadastrar Produto".


O campo "Localização" será validado somente se o parâmetro "4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO" estiver com o status igual a "Sim", nesse caso a "Localização" será preenchida de acordo com o que estiver cadastrado no produto, havendo inconsistências também deverá ser realizado a correção no cadastro do mesmo. Os demais campos serão preenchidos com base no cadastro do produto lançado. Já o campo "Valor Unitário" será preenchido seguindo a lógica padrão, validando tabela de preço, promoção, valor atacado e valor varejo do produto.


Obs.: Não será permitido utilizar o módulo simplificado, caso o parâmetro "4.18.465 - UTILIZA TIPO DE TRIBUTAÇÃO ENTRADA/SAÍDA" esteja com seu status igual a "Sim" ou "Somente saídas".


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros de Sistema, aba Parâmetros Gerais.


- "4.18.695 - UTILIZA MÓDULO DE PEDIDO DE VENDAS SIMPLIFICADO", pode estar configurado como [Sim] ou [Não], mas para fazer uso dessa melhoria deve estar configurada como [Sim].


- "4.18.217 - TRATA ESTOQUE POR LOCALIZAÇÃO", pode estar configurado como [Sim] ou [Não].


- "4.18.465 - UTILIZA TIPO DE TRIBUTAÇÃO ENTRADA/SAÍDA", para usar esta nova funcionalidade o valor deve estar [Não].

 

Pedido por Negociação no uMov-me - NT. 0209/2023

RESUMO DA NOTA TÉCNICA

A partir dessa versão o Monitor de Projetos Móveis (uMov-me), passa a efetuar a geração do número dos pedidos de vendas levando em consideração o parâmetro “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA”. O qual é responsável por gerar números de pedidos contendo letras em sua composição, como por exemplo: “A00001”. Em versões anteriores a essa isso não era possível.

DETALHAMENTO DA NOTA TÉCNICA

Conforme informado no resumo desta NT. A partir dessa versão do sistema, o aplicativo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me), passa a ser capaz de gerar numeração de pedidos de vendas com letras e números na sua composição.

Para isso é necessário que o parâmetro “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA”, esteja com o seu valor igual a “Sim”. Tal configuração pode ser efetuada através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários | Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais, buscando pelo parâmetro “4.18.266” e alterando o seu valor para “Sim”, caso o mesmo já não encontra-se assim.

Estando o parâmetro acima devidamente configurado, o aplicativo, Monitor de Projetos Móveis (uMov-me), ao receber um pedido da plataforma online da uMov-me, gerará uma numeração para os Pedidos de Venda importados para o FACILITE Comércio, utilizando letras de números.

Essa letra deverá estar informada no cadastro de Negociações, o qual pode ser acessado através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros | Tabelas | Tabelas Genéricas, aba Negociação, no grupo “Trata Número Pedido”, campo “Letra”, como também o último número do pedido, no campo “Último Pedido”, esse campo é alterado automaticamente após a geração do pedido de venda pelo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me).

QUESTÕES

1.) Qual é a condição necessária para que o aplicativo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me) seja capaz de gerar numeração de pedidos de vendas com letras e números na sua composição?

a) [ ] O aplicativo deve ser atualizado para a versão mais recente.

b) [ ] O parâmetro “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA” deve estar configurado como "Sim".

c) [ ] É necessário adicionar letras e números manualmente em cada pedido.

d) [ ] O aplicativo FACILITE Comércio deve ser desinstalado e reinstalado.


2.) Onde pode ser encontrada a opção para configurar o parâmetro “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA” como "Sim"?

a) [ ] No aplicativo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me).

b) [ ] No aplicativo FACILITE Comércio, no menu Utilitários | Parâmetros do Sistema.

c) [ ] No aplicativo FACILITE Comércio, no menu Cadastros | Tabelas | Tabelas Genéricas.

d) [ ] No cadastro de Negociações no aplicativo uMov-me.


3.) O que acontece quando o parâmetro “4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA” está configurado como "Sim"?

a) [ ] O aplicativo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me) não gera numeração para os Pedidos de Venda.

b) [ ] O aplicativo Monitor de Projetos Móveis (uMov-me) gera numeração para os Pedidos de Venda com letras e números.

c) [ ] O aplicativo FACILITE Comércio é desativado.

d) [ ] O aplicativo FACILITE Comércio gera numeração para os Pedidos de Venda manualmente.


PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários | Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

  • “4.18.266 - 4.18.266 - TRATA NUMERO PEDIDO POR NEGOCIAÇÕES / EMPRESA”, deve estar com o seu valor igual a “Sim”.


Permissão de usuário para alterar pedidos em pré cobrança - NT 0037-2016

Resumo da Nota
Foi criado um nível de usuário que permite o mesmo alterar pedidos em pré cobrança.


Descrição
No INTEGRADO - Operações - Informar Pedido (Pedido de Vendas):

I - Ao buscar um pedido e o mesmo estiver com vencimentos relacionados a pré cobrança e em aberto, o sistema irá validar se o usuário logado possui permissão para alterar o pedido mesmo em pré cobrança. Caso o usuário não possua este nível, o sistema irá abrir a tela para para que seja informado um usuário e senha onde o mesmo deverá informar um que possua o nível liberado, caso não tenha acesso o sistema irá bloquear a alteração do pedido.

II - Caso o pedido esteja relacionado a pré cobrança e os vencimentos estiverem baixados, o sistema irá permitir alterar o pedido sem informar nenhum usuário ou senha.


Parâmetros Envolvidos
No INTEGRADO - Utilitários - Manutenção de Usuários:
I - Nível de usuário - Localizado na aba Operações e com o nome: "Permite editar e alterar pedidos que estejam relacionados a pré cobrança". O administrador/gerente deverá liberar este nível para os usuários que acharem necessários.


Posição do Teclado Virtual no Lançamento de Comanda Touch - NT 0171-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão foi melhorado o posicionamento do Teclado Virtual no módulo [1477] FACILITE - Comanda Touch, na aba de Lançamentos, ao clicar no Teclado Virtual o mesmo será posicionado ao lado da aba Produtos, deixando livre a visualização dos campos de Itens da Venda.


Descrição

Para fazer uso da correção documentada nessa nota técnica, é necessário que o parâmetro "4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN" esteja configurado como "Sim".


Com o sistema configurado conforme descrito acima, no módulo [1477] FACILITE - Comanda Touch, na versão anterior a essa Nota Técnica ao utilizar o Teclado Virtual na aba Lançamentos, o mesmo ficava sobreposto os campos de Itens da Venda, atrapalhando assim a visualização do que estava sendo lançado.


Nessa versão ao utilizar o Teclado o mesmo será posicionado ao lado da aba Produtos, deixando livre a visualização do Itens da Venda.


Além disso na aba Dados desse mesmo módulo, caso o Tipo da Comanda esteja configurado para "Capturar Número da Comanda/Mesa" o Teclado também foi posicionado para não ficar sobreposto ao campo "Mesa", caso contrário o mesmo ficará alinhado a direita.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.598 - HABILITA COMANDA COM TOUCH SCREEN" permite os status [Não] e [Sim] o mesmo deve estar com o seu valor igual a "Sim".


Através do aplicativo Integrado, menu Cadastro, Tabelas, Comanda, Tipos de Comanda, aba Dados, campo "Capturar Número da Comanda/Mesa".

 

Pré-Finalização pela Comanda - NT 0020-2017

Resumo da Nota
Com o tipo da comanda configurado para Habilitar Pré-Finalização, o sistema irá permitir fazer o procedimento pela tela de lançamento de comanda (Touch ou Padrão). Após isso a Pré-Finalização poderá ser utilizada na finalização da Comanda.


Descrição
Esse processo foi criado para imprimir as cobranças e valores para uma entrega fora do estabelecimento sem gerar de fato os vencimentos e finalizar a comanda. O qual será feito em outro momento pela tela de gerencimento de comanda após receber os valores.

I) Configuração

No aplicativo Integrado.exe, no menu Cadastro, Tabelas, Comanda, Tipos de Comanda, consulte ou cadastre o tipo de comanda desejado e habilite a opção: Habilitar Pré-Finalização.

II) Operação.

No aplicativo Comanda.exe no módulo de Lançamento de Comanda onde o Tipo de Comanda esteja configurado para habilitar Pré-Finalização, no atalho [F7] ou pelo botão [F7] Pré-Finalizar, será possível fazer a devida operação.

No módulo de Gerenciamento de Comanda será possível finalizar a mesma utilizando ou não a Pré-Finalização feita anteriormente.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos além do supracitado no detalhe da Nota Técnica


Preenchimento automático de conta ao lançar Bancos - NT 0036 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Ao realizar o controle de cheques e for efetivado o lançamento bancário, a conta informada na tela de lançamento de conta será preenchida automaticamente.

Detalhes da Nota Técnica

No aplicativo Integrado, menu Financeiro / Controle de Cheques Pré-datados é aberta a tela "[0112] FACILITE - Controle de Cheques". Ao realizar a baixa de um cheque é aberta a tela "[0420] FACILITE - Lançamento de Conta".


Nesta tela deve ser selecionada a conta onde a baixa será realizada. Ao clicar no botão "Lançar Bancos", se o parâmetro "4.18.609 - MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO" estiver configurado com o valor "Personalizado", é aberta a tela "[1482] FACILITE - Lançamentos Bancários Automáticos".


A conta do lançamento estava sendo preenchida com valor incorreto, não seguindo a conta informada na tela anterior. Foi realizada uma análise em todos os processos de controle de cheques e a melhoria foi aplicada: a conta do lançamento bancário automático será informada conforme o preenchimento prévio, no lançamento de conta.


Questões
======================================================================

1) Qual é o parâmetro que indica se o lançamento bancário é "Padrão" ou "Personalizado"?

   a) 4.18.609 - MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO;

   b) 4.18.646 - PADRÃO DA COMPETÊNCIA NO CONTROLE BANCÁRIO NOVO;

   c) 4.18.146 - GERA LANÇ. BANCÁRIO NO ARQUIVO RETORNO;

   d) 4.18.650 - AGRUPA LANCTOS. NA INTEGRAÇÃO BANCOS;

2) Se o parâmetro 4.18.609 estiver configurado como "Personalizado", em qual tela são executados os lançamentos bancários automáticos?

   a) [0590] FACILITE - Duplicata Banco;

   b) [1248] FACILITE - Consulta de Contas;

   c) [0264] FACILITE - Cobrança Bancária;

   d) [1482] FACILITE - Lançamentos Bancários Automáticos;

3) Em qual aplicativo é realizado o controle de cheques?

   a) Balcão;

   b) ConfigECF;

   c) Integrado;

   d) Util.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.609 - MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO

Este parâmetro indica qual é o módulo de lançamento bancário. Ele pode ter os valores "Padrão" ou "Personalizado". Está melhoria é aplicada somente se o parâmetro estiver configurado com valor "Personalizado".


Preenchimento do campo Observação no LMC - NT 0008-2016

Resumo da Nota
Está OS modifica o seguinte módulo: Movimento de Bombas, peleta Leitura Física, onde foi criado um novo campo de observação, que é possível informar qualquer informação relevante ao LMC.


Descrição
Foi desenvolvido os seguintes item nesta O.S conforme detalhamento abaixo:

Em Operações--> Movimento de Bombas--> Paleta Leitura Física, no campo Observação é possível informar qualquer informação que deva ser destacada, onde essa descrição irá ser impressa no relatório de LMC em observações.

Sua capaciadade de armazenamento é de 250 caracteres.


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos.


Processo de Separação de Mercadoria Monitor WillTech - NT 0072 - 2021

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão, foi realizada a criação de um novo processo de separação de mercadorias através do aplicativo [1264] FACILITE - Monitor Teclado Willtech, onde será possível iniciar e concluir a separação de um pedido diretamente pelo próprio terminal, informando a empresa, e o número do pedido e informações de itens a serem separados.


Detalhes da Nota Técnica

Nesta versão, foi realizada a criação de um novo processo de "Terminal de Separação" do aplicativo [1264] FACILITE - Monitor Teclado Willtech, onde será possível utilizar o terminal para iniciar e finalizar o processo de separação de pedidos, sem a necessidade de realizar o mesmo através do sistema. Esta funcionalidade funcionará da seguinte forma:

Ao entrar no terminal, será realizada uma verificação se existem negociações devidamente configuradas para serem utilizadas neste novo processo. Ou seja, será necessário que existam duas negociações com o campo "Separação/Conferência" configurado, uma delas utilizando "Separação Aberta" para esta informação, e outra utilizando "Separação Fechada". Pois ao abrir um pedido para separação através do terminal, o sistema irá alterar a negociação do pedido para a respectiva negociação que estiver configurada como "Separação Aberta", e após concluir o processo de separação, o sistema irá alterar a negociação do pedido para o tipo de negociação que estiver configurado como "Separação Fechada". Será possível configurar esta informação no seguinte caminho: Aplicativo Integrado -> menu, Cadastros -> Tabelas -> Tabelas Genéricas -> Negociação -> campo, "Separação / Conferência". 

Após esta etapa, o terminal irá solicitar um usuário que será responsável pela separação. Neste caso, será necessário que o usuário informado esteja relacionado a um funcionário no sistema, e só será possível relacionar um funcionário para cada usuário. Para fazer este relacionamento, basta acessar o seguinte caminho: Aplicativo Integrado -> menu, Operações -> Manutenção da Produção -> Cadastrar Funcionário, selecionando o funcionário desejado e informando o usuário que será vinculado ao mesmo no campo "Usuário".

Com o usuário devidamente configurado e relacionado a um funcionário, basta fazer o login no terminal utilizando as respectivas credenciais deste usuário, após esta etapa será solicitado o código da empresa, basta informar a empresa de origem do pedido que será separado. Se existir um pedido em aberto para o usuário autenticado, o monitor irá apresentar a mensagem de que existe uma separação em andamento e será necessário finalizar, neste momento basta pressionar a tecla 1 do terminal para continuar o processo de separação. Desta forma, não será possível iniciar dois processos de separação em uma mesma empresa, para iniciar uma segunda separação será necessário finalizar a primeira, ou alterar o separador, este processo será descrito detalhadamente no decorrer desta nota técnica.

Em seguida, será solicitado o número do pedido a ser separado, nesta etapa é essencial que o pedido esteja com a negociação de "SEPARAÇÃO" para que seja possível abrir e realizar a separação através do terminal. Ao realizar pelo terminal, a tentativa de abertura de uma separação de um pedido que já teve este processo iniciado por outro usuário, o sistema não irá permitir a abertura. Neste caso, o usuário só terá acesso aos pedidos cujo o processo de separação esteja vinculado a ele, caso seja necessário fazer a alteração dos funcionários responsáveis pela separação do pedido, será possível acessando o seguinte caminho: Aplicativo Integrado -> menu, Operações -> Pedido de Vendas -> Entrega de Mercadorias -> Informe o número do pedido, aba Entrega Rápida -> botão "Separar" -> Na tela [1379] FACILITE - Conferência de Mercadoria, ao clicar no botão alterar serão exibidas as opções de "Alterar Separador" e "Alterar  Conferencista", e então é só informar o novo funcionário responsável pela separação do pedido.

Vale ressaltar que para que as opções de "Alterar Separador" e "Alterar Conferencista" sejam exibidas, o usuário logado no sistema deve possuir a permissão dos seguintes níveis de usuário: "4.60.01.014.011 - Permite alterar separador" e "4.60.01.014.012 - Permite alterar conferencista", ambos disponíveis no caminho: Aplicativo Integrado -> menu, Utilitários -> Manutenção de Usuários -> aba, Níveis de Usuário.

Ao informar um pedido em que seja possível iniciar a separação, o monitor irá apresentar uma mensagem de confirmação, perguntando ao usuário se deseja iniciar a separação. Ao pressionar 1 para confirmar, a negociação do pedido será alterada para a negociação que estiver configurada como "Separação Aberta" em seu cadastro, conforme documentado anteriormente. E então, será solicitado a localização e o código dos produtos presentes no pedido para que sejam separados, vale ressaltar que o monitor irá seguir a sequência de separação de acordo com o relatório "Romaneio de Entrega", impresso pelo módulo de pedido de vendas.

Após a separação de todos os itens do pedido, a negociação do pedido será alterada para o tipo de negociação que estiver configurado como "SEPARAÇÃO FINALIZADA" em seu respectivo cadastro.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado -> menu, Utilitários -> Manutenção de Usuários -> aba, Níveis de Usuário.

4.60.01.014.011 - Permite alterar separador.

4.60.01.014.012 - Permite alterar conferencista.


Processo de troca de mercadoria pelo Balcão e Orçamento - NT 0098-2018

Resumo da Nota

A partir dessa versão estará disponível nos aplicativos Balcão e Orçamento, mediante a configuração, a tela para realizar trocas de mercadorias.


Descrição

Para que seja possível realizar a troca de mercadoria nos aplicativos descritos, serão necessárias as seguintes configurações:


No aplicativo Integrado em: Cadastros / Tabelas / Cadastro de Cobranças, criar uma nova cobrança ou alterar uma existente marcando o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento".


Ainda no aplicativo Integrado em: Utilitários / Manutenção de Usuários liberar os seguintes níveis de acesso:

4.19.10 - Troca de Mercadoria Balcão/Orçamento;

4.19.10.001 - Incluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.002 - Excluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.003 - Aplicar lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.004 - Cancelar inclusão lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.005 - Alterar mercadoria para realização da troca;


Com as configurações acima realizadas, no aplicativo Balcão ou Orçamento, após incluir todos os itens da venda, através do atalho "ALT + F" escolher a cobrança com o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" marcado e ao teclar [ENTER] será aberta a tela "[1613] FACILITE - Troca de Mercadoria" nessa tela haverá os seguintes campos:


Produto - Nesse campo deverá ser inserido o código de barras do produto que será trocado. Caso queria alterar o campo "Quantidade" poderá ser digitado o valor e teclando [*] (Asterisco) esse valor será inserido automaticamente no campo "Quantidade". Esse campo é obrigatório e poderá ser pesquisado através do atalho [F2] ou clicando no botão de pesquisa.


Quantidade - Nesse campo deverá ser inserida a quantidade do produto em questão que será trocado. Por padrão sempre que colocar um código de barras de um produto válido esse campo será preenchido com o valor 1 (Um), para alterar o mesmo deverá navegar até o campo ou digitando um valor no campo "Produto" e teclando [*] (Asterisco). Esse campo é obrigatório.


Valor Unitário - Esse campo será preenchido automaticamente com base no produto e no cliente, se a venda for para um cliente do tipo "Varejo" será preenchido com o campo "Vlr Vista" do grupo de "Valores de Varejo", caso o cliente seja do tipo "Atacado" será preenchido com base no campo "Valor Vista" do grupo de "Valores de Atacado" ambos do cadastro de produto. Esse campo poderá ser editado e será obrigatório.


Valor Total - Esse campo será calculado automaticamente com base nos campos "Quantidade" e "Valor Unitário". Esse campo não poderá ser editado.


Pedido Original - Esse campo poderá ser preenchido com o número do pedido original que gerou a troca, respeitando a máscara de 6 caracteres numéricos. Esse campo é de preenchimento opcional.


Número do Documento Fiscal - Esse campo poderá ser preenchido com o número do documento fiscal (Número da NFC-e ou número do CF-e-SAT, dependendo da configuração do cliente) original que gerou a troca, respeitando a máscara de 6 caracteres numéricos. Esse campo é de preenchimento opcional.


Após lançar todos os produtos que farão parte da troca, para finalizar poderá clicar no botão "[F10] Aplicar" ou através do atalho [F10]. Para sair sem realizar nenhuma ação clicar no botão "[ESC] Cancelar" ou através do atalho [ESC].


Obs.: Caso ainda haja saldo em aberto e o cliente escolher a mesma cobrança novamente, será excluída a troca e abrirá a tela para lançar uma nova. Este processo ocorrerá somente se o último recebimento da venda seja com a cobrança configurada com a troca. Caso o usuário do sistema realize uma troca, depois um recebimento parcial com outra cobrança que não seja a configurada com troca e, posteriormente, tentar realizar outro recebimento com troca, o sistema não permitirá, sendo necessário o cancelamento do cupom.


Ao retornar para o balcão com a devida troca realizada, será lançado um vencimento para a cobrança escolhida e com o valor total da troca, esse valor será abatido do valor total da compra.


Nesse caso poderá haver 3 (três) situações de troca:


- O valor do produto vendido ser maior que o produto devolvido. Nesse caso, ao voltar para o balcão será lançado o valor total da troca e ficará um saldo na tela, aguardando o usuário finalizar da forma apropriada (DINHEIRO, CARTÃO, CONTA, etc);


- O valor do produto vendido ser igual ao produto devolvido. Nesse caso, o pedido será finalizado com a cobrança de troca, continuando o processo normalmente e emitindo o documento fiscal caso desejar.


- O valor do produto vendido ser menor que o valor do produto devolvido. Nesse caso haverá um saldo (Crédito) que será trabalhado de duas formas distintas:


- Haverá empresas que não devolverão troco para o cliente quando houver saldo nessa operação. Nesse caso, será necessário habilitar o campo "Habilita Contra-Vale" no cadastro de Cobrança. Uma vez habilitado, ao finalizar a venda, o sistema irá gerar um contra-vale e imprimirá com o valor do saldo. Esse valor poderá ser utilizado para futuras compras do cliente;


- Haverá outras empresas que devolverão o troco para o cliente. Nesse caso, será necessário informar uma Cobrança, geralmente Dinheiro, no campo "Cobrança para Troco" no cadastro de cobranças. Uma vez habilitado, ao finalizar a venda, o sistema irá gerar um registro no contas a receber para ajuste do valor de caixa e fará o fechamento normalmente, mostrando esse valor como troco. Caso o valor da troca seja menor que o valor da compra após confirmar a troca na tela, o sistema irá dar uma mensagem informando que não será possível finalizar o pedido com saldo em aberto para o pedido e irá cancelar a troca, neste momento o usuário deverá refazer a troca selecionando outro tipo de cobrança de troca.


Caso a empresa opte por trabalhar com troco e sem troco, deverá ser criada duas cobranças distintas, exemplo: "Troca C/Troco" e "Troca S/Troco", ambas com a opção "Habilita Troca no Balcão/Orçamento" marcada. Poderá também ser cadastra uma cobrança chamada "Troca Simples", sem marcar os parâmetros de "Habilita Contra-Vale" e "Cobrança para Troco", onde o usuário poderá utilizar em trocas que não irão possuir troco.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado em: Utilitários / Manutenção de Usuários liberar os seguintes níveis de acesso:

4.19.10 - Troca de Mercadoria Balcão/Orçamento;

4.19.10.001 - Incluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.002 - Excluir mercadoria para realização da troca;

4.19.10.003 - Aplicar lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.004 - Cancelar inclusão lista de mercadorias para realização da troca;

4.19.10.005 - Alterar mercadoria para realização da troca;


No aplicativo Integrado em: Cadastros / Tabelas / Cadastro de Cobranças:

- Criar uma nova cobrança ou alterar uma existente marcando o campo "Habilita Troca no Balcão/Orçamento".

- Caso o cliente queria que saia contra-vale quanto tiver troco, deverá marcar o campo "Habilita Contra-Vale".

- Caso o cliente queira que ao finalizar com a cobrança de troca o troco seja dado em Dinheiro, deverá selecionar o opção Dinheiro no campo "Cobrança para Troco". Nesse caso a troca deverá ser maior do que a venda.

 

Processo para trabalhar com mais de 1 caixa na Comanda - NT 0010-2017

Resumo da Nota
Foi criado um processo para que o aplicativo Comanda, possa trabalhar com mais de 1 caixa na comanda em terminais diferentes.


Descrição
I-) Configurar os parâmetros envolvidos no processo.

II-) Após configurado, ao abrir o aplicativo Comanda na tela inicial, no campo "Caixa", irá mostrar a númeração de acordo com o que foi definido no ConfigECF.

Exemplo: Definiu o PDV igual a 1, no campo caixa irá aparecer 101 a 109. Desta forma o usuário poderá ter mais de um terminal para finalização de comandas, porém cada terminal deverá ter uma identificação diferente para o mesmo. Se possuir dois terminais para finalização, deverá possuir o caixa 101 e 201.

III-) No aplicativo Comanda, com as configurações acima devidamente parametrizadas, o usuário poderá finalizar a mesma comanda parcialmente em terminais diferentes. Segue o exemplo: Comanda 000001 com o valor total de R$ 100,00, uma parte é finalizada no caixa 101 no valor de R$ 50,00, restando R$ 50,00 para ser pago, porém continua sendo consumido na mesma comanda totalizando um valor de R$ 65,00, ao finalizar o cliente vai em outro caixa, o 201, e quer finalizar o restante da comanda, neste momento é pago o valor de R$ 65,00 no caixa 201.

- No Fechamento de caixa, foi criado um novo totalizador para demonstrar os valores do caixa, com uma nova linha chamada "Valor pago em outros caixa". Nesta linha o sistema irá demonstrar caso exista uma comanda finalizada parcialmente em caixas diferentes, para que o valor final do caixa possa bater. Baseado no exemplo acima o fechamento de caixa iria sair da seguinte maneira:

- Caixa 101 - Valor em caixa: 50,00.
Total de produtos: 115,00.
Total pago em outros caixa: -65,00
Total líquido: 50,00.

- Caixa 201 - Valor em caixa: 65,00.
Total de produtos: 115,00.
Total pago em outros caixa: -50,00.
Total líquido: 65,00.

*Este é um exemplo para demonstrar a lógica que foi utilizada no caixa, porém no fechamento irá sair mais informações do que a descrita neste exemplo.

IV-) Nos relatórios personalizados - "Relatórios de comandas resumidas com Taxa " e "Relatório de resumo diário de vendas" foi feito o mesmo tratamento acima, inserindo uma nova coluna chamada "Vl.O.Cx" que significa "Valor pago em outros caixas", para que o valor total do caixa selecionado bata corretamente.

V-) No módulo Comanda - Relatórios - Relatório de Resumo diário de vendas, foi feito o mesmo tratamento do item IV.

VI-) No teclado Will Tech (e demais teclados compatíveis com o mesmo protocolo), foi criado um novo menu para que o usuário possa informa o caixa em que ele irá trabalhar. Após informar o usuário e senha, o sistema irá mostrar a mensagem: "INFORME O CAIXA", após digitar o número do caixa corretamente, e se ele estiver aberto, o sistema irá continuar o processo da comanda no Teclado normalmente.


Parâmetros Envolvidos
No INTEGRADO - Utilitários - Parâmetros do Sistema - Parâmetros Gerais:

I-) 4.18.060 - PERMITE ABRIR MAIS QUE 1 CAIXA NO BALCÃO/COMANDA - Sim;

II-) 4.18.176 - HABILITA TRATAMENTO DE CAIXA NA COMANDA - Sim;

III-) 4.18.397 - MODELO FECHAMENTO CAIXA COMANDA - Padrão ou Padrão2

III-) No aplicativo CONFIGECF, na aba Comanda:

- No campo "Identificação do PDV" selecionar o número que será a identificação do caixa.


Produtos com Grade - NT 0011-2016

Resumo da Nota
Foram desenvolvidas novas funcionalidades relacionadas a produtos com grade.

 

Descrição
Foram desenvolvidas novas funcionalidades relacionadas a produtos com grade, possibilitando a alteração de estoque (relacionado a grade) direto pelo cadastro de produto, consultar o tipo do produto (Grade Sim/Não) e o próprio estoque na linha do produto (físico, livre e consignado).

1. Para alterar o estoque de um determinado produto com grade direto no cadastro do produto, basta entrar na paleta Grade, selecionar a grade desejada dando um duplo clique sobre a mesma, e, no campo Est. Atual, informar o valor que deseja manter no estoque. Após esse procedimento, através do botão Gravar que fica nessa paleta, na parte de baixo, salve as alterações realizadas.

2. Na Consulta de Produtos Parametrizada, foram incluídos os campos Trata Grade (Sim/Não), Estoque Físico, Estoque Consignado e Estoque Livre, possibilitando visualizar esses dados na própria linha do produto.

 

Parâmetros Envolvidos
1. Para alterar o estoque do produto pelo próprio cadastro, é necessário alterar o parâmetro '4.18.444 - ALTERA ESTOQUE PELO CADASTRO DE PRODUTOS' para 'Sim', através do Menu Utilitários / Parâmetros do Sistema / Paleta Parâmetros Gerais;

2. Para adicionar os novos campos na consulta de produtos parametrizada, é necessário adicioná-los através do menu Utilitários / Configurar Consultas / Produtos. Lembrando que a configuração deve ser feita para todos os usuários que necessitarem desses campos.


Produtos em Promoção - NT 0031-2015

Resumo da Nota
Implementação de novos filtros na paleta Parâmetros para Promoção do Módulo de Produtos em Promoção e tratamento de Promoção em outra Filial.


Descrição
No Módulo de Produtos em Promoção (Menu Preços / Produtos em Promoção), na paleta Parâmetros de Promoção, foram implementados as seguintes melhorias:

I - Implementação de novos filtros
Foram implementados os filtros de Classe, Fabricante, Localização e Marca, além dos filtros de Grupo e Subgrupo já existentes nessa paleta. Todos os filtros são opcionais, sendo possível fazer a combinação entre eles, conforme necessidade;

II - Promoção em outras Filiais
Caso o parâmetro '4.18.329 - REPLICA PRODUTO PARA TODAS EMPRESAS' possua o valor diferente de 'Não', o sistema irá perguntar ao usuário se deseja replicar as promoções aplicadas às demais filiais. Caso opte por 'Sim', a promoção será atualizada nas demais filiais, de acordo com os filtros selecionados no ítem anterior;


Parâmetros Envolvidos
Não há parâmetros envolvidos além do '4.18.329' já mencionado.


Promoções rejeitadas Scanntech - NT 0069 - 2023

Resumo da Nota Técnica

Ajuste no envio de carga das promoções Scanntech para os PDVs.

Detalhes da Nota Técnica

É possível monitorar as promoções disponibilizadas pela Scanntech através do portal da empresa. As promoções podem ser aprovadas ou rejeitadas e, através do aplicativo Monitor_PDVScanntech as promoções são consultadas conforme o tempo configurado.


Quando uma promoção é rejeitada no portal da Scanntech, a mesma pode levar até 30 minutos para ficar indisponível na lista de promoções importadas pelos sistemas Facilite. Se houver a necessidade emergencial de desativar uma promoção nos sistemas Facilite é recomendado inativá-la através do aplicativo Facilite.


Foi realizada uma análise no processo de carga das regras de desconto para os PDVs. Em alguns casos, a regra de desconto condicional excluída no servidor não estava sendo excluída corretamente nos PDVs. Os devidos ajustes foram aplicados.


Questões
======================================================================

1) Qual é o parâmetro que habilita a integração com a Scanntech?

   a) 4.18.650 - AGRUPA LANCTOS. NA INTEGRAÇÃO BANCOS;

   b) 4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO FACILITE CLOUD;

   c) 4.18.720 - MONITORA INTEGRAÇÃO COM SCANTECH;

   d) 4.18.565 - TRATA LIMITE DE CRÉDITO INTEGRANDO FILIAIS;

2) Qual é o nome do aplicativo responsável por realizar consulta de promoções disponíveis na Scanntech?

   a) Monitor_PDVScanntech;

   b) MonitorPDVFacilite;

   c) Monitor_WebTask;

   d) Monitor_WillTech;

3) Quando uma promoção é rejeitada no portal Scanntech, qual é o tempo limite para a mesma ficar indisponível?

   a) 3 dias;

   b) 3 minutos;

   c) 30 dias;

   d) 30 minutos.


Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar o seguinte parâmetro:

4.18.720 - MONITORA INTEGRAÇÃO COM SCANTECH

Este parâmetro indica se haverá integração de promoções e vendas com a Scanntech. Ele pode ter os valores "Não", "Sim, MEI" ou "Sim, Outras Empresas". Para que esta melhoria possa ser utilizada é necessário que o parâmetro esteja com valor "Sim, MEI" ou "Sim, Outras Empresas".