quinta, 28 Mar 2024, 21:55
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Glossário: Ocorrência Técnica
I

Ignorar descrição do código de barras e código de fábrica na importação de XML - OT 078/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 15/05/2023
Número da OT....: 000078
Documentação...: David Guimarães
Homologação.....: Guilherme Nais

OCORRÊNCIA
Ignorar descrição do código de barras e código de fábrica na importação de XML

SOLUÇÃO
Comércio Integrado --> Utilitários --> Parâmetros do Sistema --> Parâmetros Gerais: 4.18.454 - RELACIONA COD. BARRAS E DESCRIÇÃO NA IMPORTAÇÃO XML = "Não"

Ignorar Impressão da Produção - OT 102/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 13/07/2023
Número da OT....: 102/23
Documentação...: Fabio de Souza Vicente
Homologação.....: Douglas Willian Dias

OCORRÊNCIA

Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar como é feito para ignorar a impressão da produção na tela de Localização.

Comércio Integrado --> Cadastro --> Tabelas --> Tabelas Genéricas (Figura 1).


Figura 1

Localizar a aba Localização (Figura 2).


Figura 2

Marcar o campo "Ignorar Impressão de Produção" (Figura 3).


Figura 3

Imagem Logotipo no Balcão - OT 002/18

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 22/01/2018
Número da OT....: 000002
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Alan Leônidas da Silva

OCORRÊNCIA
Demonstrar a configuração a ser realizada para que no aplicativo Venda Balcão apareça o Logotipo da empresa  (Figura 01) e também na área de trabalho do aplicativo Integrado - FACILITE Comércio (Figura 01.1).



Figura 01.1

SOLUÇÃO
O caminho onde os arquivos do FACILITE ficam salvos no computador seguem por padrão a unidade do Windows, que pode ser por exemplo C:,D:...Depois da unidade vem a pasta Sinco e por fim Integrado. Exemplo: (C:\Sinco\Integrado). Importante saber disso porque é nessa pasta Integrado que fica salvo a imagem que é apresentada no aplicativo Venda Balcão. É obrigatório que o nome do arquivo seja logobalcao e a extensão do arquivo seja JPEG (Figura 02).

 

Para o logo da empresa aparecer na área de trabalho do Integrado (FACILITE - Comércio), salve a imagem desejada em formado BMP (Bitmap) dentro do caminho padrão Exemplo: (C:\Sinco\Integrado). Neste caso o nome do arquivo não é obrigatório, podendo ser usado qualquer um. Vá até o menu Cadastros > Cadastro de Empresa e no campo Caminho para o Logotipo da Empresa selecione a imagem desejada (Figura 02.1).


Figura 02.1

Após selecionar a imagem e gravar o cadastro de empresa, se a imagem não atualizar, saia do sistema e entre novamente ou selecione a empresa novamente com a tecla F11 (Figura 03).


Figura 03


Importando a tabela ANP - OT 048/22

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 06/10/2022
Número da OT....: 048/22
Documentação...: Gabriela Fernanda Nicoleti
Homologação.....: David Guimaraes 

OCORRÊNCIA
Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar como é feito a importação da tabela ANP.

SOLUÇÃO
Dentro da pasta do sistema, abra um aplicativo chamado "Importacao.exe"


Imagem 1 

- Menu: Atualizações --> Importação Tabela ANP


Imagem 2 

OBS: É necessário solicitar a planilha para o escritório do cliente para poder realizar a importação.

Importar Novos Relatórios Fast - OT 103/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 13/07/2023
Número da OT....: 103/23
Documentação...: Fabio de Souza Vicente
Homologação.....: Douglas Willian Dias

OCORRÊNCIA

Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar como é feito para importar novos Relatórios Fast no sistema.

SOLUÇÃO

Importar Novos Relatórios Fast 

Realize uma cópia do arquivo FACILITE.FDB do cliente por segurança (Figura 1).


Figura 1

Coloque o "FACILITE.FDB" que possui o relatório já configurado na área de trabalho do cliente (Figura 2).


Figura 2

Dentro da pasta do sistema, abra um aplicativo chamado "Importacao.exe" (Figura 3).


Figura 3

Entre no menu: Atualizações --> Importação de Tabelas FIREBIRD-Facilite (Figura 4).


Figura 4

No canto esquerdo, você tem que "MARCAR" todas as tabelas que serão importadas para o novo banco (Figura 5).


Figura 5

Tabelas para MARCAR: 

  • MENURELATORIO
  • RELATORIOS
  • RELATORIOSACESSO
  • RELATORIOSQLPARAM
  • RELATORIOSQLPARAMCAMPOS
Após selecionar todos os campos, na parte superior você precisa selecionar o BANCO DE DADOS que está na ÁREA DE TRABALHO (Figura 6).


Figura 6

Após selecionar o BANCO, marque o campo "REGISTRAR APENAS OS QUE NÃO EXISTEM" depois clique no botão para executar: (Figura 7).


Figura 7

Após concluir a importação é só passar a permissão para o usuário poder acessar o novo relatório:

Comércio Integrado --> Utilitários --> Gerenciamento de Relatórios --> Gerenciar Permissões dos Relatórios Fast --> Selecione o usuário e clique em "Adicionar Permissão para Todos os Relatórios Fast". (Figura 8)


Figura 8

OBSERVAÇÃO: 

Caso o sistema esteja instalado em outro DISCO que seja diferente do C, é necessário realizar um ajuste.

Comércio Integrado --> Utilitários --> Gerenciamento de Relatórios --> Gerenciar Permissões dos Relatórios Fast --> Utilitários --> "Atualizar Caminho dos Relatórios", altere o "DISCO" para o correto e depois grave. (Figuras 9).


Figura 9

Nesse exemplo o sistema fica instalado no DISCO D (Figura 10).


Figura 10

Importar tabela "Produto" de um Banco de Dados para outro - OT 120/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 04/08/2023
Número da OT....: 120/23
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Gabriela Fernanda Nicoleti

PROCEDIMENTO:
1º Realize uma cópia dos dois arquivos .FDB por segurança.
2º Coloque o "FACILITE.FDB" que tem os dados na área de trabalho do cliente.
3º Coloque o "FACILITE.FDB" que irá receber a importação dentro da pasta do sistema.

- Execute o comando no ÚTIL (unidade\Sinco\Integrado\Util.exe) > SQL:
delete from produto

- Dentro da pasta do sistema, abra um aplicativo chamado "Importacao.exe":

.
(Imagem1)

- Entre no menu: Atualizações > Importação de Tabela FIREBIRD-Facilite.

.
(Imagem2)

- No canto esquerdo,  "MARCAR" todas as tabelas que serão importadas para o novo banco:

.
(Imagem3)

Tabelas para MARCAR:
PRODUTO
GRUPO
SGRUPO
CLASFIS
CLASSE
DEPTFIS
SITTRIB
NATOPER
UNIDADE
FORNECE
PRODUTOG
GRADEG
CORG
MARCA
LOCAL

- Após selecionar todos os campos, na parte superior, selecione o BANCO DE DADOS que está na ÁREA DE TRABALHO com os dados que irá copiar:

.
(Imagem4)

- Após selecionar o BANCO, marque o campo "APAGAR ANTES DE IMPORTAR" depois clique no botão para executar:

.
(Imagem5)

- Execute esse comando no ÚTIL > SQL:
select * from produto order by pro_codigo desc

- O primeiro código que aparecer no topo, é o número do último produto cadastrado, esse número precisa informar no cadastro de empresa.

.
(Imagem6)

.
(Imagem7)

Impressão da confissão de dívida em uma venda à prazo. - OT 003/17

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 17/04/2017
Número da OT....: 000003
Documentação....: Mauro Celso Mangerona Stivam
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Ao finalizar a venda será impresso junto com o CF-e-SAT ou pedido a confissão de dívida.

SOLUÇÃO
É necessário verificar algumas informações no cadastro de Cobranças através do seguinte caminho: Menu Cadastros –> Tabelas –> Cadastro de Cobrança. A cobrança que for utilizada na finalização da venda deve estar Tipo ‘Prazo’ e marcado a opção ‘CUPOM VINCULADO’ (Figura 01).

 

Figura 01

Além da configuração no cadastro de cobrança, para que seja impresso a confissão de dívida há um parâmetro que precisa estar habilitado no sistema através do Menu Utilitários –> Parâmetros do Sistema –> Paleta Parâmetros Gerais (Figura 02).

  

Figura 02

Nessa tela procure pelo seguinte parâmetro: Código 4.18.107 - IMPRIME CONFISSÃO DE DÍVIDA NO PED CUPOM - deve estar com o Status Sim. Se esse parâmetro estiver habilitado e as configurações no cadastro de cobrança estiverem conforme citado nesse documento, a confissão de dívida será impressa.

 

CONFIGURAÇÕES ADICIONAIS
1-) Caso precise incluir os produtos que fazem parte dessa venda na impressão da confissão de dívida, é necessário verificar o seguinte parâmetro: Código 4.18.316 - IMPRIME PRODUTO NO RECONHECIMENTO DIVIDA - deve estar com o Status Sim.

2-) Existe também a possibilidade de ser impresso o vencimento na confissão de dívida, mas é preciso verificar o seguinte parâmetro: Código 4.18.518 - IMPRIME VENCIMENTO NO RECONHECIMENTO DE DÍVIDA - deve estar com o Status Sim.


IMPORTANTE
1-) Se for uma confissão de dívida impressa após o CF-e-SAT e no aplicativo CONFIG ECF, no ‘Passo 3 de 6’, o campo ‘Tipo de impressora’ estiver configurado como Genérica, será preciso informar no campo ‘Porta ou caminho da Impressora’ o caminho de impressão (Figura 03).

 

Figura 03

2-) Nos aplicativos Balcao e Balcaop se configurado os parâmetros citados nesse documento, será impresso juntamente com a confissão de dívida, os produtos e vencimentos.

3-) No aplicativo Orçamento se configurado os parâmetros citados nesse documento, será impresso juntamente com a confissão de dívida apenas os vencimentos, os produtos não serão impressos.

4-) No aplicativo Comandas se configurado os Parâmetros citados nesse documento, será impresso juntamente com a confissão de dívida apenas os vencimentos, os produtos não serão impressos. Mas se for impresso o CF-e-SAT, a confissão de dívida sairá com produtos e vencimentos.


Inserir Logotipo da empresa na Nota Fiscal - OT 133/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 06/09/2023
Número da OT....: 133/23
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Gabriela Fernanda Nicoleti

OCORRÊNCIA:
No aplicativo Integrado/Comércio, menu "Operações" , aba "Notas Fiscais" , opção "Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

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(Imagem1)

Clique em Configurações (Certificado - Danfe - Ambiente)

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(Imagem2)

Em seguinda clique em "Configurações de Danfe"

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(Imagem3)

Para que a imagem do logotipo apareça na nota fiscal, o campo "Caminho Logo Marca" precisa estar preenchido com o caminho do local onde a imagem está localizada. Caso esse campo não esteja preenchido, não irá aparecer imagem nenhuma.

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(Imagem4)

Se caso a imagem que está preenchido no campo não for o logotipo da empresa, precisamos ver onde essa imagem está localizada, é possível que essa localização esteja cadastrada no cadastro da empresa, para ver isso precisa ir em "Cadastros" e depois na aba "Empresas".

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(Imagem5)

No campo "Caminho para o Logotipo da Empresa", precisa verificar se está preenchido com a imagem do logo.

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(Imagem6)

Copie o caminho da imagem do cadastro da empresa e cole no caminho da Configuração de Danfe para aparecer o logotipo na nota fiscal.

.
(Imagem7)

Para validar, clique em salvar e depois é só reimprimir uma nota fiscal. Na tela das notas escolha uma e clique no botão "Reimpressão de NFe".

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(Imagem8)

Ao clicar no botão, a nota irá aparecer com o logotipo, todas as imagens tem que estar salvas em arquivos .BMP

.
(Imagem9)


Instalação do Anydesk em Dispositivos Móveis - OT 129/23

Setor........: Departamento de Suporte
Data.........: 25/08/2023
Número da OT.: 129/23
Documentação.: Fabio de Souza Vicente
Homologação..: Douglas Willian Dias

OCORRÊNCIA:
Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar o passo a passo para instalação e configuração do aplicativo Anydesk com o intuito de auxiliarmos nossos clientes e revendas a instalarem nos dispositivos móveis.

Nessa ocorrência técnica, vamos utilizar como exemplo um Tablet Samsung A8, entretanto, o tutorial é o mesmo para outros dispositivos Android.

SOLUÇÃO

1 - INSTALAÇÃO

Acesse a PLAY STORE, localizado no dispositivo móvel, busque por ANYDESK, selecione a opção INSTALAR e aguarde a instalação ser concluída. (Figura 1).


Figura 1

Após a instalação localize o aplicativo ANYDESK através do ícone no dispositivo móvel (FIgura 2).


Figura 2

Com a instalação concluída, prosseguir para o próximo passo de configuração.

2 - CONFIGURAÇÃO

Ao abrir o aplicativo ANYDESK pela primeira vez, será necessário também instalar o plugin de acesso: PLUGINAD (Figura 3).


Figura 3

Selecionando a opção ‘’OK’’ será direcionado para a página da Play Store novamente para baixar o plugin. Novamente selecione a opção ‘’INSTALAR’’ e aguarde a instalação do plugin. (Figura 4).


Figura 4

Após a instalação, voltar no aplicativo ANYDESK, onde será apresentado o aviso para ativar o plugin. Basta clicar na opção ‘’Agree’’ e será aberto a tela de configuração  (Figura 5).


Figura 5

No menu Acessibilidade, opção ‘’Aplicativos instalados’’ (Figura 6), selecionar a opção “Anydesk Control Service AD1” (Figura 7).


Figura 6


Figura 7

Obs: Caso não apareça o menu ‘’Aplicativos instalados’’ basta localizar o Aplicativo Anydesk no dispositivo.

Em seguida, ativar a opção “Anydesk Control Service AD1”, habilitando no botão virtual (Figura 8).


Figura 8

Feito as devidas configurações o Anydesk já está pronto para uso. Basta compartilhar o endereço para conexão (Figura 9), e aceitar a conexão remota com o perfil FULL ACCESS (Figura 10).


Figura 9


Figura 10

Instalação impressora térmica tectoy Q4 – OT 095/23

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 17/05/2023
Número da OT....: 095
Documentação....: Guilherme Risso Nais
Homologação.....: Amanda Belo de Oliveira

OCORRÊNCIA
Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar como efetuar a instalação da impressora térmica tectoy Q4 via cabo de rede e também via cabo USB.

PROCEDIMENTO

1. INSTALAÇÃO VIA CABO DE REDE
Conecte a impressora ao cabo de rede e ligue a fonte de alimentação.

Com a impressora ligada, clique no driver da impressora, deve-se clicar no ícone “Printer testv5.2c_220521.2”. Conforme figura 1.

Figura 1

Vai abrir uma janela, só clicar em “OK”. Conforme figura 2.

Figura 2

Na janela a seguir, confirme se a opção “Net” está selecionada, após isso, clique em “Nettool”. Conforme figura 3.

Figura 3

Para localizar a impressora na rede, clique em “Search printers”, automaticamente a impressora e seus dados irá aparecer logo acima, na guia lateral tem as informações, em “Ip add(new)”, altere para o IP desejado, “Gateway” deixe como o da rede em que será instalada. Conforme figura 4.

OBS: Feito o processo da escolha do IP e GATEWAY, altere a opção “Net dhcp” para OFF, pois assim a impressora ficará com o IP FIXO.

Figura 4

Agora é só clicar em “Setting”, a impressora vai emitir um bip, confirmando que seu IP foi alterado com sucesso.

Agora vá em painel de controle --> dispositivos e impressoras, clique em “Adicionar uma impressora”. Conforme figura 5.

Figura 5

Clique em “A impressora que desejo não está na lista”, vai abrir uma janela. Conforme figura 6.

Figura 6

Clique em “Adicionar uma impressora usando um endereço tcp/ip ou nome de host “ e em seguida  clique em “Avançar”.  Conforme figura 7.

Figura 7

Na janela a seguir no campo "Tipo de dispositivo" selecionar a opção "Detecção automática", nos campos "Nome do host ou endereço IP" e "Nome da porta" informar o endereço IP que foi definido anteriormente para a impressora. Em seguida clique no botão “Avançar”. Conforme a figura 8.

Figura 8

Aguarde até o final da detecção da porta. Conforme Figura 9.

Figura 9

Após terminar de detectar a porta vai abrir uma janela, procure pela fabricante "Generic" e na aba "Impressoras" selecione "Generic / Text Only" em seguida clique no botão “Avançar”. Conforme figura 10.

Figura 10

Deixe marcada a opção “Usar driver já instalado (recomendavel)” e clique no botão “Avançar”. Conforme figura 11.

Figura 11

Nas telas seguintes clique no botão Avançar” até chegar a tela onde aparece “Você adicionou Generic /  Text Only com êxito ”, clique no botão “Concluir”. Conforme figura 12.

Figura 12

Agora vá em Painel de controle --> Dispositivos e impressoras, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora adicionada com nome “GENERIC/TEXT ONLY” na opção “Propriedades da impressora”. Conforme figura 13.

Figura 13

Na tela que abrir vá até a aba “Avançado” e no campo “Drive” selecione “Impressora Q4”, após isso clique no botão “Aplicar” e em seguida no botão “Ok”. Conforme a figura 14.

Figura 14

Volte ao Painel de controle -->  "Dispositivos e impressoras" e verifique se a impressora mudou para o nome “Impressora Q4”. Se caso tiver com o nome “Impressora Q4” quer dizer que a impressora esta ok e pronta para uso.

2. INSTALAÇÃO VIA CABO USB

Conecte a impressora ao cabo USB e ao computador e ligue a fonte de alimentação.

Com a impressora ligada, clique no driver da impressora, deve-se clicar no ícone “IMPRESSORA Q4 V8.11.22.0503”. Conforme figura 15.

Figura 15

Ao abrir o programa da impressora, ele automaticamente irá reconhecer o sistema operacional e a porta USB em que a impressora está conectada, feito isso, clique em “Instalar”. Conforme figura 16.

Figura 16

Ao concluir a instalação da impressora, irá aparecer uma mensagem na tela confirmando a instalação e a porta USB instalada. Conforme figura 17.

Figura 17

Pronto, agora vá em Painel de controle --> "Dispositivos e impressoras" e verifique se apareceu “Impressora Q4”. Se caso tiver aparecido a impressora com o nome “Impressora Q4” quer dizer que a impressora está ok e pronta para uso.


Instanciar 2 serviços do firebird na mesma maquina - OT 053/22

Setor...........: Departamento de Suporte
Data
............: 07/11/2022
Número da OT
....: 053
Documentação
....: Guilherme Risso Nais
Homologação.....:
João Renato Pires de Almeida

OCORRÊNCIA
Essa ocorrência técnica tem como objetivo orientar passo a passo de como instanciar 2 serviços do firebird na mesma máquina.

PROCEDIMENTO
Obs: Se caso for rodar 2 firebird 2.5 na mesma máquina será preciso renomear a pasta copiada no passo 1 dessa ocorrência "Firebird_2_5" para "Firebird_2_5_Facilite" e na parte de instanciar o serviço que é o passo 3 mudar no comando de "instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5" para "Firebird_2_5_facilite."

1. INSTALANDO O FIREBIRD
O primeiro passo é fazer uma cópia da pasta do firebird 2.5 de sua máquina para a máquina do cliente. Se caso não tiver o firebird instalado em sua máquina faça o download  através do seguinte link:

https://www.tdpinformatica.com.br/Download/Utilitarios/Firebird-2.5.8.27089_0_x64.exe

A pasta do firebird fica localizada no diretório "C:\Program Files (x86)\Firebird".

Copie a pasta Firebird_2_5 de sua máquina para a máquina do cliente colocando no mesmo diretório em que se encontra na sua máquina.

2. ALTERANDO A PORTA
Após ter copiado a pasta entre nela e copie o arquivo "Firebird.conf" para a área de trabalho.

Abra o arquivo "Firebird.conf" que foi copiado. Conforme Figura 1.

Figura 1

Pressione CTRL+F e localize o texto "#RemoteServicePort = 3050".

Altere onde está “3050” para “3054” e retire a “#” do início da linha e também da linha de cima. Deve ficar igual está na figura 2.

Figura 2

Após isso clique em arquivo --> Salvar. Conforme Figura 3.

Figura 3

Copie o arquivo que foi salvo na área de trabalho para a pasta do firebird_2_5 e clique para substituir o arquivo.

3. INSTANCIANDO O SERVIÇO
Abra o CMD executando como Administrador. Conforme Figura 4.

Figura 4

Navegue até o diretório da pasta BIN do firebird_2_5 utilizando o seguinte comando:

CD C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\bin

Após isso execute o comando:

instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_5

Se caso retornar "successfully created" conforme a figura 5 podemos prosseguir, caso retornar erro rode o comando abaixo:

instsvc i -s -g -name "Firebird 2.5"

Figura 5

4. COLOCANDO O SERVIÇO PARA INICIAR COM O WINDOWS
Pressione a tecla "Windows+R" e digite "Services.msc".

Localize os serviços que foram instanciados anteriormente que são "FirebirdGuardianFirebird_2_5" e "FirebirdServerFirebird_2_5".

Primeiro iremos desativar o Guardian, para isso clique com o botão direito do mouse no "FirebirdGuardianFirebird_2_5" --> Propriedades --> Campo "Tipo de Inicialização" = Desativado. Conforme figura 6.

Figura 6

Agora no serviço "FirebirdServerFirebird_2_5" --> Propriedades --> Campo "Tipo de Inicialização" = Automático. Conforme figura 7.

Figura 7

Após isso inicie o serviço do "FirebirdServerFirebird_2_5". Conforme Figura 8.

Figura 8

5. CONFIGURANDO NO SISTEMA
Abra o aplicativo UTIL --> Configurações de Rede.

No campo "Computador" se caso for o servidor coloque localhost/3054 e clique no botão "Gravar parâmetros".

Se caso for estação coloque o nome da maquina/3054 (Exemplo: SERVIDOR/3054).

obs: se caso for estação será necessário preencher o campo "Caminho do servidor de aplicativos" com o caminho de onde está instalado o sistema no servidor. (exemplo: \\SERVIDOR\C\SINCO\INTEGRADO).

A mesma coisa deve ser feita no aplicativo UTILBANCOS que se encontra na pasta Bancos no diretório raiz do sistema.

Feito isso após terminar é só tentar abrir o sistema.




























Inutilização de Faixa de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - OT 012/17

Setor...........: Departamento de Suporte
Data............: 25/05/2017
Número da OT....: 000012
Documentação....: Maicon Pauro
Homologação.....: Bruno Moreira da Silva

OCORRÊNCIA
Inutilizar Faixa de NF-e - Nota Fiscal Eletrônica.

CAUSA
Numeração de Nota Fiscal Eletrônica não utilizada.

SOLUÇÃO
Para Inutilizar uma Faixa de Numeração de NFe é preciso ir até o Menu Operações -> Notas Fiscais -> Nota Fiscal Eletrônica(NF-e) (Figura 1).


Figura 1


Nessa tela clique sobre o botão Inutilização de Faixa, não é necessário pesquisar nenhuma faixa (Figura2).


Figura 2


Na sequência será aberta a tela onde deverá ser inserido algumas informações para o processo (Figura 4).


Figura 4


Para preencher os campos necessários para inutilizar a faixa de numeração siga os passos abaixo:

  1. No campo Ano, informe o ano vigente.
  2. No campo Modelo digite “55”.
  3. No campo Série digite a série de emissão de NF-e que a empresa se encontra, por exemplo “001”.
  4. Nos campos Número Inicial e Número Final deve ser informado o intervalo de numeração que deseja inutilizar caso seja várias faixas de numerações, agora se for uma única faixa basta inserir o mesmo número nos dois campos.
  5. No campo Justificativa insira uma justificativa/motivo da inutilização, com no mínimo 15 caracteres.
  6. Feito isso clique sobre o botão Inutilizar Faixa de Numeração.

 

A Figura 5 está demonstrando a tela de inutilização com preenchimento de exemplo.


Figura 5


Por fim, caso o escritório contábil precise, anote o número de protocolo que será retornado pelo Sefaz (Figura 6).


Figura 6