quinta-feira, 31 out. 2024, 21:09
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Glossário: Ocorrência Técnica
B

Baixando conta (Documento) de cliente no Contas a Receber (pelo aplicativo Integrado) - OT 025/22

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 10/08/2022
Número da OT....: 025/22
Documentação...: Douglas Willian Dias
Homologação.....: Evelin Locatelli Almeida


OCORRÊNCIA
Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar como fazer a baixa de um vencimento (documento) do cliente no Contas a Receber.

SOLUÇÃO
Realizar os seguintes passos:


No aplicativo Comércio/Integrado --> Financeiro --> Contas a Receber.
Selecione o "CLIENTE" (F2 no teclado, ou clicando com o mouse na lupa do lado direito do código do cliente).


Imagem01


Na aba "Baixa Vencimentos", dê dois cliques no "documento" que deseja baixar para selecioná-lo;


Imagem02


Clique em "BAIXAR".


Imagem03


Na tela de confirmação, clique em "SIM" para confirmar a baixa do documento.


Imagem04


Será aberto a tela de "lançamento de caixa", onde é necessário escolher uma conta e uma cobrança.


Imagem05


Por fim escolha uma das opções:
"LANÇAR CAIXA" - Para o valor da baixa entrar no caixa atual;
"LANÇAR BANCOS" - Para o valor da baixa entrar no controle bancário (Precisa ter o controle bancário configurado);
"LANÇAR CHEQUES" - Para o valor da baixa entrar no controle de cheques (Precisa ter o controle de cheque configurado);
"SAIR" - Para sair sem lançar o valor da baixa em "nenhum" módulo.


Imagem06


Baixando um lançamento na tela de Contas a Pagar - OT 023/22

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 29/07/2022
Número da OT....: 023/22
Documentação...: Fabio de Souza Vicente
Homologação.....: Douglas Willian Dias

OCORRÊNCIA

Essa ocorrência técnica tem como objetivo mostrar de como é feito a baixa de uma conta de um Fornecedor através do Contas a Pagar.

SOLUÇÃO

Realizando uma baixa de uma conta de um Fornecedor através do Contas a Pagar

Para entrar no na tela [0054] FACILITE – Contas a Pagar, pode ser feito através do Menu Financeiro -> Aba Contas a Pagar (Figura 01), ou através do ícone de acesso direto que tem na tela do sistema (Figura 02), isso se caso tiver configurado para que ele apareça.


Figura 1


Figura 2

Fazendo um dos dois métodos que foram passados anteriormente, vai abrir a tela [0054] FACILITE – Contas a Pagar (Figura 3).


Figura 3

Para poder selecionar o Fornecedor que gostaria de fazer uma baixa de uma conta, aperte a tecla F2 do seu teclado ou clique no botão que tem ao lado do campo do código do fornecedor que tem na tela [0054] FACILITE – Contas a Pagar (Figura 4).


Figura 4

Fazendo um dos métodos que foram passados anteriormente para poder selecionar o Fornecedor, vai aparecer a tela [0171] FACILITE – Consulta de Fornecedores (Figura 5), onde que vai aparecer uma lista de todos os fornecedores que estão cadastrados no sistema, onde é possível fazer pesquisa selecionando a Razão, o Nome Fantasia e o CNPJ, e também é possível aplicar os filtros Primário, Secundário e Ambos, para selecionar o Fornecedor onde é preciso fazer uma baixa de uma conta.


Figura 5

Depois de ter selecionado o Fornecedor na tela [0054] FACILITE – Contas a Pagar, vai aparecer todas as contas que precisam ser pagas para esse fornecedor (Figura 6).


Figura 6

Para poder fazer a baixa de uma conta desse Fornecedor, dê um duplo clique na conta que deseja fazer a baixa, altere o Tipo de Contas para Realizada e depois clique no botão Salvar para concluir a baixa dessa conta (Figura 07).


Figura 7

Fazendo isso o documento será baixado na tela [0054] FACILITE – Contas a Pagar.

Baixar estoque de Matéria Prima / Referências - OT 121/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 04/08/2023
Número da OT....: 121/23
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Gabriela Fernanda Nicoleti

PROCEDIMENTO:
- Comércio Integrado > Utilitários > Parâmetros do Sistema > Parâmetros Gerais:
4.18.421 - BAIXAR ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA PELO PEDIDO VENDAS, COMANDA E VENDA DE KIT DE PRODUTOS = "Sim".

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(Imagem1)

Bloquear a alteração da Comanda de um Representante - OT 050/22

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 28/10/2022
Número da OT....: 050/22
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Guilherme Risso Nais

OCORRÊNCIA:
Ao tentar modificar uma comanda já aberta, o sistema irá pedir a senha do representante responsável pela comanda.

PROCEDIMENTO:
Primeiro procedimento: colocar senha no cadastro do REPRESENTANTE.
Em Comércio Integrado, Menu Cadastros > Representantes.
Filtre o Representante, insira a senha no campo e grave no disquete.

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(Imagem 1)

Em Comércio Integrado, Menu Cadastros > Tabelas > Comanda > Tipos de Comandas
Filtre o tipo de comanda, na aba "Integração Touch" e marque o campo "Solicita Atendente na alteração da Comanda".

.
(Imagem 2)

OBS: Para que dois Representantes não abram a mesma comanda ao mesmo tempo, na aba "Dados" , marque o campo "Informa o número da comanda automaticamente" no "Cadastro de Tipos de Comanda".

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(Imagem 3)

Em Comércio Integrado, Menu Utilitários > Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais
4.18.022 SOLICITA SENHA DO VENDEDOR NA VENDA = SIM

parametro
(Imagem 4)

Bloquear Alteração de Pedido Após Finalizar - OT 147/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 27/10/2023
Número da OT....: 147/23
Documentação...: Douglas Willian Dias
Homologação.....: Débora C. G. Marchesim

PROCEDIMENTO:

No aplicativo Comércio/Integrado --> Utilitários --> Manutenção de Usuários


(Imagem1)

Selecionar o usuário, pesquisar e "DESMARCAR" o nível 4.01.11.017


(Imagem2)

No aplicativo Comércio/Integrado --> Utilitários --> Parâmetros do Sistema --> Parâmetros Gerais


(Imagem3)

Pesquisar e alterar os seguintes parâmetros:

4.18.156 - MONITORAMENTO PEDIDO FECHADO/ABERTO = "Sim".
4.18.378 - MONITORA PED. DE VENDA SEM FINALIZAR = "Sim".

No aplicativo Comércio/Integrado --> Tabelas --> Tabelas Genéricas


(Imagem4)

Aba Negociação --> Selecionar a negociação e "MARCAR" o campo "Fecha Pedido no Botão Finalizar"


(Imagem5)

Bloquear alteração do valor de desconto no pedido de venda. - 035/22

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 21/09/2022
Número da OT....: 035/22
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Guilherme Risso Nais

OCORRÊNCIA:
Configurando para bloquear a alteração do desconto no pedido de venda.

PROCEDIMENTO:
Em Comércio Integrado, Menu Utilitários > Parâmetros do Sistema
Altere os seguintes parâmetros:

4.18.156 MONITORAMENTO PEDIDO FECHADO/ ABERTO = SIM
4.18.378 MONITORA PED. DE VENDA SEM FINALIZAR = NÃO

Em Menu Utilitários > Manutenção de Usuários
Selecionar o usuário e desabilitar o nível 4.01.11.017.

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(Imagem 1)

Em Menu Cadastros > Tabelas > Tabelas Genéricas > aba Negociação
Selecionar a Negociação e marcar o campo "Fecha Pedido no botão Finalizar"

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(Imagem 2)

Quando entrar no pedido irá aparecer essa tela:

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(Imagem 3)

Ao tentar fazer alteração do valor do desconto irá aparecer essa tela:

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(Imagem 4)

Ao clicar em "SIM", irá aparecer novamente a tela de pedido fechado e dando "OK", irá aparecer a tela de login para inserir o USUÁRIO e SENHA:

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(Imagem 5)

Se precisar fazer a alteração no desconto, terá que selecionar o usuário e senha de quem tem permissão de fazer a alteração, pois se selecionar um usuário que não tenha permissão irá aparecer essa tela:

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(Imagem 6)

Bloquear números de comandas específicas - OT 090/23

Setor....................: Departamento de Suporte
Data.....................: 30/05/2023
Número da OT....: 090/23
Documentação...: Débora C. G. Marchesim
Homologação.....: Gabriela Fernanda Nicoleti

OCORRÊNCIA:
Caso queira bloquear comandas específicas.

PROCEDIMENTO:
No aplicativo Comércio/Integrado, menu Cadastros > Tabelas > Comanda > Tipos de Comanda.

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(Imagem1)

 Abra o cadastro do tipo de comanda que irá fazer o bloqueio, obrigatoriamente dois campos precisam estar "DESMARCADOS / VAZIO":
- Informa o número da comanda automaticamente = DESMARCADO
- Botão Mobile = VAZIO

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(Imagem2)

Ainda na tela com o tipo de comanda aberto, vá na paleta "PARÂMETROS GERAIS" e altera o parâmetro:
4 - BLOQUEAR DIGITAÇÃO VIA TECLADO DO NÚMERO DA COMANDA = "SIM"

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(Imagem3)

Irá habilitar uma tela chamada "COMANDAS BLOQUEADAS", lá você vai informar quais comandas vão ser bloqueadas nesse tipo de comanda.

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(Imagem4)

OBS: Caso ainda não apareça ou o usuário não tenha permissão para realizar alterações nessa nova paleta, habilite os níveis de usuários:
- 1.47.06 (X)
- 1.47.06.001 (X)
- 1.47.06.002 (X)

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(Imagem5)