Inclusão da Quantidade de Pessoas na Comanda - NT. 0102/2023

Resumo da Nota Técnica


A partir desta versão do sistema, foram implementadas melhorias no aplicativo Comanda, a qual será possível escolher a quantidade de pessoas que estão naquela comanda/mesa. Este valor será salvo na base de dados e será usado para efetuar cálculos ao finalizar a comanda/mesa.


Detalhes da Nota Técnica


Foi identificado a necessidade de ser inserido a quantidade de pessoas que estão na comanda/mesa, no aplicativo Comanda.

Para isso foi, deve-se entrar no aplicativo Integrado, menu Cadastros - Tabelas - Comanda - Tipos de Comanda, após escolher o tipo da comanda desejado, basta ir na aba "Parâmetros Gerais" e alterar o Status do parâmetro "11 - HABILITAR CAMPO DE QUANTIDADE DE PESSOAS NA MESA/COMANDA" para o valor "Sim".

Com isso, no aplicativo Comanda, ao iniciar um novo lançamento do tipo de comanda que esteja com o parâmetro acima habilitado, será exibido Logo abaixo dos campos, um chamado "Qtd. Pessoas". Ao digitar uma quantidade, a mesma é armazenada no sistema. Caso o tipo da comanda tenha a opção "Habilita divisão do valor da comanda por pessoa", e o parâmetro acima esteja habilitado, ao iniciar uma nova comanda, vai ter o campo para preenchimento da quantidade de pessoas, ao finalizar a comanda será aberta a tela para digitar o número de pessoas para dividir a comanda, nesta tela virá a quantidade digitada ao lançar a comanda, podendo ser alterada. Caso seja alterado, o novo valor será salvo no sistema para utilização do mesmo.

Também foi desenvolvido o "Relatório Consumo no Período Por Comanda", a qual pode ser configurada da seguinte forma:

1-) No aplicativo Integrado, menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios, escolher o item "Facilite H.I." no centro da tela, depois de clicar em cima dela clicar no botão "SubItem". Será aberta uma tela para colocar a descrição do relatório e seu caminho.

9794-001.jpg

No nome pode ser posto "Relatório de Consumo no Período por Comanda", no caminho, deve-se localizar o arquivo "REL_COMANDACONSUMO_HI.FR3" , nesta mesma pasta deve estar o arquivo "REL_COMANDACONSUMO_HI.SQL", localizado no caminho "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios", depois escolher quais usuários terão acesso a este relatório e clicar para salvar.

2-) Será aberta a tela para configuração do mesmo. Nesta tela será configurado os campos para filtrar o relatório para a impressão. o qual deve estar da seguinte forma:

9794-002.jpg


Depois de configurado clicar em "Próximo";

No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

9497-003.jpg

    Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:

9794-004.jpg


Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

9794-005.jpg


Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

9794-006.jpg

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no aplicativo Integrado, menu Relatórios Fast - Facilite H.I. opção "Relatório de Consumo no Período por Comanda" ou o nome que foi escolhido pelo cliente.

Parâmetros Envolvidos

No aplicativo Integrado, menu Cadastros - Tabela - Comanda - Tipos de comanda, ao escolher a comanda, na aba Parâmetros Gerais:

   11 - HABILITAR CAMPO DE QUANTIDADE DE PESSOAS NA MESA/COMANDA (Sim/Não).

» Nota Técnica