Novo Relatório Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo - NT 0142/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi desenvolvido um novo relatório 'Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo'.

Detalhes da Nota Técnica

O cliente precisava de um relatório de estoque máximo, mínimo e atual, sem apresentar os valores, principalmente sem o valor de custo, para fornecer aos funcionários para conferência de informações.

A partir desta versão, Foi desenvolvido um novo relatório com base na solicitação, onde que não teremos os valores de custo ou venda na impressão do 'Relatório de Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo\Classe'.

Filtros: 

- Empresa (Opcional) Relacional
- Grupo (Opcional) Relacional
- SubGrupo (Opcional) Relacional
- Classe (Opcional) Relacional
- Marca (Opcional) Listagem
- Fornecedor (Opcional) Relacional
- Localização (Opcional) Relacional
- Classificação Fiscal (Opcional) Relacional
- Tipo (Opcional)(P= Prod. Acabado / M= Mat. Prima/ T= Todos) 
- Ver Todos?(Opcional) Sim/Não

O Relatório apresenta as seguintes colunas:

Código da Empresa, Código do Produto, Descrição do Produto, Estoque Máximo, Estoque Mínimo, Estoque Atual, Saldo, A Ent. , NC Compra.

Para utilizar esse novo relatório, "Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo" é necessário os seguintes passos:

1.) Os arquivos "REL_ESTOQUEABAIXOMIN_GRUPOSUBGRUPO.FR3" e "REL_ESTOQUEABAIXOMIN_GRUPOSUBGRUPO.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatorio Fast - Estoque - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo" e escolha o arquivo "REL_ESTOQUEABAIXOMIN_GRUPOSUBGRUPO.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.  Nome do Parâm. p/ o Usuário      Tipo do Parâm.                           Obrig.?

---------------           ------------------------------                  ---------------------------                    --------

EMPRESA            Código da Empresa                     Campo Relacional(Consulta)         Não

GRUPO                Código do Grupo                          Campo Relacional(Consulta)        Não

SUBGRUPO         Código do SubGrupo                   Campo Relacional(Consulta)        Não

CLASSE               Código do Classe                        Campo Relacional(Consulta)         Não

MARCA                Código da Marca                         Campo Relacional(Lista)                Não

FORNECEDOR   Código do Fornecedor                 Campo Relacional(Consulta)         Não

LOCAL                 Código do Localização                Campo Relacional(Consulta)         Não

NCM                    Código da Classificação Fiscal    Campo Relacional(Consulta)         Não

TIPO                    Tipo(P= Prod. Acabado / M= Mat. Prima/ T= Todos)        Texto         Não

VERTODOS         Ver Todos?                                    Lógico(Sim/Não)                          Não

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro  |Tabela Relacionado|

 |-----------------------------|-----------------------------------|

 |EMPRESA                 | EMPRESA                        |

 |GRUPO                     | GRUPO                            |

 |SUBGRUPO              | SUBGRUPO                    |

 |CLASSE                    | CLASSE                           |

 |FORNECEDOR        | FORNECEDOR                |

 |MARCA                     | MARCA                             |

 |LOCAL                      | LOCALIZACAO                 |

 |NCM                         | CLASFIS                           | 

 |TIPO                        | PRODUTO                         |           

 |---------------------------|------------------------------------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 ___________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado                             |

|--|-------------------------------|----------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO     |

|2 |GRUPO                       |GRU_CODIGO, GRU_DESCRICAO     |

|2 |SUBGRUPO               |SGRU_CODIGO, SGRU_DESCRICAO |

|2 |CLASSE                     |CLA_CODIGO, CLA_DESCRICAO        |

|2 |FORNECEDOR          |FOR_CODIGO, FOR_DESCRICAO      |

|2 |LOCALIZACAO          |LOC_CODIGO, LOC_DESCRICAO       |

|3 |MARCA                      |PRO_MARCA                                         |

|3 |NCM                           |CFIS_CODIGO, CFIS_NUMERO          |

|3 |TIPO                           |PRO_CATEGORIA                                |

---------------------------------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".


3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o novo relatório basta ir no menu "Relatórios Fast" -> "Estoque" -> "Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo".


Questões:

1) Qual é o nome do arquivo do novo relatório?

   a)[ ] REL_ITENSCANCELADOS.FR3

   b)[ ] REL_ESTOQUEABAIXOMIN_GRUPOSUBGRUPO.FR3

   c)[ ] REL_HI_RESUMOMOVCAIXA_CREDITO.FR3

   d)[ ] REL_ITENSCOMANDA.FR3

2) Quais filtro é obrigatório no relatório?

   a)[ ] Empresa, Data Final, Data Inicial e Tipo de Visualização.

   b)[ ] Cliente, Representante e Data Final.

   c)[ ] Nenhum filtro é obrigatório

   d)[ ] Empresa, Data Inicial, Data Inicial e Cliente.

3) Qual é o nome do título do relatório?

   a)[ ] Relatório de Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo\Classe

   b)[ ] Relatório de Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo

   c)[ ] Relatório de Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo

   d)[ ] Relatório de Produtos com Estoque Abaixo do Mínimo por Grupo\SubGrupo

Parâmetros Envolvidos

Parâmetro I: No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro '4.18.438 - CASAS DECIMAIS DO CAMPO ESTOQUE DO PRODUTO'
Parâmetro I: No Retaguarda, em Utilitários / Parâmetros do Sistema / Parâmetros Gerais, o Parâmetro '4.18.194 - NEC. COMPRA COM BASE NO EST. MÁXIMO'

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