Novos Relatórios de Entrega de Mercadoria - NT 0085/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foram desenvolvidos dois novos relatórios de entrega de mercadoria no padrão CPSQL.

Detalhes da Nota Técnica

O Cliente fez uma reunião e solicitou o seguinte relatório: Os produtos que estão Pendente de Entrega e os que já foram Entregues. O relatório tem que ser baseado na tela de entrega futura.

A partir desta versão, foi desenvolvido dois novos relatórios com base na solicitação do cliente, onde que um relatório ficou resumido renomeado:'Relatório de Entrega de Mercadoria Resumido por Cliente e Pedido'. O relatório Detalhado foi baseado no resumido.

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Arquivo: REL_ENTREGAMERCADORIA_RESUMIDO.FR3

Título do Relatório: Relatório de Entrega de Mercadoria Resumido por Cliente e Pedido

O relatório tem as seguintes colunas:

- Empresa, Cliente, Produto, Código de Barras, Grade, Cor, Qtde. Vendida, Qtde. Entregue, Saldo

Filtros: 

- Empresa - Relacional - Empresa - (Opcional)

- Período - Data (Obrigatório)

- Número do Pedido - Texto (Opcional)

- Cliente - Relacional - Cliente - (Opcional)

- Tipo de Visualização (P - Pendente de Entrega / E - Entregues) Texto (Opcional)

- Exportar para Excel? - Lógico (Opcional)

Esse relatório é desenvolvido para o aplicativo "CPSQL" do "Facilite - Comércio" e pode ser utilizado através dos seguintes procedimentos:

1.) Os arquivos "REL_ENTREGAMERCADORIA_RESUMIDO.FR3" e "REL_ENTREGAMERCADORIA_RESUMIDO.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

3.) Escolher o caminho Relatórios -> Operações -> Entrega de Mercadoria -> clicar no botão " + SubItem";

4.) Coloque a Descrição como "Relatório de Entrega de Mercadoria Resumido por Cliente e Pedido" e escolha o arquivo "REL_ENTREGAMERCADORIA_RESUMIDO.FR3" na pasta que foi salvo, descrito no passo 1. Depois selecione os usuários que terão acesso a este relatório e clique para salvar as alterações no botão "gravar" (desenho de disquete);

5.) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

6.) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

 ____________________________________________________________________________________

|ID|No. do Par. |Nome do Parâmetro para o Usuário           |Tipo do Parâmetro  |Obr?|

|-----------------------------------------------------------------------------|--------------------------|-------|

|1|EMPRESA      |Código da Empresa                          |Relacional(Consulta)|Não|

|2|DATAINICIAL  |Data Inicial                                        |(Data)                       |Sim|

|3|DATAFINAL    |Data Final                                          |(Data)                       |Sim|

|4|CLIENTE      |Código do Cliente                               |Relacional(Consulta)|Não|

|5|PEDIDO       |Número do Pedido                              |(Texto)                      |Não|

|6|VISUALIZACAO |Tipo de Visualização(P=Pendente/E=Entegues)|(Texto)|Não|

|7|EXPORTAREXCEL|Exportar para Excel?                 |(Logica)                   |Não|

--------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05; 

7.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |-----------------------------------|---------------------------|

 |EMPRESA                         | EMPRESA             |

 |CLIENTE                           | CLIENTE                |         

 |------------------------------------|--------------------------|                  


Depois de configurado clicar no botão "Próximo";

8.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _____________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado |

|--|-------------------------------|-----------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO           |

|2 |CLIENTE                     |CLI_CODIGO              |

-----------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário".Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 

9.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa. 

10.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão. 

11.)Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 

12.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast - Operações - Entrega de Mercadoria - "Relatório de Entrega de Mercadoria Resumido por Cliente e Pedido". 

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Arquivo: REL_ENTREGAMERCADORIA_DETALHADO.FR3

Título do Relatório: Relatório de Entrega de Mercadoria Detalhado por Cliente e Pedido

O relatório tem as seguintes colunas:

- Empresa, Cliente, Produto, Código de Barras, Grade, Cor, Qtde. Vendida, Qtde. Entregue, Saldo

Detalhado: Data, Hora, Sequencia, Qtde. Atendida, Localização, Lote, Nota Fiscal, Obeservação.

Filtros: 

- Empresa - Relacional - Empresa - (Opcional)

- Período - Data (Obrigatório)

- Número do Pedido - Texto (Opcional)

- Cliente - Relacional - Cliente - (Opcional)

- Tipo de Visualização (P - Pendente de Entrega / E - Entregues) Texto (Opcional)

- Exportar para Excel? - Lógico (Opcional)


Esse relatório é desenvolvido para o aplicativo "CPSQL" do "Facilite - Comércio" e pode ser utilizado através dos seguintes procedimentos:

1.) Os arquivos "REL_ENTREGAMERCADORIA_DETALHADO.FR3" e "REL_ENTREGAMERCADORIA_DETALHADO.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

3.) Escolher o caminho Relatórios -> Operações -> Entrega de Mercadoria -> clicar no botão " + SubItem";

4.) Coloque a Descrição como "Relatório de Entrega de Mercadoria Detalhado por Cliente e Pedido" e escolha o arquivo "REL_ENTREGAMERCADORIA_DETALHADO.FR3" na pasta que foi salvo, descrito no passo 1. Depois selecione os usuários que terão acesso a este relatório e clique para salvar as alterações no botão "Gravar" (desenho de disquete);

5.) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

6.) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

 ____________________________________________________________________________________

|ID|No. do Par. |Nome do Parâmetro para o Usuário           |Tipo do Parâmetro  |Obr?|

|-----------------------------------------------------------------------------|--------------------------|-------|

|1|EMPRESA      |Código da Empresa                                |Relacional(Consulta)|Não|

|2|DATAINICIAL  |Data Inicial                                             |(Data)              |Sim|

|3|DATAFINAL    |Data Final                                               |(Data)              |Sim|

|4|CLIENTE      |Código do Cliente                                     |Relacional(Consulta)|Não|

|5|PEDIDO       |Número do Pedido                                    |(Texto)             |Não|

|6|VISUALIZACAO |Tipo de Visualização(P=Pendente/E=Entegues)|(Texto)             |Não|

|7|EXPORTAREXCEL|Exportar para Excel?                       |(Logica)            |Não|

--------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05; 

7.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |-----------------------------------|--------------------------|

 |EMPRESA                         | EMPRESA             |

 |CLIENTE                           | CLIENTE               |         

 |-----------------------------------|--------------------------|                  


Depois de configurado clicar no botão "Próximo";

8.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _____________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado |

|--|--------------------------------|---------------------------|

|1 |EMPRESA                    |EMP_CODIGO        |

|2 |CLIENTE                       |CLI_CODIGO         |

---------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário".Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 

9.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa. 

10.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão. 

11.)Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 

12.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast - Operações - Entrega de Mercadoria - "Relatório de Entrega de Mercadoria Detalhado por Cliente e Pedido".

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Questões:

1) O relatórios de entrega de mercadoria foi feito em qual padrão? 

   a) [ ] FACILITE - CPSQL

   b) [ ] FACILITE - COMANDA 

   c) [ ] FACILITE - BALCÃO 

   d) [ ] FACILITE - ORÇAMENTO


2) Quais são os filtros usados nos dois relatórios? 

   a) [ ] Empresa, Pedido, Data, Cliente e Fornecedor

   b) [ ] Empresa, Pedido, Fornecedor, Cliente e Data

   c) [ ] Empresa, Pedido, Data, Cliente

   d) [ ] Fornecedor, Pedido, Data, Cliente e Empresa


3) Qual e a diferencia dos dois relatórios? 

   a) [ ] Campos, Filtros e Titulo

   b) [ ] Campos, Filtros e Arquivo

   c) [ ] Arquivo, Titulo e Campos detalhados

   d) [ ] Campos detalhados, Filtros

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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