Limite de Crédito de Cliente na Comanda - NT. Nº 167/2023

Resumo da Nota Técnica

Foi elaborado uma nova funcionalidade no aplicativo FACILITE Comanda, que consiste no controle do limite de crédito do cliente na finalização da comanda.

Detalhes da Nota Técnica

Para utilizar a nova funcionalidade de controle do limite de crédito do cliente no aplicativo FACILITE Comanda. Foi criado um novo nível de acesso, com o número "4.27.05.012 - Permitir Venda para Cliente sem Limite de Crédito disponível", esse nível é criado com o valor padrão ativado, ou seja, caso o cliente não queira que um determinado usuário do sistema não consiga efetuar a venda com cobrança que geram vencimentos a prazo, para um cliente que não possua mais crédito para tal operação. Será necessário desabilitar o nível de acesso para este usuário em questão.

Para isso, através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Manutenção de Usuário, pesquise pelo nível mencionado no parágrafo anterior e desmarque o mesmo.

Nesse caso o usuário não terá mais permissão para efetuar uma venda, ou nesse caso uma finalização de uma comanda, para um determinado cliente, utilizando cobranças do tipo "À Prazo" e caso o cliente em questão esteja configurado para controlar limite de crédito.

Essa configuração é efetuada no cadastro do cliente através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Cliente na aba Parâmetros, o campo "Verifica Crédito" deve estar marcado e no campo "Valor Limite" deve ser informado um limite de crédito para o cliente.

Com isso ao efetuar uma finalização de uma comanda para o cliente nessas condições o sistema irá verificar se na finalização existem lançamentos de pagamento com cobranças do tipo "À Prazo", existindo, será verificado se o valor total à prazo dessa finalização com mais os valores em aberto do contas a receber do cliente, não ultrapassa o "Valor Limite" do cliente informado no seu cadastro. 

Caso o valor total a prazo com mais os valores em aberto do cliente seja maior que o valor limite do cliente, o sistema irá verificar se o usuário que está efetuando a finalização, possuí permissão (nível de acesso "4.27.05.012") para "Permitir Venda para Cliente sem Limite de Crédito disponível", caso o mesmo possua, o sistema irá continuar a finalização normalmente sem restrição. Agora caso o usuário não possua o nível mencionado, o sistema irá solicitar a senha de um usuário superior que possua o nível solicitado para a operação.

Se mesmo assim o usuário superior não possuir nível de acesso necessário para a operação o sistema irá cancelar a operação de finalização da comanda, voltando para a tela de Finalização da Comanda. Nesse caso o usuário terá que utilizar cobranças do tipo "À Vista", ou então solicitar a senha de um superior que possua o nível de acesso liberado para essa operação.

A validação do limite de crédito pelo sistema será efetuado, levando em consideração o parâmetro "4.18.239 - VERIFICA CRÉDITO DO CLIENTE POR:". Se o parâmetro estiver configurado como "CLIENTE", a validação será efetuada através do campo "SALDO EM ABERTO"(CLI_SALDOABERTO) do Cliente. Agora caso o parâmetro esteja com o valor igual a "PEDIVEV" a validação será efetuada através da somatória dos valores em abertos no contas a receber do cliente.


Questões:

1.) Qual é a finalidade do novo nível de acesso "4.27.05.012 - Permitir Venda para Cliente sem Limite de Crédito disponível" no aplicativo FACILITE Comanda?

   a) [  ] Permitir que um usuário possa vender para clientes com limite de crédito disponível.

   b) [  ] Impedir que um usuário possa vender para clientes sem limite de crédito disponível.

   c) [  ] Controlar o acesso de usuários do sistema à funcionalidade de venda para clientes sem limite de crédito disponível.

   d) [  ] Configurar o valor padrão de limite de crédito para clientes.


2.) Como desabilitar o nível de acesso "4.27.05.012" para um usuário específico no aplicativo FACILITE Comércio?

   a) [  ] Através do menu Utilitários, selecione Manutenção de Usuário, pesquise o usuário e marque a opção "Desabilitar Nível de Acesso".

   b) [  ] No menu Utilitários, acesse Manutenção de Usuário, localize o usuário em questão e desmarque o nível de acesso mencionado.

   c) [  ] No menu Cadastros, escolha Cliente, encontre o usuário específico e desmarque a opção "Permitir Venda para Cliente sem Limite de Crédito disponível".

   d) [  ] Através do menu Cadastros, selecione Cliente, pesquise o cliente mencionado e altere o campo "Nível de Acesso" para desabilitado.


3.) Qual campo deve ser marcado e preenchido no cadastro do cliente para controlar o limite de crédito?

   a) [  ] Verifica Crédito

   b) [  ] Valor Limite

   c) [  ] Saldo Em Aberto

   d) [  ] Permitir Venda


4.) O que acontece se o valor total a prazo de uma finalização de comanda, somado aos valores em aberto do cliente, ultrapassar o "Valor Limite" do cliente?

   a) [  ] O sistema solicitará a senha de um usuário superior com permissão para permitir a venda sem limite de crédito.

   b) [  ] O sistema cancelará a operação de finalização da comanda e voltará para a tela de Finalização da Comanda.

   c) [  ] O sistema permitirá a finalização normalmente, sem restrições.

   d) [  ] O usuário terá que utilizar cobranças do tipo "À Vista" ou solicitar a senha de um superior com nível de acesso liberado.



Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo FACILITE Comércio, Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

- "4.18.239 - VERIFICA CRÉDITO DO CLIENTE POR:", o valor pode ser "CLIENTE" ou "PEDIVEV".


Níveis de Acesso

Através do aplicativo FACILITE Comércio, Utilitários, Manutenção de Usuário, aba Níveis Usuário.

- "4.27.05.012 - Permitir Venda para Cliente sem Limite de Crédito disponível", deve estar selecionado.



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