Desenvolvimento de relatórios de Pedido de Vendas e de Produtos por Grupo e SubGrupo com Imagens - NT 191/2023
Resumo da Nota Técnica
Foram desenvolvidos dois novos relatórios ao sistema. O primeiro é de Pedido de Vendas, e o outro, de Produtos por Grupo e SubGrupo com Imagens.
Detalhes da Nota Técnica
A patir dessa versão do sistema, foram desenvolvidos dois novos relatórios para o aplicativo FACILITE - Integrado.
Esses novos relatório são:
- de Pedido de Vendas com as fotos dos produtos.
- de Produtos por Grupo e SubGrupo com Imagens.
Esses modelos possuem as seguintes características, respectivamente:
1.) Pedido de Vendas:
- Cabeçalho: Número do Pedido, Data e Hora do Pedido, Número de Páginas, Informações da Empresa e Informações do cliente;
- Corpo: Sequência dos itens no pedido(Sq.), Código do Item(Código), Descrição dos itens(Descrição do Produto), Foto dos itens, Quantidade de cada item(Qtde.), Unidade de Medida(Un.), Descontos ou Acréscimos(Desc./Acres.), Valor líquido de cada item(Vlr. Liq.), Valor total do item(Vl. Total).
*Rodapé: Total das colunas "Qtde." e "Vl.Total", Nome do Vendedor(Vendedor), Valor bruto total(Total Bruto), Valor dos descontos(Desconto(R$)), Valor do IPI (IPI(R$)), Valor total líquido(Total Líquido), Informações dos Vencimentos(Data do vencimento, Número do documento, Tipo de Cobrança e Valor do vencimento) e espaço para a assinatura da empresa e do cliente.
2.) Produtos por Grupo e SubGrupo com Imagens.
- Cabeçalho : Descriçao da Empresa logada, Nome do relatório "Relatório de Produtos por Grupo/SubGrupo com Imagens" e os Filtros do relatório.
- Corpo : Agrupamento de informação por Grupo e Subgrupo, Descrição de cada grupo e subgrupo, Código do Produto(Produto), Descrição do Produto(Descrição), Foto do Produto, Localização do produto(Localização), Valor de Venda(Vlr. Venda) e a Quantidade de itens no estoque(Estoque).
- Rodapé : Data e hora de emissão do relatório, caminho do arquivo no computador e o caminho do relatório no aplicativo FACILITE - INTEGRADO.
Para utilizar esses novos modelos, deve-se efetuar as seguintes etapas:
1.)Pedido de Vendas: 1) O arquivo PedidoEletroXuxo_ComImagens.fr3 deve estar na pasta : [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido. 2) No Aplicativo Facilite - INTEGRADO> Menu Utilitários > Parâmetros do Sistema >[0028]FACILITE - Parâmetros do Sistema > Config. Gerais > Alterar o Tipo Pedido para 'FastReport'. 3) Em seguida, No Aplicativo FACILITE - Comercio, menu Operações, Pedido de Vendas, Informar Pedidos, selecione um pedido de venda já feito ou crie um novo. 4)No módulo [0008] Facilite - Pedido de Vendas e com o pedido de venda pronto, clique no Botão "Ped Resumido" e, caso exista mais de um relatório na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido", selecione o relatório "PedidoEletroXuxo_ComImagens.fr3".
2.)Produtos por Grupo e SubGrupo com Imagens: 1.) Os arquivos "REL_PRODUTOGRUPOSUBGRUPO_COMIMAGENS.fr3" e ""REL_PRODUTOGRUPOSUBGRUPO_COMIMAGENS.fr3" .SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios"; 2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios; 3.) Escolher o caminho Relatórios -> Cadastro -> Produtos -> clicar no botão " + SubItem"; 4.) Coloque a Descrição como "Produtos por Grupo/SubGrupo com Imagens" e escolha o arquivo "REL_PRODUTOGRUPOSUBGRUPO_COMIMAGENS.fr3" na pasta que foi salvo, descrito no passo 1. Depois selecione os usuários que terão acesso a este relatório e clique para salvar as alterações no botão "gravar"(desenho de disquete); 5.) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 6.) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma: 6.1)ID : 1/Nome do Parâmetro: EMPRESA/Nome do Parâmetro para o Usuário/Código da Empresa/Tipo do Parâmetro: Campo Relacional(Consulta)/Obrigatório:Sim; 6.2)ID : 1, Nome do Parâmetro: GRUPO/Nome do Parâmetro para o Usuário:Código do Grupo/Tipo do Parâmetro: Campo Relacional(Consulta)/Obrigatório:Não; 6.3)ID : 1, Nome do Parâmetro: SUBGRUPO/Nome do Parâmetro para o Usuário:Código do Subgrupo/Tipo do Parâmetro: Campo Relacional(Consulta)/Obrigatório:Não; 6.4)Depois de configurado clicar no botão "Próximo" até a etapa 03/05; 7.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma: 7.1) Tabela da Esquerda - ID:1/Nome do Parâmetro:EMPRESA/Campo Relacionado:EMP_CODIGO; 7.2) Tabela da Direita - ID:1/Nome do Campo: EMP_CODIGO/Nome do Campo para o Usuário: Nome_desejado; 7.3) Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta ao digitar um nome na coluna "Nome do Campo para o Usuário".Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo". 8.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa. 9.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão. 10.)Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!". 11.)Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado. Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast - Cadastro - Produto - Produtos por Grupo/SubGrupo com Imagens".
Questões :
) Qual foi o processo citado na Nota Técnica?
a) ⬜ Gerenciamento de Valores de Produtos na Importação de NF-e. b) ⬜ Gerenciamento de Relatórios de Notas Fiscais. c) ⬜ Impressão de Pedido de Vendas. d) ⬜ Agrupamento de Contas a Receber.
) De acordo com a nota técnica, o que foi implementado nessa versão?
a) ⬜ Melhoria de Performance na Pedido de Compras. b) ⬜ Correção de Bug no Contas da Pagar. c) ⬜ Implementação de novos campos no Relatório de Pedido de Compras "PedidoA4_ROUTER2vias.fr3". d) ⬜ Criação de Novo relatório de Vendas "PedidoA4Top.fr3".
) O que foi implementado nesse novo relatório?
a) ⬜ Foram adicionadas as informações de : Marca, Tipo de Unidade de Medida(UN), Valor Bruto(Vr_Bruto). b) ⬜ Foram removidas as informações de :Marca, Tipo de Unidade de Medida(UN), Valor Bruto(Vr_Bruto) e Valor do desconto(Vr_Desc). c) ⬜ Foram adicionadas as informações de: Valor de Desconto do Item; e Alterado o valor de "Valor Líquido" para "Valor Bruto" d) ⬜ Foi desenvolvido novo método para cálculo dos totalizadores de Valor Bruto(Vlr. Bruto) e Valor Desconto(Vlr. Desc).
Parâmetros Envolvidos
Parâmetro I: No aplicativo Integrado, entrar no menu Utilitários - Parâmetros do Sistema - Aba Config. Gerais - Campo "Tipo Pedido"- Selecionar FastReport.
Parâmetro II: No Aplicativo Integrado, em Utilitários > Parâmetros do Sistema > Parâmetros Gerais > 4.18.244 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS > Alterar o Status para 'FAST'.
Parâmetro III: No Aplicativo Integrado, em Utilitários > Parâmetros do Sistema > Parâmetros Gerais >4.18.090 - CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA > Alterar o Status com valores entre "0" e "4".
Parâmetro IV: No aplicativo Integrado, entrar no menu Utilitários - Parâmetros do Sistema - Aba Config. Gerais - Campo "Valor do Produto"- Alterar o número de casas decimais.