Alteração do Módulo de Farmácia Popular - NT 0230-2018
Resumo da Nota
O Ministério da Saúde está implementando uma nova versão de DNS (WebService) do Programa Farmácia Popular e do componente de segurança (GBAS), no qual será obrigatório a substituição do mesmo. Para estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular continuarem credenciados e utilizando o serviço, será necessário a atualização do sistema e dos componentes de segurança, pois a partir do dia 10 de dezembro de 2018 conforme informado pelo Portal do MS, as liberações dos medicamentos através da Farmácia Popular só serão efetuadas através do novo DNS.
Descrição
A partir desta versão do sistema, para se fazer uso do novo DNS (WebService) será necessário seguir alguns passos. Para empresas ainda não utilizam venda para Farmácia Popular através do FACILITE e que irão passar a utilizar o Programa de Farmácia Popular, será necessário seguir os passos abaixo.
Acessar o Portal da Farmácia, através do endereço: https://farmaciapopular-portal.saude.gov.br/farmaciapopular-portal/login.jsf e acessar a funcionalidade “Cadastro de Vendedores” e cadastrar todos os vendedores de forma manual.
Ainda no Portal da Farmácia, através do menu “Cadastro de Computadores”, acessar a funcionalidade “Download Módulo de Segurança”, com isso o arquivo “GBASMSB_2-Client.rar”, será baixado. Copie o arquivo para o terminal/computador que faz a pré-venda, extrair o conteúdo do arquivo .rar. Após descompactar, aparecerá na pasta dois arquivos (Ofd SDK 0.2 Windows.zip e o gbad-farmaciapopular-ubuntu-0.5.zip), desconsiderar o arquivo gbad-farmaciapopular-ubuntu-0.5.zip pois o mesmo é utilizado para sistema operacional LINUX. Efetuar a descompactação do arquivo "Ofd SDK 0.2 Windows.zip" utilizado para sistemas operacionais WINDOWS, todo conteúdo descompactado desse arquivo deve ser copiado para a pasta do sistema. Ex: “C:\Sinco\Integrado”. Assim que o conteúdo tiver sido extraído e copiado para o diretório especificado, procurar pelo aplicativo "Identicacao_Terminal.exe".
Execute o aplicativo "Identificacao_Terminal.exe" e na tela você poderá verificar que o mesmo gerou um código de identificação do terminal. Selecione todo o código e copie-o. Agora, acesse o Portal da Farmácia, vá até o menu “Cadastro de Computadores”, acesse a funcionalidade “Cadastro Manual” e no campo “Nome da Estação” coloque o nome do terminal/computador no qual foi gerado o código de identificação. No campo “Código da Estação” cole o código de identificação e clique em salvar.
Obs: Estes passos deverão ser feitos em todos os terminais/computadores que efetuarem a venda para o Programa Farmácia Popular.
O próximo passo será a configuração do acesso da Farmácia Popular no cadastro de representantes pelo Integrado. Isto deverá ser feito para cada vendedor/representante que possuir autorização para vendas na Farmácia Popular.
Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Representantes, aba Farmácia Popular, informar no campo "Login" o CPF do vendedor que foi cadastro no Portal da Farmácia Popular, e no campo "Senha" a senha que foi cadastrada no mesmo portal.
Para empresas que já utilizam o Programa de Farmácia Popular através do FACILITE e que estão efetuando venda
normalmente, será necessário a atualização, seguindo os passos abaixo.
No Portal da Farmácia, através do menu “Cadastro de Computadores”, acessar a funcionalidade “Download Módulo de Segurança”, com isso o arquivo “GBASMSB_2-Client.rar”, será baixado. Copie o arquivo para o terminal/computador que faz a pré-venda, extrair o conteúdo do arquivo .rar. Após descompactar, será necessário efetuar o mesmo procedimento para o arquivo "Ofd SDK 0.2 Windows.zip", todo conteúdo descompactado desse arquivo deve ser copiado para a pasta do sistema. Ex: “C:\Sinco\Integrado”. Assim que o conteúdo tiver sido extraído e copiado para o diretório especificado, procurar pelo aplicativo "Identicacao_Terminal.exe".
Execute o aplicativo "Identificacao_Terminal.exe" e na tela você poderá verificar que o mesmo gerou um código de identificação do terminal. Selecione todo o código e copie-o. Agora, acesse o Portal da Farmácia, vá até o menu “Cadastro de Computadores”, “Cadastro Automatizado”, localize a estação que faz ligação ao ponto de venda, após localizar exclua a mesma. Posterior a exclusão efetue o cadastro do terminal novamente, através do menu “Cadastro Manual”, no campo “Nome da Estação” coloque o nome do terminal/computador no qual foi gerado o código de identificação. No campo “Código da Estação” cole o código de identificação e clique em salvar.
Esse procedimento é necessário, pois foi alterado a chave de segurança gerada através do componente GBAS, dessa forma se faz necessário o recadastramento do terminal.
Obs: Estes passos deverão ser feitos em todos os terminais/computadores que efetuarem a venda para o Programa Farmácia Popular.
Caso exista algum representante/vendedor novo que não tenha sido cadastrado no Portal da Farmácia Popular, o mesmo deverá ser cadastrado para que possa efetuar vendas para a Farmácia Popular. Através do Portal da Farmácia Popular acessar o menu “Cadastro de Vendedores” funcionalidade "Cadastro Manual" cadastrar todos os vendedores de forma manual. Após ter sido efetuado o cadastramento no Portal da Farmácia Popular, agora se faz necessário configurar o representante/vendedor no aplicativo Integrado. Através do aplicativo Integrado, menu Cadastros, Representantes, aba Farmácia Popular, informar no campo "Login" o CPF do vendedor que foi cadastro no Portal da Farmácia Popular, e no campo "Senha" a senha que foi cadastrada no mesmo portal.
Com o ambiente devidamente configurado, o processo de vendas de Farmácia Popular não sofrerá alteração, sendo
executado da mesma forma como antes.
Observações importantes em relação a configuração do windows:
Caso o terminal do cliente possua o Windows 7 como sistema operacional, será necessário efetuar algumas
configurações de canais seguros, segue abaixo as configurações necessárias:
Entre em "Opções da Internet", através do "Painel de Controle", na aba "Avançadas". Faça as configurações abaixo:
As seguintes opções deverão estar selecionadas:
- Permitir que o conteúdo ativo dos CDs seja executado no Meu Computador,
- Permitir que o conteúdo ativo seja executado em arquivos no Meu Computador,
- Permitir que o software seja executado ou instalado mesmo que assinatura seja inválida,
- Usar SSL 2.0,
- Usar TLS 1.0,
- Verificar revogação de certificado do servidor*,
- Verificar se há assinaturas em programas baixados,
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
As seguintes opções deverão estar desmarcadas:
- Usar SSL 3.0,
- Usar TSL 1.1,
- Usar TSL 1.2.
Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo Integrado, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Config. Gerais.