Melhoria no relatório Vendas por Produto - NT 0201/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi aplicado melhorias no relatório 'Vendas por Produto' onde foi criado um novo filtro - Considerar itens pesaveis como refeição?, o cliente não deseja visualizar as refeições por KG e sim por Quantidade.

Detalhes da Nota Técnica

O cliente solicitou uma melhoria no relatório de 'Vendas por Produto', não deseja visualizar as refeições por KG e sim por Quantidade.

Arquivo: REL_VENDASPRODUTO.FR3

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo filtro 'Considerar itens pesaveis como refeição?'.

Filtro - Considerar itens pesaveis como refeição? - Opcional - Lógico (Sim ou Não).

Filtro Vazio - Caso o mesmo não seja preenchido, iremos manter o padrão atual do relatório.

Não - Caso seja informado o valar "Não", significa que o cliente deseja visualizar as refeições por KG o padrão atual do relatório.

Sim - Caso seja informado o valor "Sim", significa que o cliente não deseja visualizar as refeições por KG e sim por Quantidade.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" -> "Vendas" -> "Vendas por Produto".

1.) Os arquivos "Rel_VendasProduto.fr3" e "Rel_VendasProduto.sql" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatorio Fast - Relatórios - Fretes - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Vendas por Produto" e escolha o arquivo "Rel_VendasProduto.fr3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.    Nome do Parâm. p/ o Usuário      Tipo do Parâm.                     Obrig.?

---------------             ------------------------------                  ---------------------------              --------

EMPRESA             Código da Empresa                      Campo Relacional(Consulta)    Não

DATAINICIO          Data Inicial                                     Data                                          Sim

DATAFINAL           Data Final                                      Data                                          Sim

PRODUTO            Código do Produto                        Campo Relacional(Consulta)    Não

GRUPO                Código do Grupo                           Campo Relacional(Consulta)    Não

SGRUPO              Código do SubGrupo                    Campo Relacional(Consulta)    Não

CLASSE               Código do Classe                          Campo Relacional(Consulta)   Não

MARCA                Descrição da Marca                      Campo Relacional(Lista   )        Não

FABRICANTE      Código do Fornecedor                  Campo Relacional(Consulta)    Não

LOCALIZACAO   Código da Localização                 Campo Relacional(Consulta)     Não

CLIENTE             Código do Cliente                        Campo Relacional(Consulta)      Não

REPRESE           Código do Representante            Campo Relacional(Consulta)     Não

NEGOCIACAO    Descrição da Negociação            Campo Relacional(Lista)           Não

CIDADE               Descrição da Cidade                   Campo Relacional(Lista)           Não

TIPOCLIENTE     Código do Tipo de Cliente           Campo Relacional(Consulta)     Não

CONVENIO         Código do Convenio                    Campo Relacional(Consulta)      Não

TABELAPRECO  Código da Tabela de Preço         Campo Relacional(Consulta)       Não

QTDEVENDIDAREFEICAO Considerar itens pesaveis como refeição? no cálculo? Logica(Sim/Não) Não

---------------     ------------------------------   --------------------------- --------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |-----------------------------------|---------------------------|

 |EMPRESA                        | EMPRESA              |

 |PRODUTO                       | PRODUTO              |

 |GRUPO                            | GRUPO                  |

 |SGRUPO                         | SGRUPO                | 

 |CLASSE                          | CLASSE                  |

 |MARCA                           | MARCA                    |

 |FABRICANTE                 | FORNECE               |

 |LOCALIZACAO              | LOCAL                      |

 |CLIENTE                        | CLIENTE                  |

 |REPRESE                      | REPRESE                |

 |NEGOCIACAO              | NEGOCIA                 | 

 |CIDADE                         | CIDADE                    | 

 |TIPOCLIENTE               | TIPOCLIENTE          | 

 |CONVENIO                   | CONVENIO               | 

 |TABELAPRECO            | TABELAPRECO        |          

 |--------------------------------|-----------------------------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado                            |

|--|-------------------------------|---------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO    |

|4 |PRODUTO                  |PRO_CODIGO, PRO_DESCRICAO    |

|5 |GRUPO                      |GRU_CODIGO, GRU_DESCRICAO     |

|6 |SGRUPO                   |SGRU_CODIGO, SGRU_DESCRICAO |

|7 |CLASSE                    |CLA_CODIGO, CLA_DESCRICAO        |

|8 |MARCA                     |MAR_DESCRICAO                                 |

|9 |FABRICANTE           |FOR_CODIGO, FOR_RAZAO                |

|10|LOCALIZACAO       |LOC_CODIGO, LOC_DESCRICAO        |

|11|CLIENTE                 |CLI_CODIGO, CLI_RAZAO                     |

|12|REPRESE               |REP_CODIGO, REP_RAZAO                 |

|13|NEGOCIACAO        |NEG_DESCRICAO                                 |

|14|CIDADE                   |CID_DESCRICAO                                  |

|15|TIPOCLIENTE         |TIP_CODIGO, TIP_DESCRICAO          |

|16|CONVENIO             |CON_CODIGO, CON_DESCRICAO      |

|17|TABELAPRECO      |TP_ID, TP_DESCRICAO                       |

-------------------------------------------------------------------------------------|

   

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".


3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.


3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" ->  "Vendas" -> "Vendas por Produto".


Questões:


1) Qual é o nome do arquivo feito a melhoria?


a)[ ] REL_VENDASPRODUTO.FR3

b)[ ] REL_PRODUTOCV_HI.fr3

c)[ ] REL_VENDASPRODUTOCV_HI.fr3

d)[ ] VENDASPRODUTO.FR3


2) Qual é o nome do filtro criado no relatório?


a)[ ] Filtro - Contabilizar Taxas e Descontos no cálculo?

b)[ ] Filtro - Considerar itens pesaveis como refeição?

c)[ ] Filtro - Não Contabilizar Taxas e Descontos no cálculo?

d)[ ] Filtro - Não Considerar itens pesaveis como refeição?


3) O cliente solicitou um novo?


a)[ ] Campo

b)[ ] Filtro

c)[ ] Relatório

d)[ ] Produto 

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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