Melhoria no relatório de Vendas por Cliente NT 0274/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi aplicado melhorias no relatório 'Vendas por Cliente' onde foi criado um novo filtro - "Empresas Ignoradas" e tirar a obrigatoriedade do filtro "Empresa".

Detalhes da Nota Técnica

O cliente solicitou uma melhoria no relatório de 'Vendas por Cliente', criar um novo filtro de Empresas Ignoradas.

Arquivo: REL_VENDASCLIENTE.FR3

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo filtro 'Empresas Ignoradas'.

Filtro - Empresas Ignoradas - Opcional - (Texto).

O cliente pode usar ',' ou ';' para separar as empresas do filtro 'Empresas Ignoradas'


Filtro Vazio - Caso o mesmo não seja preenchido, iremos manter o padrão atual do relatório.

04 - Caso seja informado o valar "04", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresa 04.

04,10 - Caso seja informado o valor "04,10", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresas 04 e 10.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" -> "Vendas" -> "Vendas por Cliente".

1.) Os arquivos "Rel_VendasProduto.fr3" e "REL_VENDASCLIENTE.sql" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatorio Fast - Vendas - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Relatório de Vendas por Cliente" e escolha o arquivo "Rel_VendasCliente.fr3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:


Nome do Parâm.   Nome do Parâm. p/ o Usuário            Tipo do Parâm.                          Obrig.?

---------------            ------------------------------                        ---------------------------                   --------

EMPRESA            Código da Empresa                             Campo Relacional(Consulta)        Não

DATAINICIO          Data Inicial                                           Data                                              Sim

DATAFINAL           Data Final                                             Data                                             Sim

PRODUTO            Código do Produto                               Campo Relacional(Consulta)       Não

GRUPO                 Código do Grupo                                  Campo Relacional(Consulta)      Não

SGRUPO               Código do SubGrupo                           Campo Relacional(Consulta)      Não

CLASSE                 Código do Classe                                Campo Relacional(Consulta)      Não

MARCA                  Descrição da Marca                             Campo Relacional(Lista   )         Não

FABRICANTE         Código do Fornecedor                         Campo Relacional(Consulta)     Não

LOCALIZACAO      Código da Localização                         Campo Relacional(Consulta)     Não

CLIENTE                Código do Cliente                                 Campo Relacional(Consulta)     Não

REPRESE              Código do Representante                     Campo Relacional(Consulta)     Não

NEGOCIACAO       Descrição da Negociação                     Campo Relacional(Lista)           Não

CIDADE                  Descrição da Cidade                             Campo Relacional(Lista)           Não

TIPOCLIENTE        Código do Tipo de Cliente                     Campo Relacional(Consulta)    Não

CONVENIO            Código do Convenio                              Campo Relacional(Consulta)    Não

TABELAPRECO     Código da Tabela de Preço                    Campo Relacional(Consulta)   Não

EMPRESAIGNORA  Códigos das Empresas Ignoradas      Texto                                          Não

---------------             ------------------------------                           ---------------------------                --------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |---------------------------|--------------------------|

 |EMPRESA               | EMPRESA             |

 |PRODUTO               | PRODUTO            |

 |GRUPO                   | GRUPO                 |

 |SGRUPO                 | SGRUPO              | 

 |CLASSE                  | CLASSE                |

 |MARCA                    | MARCA                 |

 |FABRICANTE          | FORNECE             |

 |LOCALIZACAO        | LOCAL                   |

 |CLIENTE                  | CLIENTE               |

 |REPRESE                | REPRESE             |

 |NEGOCIACAO         | NEGOCIA              | 

 |CIDADE                   | CIDADE                 | 

 |TIPOCLIENTE         | TIPOCLIENTE        | 

 |CONVENIO             | CONVENIO             | 

 |TABELAPRECO      | TABELAPRECO      |

 |---------------------------|----------------------------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado           |

|--|--------------------------------|--------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                    |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO   |

|4 |PRODUTO                   |PRO_CODIGO, PRO_DESCRICAO    |

|5 |GRUPO                       |GRU_CODIGO, GRU_DESCRICAO     |

|6 |SGRUPO                    |SGRU_CODIGO, SGRU_DESCRICAO |

|7 |CLASSE                     |CLA_CODIGO, CLA_DESCRICAO   |

|8 |MARCA                      |MAR_DESCRICAO                             |

|9 |FABRICANTE            |FOR_CODIGO, FOR_RAZAO            |

|10|LOCALIZACAO        |LOC_CODIGO, LOC_DESCRICAO   |

|11|CLIENTE                   |CLI_CODIGO, CLI_RAZAO               |

|12|REPRESE                |REP_CODIGO, REP_RAZAO            |

|13|NEGOCIACAO        |NEG_DESCRICAO                             |

|14|CIDADE                   |CID_DESCRICAO                              |

|15|TIPOCLIENTE         |TIP_CODIGO, TIP_DESCRICAO       |

|16|CONVENIO             |CON_CODIGO, CON_DESCRICAO   |

|17|TABELAPRECO      |TP_ID, TP_DESCRICAO                     |

------------------------------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".


3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" ->  "Vendas" -> "Vendas por Cliente".


Questões:

1) Qual é o nome do arquivo feito a melhoria?

   a)[ ] REL_VENDASCLIENTE.FR3

   b)[ ] REL_PRODUTOCV_HI.fr3

   c)[ ] REL_VENDASPRODUTOCV_HI.fr3

   d)[ ] REL_VENDASPRODUTO.FR3


2) Qual é o nome do filtro criado no relatório?

   a)[ ] Filtro - Empresas

   b)[ ] Filtro - Considerar itens pesaveis como refeição?

   c)[ ] Filtro - Empresas Ignoradas

   d)[ ] Filtro - Não Considerar itens pesaveis como refeição?


3) O cliente solicitou um novo?

   a)[ ] Campo

   b)[ ] Filtro

   c)[ ] Relatório

   d)[ ] Produto 

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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