Melhoria no relatório de Vendas por Grupo/SubGrupo NT 0275/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi aplicado melhorias no relatório 'Vendas por Grupo/SubGrupo' onde foi criado um novo filtro - "Empresas Ignoradas" e tirar a obrigatoriedade do filtro "Empresa".

Detalhes da Nota Técnica

O cliente solicitou uma melhoria no relatório de 'Vendas por Grupo/SubGrupo', criar um novo filtro de Empresas Ignoradas.

Arquivo: REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.FR3

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo filtro 'Empresas Ignoradas'.

Filtro - Empresas Ignoradas - Opcional - (Texto).

O cliente pode usar ',' ou ';' para separar as empresas do filtro 'Empresas Ignoradas'

Filtro Vazio - Caso o mesmo não seja preenchido, iremos manter o padrão atual do relatório.

04 - Caso seja informado o valar "04", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresa 04.

04,10 - Caso seja informado o valor "04,10", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresas 04 e 10.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" -> "Vendas" -> "Vendas por Grupo/SubGrupo".


1.) Os arquivos "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.FR3" e "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatorio Fast - Vendas - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Relatório de Vendas por Grupo/SubGrupo" e escolha o arquivo "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.        Nome do Parâm. p/ o Usuário      Tipo do Parâm.                     Obrig.?

---------------                 ------------------------------                  ---------------------------              --------

EMPRESA                  Código da Empresa                     Campo Relacional(Consulta)  Não

DATAINICIO               Data Inicial                                   Data                                         Sim

DATAFINAL                Data Final                                    Data                                          Sim

PRODUTO                 Código do Produto                      Campo Relacional(Consulta)    Não

GRUPO                      Código do Grupo                        Campo Relacional(Consulta)    Não

SGRUPO                   Código do SubGrupo                  Campo Relacional(Consulta)    Não

CLASSE                     Código do Classe                      Campo Relacional(Consulta)     Não

MARCA                       Descrição da Marca                  Campo Relacional(Lista   )        Não

FABRICANTE             Código do Fornecedor              Campo Relacional(Consulta)    Não

LOCALIZACAO           Código da Localização             Campo Relacional(Consulta)    Não

CLIENTE                     Código do Cliente                    Campo Relacional(Consulta)    Não

REPRESE                   Código do Representante        Campo Relacional(Consulta)    Não

NEGOCIACAO            Descrição da Negociação       Campo Relacional(Lista)            Não

CIDADE                       Descrição da Cidade              Campo Relacional(Lista)            Não

TIPOCLIENTE             Código do Tipo de Cliente      Campo Relacional(Consulta)     Não

CONVENIO                  Código do Convenio               Campo Relacional(Consulta)    Não

TABELAPRECO           Código da Tabela de Preço    Campo Relacional(Consulta)    Não

EMPRESAIGNORA       Códigos das Empresas Ignoradas   Texto                              Não

---------------     ------------------------------   --------------------------- --------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro |Tabela Relacionado|

 |---------------------------|---------------------------|

 |EMPRESA               | EMPRESA              |

 |PRODUTO              | PRODUTO              |

 |GRUPO                   | GRUPO                  |

 |SGRUPO                | SGRUPO                 | 

 |CLASSE                 | CLASSE                  |

 |MARCA                   | MARCA                   |

 |FABRICANTE         | FORNECE              |

 |LOCALIZACAO       | LOCAL                   |

 |CLIENTE                 | CLIENTE               |

 |REPRESE               | REPRESE             |

 |NEGOCIACAO        | NEGOCIA              | 

 |CIDADE                   | CIDADE                 | 

 |TIPOCLIENTE         | TIPOCLIENTE      | 

 |CONVENIO             | CONVENIO           | 

 |TABELAPRECO      | TABELAPRECO    |

 |---------------------------|--------------------------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado                       |

|--|-------------------------------|-----------------------------------------------|

|1 |EMPRESA          |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO       |

|4 |PRODUTO          |PRO_CODIGO, PRO_DESCRICAO       |

|5 |GRUPO               |GRU_CODIGO, GRU_DESCRICAO      |

|6 |SGRUPO             |SGRU_CODIGO, SGRU_DESCRICAO |

|7 |CLASSE              |CLA_CODIGO, CLA_DESCRICAO       |

|8 |MARCA               |MAR_DESCRICAO                                |

|9 |FABRICANTE      |FOR_CODIGO, FOR_RAZAO              |

|10|LOCALIZACAO   |LOC_CODIGO, LOC_DESCRICAO     |

|11|CLIENTE             |CLI_CODIGO, CLI_RAZAO                  |

|12|REPRESE           |REP_CODIGO, REP_RAZAO              |

|13|NEGOCIACAO    |NEG_DESCRICAO                               |

|14|CIDADE               |CID_DESCRICAO                                 |

|15|TIPOCLIENTE     |TIP_CODIGO, TIP_DESCRICAO         |

|16|CONVENIO          |CON_CODIGO, CON_DESCRICAO   |

|17|TABELAPRECO   |TP_ID, TP_DESCRICAO                     |

---------------------------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" ->  "Vendas" -> "Vendas por Grupo/SubGrupo".


Questões:

1) Qual é o nome do arquivo feito a melhoria?

   a)[ ] REL_VENDASPRODUTO.FR3

   b)[ ] REL_PRODUTOCV_HI.fr3

   c)[ ] REL_VENDASGRUPOSUBGRUPO.FR3

   d)[ ] VENDASPRODUTO.FR3


2) Qual é o nome do filtro criado no relatório?

   a)[ ] Filtro - Contabilizar Taxas e Descontos no cálculo?

   b)[ ] Filtro - Considerar itens pesaveis como refeição?

   c)[ ] Filtro - Empresas Ignoradas

   d)[ ] Filtro - Não Considerar itens pesaveis como refeição?


3) O cliente solicitou um novo?

   a)[ ] Campo

   b)[ ] Filtro

   c)[ ] Relatório

   d)[ ] Produto 

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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