Melhoria no Relatório 'REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.FR3' NT 0282/2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi aplicado uma melhoria no arquivo 'REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.FR3' onde foi desenvolvido um novo filtro "Empresas Ignoradas". 

Detalhes da Nota Técnica

O cliente solicitou um novo filtro "Empresas Ignoradas" e tirar a obrigatoriedade do filtro "Empresa".

Arquivo: REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.FR3

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo filtro 'Empresas Ignoradas'.

Filtro - Código das Empresas Ignoradas? - Opcional - (Texto). 

O cliente pode usar ',' ou ';' para separar as empresas do filtro 'Empresas Ignoradas'

Filtro Vazio - Caso o mesmo não seja preenchido, iremos manter o padrão atual do relatório.

04 - Caso seja informado o valar "04", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresa 04.

04,10 - Caso seja informado o valor "04,10", significa que o cliente não deseja visualizar as informações da empresas 04 e 10.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" ->  "Operações" -> "Notas Fiscais" -> "Notas Fiscais Emitidas por Cliente no Período".


1.) Os arquivos "REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.FR3" e "REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatorio Fast - Operações - Notas Fiscais - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Gerencial do Contas a Pagar no Período" e escolha o arquivo "RELCONTASPAGARGERENCIAL.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.    Nome do Parâm. p/ o Usuário       Tipo do Parâm.                      Obrig.?

---------------             ------------------------------                    ---------------------------                --------

EMPRESA              Código da Empresa                        Campo Relacional(Consulta)     Não

DATAI                     Data Inicial                                      Data                                            Sim

DATAF                    Data Final                                       Data                                            Sim

TIPONF                  Tipo da Nota Fiscal                         Texto                                           Não

STATUS                  Status(I =Impressa /C =Cancelada /A =Ambas) Texto                      Não

OPERACAO           Operação(E = Entrada / S = Saída) Texto                                         Não

CLIENTE                Código do Cliente                             Campo Relacional (Consulta)  Não

TRANSPORTADORA   Código da Transportadora          Campo Relacional (Consulta)  Não

CIDADE                  Cidade                                              Campo Relacional (Lista)        Não

ESTADO                 Estado                                              Texto                                        Não

CFOP                     Código do CFOP                              Campo Relacional (Consulta)  Não

FINALIDADE          Finalidade(N =Normal /C =Complementar /A =Ambas)    Texto        Não 

IMPRIME                Imprimir todas as CFOPs? (Sim / Não)    Logica(Sim/Não)              Não 

EMPRESAIGNORA        Códigos das Empresas Ignoradas    Texto                                Não

---------------     ------------------------------    --------------------------- --------


Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro   |Tabela Relacionado        |

 |------------------------------|---------------------------------|

 |EMPRESA                   | EMPRESA                     |

 |TIPONF                       | TIPODOC                      |

 |CLIENTE                     | CLIENTE                       |

 |TRANSPORTADORA  | FORNECE                    |

 |CIDADE                       | CIDADE                        |

 |CFOP                           | NATOPER                    |        

 |-------------------------------|--------------------------------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado           |

|--|-----------------------|---------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA          |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO   |

|2 |TIPODOC           |TIP_DESCRICAO                                |

|8 |CLIENTE            |CLI_CODIGO, CLI_DESCRICAO        |

|9 |CIDADE             |CID_DESCRICAO                                |

|11|TRANSP            |TRA_CODIGO, TRA_RAZAO              |

|12|NATOPER         |NAT_CODIGO, NAT_DESCRICAO      |

-------------------------------------------------------------------------------|

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" ->  "Operações" -> "Notas Fiscais" -> "Notas Fiscais Emitidas por Cliente no Período".


Questões:

1) Qual é o nome do arquivo feito a melhoria?

    a)[ ] REL_VENDASPRODUTO.FR3

    b)[ ] REL_PRODUTOCV_HI.fr3

    c)[ ] REL_NOTAFISCAISEMITIDASPERIODO.FR3

    d)[ ] VENDASPRODUTO.FR3


2) Qual é o nome do filtro criado no relatório?

   a)[ ] Filtro - Contabilizar Taxas e Descontos no cálculo?

   b)[ ] Filtro - Considerar itens pesaveis como refeição?

   c)[ ] Filtro - Empresas Ignoradas

   d)[ ] Filtro - Não Considerar itens pesaveis como refeição?


3) O cliente solicitou um novo?

    a)[ ] Campo

    b)[ ] Filtro

    c)[ ] Relatório

    d)[ ] Produto 

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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