Novo Relatório Resumido de Vendas por Cobrança - NT 0249\2023

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi desenvolvido um novo relatório no módulo CPSQL "Relatório Resumido de Vendas por Cobrança".

Detalhes da Nota Técnica

O cliente precisava de um relatório de Vendas por Cobrança, A partir desta versão, Foi desenvolvido um novo relatório com base na solicitação.


Filtros: 

- Empresa (Obrigatório)

- Período (Data Inicial e Data Final) - (Obrigatório)

- Representante (Opcional)

- Cliente (Opcional)

- Caixa (Opcional)

- Negociação (Opcional)

- Cobrança 1 (Opcional)

- Cobrança 2 (Opcional)

- Cobrança 3 (Opcional)

- Cobrança 4 (Opcional)

- Cobrança 5 (Opcional)

- Cobrança 6 (Opcional)

- Cobrança 7 (Opcional)

- Cobrança 8 (Opcional)

- Cobrança 9 (Opcional)

- Cobrança 10 (Opcional)


O Relatório apresenta os campos dinamicos, se no filtro "Cobrança 5" o usuario selecionar o "CARTAO":

- Data Lançamento

- Cobrança 1

- Cobrança 2

- Cobrança 3

- Cobrança 4

- CARTAO

- Cobrança 6

- Cobrança 7

- Cobrança 8

- Cobrança 9

- Cobrança 10

- OUTRAS COBRANÇAS

- Total


Para utilizar esse novo relatório, "Relatório Resumido de Vendas por Cobrança" é necessário os seguintes passos:


1.) Os arquivos "REL_RESUMOVENDASPORCOBRANCA.FR3" e "REL_RESUMOVENDASPORCOBRANCA.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatório Fast - Relatórios - Vendas - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição "Relatório Resumido de Vendas por Cobrança" e escolha o arquivo "REL_RESUMOVENDASPORCOBRANCA.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:


Nome do Parâm.  Nome do Parâm. p/ o Usuário      Tipo do Parâm.                   Obrig.?

---------------           ------------------------------                  ---------------------------            --------

EMPRESA            Código da Empresa                    Campo Relacional(Consulta)  Sim

DATAI                    Data Inicial                                 Data                                         Sim

DATAF                   Data Final                                  Data                                         Sim

CLIENTE               Código do Cliente                      Campo Relacional(Consulta)  Não

REPRESENTANTE   Código do Representante     Campo Relacional(Consulta)   Não

CAIXA                   Número do Caixa                       Text                                      Não

NEGOCIACAO     Descrição da Negociação          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA1       Descrição da Cobrança 1          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA2       Descrição da Cobrança 2          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA3       Descrição da Cobrança 3          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA4       Descrição da Cobrança 4          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA5       Descrição da Cobrança 5          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA6       Descrição da Cobrança 6          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA7       Descrição da Cobrança 7          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA8       Descrição da Cobrança 8          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA9       Descrição da Cobrança 9          Campo Relacional(Lista)     Não

COBRANCA10      Descrição da Cobrança 10         Campo Relacional(Lista)     Não

--------------- ------------------------------   --------------------------- --------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |----------------------------------|------------------------|

 |EMPRESA                       | EMPRESA          |

 |CLIENTE                         | CLIENTE          |

 |REPRESENTANTE         | REPRESENTANTE    |

 |NEGOCIACAO                | NEGOCIACAO       |  

 |COBRANCA1                  | COBRA            | 

 |COBRANCA2                  | COBRA            | 

 |COBRANCA3                  | COBRA            | 

 |COBRANCA4                  | COBRA            | 

 |COBRANCA5                  | COBRA            | 

 |COBRANCA6                  | COBRA            | 

 |COBRANCA7                  | COBRA            | 

 |COBRANCA8                  | COBRA            | 

 |COBRANCA9                  | COBRA            | 

 |COBRANCA10                 | COBRA            |         

 |---------------------------|------------------|                  


Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado           |

|--|-----------------------          |----------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO   |

|2 |CLIENTE                     |CLI_CODIGO, CLI_RAZAO       |

|3 |REPRESENTANTE     |REP_CODIGO, REP_NOME        |

|4 |NEGOCIACAO           |NEG_DESCRICAO               |

|5 |COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|6 |COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|7 |COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|8 |COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|9 |COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|10|COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|11|COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|12|COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|13|COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

|14|COBRANCA               |COB_DESCRICAO               |

--------------------------------------------------------|

   

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".


3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.


3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.


Para acessar o novo relatório basta ir no menu "Relatórios Fast" -> "Relatório" -> "Vendas" -> "Relatório Resumido de Vendas por Cobrança".


Questões:


1) Qual é o nome do arquivo do novo relatório?

   a)[ ] REL_RESUMOVENDASPORCOBRANCA.FR3

   b)[ ] REL_VENDASPORCOBRANCA.FR3

   c)[ ] REL_RESUMOPORCOBRANCA.FR3

   d)[ ] REL_RESUMOVENDAS.FR3


2) Quais filtro é obrigatório no relatório?

   a)[ ] Empresa, Data Final, Data Inicial.

   b)[ ] Cliente, Representante e Data Final.

   c)[ ] Nenhum filtro é obrigatório

   d)[ ] Data Inicial, Data Final e Cobranças.


3) Qual é o nome do título do relatório?

   a)[ ] Relatório Resumido por Vendas

   b)[ ] Relatório Resumido por Cobrança

   c)[ ] Relatório Vendas por Cobrança

   d)[ ] Relatório Resumido de Vendas por Cobrança


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

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