Melhoria no relatório REL_PRODUTOSGERAL - NT 0017/2024

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi aplicado uma melhoria no relatório 'REL_PRODUTOSGERAL.FR3', onde o cliente gostaria que o relatório fosse em formato retrato.

Detalhes da Nota Técnica

A partir desta versão, foi desenvolvido um novo filtro 'Padrão de Visualização' para facilitar a fusibilidade do cliente, deixando (P - Paisagem / R - Retrato).

Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatório Fast" -> "Cadastro" -> "Produtos" -> "Relatório de Produtos em Geral".

1.) Os arquivos "REL_PRODUTOSGERAL.FR3" e "REL_PRODUTOSGERAL.SQL" devem estar na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\Integrado\Relatorios";

2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;

2.1.) Escolher o caminho: Relatório Fast - Relatórios - Vendas - clicar no botão " + SubItem";

3.1) Coloque a Descrição " Relatório Resumo de Vendas por Empresa" e escolha o arquivo "REL_PRODUTOSGERAL.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;

3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;

3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:


Nome do Parâm.   Nome do Parâm. p/ o Usuário     Tipo do Parâm.                      Obrig.?

---------------            ------------------------------                 ---------------------------               --------

EMPRESA             Código da Empresa                    Campo Relacional(Consulta)   Sim

GRUPO                 Código do Grupo                        Campo Relacional(Consulta)    Não

SGRUPO              Código do SubGrupo                  Campo Relacional(Consulta)    Não

FAMILIA                Código do Produto Familia         Campo Relacional(Consulta)    Não

PADRAOV            Padrão de Visualização (P - Paisagem / R - Retrato)  Texto        Não

---------------     ------------------------------    --------------------------- --------

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

  ______________________________________________

 |Nome do Parâmetro          |Tabela Relacionado|

 |-----------------------------------|----------------------------|

 |EMPRESA                        | EMPRESA                |

 |GRUPO                            | GRUPO                    | 

 |SUBGRUPO                    | SUBGRUPO             | 

 |FAMILIA                          | PRODUTOFAMILIA   |     

 |---------------------------------|------------------ -----------|                  

Depois de configurado clicar no botão "Próximo";


3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve informar a configuração da Etapa "03/05" onde é necessário o preenchimento do "Nome do campo para Usuário" esse e o campo que vai ser usado na tela de consulta. As tabelas ficarão da seguinte forma:

 _______________________________________________________  

|ID|Tabela Relacionado     |Campo Relacionado           |

|--|-------------------------------|----------------------------------------------------|

|1 |EMPRESA                   |EMP_CODIGO, EMP_DESCRICAO     |

|2 |GRUPO                       |GRU_CODIGO, GRU_DESCRICAO     |

|3 |SUBGRUPO               |SGRU_CODIGO, SGRU_DESCRICAO |

|4 |FAMILIA                      |PRO_IDPRODUTOFAMILIA                   |

----------------------------------------------------------------------------------------|

   

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta.

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".


3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.


Para acessar o relatório basta ir no menu "Relatórios Fast" -> "Cadastro" -> "Produtos" -> "Relatório de Produtos em Geral".


Questões:

1) Qual é o nome do novo arquivo?

   a)[ ] REL_PRODUTOSGERALTESTE.FR3

   b)[ ] REL_RESUMOVENDASPOREMPRESA_CLIQUERESPONDE.FR3

   c)[ ] REL_PRODUTOSGERAL.FR3

   d)[ ] REL_RESUMOVENDASPOR_CLIQUERESPONDE.FR3


2) Qual informação foi adicionada no novo relatório?

   a)[ ] Dados da Empresa

   b)[ ] Controle de qualidade

   c)[ ] Novo Filtro - Padrão de Visualização

   d)[ ] Informações de Referencias


3) Qual é a Categoria do relatório?

   a)[ ] FACILITE Balcão

   b)[ ] FACILITE Comanda

   c)[ ] FACILITE Comércio

   d)[ ] IMPERA Vendas

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.

» Nota Técnica