Inclusão de filtros na tela de exclusão de produtos em massa - NT 0214-2018
Resumo da Nota
No aplicativo Integrado, na tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas", através do botão "Excluir produtos em Massa", é aberta uma nova tela "[1535] FACILITE - Exclusão de Itens em Massa", onde podem ser selecionados vários produtos ao mesmo tempo, através dos filtros apresentados na parte superior da tela. Foram realizadas melhorias nestes filtros. Os produtos podem ser selecionados pelo código do produto, código de barras ou pela descrição. Estes novos filtros foram inseridos para que seja possível marcar vários registros de uma só vez, facilitando a exclusão dos itens do pedido de venda.
Descrição
Através do aplicativo Integrado, menu Operações / Pedido de Vendas / Informar Pedidos, é aberta a tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas". Ao clicar no botão "Excluir produtos em Massa" é aberta a tela "[1535] FACILITE - Exclusão de Itens em Massa". Foram realizadas algumas melhorias nos filtros apresentados na parte superior da tela.
Ao digitar algum valor no campo "C. Interno" e teclar ENTER, todos os registros que possuem este código interno ficarão marcados com o X e serão destacados com a fonte em vermelho e negrito. Se o mesmo valor for digitado no campo citado e a tecla ENTER for apertada, os registros marcados serão desmarcados, voltando sua fonte para a cor preta normal. O mesmo acontece quando os produtos são filtrados pelo campo "Código de Barras".
Em especial, com o filtro "Descrição", é possível pesquisar por parte da descrição. Por exemplo: se a descrição do produto é "CANETA AZUL", o usuário poderá digitar somente "CANETA" ou "AZUL" ou qualquer outra parte da descrição para que os itens sejam marcados. Se o usuário pesquisar usando o campo "Descrição" o sistema irá marcar os registros. Para desmarcá-los, o usuário deverá clicar sobre cada registro marcado ou clicar no botão "Desmarcar Todos".
Também foi adicionado o campo "Filtrar Marcados". Ao marcar este campo, somente os produtos marcados serão apresentados na listagem. Se este campo for desmarcados, aparecerão todos os registros. Estas novas opções de filtro foram incluídas para possam ser marcados mais de um registro ao mesmo tempo, facilitando o processo de exclusão de itens em massa.
O nível de acesso "4.01.11.017 - Permite alterar pedido FECHADO" será utilizado para controlar o acesso ao botão "Excluir produtos em Massa", caso o sistema esteja configurado para monitorar o fechamento do pedido de vendas, quando o mesmo é finalizado. Para que o sistema controle o fechamento dos pedidos de venda, é necessário seguir as seguintes etapas:
1) O parâmetro "4.18.156 - MONITORAMENTO PEDIDO FECHADO/ ABERTO" deverá estar configurado com valor "Sim";
2) O parâmetro "4.18.378 - MONITORA PED. DE VENDA SEM FINALIZAR" deverá estar configurado com valor "Não";
3) No cadastro de negociação, localizado no aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas/ Tabelas Genéricas, guia "Negociação", o campo "Fecha Pedido no botão Finalizar" deverá estar marcado.
Se o usuário não possuir o nível de acesso citado, ao tentar acessar o botão "Excluir produtos em Massa" de um pedido de vendas já fechado, o processo será bloqueado e será solicitado usuário e senha que possua o nível de acesso liberado.
Caso o pedido de vendas possua alguma nota fiscal já transmitida para a SEFAZ, ao clicar no botão "Excluir produtos em Massa" da tela "[0008] FACILITE - Pedido de Vendas", será emitida uma mensagem informativa, alertando ao usuário que não é possível excluir nenhum produto de um pedido de venda com nota fiscal transmitida.
Parâmetros Envolvidos
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Manutenção de Usuários, guia "Níveis Usuário", liberar o seguinte nível:
4.01.11.017 - Permite alterar pedido FECHADO
Este nível é utilizado para permitir alterar dados, realizar inclusão ou exclusão de produtos em algum pedido de venda que esteja fechado.
No aplicativo Integrado, menu Utilitários / Parâmetros do Sistema, guia "Parâmetros Gerais", configurar os seguintes parâmetros:
4.18.156 - MONITORAMENTO PEDIDO FECHADO/ ABERTO
Este parâmetro indica se o aplicativo Integrado controlará alguns processos quando o pedido de vendas estiver fechado. Ele pode ter valores "Não" ou "Sim". Para que o nível de acesso "4.01.11.017 - Permite alterar pedido FECHADO" controle o acesso da exclusão de itens em massa, é necessário que o parâmetro esteja configurado com valor "Sim".
4.18.378 - MONITORA PED. DE VENDA SEM FINALIZAR
Este parâmetro indica se o pedido de vendas, no aplicativo Integrado, será fechado na finalização do mesmo. Ele pode ter valores "Não" ou "Sim". Para que o pedido seja fechado em sua finalização, é necessário que este parâmetro esteja configurado com valor "Não".
No aplicativo Integrado, menu Cadastros / Tabelas/ Tabelas Genéricas, guia "Negociação", será aberta a tela de cadastro de negociação. A negociação utilizada no pedido de vendas deverá ter o campo "Fecha Pedido no botão Finalizar" marcado.