Desenvolvimento Relatório Fast Vendas agrupado por Cliente - NT 0031/2024

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema, foi desenvolvido um novo relatório Fast Report chamado "REL_VENDASAGRUPADOPORCLIENTE.FR3"

Detalhes da Nota Técnica

Portanto, a partir desta versão do sistema, com base no relatório "REL_RESUMOVENDACLIENTE.FR3" , foi implementado novo relatório fast com nome "REL_VENDASAGRUPADOPORCLIENTE.FR3".

Informaçoes Adicionadas:

- Qtde Pedidos
- Total Qtde Pedidos
- Total Cliente
- Total Geral

1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
2.1.)  Escolher o caminho Relatórios - Vendas -> " + SubIten";
3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição "Relatório de Vendas agrupado por Cliente" e escolha o arquivo "REL_VENDASAGRUPADOPORCLIENTE.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.       Nome do Parâm. p/ o Usuário                             Tipo do Parâm.                         Obrig?
-------------- -------------------------------------------------------                          ------------------------ -----------------------------
EMPRESA                 Código da Empresa                                             Campo Relacional(Consulta)   Não  
DATAINICIAL             Data Inicial                                                           Data                                         Sim
DATAFINAL                Data Final                        Data                                         Sim
PRODUTO                 Código do Produto               Campo Relacional(Consulta)    Não
FORNECE                 Código do Fornecedor               Campo Relacional(Consulta)    Não
GRUPO                    Código do Grupo                                                Campo Relacional(Consulta)    Não
SUBGRUPO              Código do Subgrupo                Campo Relacional(Consulta)   Não
CLASSE                    Código da Classe                Campo Relacional(Consulta)   Não
MARCA                    Marca                        Campo Relacional (Lista)         Não
FABRICANTE            Código do Fornecedor                Campo Relacional(Consulta)   Não
LOCALIZACAO         Código da Localização                Campo Relacional(Consulta)   Não
CLIENTE                   Código do Cliente                        Campo Relacional(Consulta)   Não
REPRESENTANTE   Código do Representante        Campo Relacional(Consulta)   Não
NEGOCIACAO          Negociação                        Campo Relacional (Lista)        Não
IDTABELAPRECO    Código da Tabela de Preço                Campo Relacional(Consulta)   Não
CIDADE                   Cidade                        Campo Relacional (Lista)         Não
ESTADO                   Estado                        Texto                                         Não
TIPOCLIENTE          Código do Tipo de Cliente                Campo Relacional(Consulta)    Não
CONVENIO              Código do Convenio                                             Campo Relacional(Consulta)    Não
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar em "Próximo";

3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

Nome do Parâmetro        Tabela Relacionada
----------------------------------------------------------------
EMPRESA                       EMPRESA
PRODUTO             PRODUTO
GRUPO          GRUPO
SUBGRUPO          SGRUPO
CLASSE          CLASSE
MARCA          MARCA
FABRICANTE          FORNECE
LOCALIZACAO  LOCAL
CLIENTE          CLIENTE
REPRESENTANTE  REPRESE
NEGOCIACAO  NEGOCIA
IDTABELAPRECO          TABELAPRECO
CIDADE          CIDADE
TIPOCLIENTE          TIPOCLIENTE
CONVENIO                  CONVENIO
----------------------------------------------------------------

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada  -->   Nome do campo            Nome do Campo para o Usuário
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMPRESA                  EMP_CODIGO              CODIGO
EMPRESA                        EMP_DESCRICAO       DESCRICAO
PRODUTO             PRO_EMPRESA           EMPRESA 
PRODUTO             PRO_CODIGO              CODIGO
PRODUTO             PRO_DESCRICAO       DESCRICAO
GRUPO          GRU_CODIGO              CODIGO
GRUPO          GRU_DESCRICAO       DESCRICAO
SUBGRUPO          SGRU_GRUPO             GRUPO
SUBGRUPO          SGRU_CODIGO            CODIGO
SUBGRUPO          SGRU_DESCRICAO     DESCRICAO
CLASSE          CLA_GRUPO                GRUPO
CLASSE          CLA_SUBGRUPO         SUBGRUPO
CLASSE          CLA_CODIGO               CODIGO
CLASSE          CLA_DESCRICAO        DESCRICAO
FABRICANTE          FOR_CODIGO              CODIGO
FABRICANTE          FOR_RAZAO                RAZAO
LOCALIZACAO  LOC_CODIGO              CODIGO
LOCALIZACAO  LOC_DESCRICAO       DESCRICAO
CLIENTE          CLI_CODIGO                CODIGO
CLIENTE          CLI_RAZAO                  RAZAO
REPRESENTANTE  REP_CODIGO              CODIGO
REPRESENTANTE  REP_NOME                  DESCRICAO
IDTABELAPRECO          TP_EMPRESA              EMPRESA
IDTABELAPRECO          TP_ID                            CODIGO
IDTABELAPRECO          TP_DESCRICAO          DESCRICAO
TIPOCLIENTE          TIP_CODIGO                CODIGO
TIPOCLIENTE          TIP_DESCRICAO         DESCRICAO
CONVENIO                  CONV_CODIGO           CODIGO
CONVENIO                  CONV_DESCRICAO    DESCRICAO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast - Relatórios - Vendas - Relatório de Vendas agrupado por Cliente.

Questões:

1) Qual é o nome do arquivo do novo relatório?

a)⬜ REL_RESUMOVENDACLIENTE.FR3 b)⬜ REL_CONTASPAGARFORNECEDOR.FR3 c)⬜ REL_CONTASPAGAR.FR3 d)⬜ REL_VENDASAGRUPADOPORCLIENTE.FR3

2) Quais filtro é obrigatório no relatório?

a)⬜ Empresa. b)⬜ Empresa, Data inicial e final. c)⬜ Nenhum filtro é obrigatório d)⬜ Apenas os filtro Data inicial e final. 

3) Qual é o nome do título do relatório?

a)⬜ Vendas por Cliente b)⬜ Relatório de Vendas Detalhado por Cliente c)⬜ Relatório de Vendas agrupado por Cliente d)⬜ Resumo de Vendas por Cliente

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.


» Nota Técnica