Novos modelos de relatório de pedido - NT 0035/2024

Resumo da Nota Técnica

Foi desenvolvido 4 novos modelos de relatório de Pedido de Vendas, nomeados:

PedidoA5EXCELENT_H.fr3
PedidoA5EXCELENT_V.fr3
OrcamentoA5EXCELENT_H.fr3
OrcamentoA5EXCELENT_V.fr3

Detalhes da Nota Técnica

Nessa versão do sistema, com base no arquivo de relatório de pedido de Venda "PedidoA4AutoFix.fr3", foi desenvolvido 4 novos modelos de relatório de pedido, nomeados como:

PedidoA5EXCELENT_H.fr3
PedidoA5EXCELENT_V.fr3
OrcamentoA5EXCELENT_H.fr3
OrcamentoA5EXCELENT_V.fr3

Os modelos que contem a letra "H" no final são impressos em folha A5 na horizontal.

Os modelos que contem a letra "V" no final são impressos em folha A5 na vertical.

Os modelos "PedidoA5EXCELENT_H.fr3" e "PedidoA5EXCELENT_V.fr3" contém as seguintes informações:

- Logo da Empresa no cabeçalho;
- Informações da Empresa(Endereço, cnpj, etc...);
- Número e Data do Pedido de Venda;
- Informações do cliente (Nome, telefone, celular, endereço completo);
- Vendedor;

Abaixo temos uma linha separando e os dados do produto: Código, Descrição, Qtde, Valor, Desconto, Total e no final dos itens temos um totalizador da quantidade de itens do pedido.

No rodapé do relatório temos as seguintes informações: 

- Taxa de Entrega;
- Total de Desconto;
- Total do Pedido;
- Forma de Pagamento;
- Data de Vencimento; 
- Valor documento;
- Observação do pedido;
- Campo para Assinatura do cliente com o nome completo;

Os modelos "OrcamentoA5EXCELENT_H.fr3" e "OrcamentoA5EXCELENT_V.fr3" contém as seguintes informações:

- Logo da Empresa no cabeçalho;
- Título 'Orçamento' no cabeçalho;
- Informações da Empresa(Endereço, cnpj, etc...);
- Número do Orçamento;
- Data e hora do Orçamento;
- Data de validade;
- Informações do cliente (Nome, telefone, celular, endereço completo);
- Vendedor;

Abaixo temos uma linha separando e os dados do produto: Código, Descrição, Und, Qtd, Unitário(R$), Desconto(R$), Total.

No rodapé do relatório temos as seguintes informações: 

- Observação do pedido;
- Total da quantidade dos produtos;
- Total do valor dos produtos;
- Total de desconto;
- Total do orçamento;
- Transportadora;
- Forma de Pagamento;

Para utilizar os modelos descritos acima é necessário seguir os seguintes passos:

1) O arquivo do relatório que deseja configurar deve estar na pasta : [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido. Copie o mesmo da pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\Relatorios para a pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido.
2) No Aplicativo Facilite Comercio --> Utilitários --> Parâmetros do Sistema --> Config. Gerais --> Alterar o campo "Tipo Pedido" para "FastReport".
3) Em seguida, No Aplicativo Facilite Comercio --> menu Operações --> Pedido de Vendas --> Informar Pedidos, selecione um pedido de venda já feito ou crie um novo.
4) No módulo [0008] Facilite - Pedido de Vendas e com o pedido de venda pronto, clique no Botão "Ped Resumido" e, caso exista mais de um relatório na pasta "[UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido", selecione o modelo que deseja imprimir.

Questões:

1) Qual é a diferença entre os modelos de relatório com a letra "H" e os com a letra "V" no final do nome?

a)⬜ Os modelos com "H" são para pedidos de venda e os com "V" são para orçamentos.
b)⬜ Os modelos com "H" são impressos em folha A5 na horizontal, enquanto os com "V" são impressos na vertical.
c)⬜ Os modelos com "H" têm um cabeçalho diferente dos com "V".
d)⬜ Os modelos com "H" são para clientes domésticos e os com "V" são para clientes comerciais.

2) Onde deve ser colocado o arquivo "PEDIDOA4_SOLUTECH.fr3" para utilizar os novos modelos de relatório?

a)⬜ Na pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\Relatorios.
b)⬜ Na pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\RelatorioPedido.
c)⬜ Na pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\NovosRelatorios.
d)⬜ Na pasta [UNIDADE]:\Sinco\INTEGRADO\ArquivosModelos.

3) Qual é a função do campo "Tipo Pedido" que precisa ser alterado para "FastReport" nas configurações gerais do aplicativo Facilite Comercio?

a)⬜ Determinar o tipo de produto a ser incluído no pedido.
b)⬜ Escolher o tipo do relatório a ser gerado.
c)⬜ Definir a forma de pagamento para os pedidos de venda.
d)⬜ Selecionar o vendedor responsável pelo pedido.

Parâmetros Envolvidos

Parâmetro I: No aplicativo Integrado, entrar no menu Utilitários - Parâmetros do Sistema - Aba Config.Gerais - Campo "Tipo Pedido" selecionar "FastReport".
Parâmetro II: No Aplicativo Integrado, em Utilitários > Parâmetros do Sistema > Parâmetros Gerais > 4.18.244 - GERENCIADOR DE RELATÓRIOS > Alterar o Status para 'FAST'.
Parâmetro III: No Aplicativo Integrado, em Utilitários > Parâmetros do Sistema > Parâmetros Gerais >4.18.090 - CASAS DECIMAIS DA QUANTIDADE NA VENDA > Alterar o Status com valores entre "0" e "4".
Parâmetro IV: No aplicativo Integrado, entrar no menu Utilitários - Parâmetros do Sistema - Aba Config.Gerais - Campo "Valor do Produto"- Alterar o número de casas decimais.


» Nota Técnica