Desenvolvimento de Relatórios Fast de Estoque e Vendas - NT 0038/2024
Resumo da Nota Técnica
A partir desta versão do sistema foi desenvolvido dois novos relatórios Fast Report chamados "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3".
Detalhes da Nota Técnica
Portanto, a partir desta versão do sistema, com base no relatório "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADE.FR3" foi implementado o relatório "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e com base no relatório "REL_BALANCETEESTOQUEGRUPOSUBGRUPO.FR3" foi implementado o relatório "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3".
Campos relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup":
Campos relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo":
- Código. - Código de Barras. - Produto. - Un. - Estoque Livre. - Qtde. Venda - Vlr. de Compra. - Vlr. de Venda. - Vlr. Total de Compra. - Vlr. Total de Venda. - Markup do Estoque. - Markup de Vendas.
Configuração do relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup":
1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios); 2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios; 2.1.) Escolher o caminho Relatórios - Vendas -> " + SubIten"; 3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios; 3.1) Coloque a Descrição "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup" e escolha o arquivo "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete; 3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:
Nome do Parâm. Nome do Parâm. p/ o Usuário Tipo do Parâm. Obrig? -------------- -------------------------------------------------------- -------------------------- ------------------------ EMPRESA Código da Empresa Campo Relacional(Consulta) Não DATAINICIAL Data Inicial Data Sim DATAFINAL Data Final Data Sim PRODUTO Código do Produto Campo Relacional(Consulta) Não GRUPO Código do Grupo Campo Relacional(Consulta) Não SUBGRUPO Código do Subgrupo Campo Relacional(Consulta) Não CLASSE Código da Classe Campo Relacional(Consulta) Não MARCA Marca Campo Relacional (Lista) Não FABRICANTE Código do Fornecedor Campo Relacional(Consulta) Não LOCALIZACAO Código da Localização Campo Relacional(Consulta) Não CLIENTE Código do Cliente Campo Relacional(Consulta) Não REPRESE Código do Representante Campo Relacional(Consulta) Não NEGOCIACAO Negociação Campo Relacional (Lista) Não CIDADE Cidade Campo Relacional (Lista) Não ESTADO Estado Texto Não TIPOCLIENTE Código do Tipo de Cliente Campo Relacional(Consulta) Não CONVENIO Código do Convenio Campo Relacional(Consulta) Não TABELAPRECO Código da Tabela de Preço Campo Relacional(Consulta) Não CAIXA Número do Caixa Texto Não -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de configurado clicar em "Próximo";
3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:
Nome do Parâmetro Tabela Relacionada -------------------------- ---------------------------------- EMPRESA EMPRESA PRODUTO PRODUTO GRUPO GRUPO SUBGRUPO SGRUPO CLASSE CLASSE MARCA MARCA FABRICANTE FORNECE LOCAL LOCAL CLIENTE CLIENTE REPRESE REPRESE NEGOCIACAONEGOCIA CIDADE CIDADE TIPOCLIENTE TIPOCLIENTE CONVENIO CONVENIO TABELAPRECO TABELAPRECO -----------------------------------------------------------
3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:
Tabela Relacionada Campo Relacionado ---------------------------- --------------------------------------- EMPRESA EMP_CODIGO PRODUTO PRO_CODIGO GRUPO GRU_CODIGO SUBGRUPO SGRU_CODIGO CLASSE CLA_CODIGO MARCA MAR_DESCRICAO FORNECE FOR_CODIGO LOCAL LOC_CODIGO CLIENTE CLI_CODIGO REPRESE REP_CODIGO NEGOCIA NEG_DESCRICAO CIDADE CID_DESCRICAO TIPOCLIENTE TIP_CODIGO CONVENIO CONV_CODIGO TABELAPRECO TP_ID ----------------------------------------------------------------------
Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:
Tabela Relacionada --> Nome do campo Nome do Campo para o Usuário ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EMPRESA EMP_CODIGO CODIGO EMPRESA EMP_DESCRICAO DESCRICAO PRODUTO PRO_EMPRESA EMPRESA PRODUTO PRO_CODIGO CODIGO PRODUTO PRO_DESCRICAO DESCRICAO GRUPO GRU_CODIGO CODIGO GRUPO GRU_DESCRICAO DESCRICAO SUBGRUPO SGRU_GRUPO GRUPO SUBGRUPO SGRU_CODIGO CODIGO SUBGRUPO SGRU_DESCRICAO DESCRICAO CLASSE CLA_GRUPO GRUPO CLASSE CLA_SUBGRUPO SUBGRUPO CLASSE CLA_CODIGO CODIGO CLASSE CLA_DESCRICAO DESCRICAO FORNECE FOR_CODIGO CODIGO FORNECE FOR_RAZAO RAZAO LOCALIZACAO LOC_CODIGO CODIGO LOCALIZACAO LOC_DESCRICAO DESCRICAO CLIENTE CLI_CODIGO CODIGO CLIENTE CLI_RAZAO RAZAO REPRESE REP_CODIGO CODIGO REPRESE REP_NOME DESCRICAO TIPOCLIENTE TIP_CODIGO CODIGO TIPOCLIENTE TIP_DESCRICAO DESCRICAO CONVENIO CONV_CODIGO CODIGO CONVENIO CONV_DESCRICAO DESCRICAO TABELAPRECO TP_EMPRESA EMPRESA TABELAPRECO TP_ID CODIGO TABELAPRECO TP_DESCRICAO DESCRICAO --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".
3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.
3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.
Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".
Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.
Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Relatórios --> Vendas --> Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup.
Configuração do relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo":
1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios); 2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios; 2.1.) Escolher o caminho Relatórios - Estoque -> " + SubIten"; 3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios; 3.1) Coloque a Descrição "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo" e escolha o arquivo "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete; 3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:
Nome do Parâm. Nome do Parâm. p/ o Usuário Tipo do Parâm. Obrig? -------------- ------------------------------------------- -------------------------- --------------------------- EMPRESA Código da Empresa Campo Relacional(Consulta) Não DATAINICIAL Data Inicial Data Sim DATAFINAL Data Final Data Sim PRODUTO Código do Produto Campo Relacional(Consulta) Não GRUPO Código do Grupo Campo Relacional(Consulta) Não SUBGRUPO Código do Subgrupo Campo Relacional(Consulta) Não CLASSE Código da Classe Campo Relacional(Consulta) Não FABRICANTE Código do Fornecedor Campo Relacional(Consulta) Não SEMESTOQUE Mostrar produtos sem estoque ? Lógico (Sim/Não) Não -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de configurado clicar em "Próximo";
3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:
Nome do Parâmetro Tabela Relacionada --------------------------- --------------------------------------- EMPRESA EMPRESA PRODUTO PRODUTO GRUPO GRUPO SGRUPO SGRUPO CLASSE CLASSE FABRICANTE FORNECE --------------------------------------------------------------------
3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:
Tabela Relacionada Campo Relacionado
---------------------------- ---------------------------------------- EMPRESA EMP_CODIGO GRUPO GRU_CODIGO SGRUPO SGRU_CODIGO CLASSE CLA_CODIGO FORNECE FOR_CODIGO ---------------------------------------------------------------------
Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:
Tabela Relacionada --> Nome do campo Nome do Campo para o Usuário ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EMPRESA EMP_CODIGO CODIGO EMPRESA EMP_DESCRICAO DESCRICAO GRUPO GRU_CODIGO CODIGO GRUPO GRU_DESCRICAO DESCRICAO SGRUPO SGRU_GRUPO GRUPO SGRUPO SGRU_CODIGO CODIGO SGRUPO SGRU_DESCRICAO DESCRICAO CLASSE CLA_GRUPO GRUPO CLASSE CLA_SUBGRUPO SUBGRUPO CLASSE CLA_CODIGO CODIGO CLASSE CLA_DESCRICAO DESCRICAO FORNECE FOR_CODIGO CODIGO FORNECE FOR_RAZAO RAZAO -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".
3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.
3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.
Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".
Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.
Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Estoque --> Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo.
Questões:
1) Onde os relatórios "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3" estão localizados?
A)⬜ Na pasta de configuração do sistema. B)⬜ Na pasta de backup do sistema. C)⬜ Na pasta de relatórios dentro da raiz do sistema. D)⬜ Na pasta de logs do sistema.
2) Qual é o caminho para acessar o relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup" no aplicativo FACILITE - Comércio?
A)⬜ Utilitários -> Configurações -> Relatórios. B)⬜ Relatórios -> Vendas -> Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup. C)⬜ Configurações -> Vendas -> Rentabilidade e Markup. D)⬜ Relatórios -> Estoque -> Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo.
3)⬜ Qual é o objetivo do parâmetro "SEMESTOQUE" na configuração do relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo"?
A)⬜ Exibir apenas produtos sem estoque. B)⬜ Ignorar produtos sem estoque na visualização do relatório. C)⬜ Incluir produtos sem estoque na visualização do relatório. D)⬜ Ocultar produtos sem estoque no relatório final.