Desenvolvimento de Relatórios Fast de Estoque e Vendas - NT 0038/2024

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema foi desenvolvido dois novos relatórios Fast Report chamados "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3"

Detalhes da Nota Técnica

Portanto, a partir desta versão do sistema, com base no relatório "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADE.FR3" foi implementado o relatório "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e com base no relatório "REL_BALANCETEESTOQUEGRUPOSUBGRUPO.FR3" foi implementado o relatório "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3".

Campos relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup":

- Grupo/ Subgrupo / Produto.
- Caixa.
- Un.
- Vlr. Custo.
- Vlr. Venda.
- Quantidade.
- Markup.
- Vlr. Total Venda.
- Vlr. Total Custo.
- % Part. Lc.
- Lucro(R$).

Campos relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo":

- Código.
- Código de Barras.
- Produto.
- Un.
- Estoque Livre.
- Qtde. Venda
- Vlr. de Compra.
- Vlr. de Venda.
- Vlr. Total de Compra.
- Vlr. Total de Venda.
- Markup do Estoque.
- Markup de Vendas.

Configuração do relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup":

1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
2.1.) Escolher o caminho Relatórios - Vendas -> " + SubIten";
3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup" e escolha o arquivo "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:


Nome do Parâm.    Nome do Parâm. p/ o Usuário                         Tipo do Parâm.                        Obrig?
-------------- --------------------------------------------------------                   -------------------------- ------------------------
EMPRESA              Código da Empresa                                         Campo Relacional(Consulta)   Não  
DATAINICIAL          Data Inicial                                                       Data                                  Sim
DATAFINAL            Data Final                 Data                                         Sim
PRODUTO             Código do Produto                 Campo Relacional(Consulta)   Não
GRUPO                Código do Grupo                                             Campo Relacional(Consulta)   Não
SUBGRUPO          Código do Subgrupo        Campo Relacional(Consulta)    Não
CLASSE                Código da Classe        Campo Relacional(Consulta)    Não
MARCA                Marca                Campo Relacional (Lista)         Não
FABRICANTE        Código do Fornecedor        Campo Relacional(Consulta)    Não
LOCALIZACAO     Código da Localização        Campo Relacional(Consulta)    Não
CLIENTE               Código do Cliente                Campo Relacional(Consulta)    Não
REPRESE             Código do Representante        Campo Relacional(Consulta)    Não
NEGOCIACAO      Negociação                Campo Relacional (Lista)          Não
CIDADE                Cidade                Campo Relacional (Lista)          Não
ESTADO                Estado                Texto                                          Não
TIPOCLIENTE       Código do Tipo de Cliente        Campo Relacional(Consulta)     Não
CONVENIO            Código do Convenio                                       Campo Relacional(Consulta)     Não
TABELAPRECO    Código da Tabela de Preço        Campo Relacional(Consulta)     Não
CAIXA                    Número do Caixa        Texto                                           Não
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar em "Próximo";

3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

 Nome do Parâmetro     Tabela Relacionada
-------------------------- ----------------------------------
EMPRESA                     EMPRESA
PRODUTO          PRODUTO
GRUPO       GRUPO
SUBGRUPO       SGRUPO
CLASSE       CLASSE
MARCA       MARCA
FABRICANTE       FORNECE
LOCAL                LOCAL
CLIENTE       CLIENTE
REPRESE       REPRESE
NEGOCIACAO       NEGOCIA
CIDADE       CIDADE
TIPOCLIENTE       TIPOCLIENTE
CONVENIO               CONVENIO
TABELAPRECO       TABELAPRECO
-----------------------------------------------------------

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:

Tabela Relacionada            Campo Relacionado
---------------------------- ---------------------------------------
EMPRESA                          EMP_CODIGO
PRODUTO                PRO_CODIGO
GRUPO             GRU_CODIGO
SUBGRUPO             SGRU_CODIGO
CLASSE             CLA_CODIGO
MARCA             MAR_DESCRICAO
FORNECE             FOR_CODIGO
LOCAL                     LOC_CODIGO
CLIENTE             CLI_CODIGO
REPRESE             REP_CODIGO
NEGOCIA             NEG_DESCRICAO
CIDADE             CID_DESCRICAO
TIPOCLIENTE             TIP_CODIGO
CONVENIO                     CONV_CODIGO
TABELAPRECO             TP_ID
----------------------------------------------------------------------

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada  -->   Nome do campo             Nome do Campo para o Usuário
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMPRESA                  EMP_CODIGO               CODIGO
EMPRESA                        EMP_DESCRICAO        DESCRICAO
PRODUTO              PRO_EMPRESA            EMPRESA 
PRODUTO              PRO_CODIGO              CODIGO
PRODUTO              PRO_DESCRICAO       DESCRICAO
GRUPO           GRU_CODIGO              CODIGO
GRUPO           GRU_DESCRICAO       DESCRICAO
SUBGRUPO           SGRU_GRUPO             GRUPO
SUBGRUPO           SGRU_CODIGO            CODIGO
SUBGRUPO           SGRU_DESCRICAO     DESCRICAO
CLASSE           CLA_GRUPO                GRUPO
CLASSE           CLA_SUBGRUPO         SUBGRUPO
CLASSE           CLA_CODIGO               CODIGO
CLASSE           CLA_DESCRICAO         DESCRICAO
FORNECE           FOR_CODIGO               CODIGO
FORNECE           FOR_RAZAO                  RAZAO
LOCALIZACAO   LOC_CODIGO                CODIGO
LOCALIZACAO   LOC_DESCRICAO         DESCRICAO
CLIENTE           CLI_CODIGO                  CODIGO
CLIENTE           CLI_RAZAO                     RAZAO
REPRESE           REP_CODIGO                 CODIGO
REPRESE           REP_NOME                     DESCRICAO
TIPOCLIENTE           TIP_CODIGO                   CODIGO
TIPOCLIENTE           TIP_DESCRICAO            DESCRICAO
CONVENIO                   CONV_CODIGO              CODIGO
CONVENIO                   CONV_DESCRICAO       DESCRICAO
TABELAPRECO           TP_EMPRESA                 EMPRESA
TABELAPRECO           TP_ID                               CODIGO
TABELAPRECO           TP_DESCRICAO             DESCRICAO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Relatórios --> Vendas --> Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup.

Configuração do relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo":

1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
2.1.) Escolher o caminho Relatórios - Estoque -> " + SubIten";
3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo" e escolha o arquivo "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.      Nome do Parâm. p/ o Usuário                     Tipo do Parâm.                            Obrig?
-------------- -------------------------------------------                                 -------------------------- ---------------------------
EMPRESA                Código da Empresa                                     Campo Relacional(Consulta)      Não  
DATAINICIAL            Data Inicial                                                   Data                                            Sim
DATAFINAL              Data Final               Data                                             Sim
PRODUTO               Código do Produto               Campo Relacional(Consulta)       Não
GRUPO                  Código do Grupo                                         Campo Relacional(Consulta)        Não
SUBGRUPO            Código do Subgrupo       Campo Relacional(Consulta)       Não
CLASSE                  Código da Classe       Campo Relacional(Consulta)       Não
FABRICANTE          Código do Fornecedor       Campo Relacional(Consulta)       Não
SEMESTOQUE       Mostrar produtos sem estoque ?                  Lógico (Sim/Não)                         Não
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de configurado clicar em "Próximo";

3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

Nome do Parâmetro          Tabela Relacionada
--------------------------- ---------------------------------------
EMPRESA                          EMPRESA
PRODUTO               PRODUTO
GRUPO            GRUPO
SGRUPO            SGRUPO
CLASSE            CLASSE
FABRICANTE             FORNECE
--------------------------------------------------------------------

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:

 Tabela Relacionada           Campo Relacionado

---------------------------- ----------------------------------------
EMPRESA                          EMP_CODIGO
GRUPO            GRU_CODIGO
SGRUPO            SGRU_CODIGO
CLASSE            CLA_CODIGO
FORNECE            FOR_CODIGO
---------------------------------------------------------------------

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada  -->   Nome do campo              Nome do Campo para o Usuário
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMPRESA                   EMP_CODIGO               CODIGO
EMPRESA                         EMP_DESCRICAO        DESCRICAO
GRUPO           GRU_CODIGO               CODIGO
GRUPO           GRU_DESCRICAO        DESCRICAO
SGRUPO           SGRU_GRUPO              GRUPO
SGRUPO           SGRU_CODIGO             CODIGO
SGRUPO           SGRU_DESCRICAO      DESCRICAO
CLASSE           CLA_GRUPO                  GRUPO
CLASSE           CLA_SUBGRUPO           SUBGRUPO
CLASSE           CLA_CODIGO                 CODIGO
CLASSE           CLA_DESCRICAO          DESCRICAO
FORNECE           FOR_CODIGO                CODIGO
FORNECE           FOR_RAZAO                   RAZAO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Estoque --> Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo.

Questões:

1) Onde os relatórios "REL_VENDASGRUPOSUBGRUPORENTABILIDADECOMMARKUP.FR3" e "REL_BALANCETEESTOQUEGERAL.FR3" estão localizados?

A)⬜ Na pasta de configuração do sistema.
B)⬜ Na pasta de backup do sistema.
C)⬜ Na pasta de relatórios dentro da raiz do sistema.
D)⬜ Na pasta de logs do sistema.

2) Qual é o caminho para acessar o relatório "Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup" no aplicativo FACILITE - Comércio?

A)⬜ Utilitários -> Configurações -> Relatórios.
B)⬜ Relatórios -> Vendas -> Vendas por Grupo e Subgrupo com Rentabilidade e Markup.
C)⬜ Configurações -> Vendas -> Rentabilidade e Markup.
D)⬜ Relatórios -> Estoque -> Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo.

3)⬜ Qual é o objetivo do parâmetro "SEMESTOQUE" na configuração do relatório "Balancete de Estoque Geral por Grupo/SubGrupo"?

A)⬜ Exibir apenas produtos sem estoque.
B)⬜ Ignorar produtos sem estoque na visualização do relatório.
C)⬜ Incluir produtos sem estoque na visualização do relatório.
D)⬜ Ocultar produtos sem estoque no relatório final.

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.


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