Melhoria no FACILITE Monitor Inpera - NT nº 41/2024

RESUMO DA NOTA TÉCNICA

Foi efetuada uma melhoria no que diz respeito a mensagem de retorno da API do Serviço INPERA através do FAICLITE Monitor Inpera quando o mesmo está exportando dados de Representantes do FACILITE Comércio para o ambiente INPERA. Quando há mais de um representante com o mesmo CPF/CNPJ cadastro o INPERA não permite inserir lá no seu ambiente e a mensagem retornada estava um pouco confusa, não passando o entendimento correto para o usuário.


DETALHAMENTO DA NOTA TÉCNICA

Conforme descrito no resumo desta Nota Técnica, ao efetuar a exportação de dados de Representantes do FACILITE Comércio para o ambiente (cloud) INPERA, caso exista na base do FACILITE Comércio mais de um representante com o mesmo número de documento CPF/CNPJ a API do INPERA retornava a seguinte mensagem:

“Código de Retorno: 400 -” Representante com UUID undefined já cadastrado com o documento \”99999999999\”, verifique por favor.”, ao tentar efetuar os dados da tabela “REPRESE” na plataforma WEB.”

Essa mensagem estava um tanto confusa para o entendimento correto do usuário. A mensagem estava dizendo que não era possível inserir o Representante em questão na base do INPERA pois já existia um representante cadastrado lá com o mesmo documento CPF/CNPJ e isso lá não é permitido.

Então foi efetuado uma melhoria dessa mensagem e a mensagem apresentada a partir dessa versão do sistema vai ficar, por exemplo.

Erro ao exportar a tabela: REPRESE (Chave 01: 0009) com a mensagem O Representante "ELIANA", não pode ser exportado para o ambiente INPERA, pois já há representantes cadastrados lá no INPERA com o mesmo documento nº "39054689803". E lá no INPERA não é permitido dois ou mais representantes com o mesmo número de documento. Verificar o cadastro de Representantes pois tem os seguintes representantes com o mesmo documento.

00001 – Representante 1
00002 – Representante 2
00003 – Representante 3

Verificar através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Representantes.

Conforme a mensagem a cima está orientando o usuário deverá informar um CPF/CNPJ único para cada representante através do cadastro de Representantes, pelo aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Representante.


QUESTÕES

1.) Qual foi a melhoria realizada na mensagem de retorno da API do Serviço INPERA através do FAICLITE Monitor Inpera?

a) Adição de informações irrelevantes para o usuário.

b) Remoção completa da mensagem de erro.

c) Clarificação da razão pela qual a exportação de dados foi impedida.

d) Adição de mais confusão à mensagem original.


2.) Por que a API do INPERA retornava uma mensagem confusa anteriormente?

a) Porque o código de retorno era 200.

b) Porque o documento CPF/CNPJ não era verificado.

c) Porque havia mais de um representante com o mesmo CPF/CNPJ cadastrado no FACILITE Comércio.

d) Porque o usuário não tinha acesso ao FAICLITE Monitor Inpera.


3.) O que a mensagem de erro atualizada orienta o usuário a fazer para corrigir o problema de exportação de dados de Representantes do FACILITE Comércio para o ambiente INPERA?

a) Entrar em contato com o suporte técnico do INPERA.

b) Verificar o cadastro de Representantes através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, Representantes.

c) Ignorar a mensagem de erro e tentar novamente a exportação.

d) Alterar a mensagem de erro para uma mais genérica.



PARÂMETROS ENVOLVIDOS NO PROCESSO

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

“4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO COM O INPERA”, deve estar com o valor igual a “Sim”.


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