Melhoria no FACILITE Monitor Inpera - NT nº 41/2024
RESUMO DA NOTA TÉCNICA
Foi
efetuada uma melhoria no que diz respeito a mensagem de retorno da
API do Serviço INPERA através do FAICLITE Monitor Inpera quando o
mesmo está exportando dados de Representantes do FACILITE Comércio
para o ambiente INPERA. Quando há mais de um representante com o
mesmo CPF/CNPJ cadastro o INPERA não permite inserir lá no seu
ambiente e a mensagem retornada estava um pouco confusa, não
passando o entendimento correto para o usuário.
DETALHAMENTO
DA NOTA TÉCNICA
Conforme
descrito no resumo desta Nota Técnica, ao efetuar a exportação de
dados de Representantes do FACILITE Comércio para o ambiente (cloud)
INPERA, caso exista na base do FACILITE Comércio mais de um
representante com o mesmo número de documento CPF/CNPJ a API do
INPERA retornava a seguinte mensagem:
“Código de Retorno: 400 -” Representante com UUID undefined já
cadastrado com o documento \”99999999999\”, verifique por
favor.”, ao tentar efetuar os dados da tabela “REPRESE” na
plataforma WEB.”
Essa mensagem estava um tanto confusa para o entendimento correto do
usuário. A mensagem estava dizendo que não era possível inserir o
Representante em questão na base do INPERA pois já existia um
representante cadastrado lá com o mesmo documento CPF/CNPJ e isso lá
não é permitido.
Então foi efetuado uma melhoria dessa mensagem e a mensagem
apresentada a partir dessa versão do sistema vai ficar, por exemplo.
Erro ao exportar a tabela: REPRESE (Chave 01: 0009) com a mensagem O
Representante "ELIANA", não pode ser exportado para o
ambiente INPERA, pois já há representantes cadastrados lá no
INPERA com o mesmo documento nº "39054689803". E lá no
INPERA não é permitido dois ou mais representantes com o mesmo
número de documento. Verificar o cadastro de Representantes pois tem
os seguintes representantes com o mesmo documento.
Verificar através do aplicativo
FACILITE Comércio, menu Cadastros, Representantes.
Conforme a mensagem a cima está orientando o usuário deverá
informar um CPF/CNPJ único para cada representante através do
cadastro de Representantes, pelo aplicativo FACILITE Comércio, menu
Cadastros, Representante.
QUESTÕES
1.)
Qual foi a melhoria realizada na mensagem de retorno da API do
Serviço INPERA através do FAICLITE Monitor Inpera?
a)
Adição de informações irrelevantes para o usuário.
b)
Remoção completa da mensagem de erro.
c)
Clarificação da razão pela qual a exportação de dados foi
impedida.
d)
Adição de mais confusão à mensagem original.
2.)
Por que a API do INPERA retornava uma mensagem confusa anteriormente?
a)
Porque o código de retorno era 200.
b)
Porque o documento CPF/CNPJ não era verificado.
c)
Porque havia mais de um representante com o mesmo CPF/CNPJ cadastrado
no FACILITE Comércio.
d)
Porque o usuário não tinha acesso ao FAICLITE Monitor Inpera.
3.)
O que a mensagem de erro atualizada orienta o usuário a fazer para
corrigir o problema de exportação de dados de Representantes do
FACILITE Comércio para o ambiente INPERA?
a)
Entrar em contato com o suporte técnico do INPERA.
b)
Verificar o cadastro de Representantes através do aplicativo
FACILITE Comércio, menu Cadastros, Representantes.
c)
Ignorar a mensagem de erro e tentar novamente a exportação.
d)
Alterar a mensagem de erro para uma mais genérica.
PARÂMETROS
ENVOLVIDOS NO PROCESSO
Através
do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários, Parâmetros do
Sistema, aba Parâmetros Gerais.
“4.18.721
- HABILITA INTEGRAÇÃO COM O INPERA”, deve estar com o valor igual
a “Sim”.