Desenvolvimento de Relatório Fast de Referência por Produto e Subcomponentes - NT 0045/2024

Resumo da Nota Técnica

A partir desta versão do sistema foi desenvolvido um novo relatório Fast Report chamado "REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3".

Detalhes da Nota Técnica

Portanto, a partir desta versão do sistema foi implementado o relatório "REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3".

Campos relatório "Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes":

- Emp.
- Produto Acabado.
- Unidade.
- Sub. Produto.
- Consumo.
- Unidade.
- Sub. Componente 1.
- Consumo.
- Unidade.
- Sub. Componente 2.
- Consumo.
- Unidade.
- Sub. Componente 3.
- Consumo.
- Unidade.

Configuração do relatório "Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes":

1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
2.1.) Escolher o caminho Cadastros -> Produtos" + SubItem";
3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição "Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes" e escolha o arquivo "REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm. Nome do Parâm. p/ o Usuário Tipo do Parâm Obrig?
EMPRESA Código da Empresa Campo Relacional(Consulta) Sim
GRUPO Código do Grupo Campo Relacional(Consulta) Não
SUBGRUPO Código do Subgrupo/td> Campo Relacional(Consulta) Não
CLASSE Código da Classe Campo Relacional(Consulta) Não
MARCA Marca Campo Relacional(Consulta) Não
FORNECEDOR Código do Fornecedor Campo Relacional(Consulta) Não
PRODUTO Código do Produto Campo Relacional(Consulta) Não
INATIVO Filtrar Produtos Inativos ? Lógico (Sim/Não) Não
EXPORTAREXCEL Exportar para Excel Lógico (Sim/Não) Não


Depois de configurado clicar em "Próximo";

3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

Nome do Parâmetro Tabela Relacionada
EMPRESA Código da Empresa
GRUPO GRUPO
SUBGRUPO SUBGRUPO
CLASSE CLASSE
MARCA MARCA
FORNECEDOR FORNECEDOR
PRODUTO PRODUTO

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:

Tabela Relacionada Campo Relacionado
EMPRESA EMP_CODIGO
GRUPO GRU_CODIGO
SUBGRUPO SGRU_CODIGO
CLASSE CLA_CODIGO
MARCA MAR_DESCRICAO
FORNECEDOR FOR_CODIGO
PRODUTO PRO_CODIGO

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada Nome do campo Nome do Campo para o Usuário
EMPRESA EMP_CODIGO CODIGO
EMPRESA EMP_DESCRICAO DESCRICAO
GRUPO GRU_CODIGO CODIGO
GRUPO GRU_DESCRICAO DESCRICAO
SUBGRUPO SGRU_GRUPO GRUPO
SUBGRUPO SGRU_CODIGO CODIGO
SUBGRUPO SGRU_DESCRICAO DESCRICAO
CLASSE CLA_GRUPO GRUPO
CLASSE CLA_SUBGRUPO SUBGRUPO
CLASSE CLA_CODIGO CODIGO
CLASSE CLA_DESCRICAO DESCRICAO
FORNECE FOR_CODIGO CODIGO
FORNECE FOR_RAZAO RAZAO
PRODUTO PRO_EMPRESA EMPRESA
PRODUTO PRO_CODIGO CODIGO
PRODUTO PRO_DESCRICAO DESCRICAO

Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Cadastros --> Produtos --> Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes.

Questões:

1) Qual é o nome do arquivo do novo relatório Fast Report implementado nesta versão do sistema?

a)⬜ REL_PRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3.
b)⬜ REL_REFERENCIAPRODUTO.FR3.
c)⬜ REL_RELATORIOPORPRODUTO.FR3.
d)⬜ REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3.

2) Em qual pasta o arquivo do relatório "REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3" deve ser salvo?

a)⬜ c:\sinco\integrado\Relatorios.
b)⬜ c:\sinco\documentos\Relatorios.
c)⬜ c:\sinco\sistema\Relatorios.
d)⬜ c:\sinco\backup\Relatorios.

3) Qual é a última etapa antes de concluir a configuração do relatório no sistema?

a)⬜ Configurar os filtros.
b)⬜ Testar o relatório.
c)⬜ Selecionar os usuários que terão acesso ao relatório.
d)⬜ Configurar os campos que serão usados para consulta.

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.


» Nota Técnica