Configuração do relatório "Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes":
1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatorios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios); 2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios; 2.1.) Escolher o caminho Cadastros -> Produtos" + SubItem"; 3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios; 3.1) Coloque a Descrição "Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes" e escolha o arquivo "REL_REFERENCIASPORPRODUTOSUBCOMPONENTES.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete; 3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL; 3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:
Nome do Parâm.
Nome do Parâm. p/ o Usuário
Tipo do Parâm
Obrig?
EMPRESA
Código da Empresa
Campo Relacional(Consulta)
Sim
GRUPO
Código do Grupo
Campo Relacional(Consulta)
Não
SUBGRUPO
Código do Subgrupo/td>
Campo Relacional(Consulta)
Não
CLASSE
Código da Classe
Campo Relacional(Consulta)
Não
MARCA
Marca
Campo Relacional(Consulta)
Não
FORNECEDOR
Código do Fornecedor
Campo Relacional(Consulta)
Não
PRODUTO
Código do Produto
Campo Relacional(Consulta)
Não
INATIVO
Filtrar Produtos Inativos ?
Lógico (Sim/Não)
Não
EXPORTAREXCEL
Exportar para Excel
Lógico (Sim/Não)
Não
Depois de configurado clicar em "Próximo";
3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:
Nome do Parâmetro
Tabela Relacionada
EMPRESA
Código da Empresa
GRUPO
GRUPO
SUBGRUPO
SUBGRUPO
CLASSE
CLASSE
MARCA
MARCA
FORNECEDOR
FORNECEDOR
PRODUTO
PRODUTO
3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:
Tabela Relacionada
Campo Relacionado
EMPRESA
EMP_CODIGO
GRUPO
GRU_CODIGO
SUBGRUPO
SGRU_CODIGO
CLASSE
CLA_CODIGO
MARCA
MAR_DESCRICAO
FORNECEDOR
FOR_CODIGO
PRODUTO
PRO_CODIGO
Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:
Tabela Relacionada
Nome do campo
Nome do Campo para o Usuário
EMPRESA
EMP_CODIGO
CODIGO
EMPRESA
EMP_DESCRICAO
DESCRICAO
GRUPO
GRU_CODIGO
CODIGO
GRUPO
GRU_DESCRICAO
DESCRICAO
SUBGRUPO
SGRU_GRUPO
GRUPO
SUBGRUPO
SGRU_CODIGO
CODIGO
SUBGRUPO
SGRU_DESCRICAO
DESCRICAO
CLASSE
CLA_GRUPO
GRUPO
CLASSE
CLA_SUBGRUPO
SUBGRUPO
CLASSE
CLA_CODIGO
CODIGO
CLASSE
CLA_DESCRICAO
DESCRICAO
FORNECE
FOR_CODIGO
CODIGO
FORNECE
FOR_RAZAO
RAZAO
PRODUTO
PRO_EMPRESA
EMPRESA
PRODUTO
PRO_CODIGO
CODIGO
PRODUTO
PRO_DESCRICAO
DESCRICAO
Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".
3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.
3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.
Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".
Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.
Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Cadastros --> Produtos --> Relatório de Referência por Produto e Subcomponentes.
Questões:
1) Qual é o nome do arquivo do novo relatório Fast Report implementado nesta versão do sistema?
3) Qual é a última etapa antes de concluir a configuração do relatório no sistema?
a)⬜ Configurar os filtros. b)⬜ Testar o relatório. c)⬜ Selecionar os usuários que terão acesso ao relatório. d)⬜ Configurar os campos que serão usados para consulta.