Nova forma de Conciliação de Cartões de Crédito - NT nº 65/2024

Resumo da Nota Técnica

Foi desenvolvida uma nova forma de conciliação dos lançamentos de Cartões de Créditos no Controle Bancário do FACILITE Comércio. Forma essa que será melhor descrita no detalhamento desta Nota Técnica.


Detalhes da Nota Técnica

Conforme informado no resumo desta nota técnica, foi desenvolvida uma nova forma de efetuar a conciliação de lançamentos de Cartões de Crédito o qual é feito através do aplicativo FACILITE Comanda, no momento do recebimento de uma comanda.

Primeiro teremos que efetuar uma configuração no sistema para que o mesmo possa trabalhar com a nova forma de conciliação de cartões Crédito/Débito. Para isso.

Através do aplicativo FACILITE Comércio, vá até o menu Utilitários, Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais e localize pelo parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO”, e altere o seu valor para “LANCAMENCARTAO”, caso o mesmo já não se encontre com esse valor.

Após o passo acima, validar se a cobrança desejada, a qual irá permitir o recebimento através de cartão de Crédito/Débito, esteja devidamente configurada para tal ação, para isso. Através do mesmo aplicativo FACILITE Comércio, vá até o menu Cadastros » Tabelas » Cadastro de Cobrança, selecionar a cobrança desejada e marcar o campo “Capturar Cartão na Finalização da Comanda”, conforme mostra as imagens abaixo.


Será necessário ter também já cadastro os tipos de cartões de crédito/débito no sistema FACILITE Comérico, para isso, através do menu Cadastros » Tabelas » Tipo de Operação com Cartão, validar se já estão devidamente cadastrado os tipos necessários, conforme mostrado nas imagens abaixo.


Após ter efetuado os passos acima o sistema estará devidamente configurado para a nova forma de lançamentos e conciliação de Cartões de Crédito/Débito.

Aqui descreverei como é efetuado o lançamento de pagamento com cartões de crédito no aplicativo FACILITE Comanda, para isso, devemos acessar o aplicativo FACILITE Comanda, localizado na pasta de instalação do sistema que por padrão é “C:\Sinco\Integrado”, ou através do atalho “FACILITE – Comanda” caso haja na tela principal (área de trabalho) do computador. Após efetuar o acesso ao aplicativo, através da tela “[1125] FACILITE – Gerenciador de Comandas”, selecionar a comanda que desejasse finalizar, clicar no botão “[F7] Finalizar”, na tela de finalização da comanda “[1523] FACILITE – Finalização da Comanda”, selecionar uma cobrança de Cartão de Crédito, após isso abrirá a tela “[1603] FACILITE – Lançamento de Cartão Avulso”, selecionar então o cartão desejado, através dos botões da tela, conforme mostrado na imagem abaixo.



Após os lançamentos terem sidos devidamente efetuados, é o momento de falarmos a repeito de como será efetuado a nova consolidação dos lançamentos no controle bancário. Sendo assim, através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro » Controle Bancário, tela [1481] FACILITE – Controle Bancário, lembrando que para que esta tela seja carregada é necessário estar com o parâmetro “4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com o valor igual a “Personalizado”. Com a tela “[1481] FACILITE – Controle Bancário” já carregada, basta dar dois cliques no registro da conta desejada, para que possa ser carregada a aba de detalhamento da conta, “Movimento da Conta”, nesse momento basta clicar no botão “Cartões (F11)” para que seja carregada a tela “[1507] FACILITE – Conciliação de Cartão”. Conforme mostrada na imagem abaixo.

Nesta tela é possível efetuar a filtragem dos lançamentos por “Data de Lançamento” ou por “Data de Vencimento”, informando assim o período desejado conforme mostra a imagem a seguir.



Após ter efetuado o filtro corretamente dos dados, basta ir efetuando a conciliação através da tabela “Detalhamento dos Cartões” na parte inferior da tela, para isso, basta efetuar dois cliques no registro desejado que o mesmo será marcado com “S” de Sim na coluna “Conc.” e ficará com a cor verde indicando que o mesmo está conciliado. Caso seja conciliado um registro incorreto, basta clicar duas vezes no registro novamente que o mesmo será marcado com “N” de Não na coluna “Conc.” e ficará com a cor vermelha indicando que o mesmo não foi conciliado, os registros sem cores indicam que os mesmos não sofreram nenhuma alteração na sua conciliação, sendo assim os mesmos assumirão a condição de não conciliado no momento do processamento dos lançamentos, o qual será melhor explicado a seguir.

Vídeo de exemplo dos passos descrito no parágrafo anterior.

 

Questões:

1.) Qual é o primeiro passo necessário para configurar o sistema FACILITE Comércio para a nova forma de conciliação de cartões de crédito?

a) Acessar o menu Cadastros e validar os tipos de operação com cartão.

b) Alterar o valor do parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” para “LANCAMENCARTAO”.

c) Selecionar a cobrança desejada e marcar o campo “Capturar Cartão na Finalização da Comanda”.

d) Acessar o aplicativo FACILITE Comanda e selecionar a comanda que deseja finalizar.


2.) Para que a tela “[1481] FACILITE – Controle Bancário” seja carregada corretamente, qual parâmetro deve estar configurado e com qual valor?

a) “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” com valor “LANCAMENCARTAO”.

b) “4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com valor “Personalizado”.

c) “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” com valor “Personalizado”.

d) “4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com valor “LANCAMENCARTAO”.


3.) Qual é o procedimento para efetuar a conciliação de um lançamento na tabela “Detalhamento dos Cartões”?

a) Selecionar a comanda desejada e clicar no botão “Capturar Cartão”.

b) Dar dois cliques no registro desejado, que será marcado com “S” de Sim e ficará com a cor verde.

c) Selecionar o cartão desejado através dos botões da tela “[1603] FACILITE – Lançamento de Cartão Avulso”.

d) Alterar o valor do parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” para “LANCAMENCARTAO”.


4.) Onde se encontra o aplicativo FACILITE Comanda por padrão no sistema?

a) No menu Utilitários, Parâmetros do Sistema.

b) No atalho “FACILITE – Comanda” na tela principal (área de trabalho) do computador.

c) Na pasta de instalação do sistema, que por padrão é “C:\Sinco\Integrado”.

d) No menu Cadastros » Tabelas » Cadastro de Cobrança.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários » Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

“4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO”, deve estar com o valor igual à “Personalizado”

“4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO”, deve estar com o valor igual à “LANCAMENCARTAO”



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