Nova forma de Conciliação de Cartões de Crédito - NT nº 65/2024
Resumo da Nota Técnica
Foi desenvolvida uma nova forma de conciliação dos lançamentos de
Cartões de Créditos no Controle Bancário do FACILITE Comércio.
Forma essa que será melhor descrita no detalhamento desta Nota
Técnica.
Detalhes da Nota Técnica
Conforme informado no resumo desta nota técnica, foi desenvolvida
uma nova forma de efetuar a conciliação de lançamentos de Cartões
de Crédito o qual é feito através do aplicativo FACILITE Comanda,
no momento do recebimento de uma comanda.
Primeiro
teremos que efetuar uma configuração no sistema para que o mesmo
possa trabalhar com a nova forma de conciliação de cartões
Crédito/Débito. Para isso.
Através
do aplicativo FACILITE Comércio, vá até o menu Utilitários,
Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais e localize pelo
parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO”, e
altere o seu valor para “LANCAMENCARTAO”, caso o mesmo já não
se encontre com esse valor.
Após
o passo acima, validar se a cobrança desejada, a qual irá permitir
o recebimento através de cartão de Crédito/Débito, esteja
devidamente configurada para tal ação, para isso. Através do mesmo
aplicativo FACILITE Comércio, vá até o menu Cadastros » Tabelas »
Cadastro de Cobrança, selecionar a cobrança desejada e marcar o
campo “Capturar Cartão na Finalização da Comanda”, conforme
mostra as imagens abaixo.
Será
necessário ter também já cadastro os tipos de cartões de
crédito/débito no sistema FACILITE Comérico, para isso, através
do menu Cadastros » Tabelas » Tipo de Operação com Cartão,
validar se já estão devidamente cadastrado os tipos necessários,
conforme mostrado nas imagens abaixo.
Após ter
efetuado os passos acima o sistema estará devidamente configurado
para a nova forma de lançamentos e conciliação de Cartões de
Crédito/Débito.
Aqui
descreverei como é efetuado o lançamento de pagamento com cartões
de crédito no aplicativo FACILITE Comanda, para isso, devemos
acessar o aplicativo FACILITE Comanda, localizado na pasta de
instalação do sistema que por padrão é “C:\Sinco\Integrado”,
ou através do atalho “FACILITE – Comanda” caso haja na tela
principal (área de trabalho) do computador. Após efetuar o acesso
ao aplicativo, através da tela “[1125] FACILITE – Gerenciador de
Comandas”, selecionar a comanda que desejasse finalizar, clicar no
botão “[F7] Finalizar”, na tela de finalização da comanda
“[1523] FACILITE – Finalização da Comanda”, selecionar uma
cobrança de Cartão de Crédito, após isso abrirá a tela “[1603]
FACILITE – Lançamento de Cartão Avulso”, selecionar então o
cartão desejado, através dos botões da tela, conforme mostrado na
imagem abaixo.
Após
os lançamentos terem sidos devidamente efetuados, é o momento de
falarmos a repeito de como será efetuado a nova consolidação dos
lançamentos no controle bancário. Sendo assim, através do
aplicativo FACILITE Comércio, menu Financeiro » Controle Bancário,
tela [1481] FACILITE – Controle Bancário, lembrando que para que
esta tela seja carregada é necessário estar com o parâmetro
“4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com o valor igual a
“Personalizado”. Com a tela “[1481] FACILITE – Controle
Bancário” já carregada, basta dar dois cliques no registro da
conta desejada, para que possa ser carregada a aba de detalhamento da
conta, “Movimento da Conta”, nesse momento basta clicar no botão
“Cartões (F11)” para que seja carregada a tela “[1507]
FACILITE – Conciliação de Cartão”. Conforme mostrada na imagem
abaixo.
Nesta
tela é possível efetuar a filtragem dos lançamentos por “Data de
Lançamento” ou por “Data de Vencimento”, informando assim o
período desejado conforme mostra a imagem a seguir.
Após ter efetuado o filtro corretamente dos dados, basta ir
efetuando a conciliação através da tabela “Detalhamento dos
Cartões” na parte inferior da tela, para isso, basta efetuar dois
cliques no registro desejado que o mesmo será marcado com “S” de
Sim na coluna “Conc.” e ficará com a cor verde indicando que o
mesmo está conciliado. Caso seja conciliado um registro incorreto,
basta clicar duas vezes no registro novamente que o mesmo será
marcado com “N” de Não na coluna “Conc.” e ficará com a cor
vermelha indicando que o mesmo não foi conciliado, os registros sem
cores indicam que os mesmos não sofreram nenhuma alteração na sua
conciliação, sendo assim os mesmos assumirão a condição de não
conciliado no momento do processamento dos lançamentos, o qual será
melhor explicado a seguir.
Vídeo de exemplo dos passos
descrito no parágrafo anterior.
Questões:
1.) Qual é o primeiro passo necessário para configurar o sistema
FACILITE Comércio para a nova forma de conciliação de cartões de
crédito?
a) Acessar o menu Cadastros e validar os tipos de operação com
cartão.
b) Alterar o valor do parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE
CONTROLE DE CARTÃO” para “LANCAMENCARTAO”.
c) Selecionar a cobrança desejada e marcar o campo “Capturar
Cartão na Finalização da Comanda”.
d) Acessar o aplicativo FACILITE Comanda e selecionar a comanda que
deseja finalizar.
2.)
Para que a tela “[1481] FACILITE – Controle Bancário” seja
carregada corretamente, qual parâmetro deve estar configurado e com
qual valor?
a) “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” com valor
“LANCAMENCARTAO”.
b) “4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com valor
“Personalizado”.
c) “4.18.760 - LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO” com valor
“Personalizado”.
d) “4.18.609 -MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO” com valor
“LANCAMENCARTAO”.
3.)
Qual é o procedimento para efetuar a conciliação de um lançamento
na tabela “Detalhamento dos Cartões”?
a) Selecionar a comanda desejada e clicar no botão “Capturar
Cartão”.
b) Dar dois cliques no registro desejado, que será marcado com “S”
de Sim e ficará com a cor verde.
c) Selecionar o cartão desejado através dos botões da tela
“[1603] FACILITE – Lançamento de Cartão Avulso”.
d) Alterar o valor do parâmetro “4.18.760 - LANÇAMENTO DE
CONTROLE DE CARTÃO” para “LANCAMENCARTAO”.
4.)
Onde se encontra o aplicativo FACILITE Comanda por padrão no
sistema?
a) No menu Utilitários, Parâmetros do Sistema.
b) No atalho “FACILITE – Comanda” na tela principal (área de
trabalho) do computador.
c) Na pasta de instalação do sistema, que por padrão é
“C:\Sinco\Integrado”.
d) No menu Cadastros » Tabelas » Cadastro de Cobrança.
Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários »
Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.
“4.18.609
-MÓDULO DE LANÇAMENTO BANCÁRIO”, deve estar com o valor igual à
“Personalizado”
“4.18.760
- LANÇAMENTO DE CONTROLE DE CARTÃO”, deve estar com o valor igual
à “LANCAMENCARTAO”