Falha na Finalização de Comandas INPERA - NT nº 0124/2024

Resumo da Nota Técnica

O aplicativo Comanda, na versão 74, apresentou uma situação onde pedidos feitos pelo INPERA tinham problemas na finalização quando o cliente alterava a forma de pagamento após a chegada do motoboy. O processo ocorria da seguinte maneira:

  1. O motoboy chegava ao local da entrega e o cliente alterava a forma de pagamento.

  2. A cobrança original feita pelo INPERA era cancelada e substituída pela nova cobrança do cliente.

  3. Após essa alteração, a finalização da comanda se tornava impossível, mesmo após a tentativa de reimpressão.


Detalhes da Nota Técnica

Ao analisar o problema descrito verificou-se o seguinte:

  • O cliente tentava finalizar a comanda pela tela de alteração. Tela essa “[1477] FACILITE – Comanda Touch”.

  • A comanda estava configurada para Pré-Finalização devido à integração com o INPERA.Com isso botão “Finalizar” estava incorretamente identificado como "[F7] Finalizar" em vez de "[F7] Pré-Finalizar". E o mesmo estava habilitado, uma vez que o correto seria estar desabilitado para este tipo de comanda.

Então foram efetuados os devidos ajustes, sendo eles:

  • Foi alterado a descrição do botão finalizar de “[F7] Finalizar” para “[F7] Pré-Finalizar”.

  • Esse mesmo botão de “Finalização” ou “Pré-Finalização”, foi desabilitado nesta tela de alteração uma vez que se trata de uma comanda originária de uma integração com o INPERA.

Com os ajustes descrito acima, a finalização de comandas integradas com o INPERA, deve ser realizada através da tela de “[1125] FACILITE - Gerenciamento de Comanda” utilizando o botão “[F7] Finalizar”. Esse procedimento apresenta a mensagem “Deseja finalizar com a pré-finalização…”, para que o usuário possa escolher se deseja continuar com a cobrança já efetuada pela na pré-finalização do cliente no portal INPERA, ou seja, desejar trocar a cobrança basta optar por “Não” e então efetuar a troca da cobrança durante a finalização da comanda.


Questões:

1.) Qual era o principal problema com o aplicativo Comanda versão 74?

A. Pedidos feitos pelo INPERA não podiam ser finalizados se o cliente alterasse a forma de pagamento após a chegada do motoboy.

B. O aplicativo travava quando os clientes tentavam alterar a forma de pagamento após o pedido ser feito.

C. O aplicativo não conseguia processar pedidos feitos com vários métodos de pagamento.

D. O aplicativo não era compatível com a plataforma INPERA.


2.) Por que o botão "Finalizar" estava incorretamente rotulado como "[F7] Finalizar" em vez de "[F7] Pré-Finalizar"?

A. O botão foi rotulado incorretamente devido a um bug na integração com o INPERA.

B. O botão foi rotulado incorretamente porque a comanda foi configurada para pré-finalização.

C. O botão foi rotulado incorretamente porque o cliente estava tentando finalizar a comanda na tela errada.

D. O botão foi rotulado incorretamente porque a comanda não estava integrada ao INPERA.


3.) Como os pedidos integrados ao INPERA podem ser finalizados após o cliente alterar a forma de pagamento?

A. O pedido pode ser finalizado na tela "[1477] FACILITE – Comanda Touch" pressionando "[F7] Finalizar".

B. O pedido pode ser finalizado na tela "[1125] FACILITE - Gerenciamento de Comanda" pressionando "[F7] Finalizar".

C. O pedido não pode ser finalizado se o cliente alterar a forma de pagamento após a chegada do motoboy.

D. O pedido deve ser cancelado e um novo pedido deve ser criado com a forma de pagamento atualizada.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros » Tabelas » Comandas » Tipo de Comandas.

O campo “Integração”, deve estar com o valor “INPERA”.

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários » Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.

“4.18.721 - HABILITA INTEGRAÇÃO COM O INPERA”, deve estar com o valor “Sim”.



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