Falha na Finalização de Comandas INPERA - NT nº 0124/2024
Resumo da Nota Técnica
O
aplicativo Comanda, na versão 74, apresentou uma situação onde
pedidos feitos pelo INPERA tinham problemas na finalização quando o
cliente alterava a forma de pagamento após a chegada do motoboy. O
processo ocorria da seguinte maneira:
O motoboy chegava ao local da
entrega e o cliente alterava a forma de pagamento.
A cobrança original feita pelo
INPERA era cancelada e substituída pela nova cobrança do cliente.
Após essa alteração, a finalização da comanda se tornava
impossível, mesmo após a tentativa de reimpressão.
Detalhes da Nota Técnica
Ao analisar o problema descrito verificou-se o seguinte:
O cliente tentava finalizar a
comanda pela tela de alteração. Tela essa “[1477] FACILITE –
Comanda Touch”.
A comanda estava configurada para
Pré-Finalização devido à integração com o INPERA.Com isso
botão “Finalizar” estava incorretamente identificado como "[F7]
Finalizar" em vez de "[F7] Pré-Finalizar". E o mesmo
estava habilitado, uma vez que o correto seria estar desabilitado
para este tipo de comanda.
Então foram efetuados os devidos ajustes, sendo eles:
Foi alterado a descrição do botão finalizar de “[F7]
Finalizar” para “[F7] Pré-Finalizar”.
Esse mesmo botão de “Finalização” ou
“Pré-Finalização”, foi desabilitado nesta tela de alteração
uma vez que se trata de uma comanda originária de uma integração
com o INPERA.
Com os ajustes descrito acima, a finalização de comandas
integradas com o INPERA, deve ser realizada através da tela de
“[1125] FACILITE - Gerenciamento de Comanda” utilizando o botão
“[F7] Finalizar”. Esse procedimento apresenta a mensagem “Deseja
finalizar com a pré-finalização…”, para que o usuário possa
escolher se deseja continuar com a cobrança já efetuada pela na
pré-finalização do cliente no portal INPERA, ou seja, desejar
trocar a cobrança basta optar por “Não” e então efetuar a
troca da cobrança durante a finalização da comanda.
Questões:
1.) Qual era o principal problema com o aplicativo Comanda versão
74?
A. Pedidos
feitos pelo INPERA não podiam ser finalizados se o cliente alterasse
a forma de pagamento após a chegada do motoboy.
B. O
aplicativo travava quando os clientes tentavam alterar a forma de
pagamento após o pedido ser feito.
C. O
aplicativo não conseguia processar pedidos feitos com vários
métodos de pagamento.
D. O
aplicativo não era compatível com a plataforma INPERA.
2.) Por que o
botão "Finalizar" estava incorretamente rotulado como
"[F7] Finalizar" em vez de "[F7] Pré-Finalizar"?
A. O botão
foi rotulado incorretamente devido a um bug na integração com o
INPERA.
B. O botão
foi rotulado incorretamente porque a comanda foi configurada para
pré-finalização.
C. O botão
foi rotulado incorretamente porque o cliente estava tentando
finalizar a comanda na tela errada.
D. O botão
foi rotulado incorretamente porque a comanda não estava integrada ao
INPERA.
3.) Como os
pedidos integrados ao INPERA podem ser finalizados após o cliente
alterar a forma de pagamento?
A. O pedido
pode ser finalizado na tela "[1477] FACILITE – Comanda Touch"
pressionando "[F7] Finalizar".
B. O pedido
pode ser finalizado na tela "[1125] FACILITE - Gerenciamento de
Comanda" pressionando "[F7] Finalizar".
C. O pedido
não pode ser finalizado se o cliente alterar a forma de pagamento
após a chegada do motoboy.
D. O pedido
deve ser cancelado e um novo pedido deve ser criado com a forma de
pagamento atualizada.
Parâmetros Envolvidos
Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros » Tabelas
» Comandas » Tipo de Comandas.
O campo
“Integração”, deve estar com o valor “INPERA”.
Através do
aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários » Parâmetros do
Sistema, aba Parâmetros Gerais.
“4.18.721 -
HABILITA INTEGRAÇÃO COM O INPERA”, deve estar com o valor “Sim”.