Para ativar a integração com o iFood, siga estes passos:
1. No menu do Dashboard (retaguarda), vá para Administração > Integrações.
2. Na tela de Integrações, encontre a opção "iFood" e clique no botão de "liga/desliga". Você será redirecionado para uma tela de cadastro com dois campos: "ID da loja" e "Selecione o turno (jornada)".
3. Primeiro, cadastre o turno. Se ainda não tiver um, vá para Administração > Configuração de Turnos no menu e crie um. Esse turno é o que deixará sua loja aberta no iFood.
4. Com o turno cadastrado, você precisará do ID da loja para a integração. Para encontrá-lo, faça login com sua conta do iFood no site: portal.ifood
5. No site do iFood, vá para Minha loja > Loja no menu lateral esquerdo. Na tela de loja, procure pela opção "ID da loja" e copie o ID único da sua loja.
6. Agora, com o turno e o ID em mãos, volte para a tela de integração do iFood. Cole o ID da loja, selecione o turno cadastrado e clique em "Salvar".
7. Após salvar, será aberta uma página de confirmação no portal do iFood. Clique em "Autorizar". Um código será gerado.
Copie o código e volte para a página de integração. Cole o código como mostrado na imagem abaixo:
Se tudo ocorrer bem, o botão de "liga/desliga" estará ativado.
Vinculação de Produtos iFood com Inpera
Para que os produtos do iFood sejam vinculados com os produtos do Inpera, é necessário configurá-los corretamente no site portal.ifood. Os produtos são vinculados pelo número de PDV, então certifique-se de que os números sejam iguais aos do Inpera.
Em alguns casos, os códigos devem ter um prefixo de "G" ou "C":
- Produtos agregados (como pizza) devem ter o prefixo "G".
- Produtos com complementos devem ter o prefixo "C".
Exemplos:
- Grupo da pizza:
- Complementos:
Lembre-se, os códigos no iFood devem ser de grupos, complementos e produtos já existentes no Inpera. Com isso configurado, os pedidos feitos no iFood aparecerão no gerenciamento do delivery (retaguarda).
Correção de Inconsistências
Se os códigos dos produtos, grupos ou complementos não forem configurados corretamente no iFood, os pedidos cairão em uma tela de "Inconsistência", localizada no gerenciamento do delivery.
Clique em "Inconsistência" para ver os pedidos com falhas. Um efeito sonoro de telefone tocará para notificar que um novo pedido com inconsistência foi registrado.
Os pedidos aparecem no menu lateral esquerdo. Clique no pedido que deseja corrigir e ele aparecerá na parte central da tela com detalhes como ID do pedido, nome e itens com erros.
Os produtos com erro estarão destacados em vermelho.
Para corrigir, clique no produto em vermelho e um menu com os campos inválidos será apresentado.
Corrija os códigos corretamente (se o produto X-Bacon tem o código 10, coloque o código 10 no respectivo campo do X-Bacon). Quando todos os produtos estiverem corretos (em verde), o botão "Reimportar" ficará disponível. Clique nele e o pedido será importado para o gerenciamento do delivery.
Nota: Esse processo NÃO substitui a alteração no iFood. É necessário corrigir os códigos no portal do iFood, caso contrário, os pedidos continuarão caindo na tela de "Inconsistência".
Alteração de status
Para fazer as alterações de status é da mesma forma que já eram feitas, com apenas um adendo que você deve ficar ciente: o pedido só é confirmado o recebimento APÓS a alteração do produto pela 1ª vez. Caso fique um tempo sem alterar o status do pedido, ele será cancelado pelo próprio iFood. Uma vez alterado o pedido, não é possível voltar ao status anterior.