Relatório de Vendas por Produto com Complementos - Nota Técnica Nº. 0134/2024
Resumo da Nota Técnica
A partir desta versão do
sistema foi desenvolvido um novo relatório Fast Report chamado "REL_VENDASPRODUTO_COMCOMPLEMENTOS_QTDE.FR3".
Detalhes da Nota Técnica
Foram realizadas algumas alterações no relatório de Vendas por produto e adicionado um novo filtro, que é o de “Filtrar Produtos com Complementos?”, nele contem a opção de “Sim/Não”, porem não é obrigatório o seu preenchimento.
Para efetuar a geração do valor de venda, fizemos o calculo do valor de venda do item, dividido pela quantidade, gerando um novo valor de venda do complemento, portanto, nele esta incluso possíveis descontos e acréscimos dos pedidos.
Portanto, a partir desta versão do sistema, com base no relatório "REL_VENDAPRODUTO_QTDE.FR3" foi
implementado o relatório
"REL_VENDASPRODUTO_COMCOMPLEMENTOS_QTDE.FR3”
Campos relatório "Relatório de Vendas por
Produto com Complementos":
- Produto.
- Un.
- Quantidade.
- Valor Total.
- % Part. Luc.
- Complemento.
- Quantidade.
- Valor Venda.
- Valor Total.
Configuração do relatório "Vendas por Produtos
com Complementos":
1) O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatórios
dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários -
Gerenciamento de Relatórios;
2.1.) Escolher o caminho Relatórios - Vendas -> " +
SubIten";
3.) Vai ser aberto a tela [0045] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição "Vendas por Produtos com Complementos" e
escolha o arquivo " REL_VENDASPRODUTO_COMCOMPLEMENTOS_QTDE.FR3" na
pasta que foi salvo descrito no passo 1. Depois escolha os usuários que terão
acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão
gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta
Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:
Nome do Parâm. Nome do Parâm. p/ o Usuário Tipo do Prâm. Obrig?
---------------------- ----------------------------------------
------------------------------------------ --------------------
EMPRESA Código da Empresa Campo
Relacional(Consulta) Não
DATAINICIAL Data Inicial Data Sim
DATAFINAL Data Final Data
Sim
PRODUTO Código do Produto Campo
Relacional(Consulta) Não
GRUPO Código do Grupo Campo
Relacional(Consulta) Não
SUBGRUPO Código do Subgrupo Campo
Relacional(Consulta) Não
CLASSE Código da Classe Campo
Relacional(Consulta) Não
MARCA Marca Campo Relacional (Lista) Não
FABRICANTE Código do Fornecedor Campo Relacional(Consulta) Não
LOCALIZACAO Código da Localização Campo
Relacional(Consulta) Não
CLIENTE
Código do Cliente Campo Relacional(Consulta) Não
REPRESE Código do
Representante Campo Relacional(Consulta) Não
NEGOCIACAO Negociação Campo Relacional (Lista) Não
CIDADE
Cidade Campo Relacional (Lista) Não
ESTADO Estado Texto
Não
TIPOCLIENTE Código do Tipo de Cliente Campo
Relacional(Consulta) Não
CONVENIO Código do Convenio Campo Relacional(Consulta) Não
TABELAPRECO Código da
Tabela de Preço Campo
Relacional(Consulta) Não
COMPLEMENTOS Filtrar Produtos com complementos? Campo Boleano (Sim/Não) Não
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de configurado clicar em
"Próximo";
3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas
relacionadas. Provavelmente vai vir pré configurado, é importante ver se está
da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:
Nome do Parâmetro Tabela Relacionada
-------------------------- ----------------------------------
EMPRESA EMPRESA
PRODUTO PRODUTO
GRUPO GRUPO
SUBGRUPO SGRUPO
CLASSE CLASSE
MARCA MARCA
FABRICANTE FORNECE
LOCAL LOCAL
CLIENTE CLIENTE
REPRESE
REPRESE
NEGOCIACAO NEGOCIA
CIDADE
CIDADE
TIPOCLIENTE TIPOCLIENTE
CONVENIO
CONVENIO
TABELAPRECO TABELAPRECO
3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos
que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela
relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela
da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A
tabela da direita vai ficar da seguinte forma:
Tabela Relacionada Campo
Relacionado
---------------------------- ---------------------------------------
EMPRESA
EMP_CODIGO
PRODUTO
PRO_CODIGO
GRUPO GRU_CODIGO
SUBGRUPO
SGRU_CODIGO
CLASSE CLA_CODIGO
MARCA MAR_DESCRICAO
FORNECE
FOR_CODIGO
LOCAL
LOC_CODIGO
CLIENTE CLI_CODIGO
REPRESE
REP_CODIGO
NEGOCIA
NEG_DESCRICAO
CIDADE CID_DESCRICAO
TIPOCLIENTE
TIP_CODIGO
CONVENIO
CONV_CODIGO
TABELAPRECO
TP_ID
Na tabela da direita deve ser escolhido o campo
que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:
Tabela Relacionada --> Nome
do campo Nome do Campo para o
Usuário
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMPRESA
EMP_CODIGO CODIGO
EMPRESA
EMP_DESCRICAO DESCRICAO
PRODUTO
PRO_EMPRESA
EMPRESA
PRODUTO
PRO_CODIGO
CODIGO
PRODUTO
PRO_DESCRICAO DESCRICAO
GRUPO GRU_CODIGO
CODIGO
GRUPO GRU_DESCRICAO
DESCRICAO
SUBGRUPO
SGRU_GRUPO GRUPO
SUBGRUPO
SGRU_CODIGO CODIGO
SUBGRUPO
SGRU_DESCRICAO DESCRICAO
CLASSE CLA_GRUPO
GRUPO
CLASSE CLA_SUBGRUPO
SUBGRUPO
CLASSE CLA_CODIGO
CODIGO
CLASSE CLA_DESCRICAO
DESCRICAO
FORNECE
FOR_CODIGO
CODIGO
FORNECE
FOR_RAZAO
RAZAO
LOCALIZACAO LOC_CODIGO
CODIGO
LOCALIZACAO LOC_DESCRICAO
DESCRICAO
CLIENTE CLI_CODIGO
CODIGO
CLIENTE CLI_RAZAO
RAZAO
REPRESE
REP_CODIGO
CODIGO
REPRESE
REP_NOME
DESCRICAO
TIPOCLIENTE
TIP_CODIGO
CODIGO
TIPOCLIENTE
TIP_DESCRICAO DESCRICAO
CONVENIO
CONV_CODIGO
CODIGO
CONVENIO
CONV_DESCRICAO
DESCRICAO
TABELAPRECO
TP_EMPRESA
EMPRESA
TABELAPRECO
TP_ID
CODIGO
TABELAPRECO
TP_DESCRICAO DESCRICAO
Depois de feito as configurações, clicar no
botão "Próximo".
3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela
informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar
em "Próximo" para ir para próxima etapa.
3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório
clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado
a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório",
insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai
ser apresentado a tela de impressão.
Clicar em "Close" para
sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde
escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".
Clicar em Concluir para que o processo seja
finalizado.
Para acessar o relatório basta ir no menu
Relatórios Fast --> Relatórios --> Vendas --> Vendas por Produto com
Complementos
Questões:
1.) Qual foi a o motivo da geração deste novo relatório? a) Uma alteração no menu Operações b) Uma melhor gestão de Dados c) Um melhoria, para trazer alem dos itens, suas matérias primas. d) Uma falha na atualização dos parâmetros gerais do sistema
2.) Onde pode ser encontrada o Relatório de Vendas por Produto com Complementos? a) No menu Cadastros, Produto, Precificação de produtos b) No menu Relatórios Fast-> Vendas-> Vendas por Produto com Complementos c) No menu Configurações, Preferências do Usuário d) No menu Ajuda, Precificação de produtos