Ajustes relacionados ao relatório FAS95 – NT nº 0021/2024

Resumo da Nota Técnica

Foram relatados algumas divergências entre os valores dos relatórios de Movimento de Caixa e os FAS95, em decorrência de lançamentos duplicados de recebimento de boletos bancários, valores zerados no relatório de Movimentação de Caixa e valores de recebimento de boletos bancários pertencentes a uma determinada empresa, aparecendo nos relatórios de uma outra empresa. Relato esses que fazem parte do sistema FACILITE Comércio em versões anteriores a está.


Detalhes da Nota Técnica

Após análises pela equipe de desenvolvimento foram detectados que algumas operações estavam sendo efetuadas de maneira equivocada por parte do usuário.


Primeiro caso relatado:

Valor divergente com relação a recebimento de boleto bancário, o qual aparecia no relatório de um determinado mês, o qual, aqui nesse caso seria Dezembro/2023 e o mesmo valor aparecia no relatório do mês subsequente, nesse caso Janeiro/2024.

Isto ocorreu pois o usuário XXXX contabilizou no dia 30 de Dezembro o valor recebido pelo boleto bancário em questão. E o usuário YYYYY contabilizou no dia 01 de Janeiro o mesmo valor, mas agora através da leitura do arquivo de retorno recebida do banco em questão. Com isso o valor acabou sendo registrado de forma duplicada em dias diferentes. Ficou acertado com o direto da TDP Sistema que seria alinhado com os representantes da empresa em questão o caso, para que não ocorresse mais o problema.


Segundo caso relatado:

O sistema está lançando no caixa os recebimentos da cobrança da EMPRESA PRO sem valor (zerado no caixa). Segundo os logs, esses recebimentos entram com valor, mas ao consultar, aparecem zerados. Esse problema ocorreu em diversos dias durante o mês de dezembro, causando divergências entre o fas95 e o relatório de contas recebidas.

Este caso foi corrigido nos ajustes efetuados na OS 010531. Por tanto, explicações sobre o caso encontra-se na NT n° 0019/2024 – “http://www.treinamentotdp.com.br/site/mod/glossary/showentry.php?courseid=1&eid=1330&displayformat=dictionary”.


Terceiro caso relatado:
Na empresa 02 e empresa 04, que compartilham o mesmo CNPJ, ao importar o retorno bancário para a empresa 02, o sistema está incluindo no caixa valores de recebimentos pertencentes à empresa 04. Cada empresa possui seu financeiro separado, e este problema, ocorrido em vários dias no mês de dezembro, gerou divergências entre o fas95 e o relatório de contas recebidas.

O problema foi identificado na geração do relatório "Relatório de Caixa Analítico", especificamente na linha 11222 da unit "UImpBalVerif". O Select que pega os dados da tabela "LANCAMEN" estava faltando o filtro CONTA_EMPRESA = LANCA_LCTOEMPRESA no INNER JOIN (Ligação) com a tabela CONTAS. Foi efetuado o ajuste necessário com relação ao filtro informado, mas para que tudo funcione corretamente, é necessário cadastrar uma conta no "Controle Bancário" com a mesma numeração e relacioná-la à empresa 04, criando dois cadastros com o mesmo número de conta para empresas diferentes.

Este cadastro pode ser feito através do aplicativo FACILITE Comércio, menu “Financeiro » Controle Bancário”, na tela “[1481] FACILITE – Controle Bancário”, clicar no botão “Cadastros (F4)”, aba “Contas (F4)”.


Questões:


1.) O que causou a divergência de valores nos relatórios de Movimento de Caixa e FAS95 no primeiro caso relatado?

a) A ausência de registros de boletos bancários.

b) O lançamento duplicado de valores de boletos bancários em dias diferentes.

c) A falta de atualização do sistema FACILITE Comércio.

d) A inclusão de valores zerados no relatório de Movimentação de Caixa.


2.) Qual foi a solução proposta para evitar a duplicidade de lançamentos de boletos bancários no primeiro caso relatado?

a) Alinhar com os representantes da empresa para corrigir manualmente.

b) Ajustar a contabilização dos boletos bancários em um único dia.

c) Usar um software diferente para a contabilização dos boletos bancários.

d) Remover os boletos bancários do sistema FACILITE Comércio.


3.) O que foi identificado como a causa do problema no terceiro caso relatado?

a) Falta de sincronização entre as empresas 02 e 04.

b) Problema na geração do relatório "Relatório de Caixa Analítico".

c) Inclusão manual errada de valores pelos usuários.

d) Configuração inadequada das contas bancárias no sistema.


4.) Qual foi a correção implementada no sistema para resolver o problema do terceiro caso relatado?

a) Atualização do sistema para a versão mais recente.

b) Criação de dois cadastros com o mesmo número de conta para empresas diferentes.

c) Exclusão de todos os registros conflitantes no sistema.

d) Mudança de banco para evitar problemas futuros.


Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.



» Nota Técnica