Estoque por representante nos Projetos Móveis – NT nº 0160/2024
Resumo da Nota Técnica
Foi desenvolvido uma nova solução no aplicativo FACILITE Monitor
Projetos Móveis, a qual se refere ao tratamento de controle estoque
por representante com integração com a plataforma uMov.me. Isso
será melhor explicado no detalhamento desta NT.
Detalhes da Nota Técnica
A partir desta versão do sistema o aplicativo FACILITE Monitor
Projetos Móveis, passa a ser capaz de exportar dados de estoque por
representante para a plataforma “uMov.me”. Para isso basta seguir
os passos abaixo.
Foi
criado um parâmetro “4.18.761 - SINCRONIZAR ESTOQUE LIVRE DE
PRODUTO AUTOMATICAMENTE PARA PLATAFORMA UMOV-ME”, este parâmetro é
criado por padrão com o valor igual a “Não”, para que seja
possível o controle de estoque por representante, será necessário
mudar o valor desse parâmetro para “Sim”. Para isso a partir do
aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários » Parâmetros do
Sistema, aba Parâmetros Gerais, pesquisar pelo código informado e
efetuar a alteração.
Para que funcione corretamente o controle de estoque por representante, será necessário efetuar o cadastro do Representante, no ambiente do uMov.me. Para isso siga os passos abaixo.
Acesse
o ambiente do cliente no uMov.me, como o exemplo mostrado abaixo.
Estando com o ambiente do cliente acessado, basta ir no menu
“Representante” e efetuar o cadastro do representante desejado e
já configurado no FACILITE Comércio conforme orientações abaixo.
Na a
tela que será carregada informar os dados do representante.
Atente-se ao campo “Identicador alternativo”, nesse campo deve
ser informado o código do representante, código este do cadastro do
Representante no FACILITE Comércio, esse campo é de grande
importância pois é através dele que poderemos verificar o estoque
de cada representante com os seus respectivos produtos.
Ainda
temos que efetuar uma outra configuração que é a criação da
tabela (Dataset) para que seja guardado as informações do estoque
por representante e produto. Para isso, ainda no ambiente do uMov.me,
acesse o menu “Outros Cadastros” conforme mostrado abaixo.
Na tela que se abre clique no botão “+”, conforme mostrado a
seguir.
Na próxima tela, informar os dados da tabela a ser criada. Segue
abaixo descrições dos campos.
Campo “Descrição”: informar uma descrição para o
Dataset(Tabela) que está sendo criada, sugestão “Controle de
Estoque por Representante” essa descrição é de livre
preenchimento.
Campo
“Código de Integração”, esse campo é de suma importância
pois é o campo que determina a ligação com o nosso FACILITE
Monitor Projetos Móveis, o mesmo deve ser preenchido com o texto
“OC_CAD_ESTREPRESE”, atenção o texto deve ser exatamente esse,
caso contrário não irá funcionar a integração do estoque entre o
FACILITE Comércio e o ambiente uMov.me.
Campo
“Nome do campo descrição nos resgistros”, nesse campo deve ser
preenchido o nome do campo que aparecerá no momento do acesso do
registro, segue sugestão “Nome do Representante”.
Campo
“Nome do campo Código de Integração nos registros”, sugestão
de preenchimento “Código do Representante(Identificador
alternativo)”.
Campo
“Forma de replicação de cadastro na cópia de ambiente”,
informar “Copia estrutura e dados”.
Após
tudo informado corretamente basta clicar em “Salvar” conforme
exemplo a seguir.
Estando tudo certo até aqui, é para ter surgido na tela “Outros
Cadastros” um registro com o nome “OC_CAD_ESTREPRESE” na coluna
“Código de Integração”.
Agora é hora de criarmos novos campos que serão utilizados na
integração de estoque do FACILITE Comércio com o ambiente uMov.me.
Para isso seguir os passos abaixo.
Clique
no botão que tem o desenho de uma ‘folha de texto’ conforme
mostrado na imagem a seguir.
Na tela que se abre, clicar no botão “Opções” em seguida em
“Gerenciar campos customizáveis”, será carregado uma nova tela
para criação dos campos, os quais serão descritos abaixo.
Para adicionar os campos basta clicar em “Adicionar campo
customizável”. Isso deverá ser feito para cada campo que
criaremos, até o momento desta NT são 4 os totais de campos a serem
criados.
Ao
clicar em “Adicionar campo customizável” para a criação do
primeiro campo na tela que se abre escolher tipo “Alfanumérico”
conforme mostrado abaixo.
O primeiro campo a ser criado será “Código do Representante”,
então informe uma descrição para o mesmo, sugestão de descrição
“Código do Representante”. No campo “Código de Integração”
informar exatamente o valor “REP_CODIGO”. Já para o campo
“Tamanho” informar “50”. Clicar em “Salvar”.
O segundo campo a ser criado será “Código do Produto”, deve ser
informado uma descrição para o mesmo, sugestão “Código do
Produto”. No campo “Código de Integração” informar
exatamente o valor “PRO_CODIGO”. No campo “Tamanho” informar
‘7’. Clicar em “Salvar”.
O terceiro campo a ser criado será “Descrição do Produto”,
deve ser informado uma descrição para o mesmo, sugestão “Descrição
do Produto”. No campo “Código de Integração” informar
exatamente o valor “PRO_DESCRICAO”. No campo “Tamanho”
informar ‘50’. Clicar em “Salvar”.
O quarto e último campo a ser criado será “Estoque Atual”,
informar para o campo “Descrição” o valor “Estoque Atual”,
no campo “Código de Integração” informar exatamente o valor
“CONIR_TOTALESTCONSIGNACAO” e no campo “Tamanho” informar
“10”. Clicar em “Salvar”.
Após as configurações acima terem sido todas efetuadas o ambiente
uMov.me e o FACILITE Comércio agora estão preparados para a
integração automática do estoque por representante.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
ESTE PROCESSO DE ESTOQUE POR REPRESENTANTE UTILIZANDO A INTEGRAÇÃO COM O A PLATAFORMA "UMOV.ME" SÓ FUNCIONARÁ CORRETAMENTE COM O PARÂMETRO "4.18.750 - PROCESSAR ESTOQUE PELO PESTOQUE.EXE" COM O STATUS IGUAL A "SIM", OU SEJA, SOMENTE COM O PROCESSAMENTO DE ESTOQUE EFETUADO ATRAVÉS DO APLICATIVO "FACILITE - PESTOQUE".
Questões:
1. Qual a principal funcionalidade implementada na nova versão do
aplicativo FACILITE Monitor Projetos Móveis?
a) Cálculo automático de impostos para vendas.
b) Controle de estoque por representante com integração à
plataforma uMov.me.
c) Geração de relatórios de vendas por período.
d) Emissão de notas fiscais eletrônicas.
2.
Para que a integração do controle de estoque por representante
funcione, qual parâmetro no FACILITE Comércio precisa ser alterado?
a) "4.18.761 - SINCRONIZAR ESTOQUE LIVRE DE PRODUTO
AUTOMATICAMENTE PARA PLATAFORMA UMOV-ME"
b) "Controle de Estoque por Representante"
c) "Identificador alternativo"
d) "Código de Integração"
3.
Em qual plataforma o usuário do representante precisa ser cadastrado
para a integração funcionar?
a) FACILITE Comércio
b) uMov.me
c) Ambas as plataformas
d) Em nenhuma plataforma
4.
Qual o campo no uMov.me que deve ser preenchido com o mesmo valor do
campo "Usuário" no FACILITE Comércio para identificar o
representante?
a) "Nome do Representante"
b) "Código do Representante(Identificador alternativo)"
c) "Descrição do Produto"
d) "Estoque Atual"
Parâmetros Envolvidos
A partir do aplicativo FACILITE Comércio, menu Utilitários »
Parâmetros do Sistema, aba Parâmetros Gerais.
“4.18.761
- SINCRONIZAR ESTOQUE LIVRE DE PRODUTO AUTOMATICAMENTE PARA
PLATAFORMA UMOV-ME”, deve estar com o valor igual a “Sim”, para
que a integração do estoque por representante funcione
corretamente.