Alteração do Relatório de vendas Agrupado por Transportadora e Cliente – Nota Técnica Nº. 0242/2024

Resumo da Nota Técnica

A partir deste relatório ‘REL_VENDASAGRUPADOPORCLIENTE.fr3’ do sistema foi gerado uma novo Fast Report chamado "REL_VENDASAGRUPADOPOTRANSPCLIENTE.fr3"

Detalhes da Nota Técnica

Portanto, foi implementado no relatório " REL_VENDASAGRUPADOPOTRANSPCLIENTE.FR3”

O relatório inicial, já era agrupado por clientes, porem agora, incluímos um novo agrupamento, que é o de transportadora, que foi solicitado.

O relatório é gerado por período, data inicial e final, trazendo nele cada transportadora e dentro dela, os clientes, portanto, no cadastro do cliente se cadastrado a transportadora, aparecerá todos os clientes dentro do filtro transportadora.

Configuração do relatório " Venda por transportadora e cliente ":

1)    O arquivo do relatório se encontra na pasta Relatórios dentro da raiz do sistema (c:\sinco\integrado\Relatorios);
2.) No aplicativo FACILITE - Comercio, entrar no menu Utilitários - Gerenciamento de Relatórios;
2.1.) Escolher o caminho Relatórios -> Vendas -> " + SubIten";
3.) Vai ser aberto a tela [0233] FACILITE - Gerenciamento de Relatórios;
3.1) Coloque a Descrição " Relatório de Venda por Transportadora e Cliente " e escolha o arquivo " REL_VENDASAGRUPADOPOTRANSPCLIENTE.FR3.FR3" na pasta que foi salvo descrito no passo 1.

Depois escolha os usuários que terão acesso a este relatório e depois clique para salvar as alterações no botão gravar que tem um desenho de disquete;
3.2) Vai abrir a tela [1211] - FACILITE - CPSql - Consulta Personalizada em SQL;
3.2.1) Nesta etapa deve-se configurar os filtros, da seguinte forma:

Nome do Parâm.

Nome do Parâm. p/ o Usuário

Tipo do Parâm.

Obrig?

EMPRESA

  Código da Empresa

Campo Relacional (Consulta)

Sim

DATAINICIAL

Data Inicial

Data

Sim

DATAFINAL

Data Final

Data

Sim

PRODUTO

Código do Produto

Campo Relacional (Consulta)

Não

GRUPO

Código do Grupo

Campo Relacional (Consulta)

Não

SUBGRUPO

Código do SubGrupo

Campo Relacional (Consulta)

Não

CLASSE

Código da Classe

Campo Relacional (Consulta)

Não

MARCA

Marca

Campo Relacional (Lista)

Não

FABRICANTE

Código do Fornecedor

Campo Relacional (Consulta)

Não

LOCALIZAÇÃO

Código da Localização

Campo Relacional (Consulta)

Não

CLIENTE

Código do Cliente

Campo Relacional (Consulta)

Não

TRANSP

Código da Transportadora

Campo Relacional (Consulta)

Não

REPRESENTANTE

Código do Representante

Campo Relacional (Consulta)

Não

NEGOCIACAO

Negociação

Campo Relacional (Lista)

Não

IDTABELAPRECO

Código da Tabela de Preço

Campo Relacional (Consulta)

Não

CIDADE

Cidade

Campo Relacional (Lista)

Não

ESTADO

Estado

Texto

Não

TIPOCLIENTE

Código do Tipo de Cliente

Campo Relacional (Consulta)

Não

CONVENIO

Código do Convênio

Campo Relacional (Consulta)

Não

 

Depois de configurado clicar em "Próximo";

3.2.2.) No próximo passo configure as tabelas relacionadas. Provavelmente vai vir pré-configurado, é importante ver se está da forma correta. Deve ficar da seguinte forma:

 Nome do Parâmetro     Tabela Relacionada
-------------------------- ----------------------------------

EMPRESA

EMPRESA

PRODUTO

PRODUTO

GRUPO

GRUPO

SUBGRUPO

SGRUPO

CLASSE

CLASSE

MARCA

MARCA

FABRICANTE

FORNECE

LOCALIZACAO

LOCAL

CLIENTE

CLIENTE

TRANSP

TRANSP

REPRESENTANTE

REPRESE

NEGOCIACAO

NEGOCIA

IDTABELAPRECO

TABELAPRECO

CIDADE

CIDADE

TIPOCLIENTE

TIPOCLIENTE

CONVENIO

CONVENIO

                   

-----------------------------------------------------------

3.2.3.) Nesta etapa vamos configurar os campos que vão ser usados para consulta. Na tabela da esquerda vai estar a tabela relacionada e o campo, que vai carregar uma relação pré configurado e na tabela da direita deve ser escolhido o campo que vai ser usado na tela de consulta. A tabela da direita vai ficar da seguinte forma:

Tabela Relacionada  Campo Relacionado
---------------------------- ---------------------------------------

EMPRESA

EMP_CODIGO

PRODUTO

PRO_CODIGO

GRUPO

GRU_CODIGO

SGRUPO

SGRU_CODIGO

CLASSE

CLA_CODIGO

MARCA

MAR_DESCRICAO

FORNECE

FOR_CODIGO

LOCAL

LOC_CODIGO

CLIENTE

CLI_CODIGO

TRANSP

TRA_CODIGO

REPRESE

REP_CODIGO

NEGOCIA

NEG_DESCRICAO

TABELAPRECO

TP_ID

CIDADE

CID_DESCRICAO

TIPOCLIENTE

TIP_CODIGO

CONVENIO

CONV_CODIGO

           

Na tabela da direita deve ser escolhido o campo que deseja usar para consulta, ficando da seguinte forma:

Tabela Relacionada  -->   Nome do campo             Nome do Campo para o Usuário

EX:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPRESA

  EMP_CODIGO

CÓDIGO



Depois de feito as configurações, clicar no botão "Próximo".         

3.2.4.) Nesta etapa vai ser apresentado uma tela informando que a parametrização inicial foi efetuada com sucesso. Clicar em "Próximo" para ir para próxima etapa.

3.2.5.) Nesta etapa deve ser testado o relatório clicando no botão "Testar Relatório", vai ser apresentado a tela "[1219] FACILITE - Parâmetros do Relatório", insira os parâmetros desejados e clique para imprimir. Estando tudo certo vai ser apresentado a tela de impressão.

Clicar em "Close" para sair da visualização e em sair, vai ser apresentado uma mensagem em verde escrita "Status: Teste realizado com sucesso!".

Clicar em Concluir para que o processo seja finalizado.

Para acessar o relatório basta ir no menu Relatórios Fast --> Vendas --> Vendas por Cliente e transportadora

Questões:

1) Onde os alterados estão localizados?

A)⬜ Na pasta de configuração do sistema.
B)⬜ Na pasta de backup do sistema.
C)⬜ Na pasta de relatórios dentro da raiz do sistema.
D)⬜ Na pasta de logs do sistema.

2) Qual é o caminho para acessar o Relatório no aplicativo FACILITE - Comércio?

A)⬜ Utilitários -> Configurações -> Relatórios.
B)⬜ Vendas(Pedido de Vendas).
C)⬜ Operações -> Consignação de Produtos.
D)⬜ Relatórios -> Vendas --> Vendas por Cliente e transportadora

3) Qual é a funcionalidade que era necessária?

A)⬜ Exibir os produtos da consignação, devoluções e Vendas.
B)⬜ Agrupar clientes por transportadora.
C)⬜ Gerar valores de Acréscimos e/ou Descontos.
D)⬜ Ocultar produtos sem estoque no relatório final.

Parâmetros Envolvidos

Não há parâmetros envolvidos.



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