Ajustes no aplicativo [1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis NT 0011/2025
Resumo da Nota Técnica
A partir desta versão, foram realizados ajustes no aplicativo [1625] FACILITE - Monitor de Projetos Móveis para corrigir problemas relacionados à integração.
Detalhes da Nota Técnica
No total, foram corrigidos 4 problemas. Abaixo, detalho cada um deles:
1) Problema ao exportar a tabela de clientes:
Quando um cliente já estava cadastrado na plataforma UMov.me e o mesmo cliente era cadastrado novamente no FACILITE, ao tentar realizar a exportação da tabela CLIENTES, o aplicativo exibía a seguinte mensagem de erro:
"Já existe a descrição cadastrada na Plataforma uMov.me, para exportar altere a descrição no Facilite e exporte novamente. Mensagem completa: serviceLocal - 001901: error.existing.description."
Essa mensagem foi modificada para tornar o erro mais compreensível para o usuário e fornecer orientações claras sobre como resolver a situação. A nova mensagem ficou assim:
"Atenção! O lote 'CODIGO DO LOTE' não foi exportado pelo seguinte motivo: Já existe a descrição cadastrada na Plataforma uMov.me. Para exportar, altere a descrição no Facilite e exporte novamente o cliente: CODIGO E RAZÃO DO CLIENTE. Mensagem da API: serviceLocal - 001901: error.existing.description."
2) Erro ao tentar importar arquivos de vendas:
Ao efetuar uma venda pelo aplicativo UMov.me, eram gerados dois arquivos de importação para integrar o pedido. No primeiro arquivo gerado, o cliente informado por padrão era "CRIAÇÃO DE NOVO LOCAL PELO MOBILE", e no segundo arquivo constava o cliente selecionado para a venda. Quando o Monitor tentava importar o primeiro arquivo, o erro retornado era o seguinte: <result> <statusCode>400</statusCode> <errors>serviceLocal: error.record.locked;</errors> <resourceName>serviceLocal</resourceName> </result>
Após o erro, o Monitor ficava em loop e não importava mais nenhum pedido. Esse comportamento foi corrigido.
3) Erro ao cadastrar cliente com razão social muito longa:
Quando um novo cliente era cadastrado na plataforma UMov.me com uma razão social contendo mais de 50 caracteres, ao tentar importar o pedido, o Monitor retornava o seguinte erro:
[FireDAC][Phys][FB]-345. Data too large for variable [PBUSCAR]. Max len = [50], actual len = [55] Hint: set the TFDParam.Size to a greater value
Esse erro também causava um loop no Monitor, impedindo a importação de novos pedidos. O problema foi corrigido.
4) Erro no controle de licenças com representantes inativos:
Ao abrir o Monitor, se na plataforma UMov.me houvesse representantes inativos, o sistema não os validava corretamente no controle de licenças. Isso causava a seguinte mensagem de erro, caso o número de licenças do FACILITE fosse inferior ao número de representantes ativos registrados no UMov.me:
"Atenção! Atualmente você possui 'NUMERO DE LICENÇAS FACILITE' celulares liberados para uso, porém na plataforma estão cadastrados 'NUMERO DE REPRESENTANTES UMOV.ME' usuários no FACILITE Serviços Móveis. Ou seja, as licenças adquiridas não são suficientes para utilizar essa aplicação. O serviço será fechado. Para regularizar a situação, entre em contato com o revendedor e adquira mais licenças ou exclua algum usuário na plataforma."
Foi implementado um tratamento para ignorar os representantes inativos no UMov.me, resolvendo o problema.
Com isso, todos os quatro problemas descritos acima foram corrigidos nesta versão.
Questões:
1) Qual foi a principal mudança na mensagem de erro ao tentar exportar a tabela de clientes no aplicativo FACILITE?
a) A mensagem foi removida. b) A mensagem foi tornada mais compreensível e incluiu orientações claras sobre como corrigir o erro. c) A mensagem foi trocada por uma mais curta e sem explicações. d) A mensagem foi simplificada, mas sem detalhes sobre como corrigir o erro.
2) O que foi feito para resolver o problema relacionado ao cadastro de clientes com razão social longa?
a) O limite de caracteres para a razão social foi removido. b) Foi aumentado o limite de caracteres para a razão social. c) O sistema foi ajustado para lidar corretamente com razões sociais mais longas sem causar erros. d) O erro foi ignorado e o Monitor continuou funcionando normalmente.
3) Como foi corrigido o problema relacionado ao controle de licenças com representantes inativos na plataforma UMov.me?
a) O sistema agora ignora os representantes inativos ao validar as licenças. b) O número de licenças foi aumentado automaticamente para todos os usuários. c) Os representantes inativos foram removidos da plataforma UMov.me. d) A validação de licenças foi desativada para todos os usuários.