Melhoria no gerenciamento de logs do aplicativo Comanda - NT 0167-2018
Resumo da Nota
Foi realizada uma melhoria para reduzir a utilização de espaço do computador pelos arquivos de log, quando este está habilitado. Este aperfeiçoamento foi aplicado ao aplicativo Comanda.
Descrição
Os logs do sistema são arquivos de texto, gerados pelo próprio aplicativo, que contém dados que auxiliam o entendimento técnico dos processos. A geração destes arquivos é acionada através do aplicativo ConfigECF, menu Utilitários, opção "Habilitar Log no Sistema". Por padrão, esta opção deve estar desabilitada e não deverá ser utilizada em produção, desde que seja solicitado ou orientado pelo suporte da TDP.
A fim de evitar acúmulo de dados e arquivos de grande dimensão, foram aplicadas algumas melhorias no processo da gravação dos logs, no aplicativo Comanda. No arquivo "ConfigHabilitarLog.ini", criado automaticamente pelo sistema e localizado no diretório dos aplicativos, será gravada a data da última verificação no campo "DataUltimaVerificacao". Quando o aplicativo Comanda é inicializado, ele compara se a data escrita no arquivo "ConfigHabilitarLog.ini" é diferente da data atual em 5 dias ou mais. Caso seja, todos os arquivos de log são apagados e serão gerados novos arquivos.
Advertindo que todo este processo acontecerá somente se a configuração de log estiver habilitada.
Parâmetros Envolvidos
No aplicativo ConfigECF, menu Utilitários, opção "Habilitar Log no Sistema" Está opção habilita a geração de arquivos de logs. É altamente recomendado que esta opção fique desmarcada e seja utilizada somente sob orientação do suporte da TDP.