Pagamentos pelo FACILITEPAY na Finalização da Comanda - NT nº 0077/2025

Resumo da Nota Técnica

Foi desenvolvido uma nova funcionalidade na Finalização da Comanda com relação a pagamento utilizando maquininhas de cartão como "Stone", "Rede", dentre outras. O processo para essa funcionalidade será melhor descrita no detalhes dessa Nota Técnica.

Detalhes da Nota Técnica

A partir dessa versão do sistema o aplicativo "FACILITE Comanda Touch", passa a ter uma nova funcionalidade no que diz respeito aos tipos de recebimentos.

Agora é possível receber um valor através de dispositivos de pagamento como "Stone", "Rede" dentre outras.

Para isso, é necessário efetuar algumas configurações.

Primeiro no cadastro de cobrança, que pode ser acessado através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, submenu Tabelas >> Cadastro de Cobranças, informar a cobrança desejada, a qual será recebida através de maquininhas de cartão (POS) e configurar o campo "Comunicação com Carteira Digital", informar o valor "Facilite Pay", e grave os dados.

Próximo passo é efetuar a configuração na maquininha de cartão, para isso abra o aplicativo já instalado "FalitePay" e na tela principal de Login, clicar no botão de menu localizado no canto superior esquerdo da tela, botão esse representado pro três traços. Em seguida clique em Configurações, e no campo "Tipo de Recebimentos" colocar:

Recebimento de Vendas - para o caso de o cliente utilizar recebimento em maquininha de cartão, somente através da Finalização da Comanda, ou seja, somente através da tela "[1523] FACLITE - Finalização da Comanda" conforme mostrado na imagem001 abaixo, tela essa que pode ser acessada através do botão "[F7] Finalização" na tela de gerenciamento de comandas.(Funcionalidade nova)

imagem001

Recebimento de Comandas/Mesas - para o caso de o cliente utilizar recebimento direto na maquininha de cartão, sem passar pela tela de Finalinalização da Comanda.(Funcionalidade já existente).

Ambos - para o caso de o cliente querer trabalhar das duas formas acima informa.


Caso o FACILITEPay tenha sido configurado como "Recebimento de Vendas" ou "AMBOS", ao efetuar o login no app na tela ira aparecer um botão com os dizeres "RECEBIMENTO DE VENDAS", é com esse botão que o usuário deverá efetuar o recebimento dos valores das comandas as quais serão efetuado a finalização através da tela "[1523] FACLITE - Finalização da Comanda", e com a Cobrança configurada para recebimento com o FACILITEPAy.

Nesse caso ao efetuar a finalização da comanda pela tela "[1523] FACLITE - Finalização da Comanda" e com a cobrança já mencionada, irá ser carregado na tela do PC uma tela com uma contagem regressiva aguardando a finalização do recebimento através da maquininha, nesse momento o usuário deverá clicar no botão "RECEBIMENTO DE VENDAS" na tela do dispositivo móvel, ou seja, na maquininha de cartão.

Com isso irá abrir uma tela com as comandas que estão nesse processo de finalização, sendo assim, o usuário deverá clicar sobre a comanda desejada e então efetuar o recebimento até o final. Ao ser confirmado o pagamento a tela de aguardo do PC será fechada e voltará para a Finalização da Comanda para o então o encerramento da mesma.

Em caso de não pagamento, erro durante o pagamento ou experação do tempo de espera de pagamento a tela de aguardo será encerrada e o sistema voltará para a tela de Finalização da Comanda, para que possa ser efetuada uma nova tentativa de pagamento.


OBSERVAÇÕES
=================================================================
Os pagamentos através da nova funcionalidade poderá ser total ou parcial da comanda, caso seja o valor total a finalização seguirá os passos já conhecidos para emissão de recibo e geração de documentos ficais. Caso o pagamento tenha sido parcial, a tela de aguardo do FACILITEPay irá se fechar e voltar para a tela de Finalização da Comanda, aguardando assim um próximo pagamento, que poderá ser através da mesma cobrança ou outra cobrança desejada.


Questões:

1. Qual é a nova funcionalidade implementada no aplicativo "FACILITE Comanda Touch"?

A) Permite o recebimento de pagamentos apenas em dinheiro.

B) Agora é possível receber valores através de dispositivos de pagamento como "Stone" e "Rede".

C) Introduziu um novo método de impressão de comandas.

D) Permite realizar pagamentos somente pelo aplicativo "FACILITE Comércio".



2. Qual deve ser o valor configurado no campo "Comunicação com Carteira Digital" no cadastro de cobrança para permitir o uso da nova funcionalidade?

A) Stone Pay

B) Rede Pay

C) Facilite Pay

D) Digital Wallet



3. No aplicativo "FACILITEPay", qual das opções abaixo permite que o cliente utilize o recebimento diretamente na maquininha de cartão, sem passar pela tela de Finalização da Comanda?

A) Recebimento de Vendas

B) Recebimento de Comandas/Mesas

C) Ambos

D) Nenhuma das anteriores



4. O que acontece se o pagamento não for efetuado dentro do tempo de espera na tela de Finalização da Comanda?

A) O sistema cancela automaticamente a comanda.

B) O sistema realiza uma nova tentativa de pagamento automática.

C) A tela de aguardo será encerrada e o sistema voltará para a Finalização da Comanda para que uma nova tentativa seja feita.

D) O sistema gera um recibo de pagamento parcial automaticamente.


Parâmetros Envolvidos

Através do aplicativo FACILITE Comércio, menu Cadastros, submenu Tabelas >> Cadastro de Cobranças.

Pelo menos uma cobrança deverá estar configurada com o campo "Comunicação com Carteira Digital", com o valor igual a "Facilite Pay".

» Nota Técnica